Os textos são do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
O espaço geográfico remete à participação do ser humano junto ao meio ambiente. O protagonista no espaço geográfico é, sem dúvida, a ação humana, que está constantemente construindo e desconstruindo, em busca de obter o sustento de suas necessidades, e também para conquistar melhor qualidade de vida. Leia o texto a seguir, e enriqueça seus conhecimentos de Geografia !
" É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica - um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.
(Adaptado de Milton Santos, A natureza do espaço, Edusp, p. 63.)
O espaço geográfico
Você faz parte de uma sociedade que trabalha, produz, consome e habita um determinado meio ambiente, já bastante modificado. Este é seu lugar, que, por sua vez, se relaciona com outros lugares muito diferentes, ou não .
O conceito de lugar está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida. O nosso lugar nos dá identidade própria e nos permite estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo. Daí o drama do imigrante , que perde as referências de seu lugar de origem quando vai buscar melhores condições de vida ou foge de perseguições políticas. É preciso que ele se adapte a um novo lugar, com outros valores.
A esse conjunto de lugares, marcados por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denominamos espaço geográfico.
O espaço geográfico é diferenciado, pois resulta de um passado histórico, da densidade demográfica, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.
O tempo e o espaço geográfico
"O espaço geográfico se acha impregnado de história" (Olivier Dolfus)
O espaço geográfico está sempre em transformação. Em algumas ocasiões a própria natureza, com seus terremotos, vulcões, o trabalho das ondas do mar, encarrega-se de fazer as modificações. Mas o homem, desde os tempos mais remotos, é o principal responsável pelas alterações do espaço. Por isso, o espaço reflete as diferentes épocas em que sofreu as várias intervenções humanas. Cada povo imprime em seu território a sua forma própria de se relacionar com o meio ambiente.
A população, as atividades econômicas (indústria, agricultura, comércio, serviços), as redes de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias), as rotas marítimas e aéreas, as cidades formam, com o meio ambiente, o espaço geográfico. Portanto, esse é um patrimônio que devemos preservar para as gerações futuras. Nesse legado, podemos incluir não só a natureza, como também monumentos históricos e obras de engenharia. Somente com conhecimento do espaço geográfico é possível preservar o meio ambiente.
O conhecimento da organização do espaço geográfico é fundamental para a compreensão do mundo de hoje, pois as suas várias etapas e transformações explicam os atuais sistemas econômicos, sociais e culturais
O espaço geográfico e as diferentes escalas de localização
Podemos localizar qualquer lugar no espaço geográfico. Coordenadas geográficas (latitude e longitude) são muito importantes para isso. Se pudermos localizar um lugar no espaço geográfico, ele poderá ser representado. Para isso usamos a cartografia.
Além da escala cartográfica, devemos usar a escala geográfica, que se aplica ao fenômeno que está sendo estudado. Devem ser levadas em consideração as escalas locais, nacionais e globais.
Um fenômeno pode ter uma dimensão local, como é o caso da poluição do ar atmosférico pela emissão de CO². Porém, deve ser estudado em escala global, porque cria uma preocupação mundial, o aquecimento global. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário