terça-feira, 28 de julho de 2015

Apenda com a Geografia a se Orientar Utilizando o SOL

        Você já se sentiu perdido? É uma sensação muito angustiante. Quem se aventura em locais onde não existe uma maneira de lembrar de onde partimos, qual caminho percorremos, então na hora de voltar nos damos conta de que estamos perdidos. Isso é muito comum de acontecer em meio à natureza, na floresta, na mata, ou em um local amplo e descampado, como em um deserto. Até em uma cidade pode acontecer de alguém esquecer o caminho de volta, e então através da nossa comunicação com as pessoas,  para perguntar como fazemos para chegar a determinado local, acabamos voltando. Mas no meio da floresta, sem alguém para nos guiar, ficamos totalmente perdidos. 
             Será que a Geografia pode nos ajudar a evitar que fiquemos perdidos? Sim! Com  certeza! 
     A primeira coisa de que precisamos entender é que a Geografia utiliza a Rosa dos Ventos como a  noção básica, a ferramenta fundamental, para que possamos nos orientar no espaço que nos cerca.
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       A rosa dos ventos nos dá a orientação básica. A partir dela é que poderemos saber qual a direção do Norte, do Sul do Leste ou do Oeste.  
       A Rosa dos Ventos possui quatro pontos cardeais, que são: Norte, Sul, Leste, Oeste. Mas, se a direção que você deve seguir estiver entre um de dois pontos cardeais? É por isso que entre os quatro pontos cardeias, existem outros quatro pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Veja abaixo: 

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       Além de conhecer os pontos cardeais, e os pontos colaterais, também é importante saber que existem outros nomes, ou denominações, para as quatro direções. 

                     Veja : 

   NORTE  é o mesmo que  Setentrional ou Boreal;

   SUL  é o mesmo que  Meridional ou Austral;

   LESTE  é o mesmo que Oriente ou Nascente;

   OESTE é o mesmo que  Ocidente ou Poente.

            Portanto, se alguém disser que você deverá tomar a direção oriental, você já sabe que deve seguir para o leste, e caso você prefira seguir setentrionalmente, você, então, seguirá para o norte. 
         A Terra gira em torno de si mesma, no movimento conhecido por rotação. Isso faz com que o Sol tenha um movimento aparente. Esse movimento aparente do Sol deve ser utilizado para a nossa orientação, principalmente quando não temos a tecnologia de um GPS ao nosso alcance. 
      Você vai observar que todos os dias o Sol nasce, ou surge, na mesma direção (aproximadamente), que é o LESTE. É por isso que o LESTE também é chamado de nascente. Então, para que você consiga descobrir as direções cardeais, a partir do Sol, você deve apontar o braço direito para onde o Sol surge, de manhã bem cedo. Seu braço direito estará apontando para o LESTE, e você estará de frente para o NORTE, e de costas para o SUL. O seu braço esquerdo estará, então, apontando para o OESTE.  
      
                        Veja a figura abaixo: 
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    A imagem acima mostra o movimento aparente do SOL, nascendo no LESTE e se pondo, ou morrendo, no OESTE. Entendeu? Agora você já pode se orientar através da Rosa dos Ventos e tendo o SOL como referência espacial. 



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quarta-feira, 22 de julho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Ações Humanas e suas Consequências

          
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        Prezados leitores, todos sabemos que um enorme desafio para mantermos segura a vida das futuras gerações é preservar a biodiversidade. Além do perigo de extinção de espécies, as ações humanas sobre o ambiente podem estar, também, afetando o clima da Terra. 
      O exercício abaixo trata desse assunto, muito atual. O texto foi transcrito do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD. 

    O exercício a seguir, utiliza um texto do livro citado, e tem como objetivo tonar a leitura mais atrativa aos alunos. Ele consiste em preencher as lacunas com as palavras corretas, a fim de que o sentido do texto seja mantido. Após cada parágrafo, as respostas são destacadas em vermelho. 
     
                             Bom exercício! 




                Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas 


              Costumamos associar a presença e a ação dos seres humanos à destruição das  vegetais, ao passo que atribuímos exclusivamente às chamadas forças da , não humanas, o poder de construção ou de preservação dessas . Porém, se não fosse também ação de inúmeros grupos cujos hábitos de  e organização social estão intimamente ligados à manutenção de determinados , há muito tempo que vastos trechos das selvas  ou tropicais e das  teriam desaparecido por completo ou deixariam de se desenvolver e ter a presença significativa que ainda têm nos mapas do 

RESPOSTA - coberturas ; natureza ; paisagens ; vida ; ambientes ; equatoriais ; savanas ; mundo . 


       A ação de muitas populações  e de inúmeros povos tradicionais tem-se caracterizado há milhares de anos pela  e pelo desenvolvimento de ambientes capazes de prover seus diversos modos de  e atender às suas necessidades de 

RESPOSTA - indígenas ; manutenção ; vida ; subsistência . 



        Muitos desses modos de vida baseiam-se na , na coleta e em práticas  de pequena escala. Estas atividades só podem continuar a ser realizadas - tanto na  como na variedade com que se apresentam - caso os  em que elas se desenvolvem permaneçam íntegros, ricos e  o suficiente. Em outras palavras, caso as , os rios e os solos continuem propiciando as atividades de caça,  e plantio nas quais diversos agrupamentos culturais vêm se envolvendo há  de anos. 

RESPOSTA - caça ; agrícolas ; forma ; ambientes ; diversificados ; matas ; coleta ; milhares . 


         Portanto, assim como podemos  as ações humanas à destruição de áreas antes ocupadas por , também é possível associar a presença humana - evidentemente agindo de modo diverso daquele que produz  - a situações de preservação e até mesmo de  de formações vegetais, como nas áreas ocupadas pela Floresta , por exemplo.

RESPOSTA - relacionar ; florestas ; destruição ; reprodução ; Amazônica . 


        O fato é que os seres humanos agrupam-se em  diversificadas, têm necessidades e cultivam  diversos e, consequentemente, apresentam diferentes tipos de  com os ambientes em que estão . Enquanto para uns a derrubada da  é condição exigida para o  de seus modos de vida, para outros é exatamente na permanência da floresta que essa condição se 

RESPOSTA - sociedades ; hábitos ; relacionamento ; inseridos ; floresta ; desenvolvimento ; viabiliza . 


         Inegavelmente, no entanto, são as condicionantes , independentes da  humana, que primeiro estabeleceram, muito antes até da própria  dos seres humanos, os  propícios para o desenvolvimento das formações  que observamos nos mapas. 

RESPOSTA - físicas ; ação ; existência ; ambientes ; vegetais . 


          Entre essas condicionantes, o , sobretudo pelos fatores temperatura e , é dos mais influentes. Além da forte influência que exerce na distribuição da , a dinâmica climática pode e deve ser vista como uma das principais  pela produção de inúmeras outras  físico-naturais. Desempenha ainda importante papel, por vezes determinante, no estabelecimento de alguns dos  traçados pelos próprios  humanos. Na definição de fronteiras , por exemplo, ou na distinção de áreas consideradas mais e menos propícias para as  de população, essa importância pode ser facilmente constatada. 

RESPOSTA - clima ; umidade ; vegetação ; responsáveis ; fronteiras ; limites ; seres ; agrícolas ; concentrações . 

         Quando observamos a distribuição da  e de suas atividades  pelas diversas regiões do planeta, é fácil constatar a coincidência entre fracas  humanas e  de extremos climáticos - desérticos,  e frios. Evidentemente, essas não são as únicas razões, e em alguns casos nem mesmo as , a limitarem os aglomerados  e suas atividades. Mas elas não podem ser descartadas do conjunto das  para as fronteiras indicadas por mapas como os de densidade demográfica e de uso do .

RESPOSTA - população ; agropecuárias ; concentrações ; zonas ; polares ; principais ; humanos ; explicações ; solo . 

              Se compararmos os dois mapas com o mapa de  do mundo, facilmente constataremos as coincidências a que nos referimos. De fato, entre outras áreas, naquelas caracterizadas pelos  climáticos se constatam as mais fracas  de pessoas e as maiores concentrações de  improdutivas.

RESPOSTA - climas ; extremos ; densidades ; terras . 


              Esse amplo espectro de influências exercidas pelas  climáticas por si só justifica a necessidade de aprofundarmos um pouco mais o seu 

RESPOSTA - fronteiras ; conhecimento .

     


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   Imagem acima - o bioma Floresta Amazônica é o mais citado como exemplo preocupante da degradadora ação humana, porém, todos os outros, como o Pantanal, o Pampa, o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, estão sendo aceleradamente destruídos. 



             
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domingo, 12 de julho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre os Limites do Continente Europeu

     
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      A localização de um continente, de um país ou de uma região afeta diversos fatores que podem facilitar ou dificultar o o seu desenvolvimento.
     Se um país está localizado em região de encontro de placas tectônicas, por exemplo, isso significa que terá de enfrentar graves tragédias em consequência de terremotos, como acontece no Japão. Mas, as dificuldades impostas por condições inóspitas não impedirá que o povo que lá vive consiga alcançar o seu desenvolvimento. 
     Já no caso do Brasil, em contraponto, as disponibilidades de recursos naturais abundantes e um clima que pode ser considerado privilegiado, consequência direta da sua localização, não foram capazes de fazer com que o povo brasileiro, que vive nesse país de dimensões continentais, conseguisse conquistar pleno desenvolvimento humano. 

      No exercício a seguir, o texto do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD, 2009, apresenta aspectos gerais sobre a localização da Europa. 

     Preencha as lacunas com as palavras corretas !  Após cada parágrafo, verifique seus acertos, com a as palavras corretas das lacunas destacadas em vermelho. 

   

     Os limites  do continente europeu foram definidos por uma linha  que tem como referência os montes , o rio Ural e o mar  ao leste. Ao sul, os limites foram estabelecidos pelas  do Cáucaso e pela costa do Mar  até os estreitos de Bósforo e . Desse ponto para oeste estende-se o mar , e após a passagem do estreito de , o oceano Atlântico estabelece os  continentais.


RESPOSTA - orientais ; imaginária ; Urais ; Cáspio ; montanhas ; Negro ; Dardanelos ; Mediterrâneo ; Gibraltar ; limites . 


    A configuração  da Europa é caracterizada pela presença de grandes  (Escandinávia, , Itálica e Balcânica) e de mares (Mediterrâneo, Negro, Cáspio e ). Acrescente-se ainda grande quantidade de penínsulas secundárias, extremidades, , golfos e baías.

RESPOSTA - territorial ; penínsulas ; Ibérica ; Báltico ; estreitos . 


   Na parte  do continente, qualquer lugar está, no máximo, a 250 km do , enquanto na parte oriental, principalmente na , as distâncias da costa chegam a mais de 1.000 . Essas características facilitam o , sobretudo o acesso à navegação nos oceanos e mares, além de exercer forte influência sobre o 

RESPOSTA - ocidental ; mar ; Rússia ; quilômetros ; transporte ; clima . 


    As áreas mais próximas dos oceanos apresentam climas , sobretudo na fachada , influenciada pela corrente marítima  do golfo. A posição da , entre as  médias e altas do  norte, é outro  importante para a definição de suas características climáticas. 


RESPOSTA - amenos ; atlântica ; quente ; Europa ; latitudes ; hemisfério ; elemento . 


      Em função disso, os  mais importantes da Europa são o mediterrâneo, o temperado úmido do  e o continental. Também encontramos em algumas áreas os climas  de montanha e, ao norte, os climas  e subpolar.


RESPOSTA - climas ; oeste ; frios ; polar . 

                                


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   Imagem acima - Europa vista de satélite, a uma altitude de pouco mais de 6.000 quilômetros - Google Earth. 



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domingo, 5 de julho de 2015

Exercícios de Geografia sobre Cavernas


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    1-    O que é caverna ou gruta? 

RESPOSTA  -  Uma caverna, que é o mesmo que uma gruta, é uma cavidade natural formada em uma rocha, sendo que essa cavidade deve ter um tamanho que permita a entrada de seres humanos para buscarem abrigo ou para fins de estudo. 


2-  Quais são as formas mais comuns de uma caverna? 

RESPOSTA  -  Em geral a caverna possui uma forma de um tubo que entra na rocha com inclinação de uns 45º, ou seja, a caverna se estende em comprimento e para baixo da rocha.             Mas, as cavernas foram formadas por diversos processos e que agem sobre rochas de muitos tipos de origem e em ambientes os mais diversificados, com isso suas formas podem ter os mais variados aspectos. 

3-  Quais são os principais processos de formações das cavernas? 

RESPOSTA  -    As cavernas são originárias de uma série de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicastectônicas, biológicas e atmosféricas.
        Os principais são:  vulcânico; coralíneo; cárstico; glaciar. 


4- Como se forma uma caverna vulcânica? Dê exemplo!


RESPOSTA -  Nas  regiões do  globo  terrestre     em     que     a atividade vulcânica é ativa, o escoamento   de  lava pode formar diversas cavernas,  à  medida   que  o  fluxo  da  lava se resfria e solidifica   ela  pode  formar os chamados   tubos   de   lava   por quilômetros de extensão. 
     Os exemplos mais conhecidos  de  cavernas  de formação por processos vulcânicos estão no Quênia  e no Havaí.  No  Havaí,  é muito conhecida a caverna Kazumura  com  65,5 mil  metros de comprimento  que  se  aprofunda  até  1,1 metros,  formando   o mais longo e profundo tubo de lava que se conhece. 

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Foto acima  -  caverna   vulcânica    em    Valentine  Cave     na Califórnia, Estados Unidos da América.  



5- Como se forma uma caverna coralínea? 


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RESPOSTA  -   Durante as formações dos recifes de corais, no mar, são criadas cavidades, em formas de galerias e salões que podem ser adentradas nos recifes por mergulhadores. 


6- Como se forma uma caverna glaciar? 

RESPOSTA   -   Uma  caverna  glaciar  não  é formada em uma rocha, mas  no  gelo  dos glaciares.  Sua  formação é  através  do processo de passagem de  água   da  parte  superior  da   geleira para o leito rochoso, ou    que   origina tubos tanto  no    sentido horizontal quanto verticalmente. Esse tipo   especial de caverna tem vida curta, pois pode mudar de configuração rapidamente, mas costumam ser visitadas para o  estudo   das    geleiras  e em pesquisas de paleoclimatologia. 
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    Foto de 2012 - Fotógrafo  Skarpi Tharainsson  no  interior de caverna  glaciar  na  Islândia.  Fotografar  o   interior  de    uma caverna  glaciar  é  uma  aventura  muito   arriscada,  pois    são estruturas frágeis e extremamente instáveis. (Fonte: http://www.taringa.net/posts/info/13662675/La-belleza-en-las-cavernas-del-mayor-glaciar-de-Europa.html)



7- Como se forma uma caverna cárstica? 

RESPOSTA  -   As  águas  dos   rios  e  das  chuvas  são  agentes formadores de  cavernas,   no   processo   cárstico   ou  químico. Observam-se  que   não são   todas as rochas que se decompõem sob a ação das águas. 
    As    cavernas     cársticas    ocorrem    em regiões  de   rochas carbonáticas  (calcário, mármore e dolomitos),  principalmente, bem como gipsitas e evaporitos. 
     O   processo    de   carstificação   ou    dissolução   química   é resultado   da   combinação   da   água   da   chuva   ou   de  rios superficiais com o dióxido de carbono  (CO2)   proveniente    da atmosfera  ou   das   raízes   da  vegetação.   O resultado  é  uma solução de ácido carbônico (H2CO3), ou água ácida, que corrói e dissolve os minerais das rochas. 


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Foto acima:    caverna  de   formação cárstica da Nova Zelândia  (Maori Leap Cave, Kaikoura). 


8-  O que são espeleotemas? 


RESPOSTA  -  O escorrimento da água no interior de uma caverna, ao longo de milhares e milhões de anos, gotejando do teto para o chão, vai formando os espeleotemas que são formas alongadas a partir da aglutinação de minerais dissolvidos na água. 
    Os espeleotemas mais conhecidos são as estalactites e estalagmites.  


9- O que são as estalactites? 


RESPOSTA  -   As estalactites são as formas cônicas pendentes do teto de uma caverna de formação cárstica. 
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Foto acima -  Estalactites que se formam a partir do teto de uma caverna. Observem que além dos espeleotemas do tipo estalactites estão nítidos, na foto, outros espeleotemas como as colunas. 


10 - O que são as estalagmites? 

RESPOSTA - As estalagmites são um determinado tipo de espeleotema no chão de uma caverna cárstica, na forma de cones. O gotejamento ao longo de milhares e milhões de anos, a partir das estalactites,  ocasiona  a aglutinação de minerais dissolvidos (bicarbonato de cálcio) no chão da caverna formando as estalagmites, como se fossem a imagem no espelho das estalactites. 
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    Foto acima -  mostrando as estalagmites no chão, em oposição às estalactites no teto da caverna. 



11 -   Qualquer  buraco, ou cavidade, na rocha com dimensões grandes o possível para que alguém entre dentro dela é uma caverna, sob definição da espeleologia? 

RESPOSTA -   A resposta é não! 
    A espeleologia  -  que segundo o espeleólogo francês Bernard Gèze, significa : "  a disciplina consagrada ao estudo das cavernas, sua gênese e evolução, do meio físico que elas representam, de seu povoamento biológico atual ou passado, bem como dos meios ou técnicas que são próprios ao seu estudo"  -  considera uma caverna apenas aquela formada por processo natural. 

     Por exemplo: no município brasileiro de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, existem interessantes formações de cavernas artificiais, as chamadas Grutas de Caulim, em consequência da retirada do minério  caulim (argila branca) . 
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