No filo dos artrópodes há dois grupos: o dos antenados (insetos e crustáceos) e dos quelicerados (aranhas e escorpiões). As antenas são geralmente órgãos filamentares, sensoriais, localizados na parte anterior do corpo. As quelíceras são o primeiro par de apêndices corporais articulados. Antenas e quelíceras não existem num mesmo animal.
O Limulus poliphemus é um curioso artrópode marinho de águas rasas, popularmente chamado de caranguejo-caçarola, que chega a 60 cm de comprimento. Na época da reprodução, eles se acumulavam aos milhares em muitas praias do Golfo do México, mas hoje são bem mais raros.
O L. poliphemus tem uma grande carapaça arredondada, resistente como a dos caranguejos (crustáceos), vários pares de pernas com pinças na extremidade e respiração branquial. Seu primeiro par de apêndices corporais são as quelíceras, com pinças na extremidade. Ele não tem antenas.
Veja agora algumas características dos crustáceos: vários pares de pernas, algumas com pinças na extremidade, respiração branquial, carapaça resistente e dois pares de antenas.
"
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
Espero que você tenha gostado desse: Conteúdos de BIOLOGIA sobre Filo Artrópode e Antenados e Quelicerados e Limulus poliphemus .
Siga o link abaixo para ver mais conteúdos do blog:
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário