terça-feira, 12 de junho de 2012

Fases da Lua : Conhecimentos Gerais de Astronomia : Lua Nova : Lua Cheia

        


Geografia Newton Almeida

    "   Algumas Relações entre a Terra e a Lua   

   Há indícios de que desde a Pré-História o ser humano marca o tempo guiando-se pelos corpos celestes. O Sol, provavelmente, foi o primeiro a ter seus efeitos observados aqui na Terra. A ideia da passagem do tempo pode ter surgido quando se percebeu que o Sol "nasce" e "desaparece" no céu, num fenômeno rítmico. Essa constatação deve ter levado o ser humano a entender o dia e a noite como fenômenos que se alternam.
   Os indígenas não possuem registros escritos de seu passado, mas sabe-se que eles, assim como outros povos, acumularam suas experiências durante várias gerações por meio de lendas, muitas das quais tiveram origem em observações do céu, antes mesmo do contato com os europeus. 
   Para eles, a Lua era  o segundo astro - o primeiro era o Sol - consultado para indicar a passagem do tempo. Observando-a diariamente, os índios perceberam que ela surge no céu com uma forma diferente a cada noite, mas que, apesar disso, apresenta um ciclo rítmico, como o ciclo dia-noite, percebido pelo movimento aparente do Sol. Para a maioria  das tribos, esse ciclo, que nós chamamos de ciclo lunar, começa logo depois da Lua nova, quando o primeiro filete da Lua aparece no céu.
   Esse e outros conhecimentos foram resultado de observações feitas em estreita ligação com os hábitos da vida e o cotidiano dos indígenas. Isto é, não foi por mera e isolada contemplação do universo que o conhecimento se deu e foi se acumulando, pouco a pouco, às histórias e à cultura desses povos, mas por ter forte relação com a realidade deles. Por exemplo, os indígenas notaram que na Lua cheia os animais se agitam mais devido ao excesso de luz, tornando-se presas fáceis e, portanto, alimento garantido. Eles sabem também que na Lua cheia há fartura de camarão e que na Lua crescente e na Lua minguante pesca-se mais linguado no mar. O plantio e a colheita de alimentos eram mais bem-sucedidos quando praticados em função do aparecimento ou desaparecimento de determinadas estrelas no céu. 
   Tais conhecimentos empíricos de astronomia podem ser reconhecidos também na organização social e em condutas do cotidiano, além de terem contribuído para o estabelecimento de códigos morais e o planejamento de rituais. Assim, os índios aprenderam muito sobre os  fenômenos na natureza pela simples observação e associação não só com as fases da Lua, mas também com outros fenômenos celestes. 
   Sabemos que a Lua muda de "aparência" todos os dias, mas convencionou-se agrupar essas mudanças em quatro fases: Lua nova, quarto crescente, Lua cheia e quarto minguante.   "
Geografia Newton Almeida

Fonte :  SANTANA, Olga; FONSECA, Aníbal. Ciências Naturais, 8º ano. Editora Saraiva, 3ª edição. São Paulo : 2009 . 


GEOGRAFIA Newton Almeida

Orientação no Espaço Geográfico em Perguntas com Respostas O Que É Orientação pelo Sol?





Geografia Newton Almeida

Orientação no Espaço Geográfico 

            O que É  Orientação ?
  
     Você já se perdeu alguma vez? Isso é muito comum de acontecer. Quando você está visitando um amigo e ainda não conhece muito bem as ruas daquele bairro, na hora de voltar para sus casa pode acontecer um esquecimento do caminho, então você acaba se perdendo, ou seja, ficou sem a orientação ou desorientado.  
      Orientação é a capacidade de encontrar os caminhos que conduzem às localizações que desejamos alcançar. Utilizar um mapa é a maneira certa para garantir a nossa orientação. 
      Quando queremos nos orientar, encontrar o caminho certo, precisamos seguir pontos de referência. Um ponto de referência pode ser uma praça, ou uma loja ou um posto de gasolina que são facilmente visualizados e servem para nos orientar. 
        Também utilizamos os elementos das paisagens como pontos de referência, como:  na frente da ponte do rio; embaixo do viaduto; atrás da praça. 
      Quais pontos de referência ou informações geográficas são necessários para encontrar a casa de alguém? Numa cidade para encontrarmos a casa de alguém temos que saber em qual bairro fica, depois o nome da rua, e por fim em que número a casa está. Sem estas informações fica muito difícil a orientação, principalmente se a casa estiver localizada numa grande cidade. 
Geografia Newton Almeida

         Perguntas com Respostas 


PERGUNTA    1-  Em qual continente do mundo você mora ? 

RESPOSTA    O mundo é formado por oceanos e continentes. Os oceanos são as massas de água que circundam as terras emersas. O que são terras emersas ?  São os continentes, ou seja, as porções de terra em que pisamos, vivemos, construímos as cidades, enfim, as terras acima da superfície das águas dos oceanos, as terras acima do nível das águas dos oceanos. Os continentes do mundo são : Antártida, Oceania, Ásia, Europa, África e América . 
   Eu moro na América, ou continente americano.  A América está dividida em três sub-continentes (em três partes) : América do Norte, América Central e América do Sul .  Eu moro na América do  Sul. 
Geografia Newton Almeida

PERGUNTA     2- Em qual país você mora ?
  
RESPOSTA    Eu moro no Brasil .  O continente sul-americano, ou América do  Sul é um conjunto  de 13 países (para simplificar) . O maior desses países é o nosso Brasil. 

PERGUNTA     3- Em qual estado você mora ?  

RESPOSTA     Eu moro no Estado do Rio de Janeiro . O Brasil tem 26 estados, mais uma Unidade Federativa (que é a capital Brasília). Portanto dizemos que o Brasil possui 27 Unidades Federativas. 
  O que quer dizer unidade federativa? Significa uma determinada porção, ou parte, do Brasil que é comandada por um governo estadual. E o Brasil, quem comanda? O Brasil é comandado pelo Governo Federal, cuja autoridade maior é o (a) Presidente. 
    No caso da Unidade Federativa a autoridade máxima é o Governador . Se o Brasil tem 27 Unidades Federativas então temos 27 governadores. 

Geografia Newton Almeida

     Imagem acima - parte do litoral do Brasil e região sudeste, mostrando em destaque o Estado do Rio de Janeiro (observe a Baía de Guanabara contornada pela linha verde brilhante).  


PERGUNTA    4 - Em qual cidade você mora ? 

RESPOSTA   Eu moro na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tem 5.565 cidades ou municípios. Quem é a maior autoridade na cidade ? É o Prefeito. De quatro em quatro anos são realizadas eleições nos 5.565 municípios do Brasil para a escolha do Prefeito. A escolha é feita pelos eleitores, que são pessoas que receberam o título de eleitor, a partir dos 16 anos de idade. No Brasil o voto é obrigatório, para quem tiver entre  18 e 70 anos de idade.  Portanto se você estiver com quinze anos, comece a se informar sobre o título de eleitor, na Junta Eleitoral da sua cidade.      

PERGUNTA   5 -  Em que bairro você mora?

RESPOSTA    Eu moro no bairro de Copacabana. As cidades são divididas em bairros para que sejam melhor organizadas. Os bairros tem ruas, praças, escolas, clubes, igrejas, lojas, às vezes shopping center .  
    Se o  Brasil tem 5.565 cidades já parou para pensar quantos bairros o Brasil tem?  Se cada cidade tiver em média 20 bairros, então teremos 5.565 x 20 =  111.300 bairros! 
  Se cada bairro tiver uma média de 20 ruas, então o Brasil terá:  111.300 x 20 =  2.226.440 (dois milhões, duzentos e vinte e seis mil, quatrocentos e quarenta)  ruas. Puxa, o Brasil é enorme! 
                                             Continuação 

    Mas se você estiver num lugar sem referências, como uma floresta, um deserto, ou numa viagem de barco, ou um avião voando : como poderá encontrar o caminho ? 
Geografia Newton Almeida
      De que maneira se orientar no espaço geográfico ?  Há muito tempo observando os astros, os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não há pontos de referência conhecidos. 

              A Orientação pelo Sol
  
    Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge, ao amanhecer, e desaparece, ao anoitecer, nas mesmas direções todos os dias. Com base nessas observações, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, que são chamados de pontos cardeais:  norte, sul, leste, oeste . 
Geografia Newton Almeida
   Todos os dias o Sol nasce na direção Leste e se põe na direção Oeste. Portanto, para se localizar através do Sol, ou tendo o Sol como referência, basta observar a direção em que ele nasce, e apontar o braço direito para lá, então o norte estará à sua frente, o oeste estará na direção do seu braço esquerdo apontar, e o sul estará atrás de você.  
      O Norte também costuma ser chamado de setentrional ou boreal, o Sul de austral ou meridional, o Leste de oriente, e o Oeste de ocidente.  
NORTE = setentrional , boreal
SUL = meridional , austral
Leste = oriental
Oeste = ocidental       

        Mas , e para localizar uma cidade, ou país, que esteja entre duas direções cardeais, como é feito ? 
    Com base nos pontos cardeais, ou direções cardeais,  foram determinadas outras direções intermediárias, conhecidas como direções colaterais :

- entre o Norte (N)  e o Leste (L) está o Nordeste (NE)
- entre o Norte e o Oeste (O) está o Noroeste (NO) 
- entre o Sul (S)  e o Leste está o Sudeste (SE)   
- entre o Sul e o Oeste está o Sudoeste (SO)  ;   

        Existem ainda pontos subcolaterais, localizados entre os cardeais e os colaterais. Para utilizar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais foi desenhada a Rosa Dos Ventos (abaixo). Repare que os pontos cardeais estão na cor amarela, os colaterais estão na cor vermelha e os subcolaterais estão na cor cinza. 

domingo, 10 de junho de 2012

Muralha da China


Geografia Newton Almeida

           "   A Grande Muralha 
   Apesar da sua unidade linguística e cultural notável, a China contava com uma unidade política precária, o que a fez sofrer ainda do que a Europa com as invasões. Sugestivamente, o Império Romano nunca construiu um grande muro para se defender daqueles que atacavam  por terra, mas a China, ainda num período inicial, teve de planejar uma imensa muralha para manter sob vigilância seus inimigos, que habitavam as terras secas e esparsamente povoadas do noroeste. 
   A Grande Muralha da China foi concluída em 214 a.C., embora nunca estivesse definitivamente pronta, já que era constantemente prolongada e ampliada. A obra refletia a capacidade de organização dos governantes, bem como a força e resistência das centenas de milhares de trabalhadores designados compulsoriamente para as tarefas nacionais. Estes contavam com menos motivos do que seus governantes para admirar aquela grandiosa obra: tinham sido afastados de casa para empenhar-se durante longas horas em pedreiras e fábricas de tijolos, muitas vezes nunca mais voltando a ver suas famílias. Logo se percebeu que o terreno próximo à muralha era acidentado e, em determinado trecho, um enorme desvio precisou ser feito para evitar a grande curva do Rio Amarelo (Huang He). No total, a muralha e suas voltas chegaram a 6,3 mil quilômetros. Se obra semelhante fosse construída na parte mais larga da Austrália, de leste a oeste, não seria mais extensa do que a Grande Muralha da China. Em tempos de perigo, o exército que a guardava deve ter sido bastante numeroso para padrões da época. Quando havia possibilidade de invasão, dezenas de milhares de olhos precisavam ficar atentos e manter vigilância. Além disso, um grande número de soldados tinha como principal tarefa lutar, e não vigiar.  .....   " 

Fonte :     Livro -  BLAINEY, Geofrey; Uma Breve História do Mundo, Editora Fundamento, São Paulo : 2011 .

   
Geografia Newton Almeida
    A  estrutura da Grande Muralha varia de acordo com a região em que os diferentes trechos estão construídos. Devido a diferença de materiais disponíveis em cada local, as diferentes condições de relevo, projetos e técnicas de construção, e mesmo da situação militar vivida por cada dinastia, os trechos da muralha apresentam variações. Perto de Beijing, por exemplo, os muros foram construídos com blocos de pedras de calcário; em outras regiões, podem ser encontrados o granito ou tijolos; nas regiões mais ocidentais (a oeste), de desertos, onde os materiais são mais escassos, os muros foram construídos com vários elementos, entre os quais galhos de plantas enfeixados. Em geral os muros apresentam uma  largura média de sete metros na base e seis metros no topo, com altura média de sete metros e meio. Segundo foi divulgado por cientistas chineses em abril de 2009, o comprimento total da muralha é 8.850 Km.    
Geografia Newton Almeida
      Imagem acima : mapa com a indicação dos diversos trechos da Muralha da China 


GEOGRAFIA Newton Almeida

sábado, 9 de junho de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre a Formação Histórica da América

    



Geografia Newton Almeida

          Formação Histórica  da América - 8º ANO   -  Exercícios Resolvidos 

PERGUNTA   1- Explique como se deu a formação histórica da América Latina. 

RESPOSTA    A partir do século XVI as potências européias (Inglaterra, França, Espanha e Portugal, principalmente) iniciaram o processo de colonização na América Latina. 
  O interesse dos países europeus era a extração de recursos minerais (ouro, prata, pedras preciosas), também a madeira (a exemplo do pau-Brasil) e a produção de produtos agrícolas tropicais (cana-de-açúcar para a fabricação do açúcar, fumo, algodão, etc.). Os colonizadores buscavam o enriquecimento próprio, pouco se importando com o bem-estar dos povos colonizados, e para isso escravizaram os indígenas e trouxeram os escravos negros da África.    
  Portanto, foram enviados para as colônias pessoas que representavam os interesses dos colonizadores, para impor à força as suas leis, seus pesados  impostos e para organizarem a exploração dos territórios dominados. 
   É importante observar que esse modelo de colonização é chamado de colonização de exploração, ao contrário do modelo de colonização de povoamento que aconteceu no Canadá e Estados Unidos. 
   Mas, por que na América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) não aconteceu a colonização de exploração e sim a colonização de povoamento ?  
  A razão é que na América Anglo-Saxônica o clima é semelhante ao da Europa, predominantemente temperado, e por isso a agricultura de produtos tropicais não se adaptaria a essas colônias. E também,  por sorte desses países, os metais e pedras preciosas só foram encontrados após a independência dos Estados Unidos, a partir do século XVIII. 
  As pessoas, vindas das potências européias, que foram morar  na  América Anglo-Saxônica eram conjuntos de famílias que estavam buscando fugir das guerras e perseguições religiosas, fato muito  comum nessa época na Europa. Então, essas famílias tinham  como objetivo construir uma vida melhor e próspera, o  que chamamos de colonização de povoamento. 

PERGUNTA  2 - Que marcas foram deixadas pelo modelo mercantilista e explorador que caracterizou a colonização da América Latina?  Cite exemplos. 

RESPOSTA 
     O mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na Idade Moderna, onde os sistemas de governo eram monarquias absolutistas, entre os séculos XV e XVIII, que se caracterizou pela dominação de territórios da América, África  e Ásia, trazendo das colônias metais e pedras preciosas e produtos vegetais agrícolas tropicais, utilizando a mão-de-obra escrava para a exploração dessas atividades.
   As conquistas das colônias foram possíveis com as grandes navegações. O domínio de técnicas de navegação, assim como a construção das embarcações que cruzavam as rotas marítimas, impulsionaram o mercantilismo. 
   As colônias só podiam realizar o comércio com as metrópoles (potências colonizadoras). O objetivo dos colonizadores, ou metrópoles, era acumular a riqueza, do Reinado Absolutista, para dessa forma manter o poder central. 
    As marcas deixadas são a desigualdade social atual, onde a massa trabalhadora vive com salários baixos em comparação com poucas famílias muito abastadas. Nos últimos anos o Brasil tem feito um esforço para diminuição da desigualdade social, principalmente através de programas sociais de transferência  de renda (como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e aposentadorias, Benefício da Prestação Continuada - LOAS, lei de cotas de emprego para Portadores de Deficiência, Programa Nacional  da Agricultura Familiar, avanço da Reforma Agrária, e outros). Outra marca do mercantilismo  é a grande maioria dos negros mantidos na pobreza, pois ainda não lhes foram  dadas oportunidades de erguerem-se diante da exploração e dos horrores da escravidão. Recentemente está sendo adotada a distribuição de cotas para negros em universidades, como instrumento de resgate da exploração histórica a que foram submetidos. 
   

Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .   
    *Atenção as respostas são do Professor Newton Almeida.  
   

GEOGRAFIA Newton Almeida

8º Ano Ensino Fundamental - Exercícios Resolvidos de Geografia - América - Medindo Distâncias nos Mapas

        


Geografia Newton Almeida

         América :  Exercícios Resolvidos  (respondidos pelo Newton Almeida) 

 1-  PERGUNTA    De acordo com a sua posição geográfica o continente americano divide-se em América do Norte, América Central e América do Sul. E, de acordo com o critério histórico-cultural, como o continente está dividido? Na sua opinião é possível propor outras divisões? 

RESPOSTA  

    Levando em conta os critérios histórico-culturais o continente americano é dividido, ou regionalizado, em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na minha opinião poderíamos propor a divisão em países capitalistas e países socialistas (no caso apenas Cuba) , segundo o sistema de governo. Outra forma  de regionalização seria a dos países que são enclaves (palavra recente que é o mesmo que colônia), no caso Suriname e Guiana Francesa, chamaria de América do Enclave. E tantos outros critérios de regionalização da América podem ser sugeridos, como dividir a América em países litorâneos e países continentais (de acordo com a proximidade com os oceanos). 

2- PERGUNTA      A América Latina é formada por um conjunto de países muito diferentes entre si. Dois elementos dão um certo sentido a esse conjunto. Quais são eles? 

RESPOSTA 

     A sua formação histórica e o subdesenvolvimento. 

3-  PERGUNTA     O  mapa abaixo mostra a divisão política da América Latina. Depois de observá-lo, faça o que se pede.
Geografia Newton Almeida
 a) Cite o nome do país da América do Norte que também pertence à América Latina.
 b) Considerando que a América Central é formada por uma parte continental e por um conjunto  de ilhas (parte insular), escreva: 
 - o nome dos países da parte continental da América Central ;
 - escreva o nome do maior país em extensão da América Central insular. 


RESPOSTA


a) O México pertence à América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e também faz parte da América Latina. 
b) Países da parte continental da América Central : Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.  
  O maior país da América Central Insular (ou Caribe) é Cuba. 

4-   PERGUNTA   Observe o mapa político da América do Sul, abaixo, e responda:
Geografia Newton Almeida

a) o nome dos oceanos que banham a América do Sul.   
b) o nome dos dois maiores países em extensão territorial.
c) quantos quilômetros separam a capital do Brasil da capital da Venezuela.
d) o nome dos países que não fazem fronteira com o Brasil.
e) o nome de uma capital sul-americana que você gostaria de visitar. 

RESPOSTA  

a) O Oceano Atlântico (banha a costa leste da América do Sul) e o Oceano Pacífico (banha a costa oeste da América do Sul). 
b) Os maiores países em extensão territorial da América do Sul são o Brasil e a Argentina. 
c) De acordo com a escala gráfica do mapa percebe-se que 1 centímetro equivale a 727 quilômetros (na realidade). Portanto, medindo a distância, com uma régua milimetrada, de Brasília a Caracas, encontra-se 5 cm. Se 1 cm equivale a 727 Km, então 5 cm equivale a 3635 Km (três mil, seiscentos e trinta e cinco quilômetros) em linha reta.  Veja as fotos abaixo. 
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida
d) Equador e Chile.
e) Eu gostaria de visitar Caracas, a capital da Venezuela. 

  Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 . 


GEOGRAFIA Newton Almeida




       A maneira mais fácil de  ENCONTRAR seu AMOR 
                 >>>>> Veja Aqui Agora <<<<<








domingo, 3 de junho de 2012

Países Socialistas Coréia do Norte Cuba e Vietnã

    


Geografia Newton Almeida

       Com o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e do mundo que essa potência comandava, Coréia do Norte, Cuba e Vietnã, ao lado da China, são os últimos países socialistas. Para superar problemas econômicos, o Vietnã seguiu o exemplo chinês, isto é, reúne uma ditadura de partido único com mecanismos de economia de mercado. A Coréia do Norte, socialista irredutível, enfrenta uma situação muito difícil, causada, principalmente, pelo isolamento em que se colocou em relação ao resto do mundo, em razão da sua postura radical de não adotar mecanismos de economia de mercado. Em Cuba, Fidel Castro já fez algumas concessões, na tentativa de melhorar a economia do país.  (*Nota do Newton Almeida, fonte Wikpedia  :  Em 24 de fevereiro de 2008, com a renúncia do irmão Fidel, devido a problemas de saúde, Raúl Castro assumiu o comando da ilha, prometendo algumas reformas econômicas, como o incentivo a mais investimentos estrangeiros e a mudanças estruturais para que o país possa produzir mais alimentos e reduzir a dependência das importações. Entretanto, o regime segue fechado no campo político, reprimindo brutalmente os dissidentes ) .   

                     Coréia do Norte 
   Um socialismo rígido de orientação stalinista e hereditário domina a Coréia do Norte desde 1953. O atual tirano Kim Jong Il, herdou, em 1994, o poder de seu pai, Kim Il Sung, denominado  o Camarada Grande Líder. (*Nota do Newton Almeida , fonte Wikpedia : Em junho de 2010, a 12ª sessão da Suprema Assembleia Popular elegeu Choe Yong Rim para substituir Kim Jong Il no cargo de primeiro-ministro). 
   Com um regime fechado, o país  só se aproximou da China, cuja economia vem tomando novos rumos nos últimos anos, para solucionar o grave problema da fome que castiga a população. 
   País rural, de economia planificada e ditadura fortíssima, a Coréia do Norte construiu o seu regime socialista sob o dogma do isolacionismo, o juche, que significa auto-suficiência em coreano. Como resultado, só obteve pobreza e fome, que vitimaram mais de 2 milhões de pessoas nos últimos anos. As indústrias, todas estatais, estão falidas. As enchentes de 1995 - 1996 e a seca 1997 arruinaram o que havia sobrado da agricultura.  
   A crise econômica obrigou a Coréia do Norte a pensar na possibilidade de construir zonas de livre-comércio onde será permitida a entrada de capitais estrangeiros. Porém, o país não conta com infra-estrutura (estradas, energia elétrica) para o funcionamento de novas indústrias em seu território. Uma dessas zonas é Rajin-Sonbong, e os maiores investimentos virão da Coréia do Sul. Os sul-coreanos são os principais interessados em ajudar os irmãos do norte, pois isso diminuiria os problemas no  caso de uma futura, mas pouco provável, reunificação do país. 
   Na Coréia do Norte, não se pode ir de uma cidade a outra sem a aprovação do governo. O correio é controlado pelo Estado; rádio e televisão estão no alcance de poucos. Energia elétrica, alimentos e remédios são objetos de luxo. Cada família só pode ter uma lâmpada em casa. Apesar de toda a miséria, a Coréia do Norte tem um dos maiores arsenais nucleares do mundo. Em outubro de 2006, a Coréia do Norte realizou um teste nuclear subterrâneo que foi condenado pela comunidade internacional, aumentando o isolamento do país em relação ao resto do mundo. Em virtude desse fato, o Conselho de Segurança da ONU impôs restrições comerciais e armamentistas à Coréia do Norte. Porém no início do ano seguinte, o país resolveu não prosseguir com seu programa nuclear.
Geo Newton
  Foto acima : manifestação popular na praça Kim Jong Il, em Pyongyang, capital da República Democrática Popular da Coréia do Norte. A cidade de 2,7 milhões de  habitantes, localiza-se às margens do rio Taedong, próximo ao litoral.    
                                                                      
                                A guerra que não acabou 
   Separadas pelas rivalidades da guerra fria, Coréia do Norte (socialista) e Coréia do Sul (capitalista) não assinaram nenhum tratado de paz em 1953, quando cessaram as hostilidades na região.  Isso significa que a guerra não  acabou oficialmente na península coreana. Apenas em julho de 2000, os presidentes das duas Coréias encontraram-se para conversar sobre uma hipotética reunificação. Porém, em  março de 2001, a Coréia do Norte interrompeu bruscamente as negociações com a Coréia do Sul,  sem nenhuma justificativa. Em setembro de 2002, as conversações foram retomadas com alguns progressos, como a construção e a  recuperação de rodovias e ferrovias ligando o Sul e o Norte da península.
Geografia Newton Almeida
   No mesmo mês de setembro de 2002, a Coréia do Norte realizou uma grande mudança em sua política econômica,  anunciando a abertura de uma zona  capitalista, uma área de 320 Km², próximo á Sinuiju, no noroeste do país. A região deverá ser comercial, industrial e financeira, sem a interferência do Estado, que, no entanto, construirá um muro  para impedir a entrada de norte-coreanos. Os capitalistas serão japoneses, sul-coreanos e chineses, além dos provenientes dos países do Ocidente. O chinês naturalizado holandês Yang Bin dirigirá a zona especial norte-coreana. 
                               Cuba : de "quintal" dos EUA à Ilha de Fidel 
   Desde sua independência, após a Guerra Hispano-Americana, no final do século XIX, até a vitória da Revolução Cubana (1959), Cuba foi controlada pelos Estados Unidos. A Emenda Platt, votada em 1903 após a independência de Cuba, deu aos Estados  Unidos esse direito em  troca do apoio dado pelos norte-americanos na guerra que os cubanos empreenderam para se libertar do domínio  espanhol. 
   Mas, em 1959, um grupo de guerrilheiros, entre os quais estavam Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara, acabou com essa interferência, ao derrubar o ditador Fulgêncio Batista, ligado à máfia e aos Estados Unidos. A princípio, o movimento guerrilheiro era essencialmente nacionalista. Porém, nos primeiros anos de  governo, Fidel  Castro optou por se aliar à URSS e adotar o modelo soviético.
   O fato de uma ilha situada a aproximadamente 150 Km da península da Flórida adotar um  regime socialista foi desagradável para o gigante capitalista norte-americano. A punição foi o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos aos cubanos, que  perdura até hoje. 
      
                   O governo de Fidel Castro 
   O governo de Fidel Castro dura há mais de quarenta anos. Ao controlar o país com mão-de-ferro, ele gerou uma considerável massa de desertores que formaram uma "nova Cuba", na Flórida, Estados Unidos.
Geografia Newton Almeida
         Foto acima : Fidel Castro.  Desde 1959 até 2008, governou Cuba de maneira autoritária, sem eleições diretas nem liberdade de imprensa. Seu irmão Raúl Castro assumiu o poder, em 2008, devido  ao precário estado de saúde de Fidel.  
       Durante a guerra fria, a URSS encontrou uma fórmula para  manter a economia cubana : comprava o açúcar dos cubanos com preços subsidiados e, ao mesmo tempo, vendia a eles petróleo a preços bem mais baixos do que os praticados no mercado internacional. 
   Com essa ajuda, o país de Fidel Castro conseguiu indicadores sociais invejáveis no campo da saúde e da educação. Porém a economia cubana, assim como a economia soviética, penalizava a população quanto ao fornecimento de alimentos e bens de consumo. Sem acesso à tecnologia e à modernização, Cuba parece ter parado no tempo.
   Se a crise na URSS atingiu Cuba, o fim da potência socialista desorganizou sua economia, já fragilizada. O velho líder, Fidel Castro, foi obrigado a aceitar modificações para salvar o regime adotado  no país. Hoje o capital estrangeiro é bem-vindo na ilha. O mesmo acontece com os dólares que dissidentes do regime cubano, exilados nos Estados Unidos, mandam aos seus parentes que permaneceram em Cuba. As primeiras empresas mistas, de capital estrangeiro e estatal, são admitidas na economia cubana. 
   Incentivar o turismo foi outra idéia que tem feito o país respirar. Com lindas praias, arquitetura colonial e povo hospitaleiro, é grande o número de turistas que visitam Cuba para passar férias. Além do turismo, Cuba possui importantes reservas de níquel e aproveita os bons preços do produto no mercado internacional. 
   O petróleo da Venezuela, o capital chinês a té mesmo uma modesta ajuda do BNDES brasileiro substituíram a ajuda da antiga URSS, mas essa situação mantém o país em uma grande e incômoda dependência externa.                
    
                                             Vietnã
    A República Socialista do Vietnã, símbolo da maior derrota dos Estados Unidos na guerra fria, abriu sua economia ao capitalismo, aproximou-se de seu maior inimigo (EUA) e, atualmente, recupera-se dos impactos  da  crise asiática de 1997-1998. 
   Antiga  colônia francesa na península da Indo-china, o Vietnã tornou-se independente em 1954, dividido em dois Estados: Vietnã do Norte, socialista, e Vietnã do Sul, capitalista.
   No início dos anos 1960, começou a guerra entre o Norte e o Sul, que só terminou em 1975 e reunificou o país sob o regime socialista. O Vietnã saiu arrasado do conflito. Milhares de vietnamitas e norte-americanos morreram. 
   Nos últimos anos, o Vietnã tem realizado reformas para tornar sua economia mais dinâmica, apesar de se manter socialista. Começou com a diminuição da burocracia e o ingresso na OMC, em 2005. Além disso, em 2006, anunciou a privatização de 104 empresas estatais. Desse modo, o país tem crescido a uma média de 7% ao ano e tem melhorado rapidamente seus indicadores socioeconômicos. 
Geografia Newton Almeida
     Foto acima:  cidade vietnamita de Ho Chi Minh, que recebeu o nome do líder comunista após  a guerra que castigou o país.                    
   
Fonte :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DINÂMICA em Sala de Aula : Capacidade de COMUNICAÇÃO do Aluno : Sugestão aos Professores




Geografia Newton Almeida

   Desenvolver a Capacidade de Comunicação é Fundamental 


    Quando os professores percebem que seus alunos têm muita dificuldade de expressão, ficam  nervosos ao  reponderem um simples pergunta, demonstram uma inibição doentia, devem conversar individualmente, reservadamente com o aluno para identificar  qual seria a causa do problema. 
   Por vezes, o ambiente familiar não impede o relacionamento interpessoal da criança ou adolescente, e ele adquiriu um medo, ou fobia, a partir de experiências traumáticas, dentro da própria escola. 
    O bullying pode ser a causa principal do  medo do aluno  em expressar-se, e os professores devem buscar planos para restabelecerem a auto-confiança de seus alunos.  Ao mesmo tempo em que sabemos da importância da capacidade de comunicação para qualquer cidadão, que terá que enfrentar exposições em público durante a sua carreira profissional, seja ela qual for 
     Uma sugestão simples é a DINÂMICA em que agrupamos os alunos em duplas e um aluno finge ser o professor enquanto o outro, da  sua dupla, será o aluno. Cada dupla recebe um pequeno texto, constituído de uma PERGUNTA e uma RESPOSTA e terão que expor para os outros esse conteúdo. 
   Quando o professor não consegue a organização necessária para desenvolver a Dinâmica, se a turma fica muito sem vontade, ou se ficam muito mais bagunceiros, é um sinal de que necessitam muito desenvolverem a própria auto-estima. Portanto, a perseverança nas dinâmicas, fará com que o professor consiga um relacionamento melhor entre todos, e estará realizando um enorme benefício para esses alunos no futuro.   E nesse caso, de uma turma extremamente apática ou bagunceira, o apoio de outros profissionais da educação também pode ser valioso. 
   
              SUGESTÃO DE CONTEÚDOS PARA A DINÂMICA
  (Ensino fundamental : Sustentabilidade, Problemas Ambientais, Europa) 

PERGUNTA     Do dia 13 a 22 de junho a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a Rio + 20, que é uma Conferência Mundial sobre o desenvolvimento sustentável . O que é  Desenvolvimento Sustentável ? 
RESPOSTA      Os seres humanos alteram a natureza para poderem produzir seus alimentos e para terem melhores condições de moradia e qualidade de vida. Como a população do mundo vem crescendo muito, os cientistas, pesquisadores e autoridades têm a preocupação de que o planeta Terra não suporte manter essa enorme população, portanto é necessário buscar o desenvolvimento sustentável, ou seja planejar o desenvolvimento humano que garanta o equilíbrio ecológico na Terra e a garantia da biodiversidade, ou seja a variedade dos organismos, para a garantia da vida das gerações futuras.

PERGUNTA      Quando realizamos grandes obras é necessário alterar a natureza, ou o ambiente que nos cerca. As obras mal planejadas geram grandes problemas ambientais. O que  é problema ambiental ?
RESPOSTA    O problema ambiental é o desequilíbrio do meio ambiente em consequência da ação humana. Por exemplo,  nas grandes cidades a diminuição das áreas de florestas, que foram substituídas por materiais como o asfalto, concreto e vidros, faz com que a temperatura ao longo  do dia aumente muito, fenômeno chamado de  Ilha de Calor.

PERGUNTA    As sociedades humanas necessitam  de energia para o seu conforto. Nos países de clima muito frio é necessário o aquecimento das  casas. Quando a luz do dia acaba e a noite chega, precisamos de iluminação artificial. Esses são alguns exemplos da necessidade de energia. Na Europa costuma-se gerar a energia elétrica a partir da energia nuclear. Qual tipo de problema ambiental pode ser ocasionado pela utilização da energia nuclear ?
RESPOSTA    Um dos grandes problemas do uso  da energia nuclear é como tratar, estocar e dar um destino para o lixo nuclear, que pode continuar emitindo a radioatividade por milhões de anos. O lixo nuclear costuma ser armazenado em caixas de concreto que são depositadas no fundo do mar. O risco é que a radiação ultrapasse essa barreira e contamine o ambiente.

PERGUNTA  Um problema ambiental que acontece em consequência  da utilização de combustíveis fósseis (petróleo e principalmente o carvão) é a chuva ácida. Explique o que é a chuva ácida .
RESPOSTA     A partir  da utilização dos combustíveis fósseis, principalmente com a utilização do carvão para gerar energia elétrica, a sua queima emite resíduos  que formam substâncias ácidas, como o dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.  Em contato com o vapor d’água presente na atmosfera as águas da chuva se tornam ácidas, e coloca em risco a saúde dos  seres vivos e o equilíbrio ecológico.

PERGUNTA     A rede hidrográfica Europeia, ou o seu conjunto de rios, é muito densa e possibilita diversas formas do aproveitamento das sua águas. Comente sobre isso .
RESPOSTA     Os rios da Europa são muito  numerosos e formam uma imensa rede hidrográfica. Os europeus também contribuíram para a sua ampliação construindo canais auxiliares que se comunicam com muitos rios.  Os rios da Europa são muito utilizados para a geração de energia elétrica e para o transporte de cargas e pessoas. 

GEOGRAFIA Newton Almeida

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Socialismo : Capitalismo x Socialismo : Socialismo Real

                        

                   Os teóricos do socialismo
     Os primeiros críticos do sistema capitalista surgiram no início do século XIX, a partir da Revolução Industrial e do aparecimento do proletariado, composto do conjunto dos operários que possuem somente a sua força de trabalho para vender para os capitalistas. Eram os socialistas utópicos, também chamados de socialistas românticos.  
     Antes deles Thomas Morus, em seu livro Utopia, publicado em 1516, já havia creditado à propriedade privada todas as injustiças sociais. Entre os socialistas utópicos, destacaram-se Robert Owen (1771 - 1858), Charles Fourrier (1772 - 1837) e o conde de Saint-Simon (Claude H. de Rouvray , 1760 - 1825). Esses pensadores opunham-se ao sistema de produção capitalista e ao liberalismo econômico e preocupavam-se, principalmente, com a busca de uma sociedade mais justa e mais humana.
   No século XIX, porém, outros pensadores questionaram e criticaram mais profundamente a sociedade capitalista. Esses pensadores, que foram chamados de socialistas científicos por alguns autores e de materialistas históricos por outros, propuseram um modo de produção totalmente diferente do sistema capitalista. Entre eles, destacam-se Karl Marx (1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 - 1895). A primeira obra desses pensadores foi O manifesto comunista, publicada  em 1848. Mais tarde, Marx fez uma  abrangente e profunda análise do capitalismo em sua obra mais importante, O capital (1867). 
Geografia Newton Almeida
                       A oposição de Marx ao capitalismo
   Para Marx, o sistema capitalista privilegia a exploração do homem pelo homem e beneficia apenas um pequeno grupo, constituído pelos donos dos meios de produção e por pessoas que possam tirar proveito de alguma forma do mecanismo capitalista (emprestando dinheiro a juros ou comprando mercadorias mais baratas para vender por preços mais altos). Marx alertou sobre o fato de que, com o passar do tempo, essa concentração de riquezas nas mãos de poucos ficaria cada vez mais acentuada. Além disso, previu que o capitalismo, da forma como havia sido estruturado ao longo da história, também chegaria ao fim, assim como ocorreu com o feudalismo  e com outros sistemas de produção anteriores. Para ele, o fim do capitalismo aconteceria com uma grande crise econômica (falências, desemprego, etc.), que desmontaria a estrutura capitalista. 
   A exploração do homem pelo homem foi criticada por Marx e explicada pelo conceito da mais-valia : na sociedade capitalista, o empregado produz mais lucro para o patrão do que o salário que lhe é pago. Por exemplo : o trabalhador tem uma  jornada de seis horas diárias, entretanto, em cinco horas, ele produz um valor equivalente ao salário de seis horas, sendo o valor da outra hora apropriado pelo capitalista. O que é produzido a mais nessa sexta hora foi chamado de mais-valia. Portanto, a mais-valia é o trabalho que não é pago ao operário e que é transformado em lucro pelo proprietário do meio de produção. 

                    Como pôr fim ao capitalismo
   Na teoria marxista, a forma de acabar com a estrutura capitalista seria promover a luta entre as classes que formam essa estrutura: os proprietários dos meios de produção, ou burguesia, versus a força de trabalho, ou proletariado, com a vitória dessa última classe. 
   O proletariado chegaria ao poder e destruiria o grande mal da sociedade capitalista (a propriedade privada dos meios de produção), substituindo-a pela posse coletiva desses meios. Dessa forma, atingiria o seu objetivo final, que seria o fim de todas as desigualdades sociais.
   A forma indicada por Marx para atingir esse objetivo envolveria duas etapas que, como veremos a seguir, popularizaram dois termos muito usados e muitas vezes confundidos: socialismo e comunismo. 

                     Socialismo e comunismo
   Não raro, essas duas palavras são empregadas erroneamente como sinônimos. Porém, na concepção  de Marx, elas serviriam para designar as duas etapas do processo revolucionário que deveria acabar com as estruturas capitalistas e estabelecer a sociedade ideal. 
   Na primeira fase (o socialismo) haveria a necessidade da existência de um estado controlado pelo proletariado para organizar o funcionamento da sociedade. A propriedade dos meios de produção seria estatal e coletiva. Haveria  ainda algumas desigualdades, pois cada um receberia de acordo com o  seu trabalho. 
   A próxima fase seria o comunismo, na qual o estado seria extinto, por não ser mais necessário, e cada um seria remunerado de acordo com suas necessidades. Nessa sociedade, valores como o consumismo e o desejo de acumular dinheiro ou propriedades e ostentar símbolos de riqueza não existiriam. 
   Depois de conhecer essas idéias, você pode perceber que o socialismo e o comunismo idealizados pelos socialistas científicos nunca existiram de fato. E o que dizer da ex- União Soviética, dos países do Leste europeu e de alguns outros, ora chamados de comunistas, ora de socialistas, ora de Segundo Mundo ? 
   Na realidade esses países tentaram uma experiência socialista que, por pouco ter em comum com a teoria político-econômica de Marx, é chamada de socialismo real, que traduz o tipo de socialismo instaurado de fato nesses países. 

                       O socialismo real
   A Rússia, país de economia essencialmente agrária, apesar da extrema pobreza de sua população havia conseguido construir um império, que ocupou enorme extensão de terras no Leste da Europa e no Norte da Ásia. Coube exatamente ao povo russo, após muito sofrer a tirania dos czares (título que recebiam os imperadores russos), realizar a primeira revolução socialista da história - a Revolução Russa de 1917. 
   Com a vitória dos revolucionários e depois de alguns anos de guerra, que incluiu desavenças entre os vitoriosos, foi criado o primeiro país socialista do mundo, a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1922, compreendendo a princípio áreas que pertenciam ao antigo Império Russo.  Leia uma notícia veiculada pelo Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, em sua edição especial, o Jornal do Século. 
Geografia Newton Almeida
    Desde a sua formação até o ano de 1940, a URSS anexou outras áreas ao seu território, tornando-se também o país mais extenso do mundo, com mais de 22.400.000 Km².
   Observe, no mapa abaixo, a formação do país que se tornaria uma das superpotências mundiais a partir de 1945. 
Geo Newton Almeida
                    O socialismo soviético
   O socialismo real, na URSS, teve muito pouco dos ideais dos teóricos do socialismo científico. Instalou-se um governo autoritário, uma ditadura de partido único, autodenominado Partido Comunista, e uma economia em que o Estado ditava as leis do mercado: a economia planificada.  
   A denominação do partido que governava a URSS levou muitas vezes esse país e todos os que seguiram seu caminho a serem erroneamente chamados  de comunistas. Erroneamente, pois não conseguiram chegar sequer à fase do socialismo marxista, quanto mais do comunismo pregado por esse pensador. 
    O governo socialista russo exercia um rígido controle sobre a sociedade :  censurava os meios de comunicação e vetava o direito de as pessoas entrarem e saírem livremente do país. Os burocratas - dirigentes do Partido Comunista (o único na legalidade) - e seus familiares tinham regalias, como carros, casas maiores que as da população, lojas especiais para fazer compras e até  mesmo casas de campo ou de praia, evidenciando a existência de uma  classe dominante. 
   O Estado era dono das terras, das minas de ouro, carvão, etc. e de todos os meios de produção. Não havia propriedade privada, livre concorrência de mercado e muito menos lei da oferta e da procura. 
                     A economia planificada
   Se a economia não era regida pelas leis do mercado, o Estado deveria assumir todo o seu planejamento. Conheça alguns dos mecanismos da economia planificada : 
    - Planejamento da produção e do consumo. Não havia livre aplicação de capital nem busca de lucro. Tudo era rigorosamente planejado pelos burocratas, que visavam controlar o mercado. 
     - Garantia das necessidades básicas. Ao Estado cabia garantir os meios essenciais para uma sobrevivência decente - educação, saúde, aposentadoria, emprego. Essas garantias eram entendidas como uma forma de redistribuição da renda.
   - Planos quinquenais. Havia um órgão central de planejamento que estabelecia as principais diretrizes econômicas do país por cinco anos - o Gosplan, Comitê Central de Planejamento. Sua atuação foi mais centralizadora até 1957, quando havia um planejamento em escala nacional, em cada república e em cada região das repúblicas. A execução desses planos ficava a cargo dos ministérios. 
   A  produção industrial era controlada pelas Direções Gerais das Indústrias, que dividiam essa produção em dois grupos:
  - Os trustes, grupos de integração de indústrias similares em uma determinada região.
  - Os combinados, formados por indústrias que complementavam a produção uma das outras. Existiam combinados metalúrgicos, químicos, etc. 
   Após a reforma agrária inicial  que cedeu terras aos camponeses, logo depois da Revolução Russa, o governo soviético adotou dois modelos coletivos de exploração agrária:
   - Os kolkhozes, cooperativas rurais onde os camponeses cultivavam a terra com máquinas e tratores do Estado. 
   - Os sovkhozes, fazendas estatais onde os camponeses trabalhavam para o Estado. 
   Depois de um período de descentralização econômica (1957 -  1965), quando o Gosplan se tornou mais um órgão de pesquisa do que de execução, a planificação em escala nacional voltou a ser adotada, mas com maior participação dos ministérios das repúblicas do que do ministério central.
                     O mundo socialista
   O socialismo não ficou restrito à URSS. Muitas outras nações adotaram esse sistema para dirigir seus destinos. Observe o mapa abaixo . 
Geo Newton
Países socialistas  do Leste  Europeu (no mapa ): Polônia, Alemanha Oriental, Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária, Albânia, Iugoslávia .  
   Nem sempre os países que adotaram o socialismo permaneceram aliados à União Soviética durante todo o tempo de existência da potência socialista. Iugoslávia  e Albânia, na Europa, e China, na Ásia, são exemplos de países socialistas que romperam com a União Soviética e passaram a seguir orientações próprias. 


                     Quais países são socialistas atualmente ? 
(* inserção do Newton Almeida,
 fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Pa%C3%ADses_socialistas)
                           Cuba, Vietnã, China, Coréia do Norte ,  Laos . 


                      Capitalismo X Socialismo 
   A partir do momento em que a URSS passou a existir como potência mundial (após 1945) e outras nações adotaram o socialismo real, chega ao fim a existência do capitalismo como único sistema socioeconômico do mundo. Começa, então, um período histórico marcado pela rivalidade entre capitalismo e socialismo (real), que ficou conhecido como guerra fria. Esses sistemas têm ideologias completamente antagônicas cujos  interesses não podiam ser conciliados.  

Fonte :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida