Perguntas com respostas sobre o Complexo Regional Centro-Sul, com base em texto do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
" A região mais rica e populosa do Brasil
O Centro-Sul é a região mais populosa e industrializada do Brasil, além de ter a agropecuária mais moderna e as principais redes de serviços, transporte e comunicação do país (aeroportos, jornais e revistas, televisão, provedores de internet, rodovias e portos, complexos hospitalares, universidades, centros de pesquisa científica e tecnológica, setor bancário, etc.). Concentra cerca de 75% do PIB nacional, de acordo com dados de 2006.
O estado mais forte economicamente é São Paulo, com um PIB de 727 bilhões de reais e 2006, o que equivale a 33,9% do total nacional ou 42,7% do PIB do Centro-Sul. Em seguida, vêm os estados do Rio de Janeiro, com um PIB de 246,9 bilhões de reais (11,5% do total nacional ou 14,5% do PIB do Centro-Sul), e Minas Gerais, com um PIB de 192,6 bilhões de reais (9% do total nacional ou 11,3% do PIB do Centro-Sul).
Nesse complexo regional, estão as duas metrópoles globais do país (São Paulo e Rio de Janeiro), além de várias metrópoles nacionais (Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba) e outras aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes (Goiânia e Campinas). Como já vimos, esta região alcançou um grande desenvolvimento após a Independência do Brasil (1822) e, principalmente, após a abolição da escravidão, o que ocasionou a vinda de imigrantes. A partir do fim do século XIX, veio a industrialização.
Na época colonial apenas o estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais foram intensamente povoados e explorados economicamente pelos portugueses. Considerando a região como todo, podemos afirmar que nela não se utilizou amplamente o trabalho escravo.
No Centro-Sul, fixaram-se os maiores contingentes de imigrantes : italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, eslavos, alemães e outros. Com exceção do Rio de Janeiro e de parte de Minas Gerais, é marcante a presença de povos do grupo étnico branco (principalmente imigrantes e seus descendentes), diferentemente das demais regiões brasileiras, onde esse grupo étnico é minoritário.
A partir das primeiras décadas do século XX, essa região recebeu um contingente enorme de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste. Por isso, mesmo abrangendo apenas cerca de 26% do território nacional, o Centro-Sul concentra cerca de 62% dos brasileiros.
"
PERGUNTAS
1- Qual é o estado mais forte, economicamente, do complexo regional Centro-Sul ?
2- Segundo o texto, por que o Centro-Sul concentra cerca de 62% dos habitantes do Brasil, embora abrangendo apenas cerca de 26% do território nacional ?
3- O Centro-Sul é a região que conta com as principais redes de serviços, transporte e comunicação do país. Exemplifique .
4- O complexo regional mais rico do Brasil é o Centro-Sul. Exemplifique essa afirmativa com indicador citado no texto.
5- Quais metrópoles globais do Brasil estão localizadas do Centro-Sul ?
6- " Considerando a região como todo, podemos afirmar que nela não se utilizou amplamente o trabalho escravo. " Qual seria uma razão para esse fato?
RESPOSTAS
1- O estado mais forte, economicamente, do complexo regional Centro-Sul é São Paulo .
2- Porque a partir das primeiras décadas do século XX, essa região recebeu um contingente enorme de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste.
3- O Centro-Sul conta com as principais redes de serviços, transporte e comunicação do país, exemplo : aeroportos, jornais e revistas, televisão, provedores de internet, rodovias e portos, complexos hospitalares, universidades, centros de pesquisa científica e tecnológica, setor bancário, etc.
4- O complexo regional mais rico do Brasil é o Centro-Sul : concentra cerca de 75% do PIB nacional, de acordo com dados de 2006.
5- Nesse complexo regional, Centro-Sul, estão as duas metrópoles globais do país : São Paulo e Rio de Janeiro.
6- Uma razão seria : na época colonial apenas o estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais foram intensamente povoados e explorados economicamente pelos portugueses.
Acima : Monumento à Independência, na Praça da independência , cidade de São Paulo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário