Quando nos referimos, em geografia, ao espaço ocupado por um Estado, é mais frequente usarmos o termo território. Portanto, a soberania de um Estado é exercida sobre o seu território, delimitado pelas suas fronteiras.
O poder do Estado é exercido pelos órgãos governamentais que estão agrupados numa cidade, a qual chamamos de capital. Tomando o Brasil, como exemplo, temos a capital Brasília .
Além das suas fronteiras internacionais, o Estado tem, também, fronteiras internas, sendo subdividido em partes menores, a fim da sua melhor organização política/administrativa. Essas subdivisões podem ser os chamados : departamentos, na França ; províncias, na Argentina; ou os estados, aqui no Brasil.
Uma Nação requer a existência de um povo organizado sob as leis desse estado, seguindo determinado sistema político e econômico.
Os indivíduos, ou cidadãos, que formam o povo de uma nação são unidos por laços culturais comuns, como a língua, tradições e festividades, religião, costumes e toda uma história de afirmação. É comum, porém, encontrar num mesmo Estado, dois ou mais povos com particularidades diversas. Tal situação costuma despertar o sentimento de nacionalismo de um contra o outro. Esse nacionalismo é o desejo de fundar um novo Estado-Nação, e a partir de então, criar fronteiras que separem os diferentes povos, que antes viviam dividindo um mesmo território.
Leia, abaixo, um trecho escrito por Milton Santos, sobre os conceitos de Estado e de Nação, que ele aglutinou :
" O Estado-Nação é essencialmente formado de três elementos :
1) o território ; 2) um povo ; 3) a soberania .
A utilização do território pelo povo cria o espaço. As relações entre o povo e seu espaço e as relações entre os diversos territórios nacionais são reguladas pla função da soberania.
A ação das sociedades territoriais é condicionada no interior de um dado território : 1) pelo modo de produção dominante à escala internacional; 2) pelo sistema político ; 3) pelos impactos dos modos de produção e dos momentos precedentes ao modo de produção atual ".
(Milton Santos ; Por uma geografia nova, Hucitec, p. 189-190.)
Para uma compreensão efetiva, já que é comum uma certa confusão entre os conceitos de Estado e de Nação, em geografia, podemos definir Estado e Nação :
Estado : é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.
Nação : é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .
Foto : a bandeira é um importante símbolo, tanto de um Estado, quanto de uma Nação . GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário