sábado, 26 de setembro de 2020

Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias


Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil. Apresenta em sua composição florística espécies diversas, como a imbuia, o sassafrás, a canela-lageana, erva-mate, caúna, jacarandá, caviúna, monjoleiro, sete-capotes, guabiroba, e a pitanga. O pinheiro-bravo, o pau-marfim, o tapexinguí, o fumo bravo, bromélias, orquídeas e as urticáceas, além de muitas outras espécies vegetais arbustos, lianas e ervas, também merecem destaque e  são abundantes na floresta.

Fauna


Quanto à fauna, a Mata de Pinhais é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos da flora e da fauna (a maioria das aves, répteis, anfíbios, mais de 20 espécies primatas e borboletas), raros, ameaçados de extinção, além de espécies migratórias. Várias estão ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá. O jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos, são as aves de maior destaque nesse bioma. Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú, jiboias, jararacas e corais verdadeiras.

Clima


O clima característico deste bioma é o subtropical, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas. As temperaturas variam de 30ºC, no verão, até alguns graus negativos, no inverno rigoroso. Os maiores índices pluviométricos são registrados nos planaltos, com chuvas bem distribuídas.



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhosa matéria!!! Uma verdadeira aula de geografia e ciência social!!!
Parabéns!!!