quinta-feira, 3 de abril de 2014

Geografia : Ensino Médio : Formação e Expansão do Território Brasileiro

      
Geografia Newton Almeida

     Fonte do texto e figuras :   Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

  "  A Formação e a Expansão do Território Brasileiro


   Apesar da grande extensão do nosso litoral, o Brasil não se limita apenas a essa faixa do território. No entanto, nos dois primeiros séculos após o Descobrimento, a ocupação efetiva do território brasileiro se concentrou no litoral atlântico. O processo de ocupação e exploração do espaço brasileiro resultou do desenvolvimento do capitalismo comercial, também conhecido como pré-capitalismo, entre os séculos XV e XVIII . 

        Espanha e Portugal dividem as terras conquistadas

   Espanha e Portugal foram os pioneiros na expansão marítimo-comercial iniciada no século XV e que resultou na conquista de novas terras. Essas "descobertas" geraram tensões e conflitos entre os dois países. Para regulamentar as terras conquistadas, e na tentativa de evitar uma guerra, assinaram em 07 de junho de 1494, em Tordesilhas, Espanha, o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado definiu o primeiro limite territorial do Brasil, estabelecendo uma linha imaginária a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), que dividiria o mundo entre Portugal e Espanha. As terras a leste desse meridiano seriam portuguesas, e as terras a oeste seriam espanholas. 
Geografia Newton Almeida
   Observe no mapa acima que os limites do território  brasileiro, estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, iam do atual estado do Pará (Norte) até o atual estado de Santa Catarina (Sul). Se esses limites tivessem sido respeitados, a extensão do território brasileiro seria inferior a 3 milhões de km² (menos de 40% da área atual), o equivalente aos territórios da Argentina ou do Casaquistão. 
   Inúmeras expedições que buscavam aprisionar indígenas para vendê-los como escravos, as chamadas bandeiras, ou entradas, desrespeitaram o limite proposto pelo Tratado de Tordesilhas e invadiram o domínio espanhol. Os bandeirantes tiveram importância fundamental na ocupação do interior do território brasileiro. Entretanto foi o Tratado de Madri, assinado em 1750, que praticamente garantiu a extensão territorial que o Brasil tem hoje. O novo acordo, que anulou o Tratado de Tordesilhas, determinou que a posse das terras seria de quem de fato as ocupasse (princípio do uti possidetis). Portanto, a Espanha reconheceu os direitos portugueses sobre terras que estavam muito além do Tratado de Tordesilhas, como as áreas dos atuais estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, entre outras. 
Geografia Newton Almeida
   As mais recentes áreas conquistadas pelo Brasil, aproximadamente 1 milhão de km² (área equivalente ao território da Bolívia, do Egito ou da Colômbia), foram incorporadas no decorrer dos séculos XIX e XX . 
    A atual configuração do território brasileiro compreende 8.514.876 km², que colocam o Brasil como o mais extenso país da América do Sul, o terceiro maior país da América e a quinta mair área do mundo. 
                                                             "

GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: