1- Observando as paisagens ao nosso redor, vemos que cada uma delas possui suas características próprias. Como uma paisagem é formada?
RESPOSTA - Uma paisagem é formada pela ação dos agentes internos, e sendo constantemente modificada pelos agentes externos.
2- Quais são os agentes internos formadores e modificadores do relevo, e quais são os agentes externos?
RESPOSTA - Os agentes internos são: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.
Os agentes externos, modificadores do relevo, são : as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glacial), mares (ação marítima), rios, os ventos (ação eólica), animais e vegetais (ação biológica), o intemperismo e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo) a superfície do planeta.
Os agentes externos, modificadores do relevo, são : as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glacial), mares (ação marítima), rios, os ventos (ação eólica), animais e vegetais (ação biológica), o intemperismo e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo) a superfície do planeta.
3- Comente sobre a ação dos agentes externos modeladores do relevo (dica - fale sobre o desgaste, transporte, etc.).
RESPOSTA - O trabalho dos agentes externos, ou forças exógenas, é chamado de erosão e compreende três etapas : o desgaste, o transporte e a deposição dos materiais que formam a crosta terrestre.
4- Como chamamos a erosão causada pelas chuvas? Explique como acontece.
RESPOSTA - A erosão causada pelas chuvas é chamada de erosão pluvial.
A chuva é um dos agentes erosivos mais ativos que existe. O trabalho incessante e contínuo começa abrindo pequenas ranhuras e formando fendas no solo. Ao longo de anos, vão sendo abertos buracos e posteriormente grandes rachaduras.
5- Quais são as diferentes formas de erosão pluvial ? Explique, resumidamente, cada uma delas.
RESPOSTA - As diferentes formas de erosão pluvial são:
- Erosão laminar, quando a água transporta partículas do solo, principalmente quando o solo está exposto, sem cobertura vegetal que o manteria mais agregado. O solo perde a camada de materiais superficiais mais leves (horizontes superficiais do solo). Nesse tipo de erosão o solo apresenta uma feição homogênea, uniforme, sendo pouco percebida a ação da erosão.
- Erosão de sulcos, quando as fortes chuvas abrem pequenos buracos e sulcos extensos no solo.
- Erosão de ravinamento, quando se formam crateras que aumentam a cada chuva forte, favorecida pela falta de vegetação e uso incorreto do solo.
6- Quais fatores facilitam a ação da erosão pluvial dos solos ?
RESPOSTA - A erosão é facilitada em terrenos com maior inclinação; áreas em que a cobertura vegetal ou as árvores foram retiradas, deixando o solo exposto; em regiões de clima tropical, sujeitas a fortes chuvas.
7- O que é possível fazer para prevenir a ação da erosão das chuvas?
RESPOSTA - É importante a atenção de um técnico para analisar cada caso. Se um agricultor precisa utilizar terrenos com declividade para o plantio, é importantíssimo preparar o terraceamento ou as curvas de nível para que as águas das chuvas tenham a sua velocidade reduzida. A manutenção das matas originais é a melhor forma de prevenir, ou pelo menos manter a maior parte da cobertura vegetal ou florestal, principalmente nas áreas de encostas.
Foto do Newton Almeida: severa erosão de ravinamento às margens da BR 101, Auto Pista Fluminense, em Rio Bonito - RJ. A foto é do dia 05 de agosto de 2011, e posteriormente foram realizadas obras de contenção de encosta.
Sua presença é a razão do nosso trabalho! Espero que tenha aprovado esse: Exercício de geografia sobre os Agentes Internos e Externos Formadores e Modificadores do Relevo e Erosão das Águas das Chuvas.
Siga o link abaixo para ver mais conteúdos do blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário