Cartografia - os tipos de mapas
Os mapas são ferranentas muito úteis para todos. Quando estamos programando uma viagem é muito comum que pesquisemos os mapas para facilitar a nossa localização no destino planejado.
Os mapas possibilitam que nos orientemos na superfície terrestre, e são extremamente úteis.
Sabe qual é a maior dificuldade para a confecção de um mapa?
O maior problema da cartografia é que a superfície terrestre possui três dimensões, altura, largura e profundidade. Portanto, quando a superfície real passa para a representação em um plano, ela terá apenas duas dimensões, largura e altura. Por isso, essa representação nunca será perfeita, sempre é aproximada, com deformações.
Então, a melhor maneira de representar a Terra é o globo terrestre, porque ele tem a forma mais parecida com a da Terra. Mas, os mapas têm vantagens, pois são mais fáceis de serem manuseados e transportados, podem representar áreas pequenas com maiores detalhes .
Como são feitos os mapas ?
O conhecimento das coordenadas geográficas e também dos pontos cardeias são importantes para a elaboração dos mapas. O mapa tem que indicar em quais direções e em quais localizações estão dispostas as referências do espaço geográfico, como as casas, rios, matas, prédios, pontes, etc.
As representações do mundo real nunca caberiam numa folha de papel ou na tela do seu computador, caso fossem mantidas as proporções de seu tamanho real. Então os mapas são feitos em escalas que diminuem o tamanho real, para assim serem representados.
Para a elaboração de mapas são necessárias a utlização das projeções cartográficas. As projeções permitem representar a superfície arredondada da Terra num plano, com menores distorções.
Quero saber mais sobre as projeções cartográficas!
As projeções cartográficas são uma espécie de rede de linhas, os paralelos e os meridianos, utilizadas para desenhar os mapas. As técnicas de utilização das projeções cartográficas, para o desenhos de mapas, através da cartografia, envolvem conceitos matemáticos e geométricos.
As distorções de uma região terrestre são comuns em qualquer mapa. Quando um cartógrafo elabora o desenho de um mapa, ele tem que decidir qual tipo de projeção cartográfica vai utilizar, para que as distorções sejam as menores possíveis.
As projeções cartográficas tentam manter os aspectos mais importantes da paisagem : a distância, a forma e os ângulos. Nenhuma projeção cartográfica pode manter as mesmas proporções dessas grandezas ao mesmo tempo. Por isso, para cada tipo de mapa a cartografia utiliza diferentes tipos de projeções cartográficas.
Os diversos tipos de projeções cartográficas podem ser divididos em três grupos :
- equidistantes - quando as projeções mantêm as distâncias lineares, a partir de um centro determinado, mas apresentam distorções nas áreas e nas formas representadas.
- conformes - são as projeções que mantêm os mesmos ângulos das coordenadas geográficas. Elas também conservam as formas, mas apresentam distorções nas áreas representadas.
- equivalentes - as projeções cartográficas equivalentes apresentam as formas distorcidas, e os ângulos também, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real.
Acima : mapa antigo de 1627
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário