Você já se sentiu perdido? É uma sensação muito angustiante. Quem se aventura em locais onde não existe uma maneira de lembrar de onde partimos, qual caminho percorremos, então na hora de voltar nos damos conta de que estamos perdidos. Isso é muito comum de acontecer em meio à natureza, na floresta, na mata, ou em um local amplo e descampado, como em um deserto. Até em uma cidade pode acontecer de alguém esquecer o caminho de volta, e então através da nossa comunicação com as pessoas, para perguntar como fazemos para chegar a determinado local, acabamos voltando. Mas no meio da floresta, sem alguém para nos guiar, ficamos totalmente perdidos.
Será que a Geografia pode nos ajudar a evitar que fiquemos perdidos? Sim! Com certeza!
A primeira coisa de que precisamos entender é que a Geografia utiliza a Rosa dos Ventos como a noção básica, a ferramenta fundamental, para que possamos nos orientar no espaço que nos cerca.
A rosa dos ventos nos dá a orientação básica. A partir dela é que poderemos saber qual a direção do Norte, do Sul do Leste ou do Oeste.
A Rosa dos Ventos possui quatro pontos cardeais, que são: Norte, Sul, Leste, Oeste. Mas, se a direção que você deve seguir estiver entre um de dois pontos cardeais? É por isso que entre os quatro pontos cardeias, existem outros quatro pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Veja abaixo:
Além de conhecer os pontos cardeais, e os pontos colaterais, também é importante saber que existem outros nomes, ou denominações, para as quatro direções.
Veja :
NORTE é o mesmo que Setentrional ou Boreal;
SUL é o mesmo que Meridional ou Austral;
LESTE é o mesmo que Oriente ou Nascente;
OESTE é o mesmo que Ocidente ou Poente.
Portanto, se alguém disser que você deverá tomar a direção oriental, você já sabe que deve seguir para o leste, e caso você prefira seguir setentrionalmente, você, então, seguirá para o norte.
A Terra gira em torno de si mesma, no movimento conhecido por rotação. Isso faz com que o Sol tenha um movimento aparente. Esse movimento aparente do Sol deve ser utilizado para a nossa orientação, principalmente quando não temos a tecnologia de um GPS ao nosso alcance.
Você vai observar que todos os dias o Sol nasce, ou surge, na mesma direção (aproximadamente), que é o LESTE. É por isso que o LESTE também é chamado de nascente. Então, para que você consiga descobrir as direções cardeais, a partir do Sol, você deve apontar o braço direito para onde o Sol surge, de manhã bem cedo. Seu braço direito estará apontando para o LESTE, e você estará de frente para o NORTE, e de costas para o SUL. O seu braço esquerdo estará, então, apontando para o OESTE.
Veja a figura abaixo:
A imagem acima mostra o movimento aparente do SOL, nascendo no LESTE e se pondo, ou morrendo, no OESTE. Entendeu? Agora você já pode se orientar através da Rosa dos Ventos e tendo o SOL como referência espacial.
GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br