sexta-feira, 4 de julho de 2014

Exercício de Geografia sobre Vulcões e Vulcões de Zona Convergente e Vulcão de Zona Divergente e Círculo de Fogo do Pacífico

         
Geografia Newton Almeida
       Preencha as lacunas do texto com as palavras corretas ! 

              Após realizar o exercício, confira a resposta, com o texto na íntegra, destacando as palavras das lacunas em vermelho . 
     Tanto o fundo dos  e mares quanto o solo sob nossos pés estão em . Esse movimento é lento, da ordem de pouco menos de 3 centímetros ao . A superfície terrestre é dividida em diversas placas  que flutuam sobre o  da Terra. Nas regiões de encontro e de  das placas tectônicas é que estão os vulcões, em maior número.

     Os  localizam-se, em sua maioria, nas proximidades dos  das placas tectônicas. Esses vulcões são chamados de vulcões de  de placa. Vulcões que são encontrados tanto nas zonas  das placas quanto nas zonas 



               Os vulcões de zona convergente, 

ou zona de  de placas tectônicas, são os do Círculo de  do Pacífico. O Círculo de Fogo do  é a extensa linha que vai acompanhando os limites convergentes de placas tectônicas, no contorno do Oceano  : essa linha vai desde o sul da  do Sul, passando pela Cordilheira dos , passa pela costa do Pacífico na América do , contorna a costa do Alasca e vai para as Filipinas, até chegar à Nova .
     As ilhas vulcânicas ocorrem também nas zonas de  (zonas de convergência de placas tectônicas), formando os  de ilhas vulcânicas, como no arquipélago do , a Indonésia, as Filipinas e as Marianas.
     Os vulcões da Cordilheira dos Andes formaram-se na zona de subducção    das   placas   de  Nazca () e Sul-Americana (). 


             Os vulcões de zona divergente, 

ou zona de afastamento de  tectônicas, são encontrados geralmente no fundo do mar, e concentram cerca de 80% das manifestações vulcânicas da Terra. As pressões do manto afastam lentamente as placas e o  preenche o espaço entre as placas. Na cadeia Meso-, localizada no meio do Oceano Atlântico, existe uma sequência de vulcões, entre as placas Sul-Americana e . Na  a dorsal (ou cadeia) Meso-Atlântica está na superfície, e não no fundo do oceano, e, assim, a atividade vulcânica é  e mais intensa que no fundo do oceano. 

       Também existem vulcões, em menor , que se localizam nas proximidades do meio de uma placa tectônica. Esses são os chamados vulcões -placa. Um exemplo muito conhecido de vulcões intra-placa são os localizados no arquipélago , no meio da placa tectônica do Pacífico. Esse local é conhecido como o "ponto  do Pacífico".
                                       RESPOSTA 

    Tanto o fundo dos oceanos e mares quanto o solo sob nossos pés estão em movimento. Esse movimento é lento, da ordem de pouco menos de 3 centímetros ao ano. A superfície terrestre é dividida em diversas placas tectônicas que flutuam sobre o manto da Terra. Nas regiões de encontro e de afastamento das  placas tectônicas é que estão os vulcões, em maior número.
    Os vulcões localizam-se, em sua maioria, nas proximidades dos limites das placas tectônicas. Esses vulcões são chamados de vulcões de limite de placa. Vulcões que são encontrados tanto nas zonas divergentes das placas quanto nas zonas convergentes

                        Os vulcões de zona convergente, 

ou zona de encontro de placas tectônicas, são os do Círculo de Fogo do Pacífico. O Círculo de Fogo do Pacífico é a extensa linha que vai acompanhando os limites convergentes de placas tectônicas, no contorno do Oceano Pacífico :     essa linha vai desde o sul da América do Sul, passando pela Cordilheira dos Andes, passa pela costa do Pacífico na América do Norte, contorna a costa do Alasca e vai para as Filipinas, até chegar à Nova Zelândia.
    As ilhas vulcânicas ocorrem também nas zonas de subducção (zonas de convergência de placas tectônicas), formando os arcos de ilhas vulcânicas, como no arquipélago do Japão, a Indonésia, as Filipinas e as Marianas. Os vulcões da Cordilheira dos Andes formaram-se na zona de subducção das placas de Nazca (oceânica) e Sul-Americana (continental).  


                        Os vulcões de zona divergente, 

ou zona de afastamento de placas tectônicas, são encontrados geralmente no fundo do mar, e concentram cerca de 80% das manifestações vulcânicas da Terra.  As pressões do manto afastam lentamente as placas e o magma preenche o espaço entre as placas. Na cadeia Meso-Atlântica, localizada no meio do Oceano Atlântico, existe uma sequência de vulcões, entre as placas Sul-Americana e Africana. Na Islândia a dorsal (ou cadeia) Meso-Atlântica está na superfície , e não no fundo do oceano, a atividade vulcânica é visível e mais intensa que no fundo do oceano. 
    
    Também existem vulcões, em menor número, que se localizam nas proximidades do meio de uma placa tectônica. Esses são os chamados vulcões intra-placa. Um exemplo muito conhecido de vulcões intra-placa são os localizados no arquipélago havaiano, no meio da placa  tectônica do Pacífico. Esse local é conhecido como o "ponto quente do Pacífico". 
   
Geografia Newton Almeida
    Imagem do Google Earth, datada de agosto de 2013,  pesquisada em 04 de julho de 2014 : Islândia, Leirá, Estrada 47. 


         Espero que tenha acrescentado em seus conhecimentos, esse: Exercício de Geografia sobre Vulcões e Vulcões de Zona Convergente e Vulcão de Zona Divergente e Círculo de Fogo do Pacífico. 
             Seguindo o link abaixo você encontra outros interessantes conteúdos desse blog: 


GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: