A falésia é uma feição de relevo característica de um tipo de costa com fortes contornos abruptos, onde a terra encontra o mar em um penhasco. As falésias podem ser vistas na Bretanha (França), no cabo Manuel, em Dacar, na Irlanda, no cabo Branco, na Paraíba, no Rio de Janeiro e na praia de Torres (Rio Grande do Sul), etc.
As falésias são consequência do trabalho do mar solapando a base dos rochedos da costa, ou seja, esse tipo de relevo foi formado pela força dos agentes externos sobre a topografia costeira. A falésia representa o resultado da ação contínua do mar desgastando as rochas, como também de outros tipos de erosão na topografia costeira. No sudoeste da Groenlândia tem-se a falésia de Ovifak, cuja altura chega a 700 metros. No litoral brasileiro do Espírito Santo, para o norte, temos, por vezes, bons exemplos de falésias talhadas em terrenos da série das Barreiras.
As Falésias de Torres no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil
As falésias de Torres são três grandes rochedos, localizados nessa praia ao norte do litoral do Rio Grande do Sul, bem próximo ao estado de Santa Catarina. As escarpas de Torres são de rochas vulcânicas, compostas de três morros: do Norte (ou Morro do Farol), do Meio (ou Morro de Furnas) e o Morro Sul (na praia da Guarita).
Essas falésias foram constituídas por derrames de lava basáltica há cerca de 150 milhões de anos, com a ruptura da crosta terrestre, durante a separação da América do Sul do continente Africano.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário