Queridos alunos e leitores, gostaria de ratificar a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual, da inteligência e conhecimento. A leitura é fundamental para expandir horizontes e promover o pensamento crítico. Além de estimular a imaginação, e criatividade, ela também fortalece o vocabulário e a habilidade de comunicação. Através da leitura podemos explorar diferentes perspectivas e nos conectar com culturas diversas, enriquecendo nossas vidas de maneira inestimável!
Leia atentamente as perguntas, responda escrevendo em seu caderno, e depois compare com as respostas. Bons estudos e leia bastante livros impressos, livros digitais de grandes autores!
Primeira Pergunta - O que é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)?
Segunda Pergunta - Qual é a posição do Brasil no ranking mundial do IDH ?
Terceira Pergunta - Como o IDH do Brasil tem evoluído ao longo das últimas décadas?
Quarta Pergunta - Como o Índice de Desenvolvimento Humano
varia no imenso território brasileiro?
Quinta Pergunta - Qual é a tendência recente do IDH do Brasil?
RESPOSTAS
Primeira - O que é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)?
O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é um indicador adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em praticamente todos os países. Para seu cálculo consideram-se o Produto Interno Bruto per capita (PIB é a soma de toda a riqueza produzida no país em um ano; o PIB per capita é a soma da riqueza produzida em um ano dividida pela população total do país), o nível de saúde (expectativa de vida) e educação da população do país. O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um).
Os primeiros países colocados na lista de IDH são:
1º Suiça (0,967)
2º Noruega (0,966)
3º Islândia (0,959)
Segunda - Qual é a posição do Brasil no ranking mundial do IDH ?
A posição do Brasil no ranking mundial do IDH, de 2024, ano base 2023, é 89ª (octogésima nona), entre 193 países, caindo duas posições. O IDH do Brasil é 0,760, ano 2024.
Terceira - Como o IDH do Brasil tem evoluído ao longo das últimas décadas?
O IDH do Brasil tem mostrado uma tendência de melhora gradual ao longo do tempo. Desde a década de 1990, observamos avanços significativos em indicadores como a expectativa de vida, o acesso à educação e o aumento da renda per capita. No entanto, desafios persistentes, como desigualdades regionais socioeconômicas, continuam a influenciar negativamente essa medição do desenvolvimento humano nacional, mantendo o Brasil em colocação baixa mediante os países; observe que atualmente o Brasil ocupa a 9ª (nona) posição entre as maiores economias (países mais ricos) do mundo, mas a população brasileira é alta, então o PIB per capita não é tão alto quanto o dos países mais desenvolvidos. A desigualdade social no Brasil é grande, onde poucos são extremamente ricos e muitos são muito pobres, ou seja o Brasil é rico, mas o povo é pobre. Esse é o desafio: melhorar a renda do povo (trabalhador) do Brasil, bem como sua educação e saúde.
Quarta - Como o Índice de Desenvolvimento Humano varia no imenso território brasileiro?
O IDH varia consideravelmente no imenso território do Brasil, com regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste, geralmente apresentando índices mais altos do que regiões menos desenvolvidas, como Norte e Nordeste.
Quinta - Qual é a tendência recente do IDH do Brasil?
A tendência recente é que o IDH do Brasil volte a crescer, mais rapidamente, pois políticas públicas de ampliação da renda (salário mínimo) do trabalhador foram retomadas. Além disso, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu, 2,9% pontos com relação ao ano anterior, o que surpreendeu à maioria de consultorias econômicas que demonstravam pessimismo com o novo Governo Lula; o dólar se mantém estável menor do que em 2022, assim como a inflação.
O Governo busca zerar o déficit público, que caso aconteça será uma demonstração de competência na condução econômica (Ministro Fernando Haddad). Outra boa notícia, que demonstra confiança da comunidade internacional no Governo Lula é que no primeiro trimestre do ano de 2023 o Brasil foi o segundo país do mundo que mais recebeu investimentos externos. Já um ponto, extremamente negativo, que vem impedindo nosso país de avançar mais no crescimento econômico é a alta taxa de juros (Selic) pratica pelo Banco Central, figurando entre as maiores do mundo. Mas, aos poucos, o Banco Central vem diminuindo a taxa Selic, mas em ritmo ainda bastante lento, infelizmente.
O Brasil precisa diminuir a desigualdade social, melhorando a renda dos trabalhadores e buscar melhorias significativas na qualidade da educação, pois uma nação desenvolvida significa que seu povo é bem alimentado, com acesso à saúde, educação, saneamento básico e cultura, ou seja vivendo otimista na prosperidade.
Geografia Newton Almeida
http://geografianewtonalmeida.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário