ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ; RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 .
1- O que são movimentos epirogênicos ?
RESPOSTA - São movimentos que acontecem muito lentamente em consequência da isostasia. Os movimentos epirogênicos são verticais que ocasionam o abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre.
2- Em que áreas registram-se a ocorrência dos movimentos epirogênicos, nas áreas geologicamente estáveis ou instáveis ?
RESPOSTA - Os movimentos epirogênicos acontecem em áreas geologicamente mais estáveis.
3- Os movimentos epirogênicos provocam transformações na estrutura geológica localizada ? Por quê ?
RESPOSTA - Não ! " Os movimentos epirogênicos não provocam perturbações na disposição e estrutura geológica locais, mas alteram a fisionomia do relevo das regiões afetadas por eles. Isso acontece porque a epirogênese ergue e rebaixa grandes áreas dos continentes. "
4- Explique sobre as alterações da fisionomia do relevo, em consequência dos movimentos epirogênicos.
RESPOSTA - " Os movimentos epirogênicos causam variações lentas no nível do mar, denominadas eustasia ou movimentos eustáticos. Em locais onde ocorre o rebaixamento dos litorais pela invasão das águas do mar são chamados transgressões marinhas ou movimentos eustáticos positivos, como no litoral do mar do Norte (Europa). Em outros, onde ocorre o levantamento da crosta pelo recuo dos oceanos, como na Escandinávia, são denominados regressões marinhas ou movimentos eustáticos negativos. "
5- O que são os movimentos orogênicos ?
RESPOSTA - Os movimentos orogênicos são pressões horizontais ou verticais do interior da Terra, de pequena duração em tempo geológico e muito intensos.
6- Quais fisionomias da crosta são formadas pela orogênese ?
RESPOSTA - A orogênese é responsável pela formação de montanhas, falhas e dobras.
7- De que maneira acontecem as dobras e as falhas ?
RESPOSTA - Quando os movimentos orogênicos forçam rochas que não oferecem grandes resistências, acontecem as dobras. "As dobras são resultado de forte compressão das rochas não resistentes às forças internas. Os dobramentos ocorreram em diferentes ocasiões do tempo geológico (eras Pré-Cambriana e Cenozoica).
As falhas ou fraturas formam-se em áreas onde as rochas são rígidas e resistentes às forças internas e quebram-se em vez de dobrar. "
8- Existem outros tipos de movimentos internos que podem interferir no relevo terrestre ? Quais ?
RESPOSTA - " Além da epirogênese e da orogênese , outros movimentos internos, bem mais rápidos e também ligados aos limites das placas tectônicas, podem interferir no relevo terrestre. São as erupções vulcânicas e os abalos sísmicos (terremotos). "
Gostou desse Exercício de Geografia para Ensino Médio em Perguntas com Respostas sobre Movimentos Epirogênicos e Movimentos Orogênicos? Para voltar ao início do Blog clique no link abaixo:
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário