Com os avanços tecnológicos que possuímos na atualidade, ampliou-se o nosso poder de transformar as paisagens.
Por vezes imperceptíveis na escala a olho nu, mas certamente comprovadas em análises mais aprofundadas, comprovam-se as alterações impostas, pelas sociedades humanas, a praticamente todos os confins da Terra.
Leia o texto abaixo, bastante interessante, que tece valiosos comentários sobre o importante conceito, em geografia, da paisagem.
O texto é do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
" A paisagem
Unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança, a paisagem tem seu caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu trabalho, cultura e emoção. Ela é produto da percepção, mas necessita passar a conhecimento espacial organizado, para se tornar verdadeiro dado geográfico .
(Ministério da Educação e Desporto, PCN - Ensino Médio, dez. 1999, p. 30)
A representação visível de vários aspectos do espaço geográfico chama-se paisagem (a porção do lugar que podemos ver).
Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (relevo, clima, rios, vegetação) e os elementos humanos ou culturais (resultado da ação da sociedade).
Ao observar determinado lugar, é possível descrever os principais elementos que formam a paisagem desse lugar (montanhas, florestas, campos, rios, indústrias, fazendas, estradas). Porém, para que ela possa ser vista como dado geográfico, é preciso estabelecer as relações sociais e econômicas passadas e atuais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como reflexo do espaço, as paisagens modificam-se e, para que se compreenda essa modificação, é necessário conhecer as relações econômicas e sociais que ocorreram nesse espaço.
Há muito tempo a geografia deixou de ser uma "ciência que descreve as paisagens" e passou a se preocupar em explicar a rede de relações que ocorrem no espaço geográfico e que compõem a paisagem. Saber interpretar os processos naturais, sociais e econômicos da paisagem é o verdadeiro objetivo do estudo da geografia. Essa interpretação pode ser feita através de mapas, fotografias aéreas, imagens de satélites ou da observação local.
Devido ao grande desenvolvimento tecnológico alcançado pelo homem e às suas intervenções no meio natural, a maioria das paisagens terrestres encontra-se profundamente modificada. "
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário