quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Geografia para o Ensino Fundamental em Questões de Múltipla Escolha Com Respostas sobre Capitalismo

Geografia Newton Almeida

      Questões de múltipla escolha de geografia, do nível do ensino fundamental  sobre o capitalismo.   Ao final de cada questão está a resposta. Está bem fácil!  Bom exercício! 


1-  Em oposição ao sistema capitalista surgiu o sistema socialista com a Revolução Russa, de Bolchevique em 1917.  Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo.

a) O capitalismo  é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII.

b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

c) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

d) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.


RESPOSTA  -  b


2-  No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão" entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado.  Marque a alternativa correta .

a) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

b)  O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

c) O proletariado é  refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a  sua força de trabalho. 

d) A burguesia é refém do proletariado, com seus  meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 


RESPOSTA  -   a


3-  Quais são as três fases do capitalismo ? 

a) Levando em conta o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em duas fases:  capitalismo de mercado e capitalismo social.

b) Tomando como base o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases : capitalismo agrícola, capitalismo agropecuário e capitalismo bancário.
c) Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo portuário, capitalismo rodoviário e capitalismo aéreo .
d)  Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro . 


RESPOSTA  -   d


4- A fase do capitalismo comercial foi marcada pela expansão marítima, com as Grandes Navegações iniciadas no século XV. A expansão marítima permitiu aos europeus tomar  contato com territórios até então desconhecidos por eles. Esses territórios tornaram-se  colônias fornecedoras de mão-de-obra escrava, matérias-primas e metais preciosos. As  colônias também eram consumidoras dos bens produzidos nas metrópoles, além de receptoras do excedente populacional europeu.      Sobre o capitalismo comercial é correto afirmar :

a) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XXI possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

b) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XVIII ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

c) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XVIII possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

d) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.


RESPOSTA -   c


5- As principais formas de produção de mercadorias no capitalismo comercial eram o artesanato e a manufatura. Marque a alternativa que explica corretamente a diferença entre artesanato e manufatura. 

a)  O artesanato é uma atividade industrial, na qual o artesão trabalha com máquinas muito desenvolvidas. Já na manufatura o trabalho é realizado manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

b) O artesanato é uma atividade coletiva, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas de maneira solitária por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

c) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão não é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também coletivamente, mas individualmente  por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

d) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 



RESPOSTA  -  d


6 - Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento  do que hoje conhecemos como indústria. 
    O texto acima se refere ao surgimento de  qual fase do capitalismo ? 

a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo comercial.
c) Capitalismo social.
d) Capitalismo consumidor. 


RESPOSTA  -   a


7-   No século XVIII, teve início na Grã-Bretanha a chamada  Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalho e pelo emprego de mão-de-obra assalariada. Como consequência,  ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema  capitalista. O desenvolvimento do capitalismo industrial fez ampliar ainda mais as trocas internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores de matérias-primas. 
     Sobre o texto acima, é correto afirmar : 

a)  A revolução industrial aumentou a produção de mercadorias, pela utilização de máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 


b) A revolução industrial diminuiu a utilização de matérias-primas devido à utilização de   máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 


c) A revolução industrial aumentou a renda da mão-de-obra assalariada, pelo aumento das trocas internacionais e especialização do trabalho.


d) A revolução industrial recebeu esse nome, pois revolucionou os processos de trocas de mercadorias, ampliando o mercado consumidor e  especializando o trabalho.



RESPOSTA  -   a



8-  O capitalismo financeiro é a fase atual do capitalismo caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos, ou então os bancos absorvem indústrias. O capitalismo financeiro consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas - as ações - nas bolsas de valores. As ações permitem que pessoas ganhem dinheiro sem a necessidade de participar diretamente da produção de alguma mercadoria. 

            Sobre o texto acima é correto afirmar : 

a) A fase atual do capitalismo é a financeira, que substituiu as indústrias pelos bancos.  As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 


b) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo da bolsa de valores, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de os bancos conseguirem dinheiro com as indústrias .  


c) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo financeiro, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 


d) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo industrial, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 



RESPOSTA  -  c



9-  Assinale a alternativa que enumera as principais características do capitalismo:


a) Propriedade privada dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; proibição do lucro. 

b) Propriedade privada dos meios de produção ; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 

c) Propriedade pública dos meios de produção; economia de supermercado; lei da consulta e da procura ; gasto. 



d) Propriedade pública dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 



RESPOSTA  -   b



10- Uma característica do capitalismo é a concorrência : para obter a maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços. 
      Sobre o texto acima, a única alternativa correta é :   

a) A concorrência busca obter a maior rentabilidade possível, que significa aumentar o lucro, e isso prejudica os consumidores.  

b) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos empresários e é prejudicial aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

c) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

d) A concorrência é uma característica do capitalismo que traz prejuízos  aos consumidores, pois diminui suas opções de compra e reduz preços. 


RESPOSTA  -  c



Geografia Newton Almeida

     A imagem acima mostra um bem sucedido empresário que deve ter enriquecido através da exploração do petróleo. O enriquecimento é o sonho da maioria das pessoas, o que não se trata de algo ruim ou pecaminoso. O importante é que cada ser humano deseje que seu próximo prospere também, e que todos juntos possam enriquecer, e ao mesmo tempo garantirem a preservação de todos os outros seres vivos (biodiversidade). Será que isso vem acontecendo no mundo? Será que o capitalismo vem possibilitando iguais oportunidades a todos? Com certeza a pior marca do capitalismo é a desigualdade social.
    Converse com seus colegas e professores sobre como seria possível diminuir a desigualdade social. Realize um debate, também, sobre o capitalismo e a sustentabilidade. Dois problemas fundamentais que o capitalismo não consegue resolver. 

_________________________________________________________________

domingo, 23 de dezembro de 2012

Geografia : Exercícios Resolvidos : Países Capitalistas x Países Socialistas

              Geografia - Ensino Fundamental  -  Exercícios Resolvidos - Países Capitalistas e Países Socialistas . 
Geografia Newton Almeida
     Queridos alunos e leitores, os exercícios, abaixo, acompanham o desenvolvimento dos conteúdos do livro Projeto Araribá Geografia Crítica, 8º ano, edição 2010.
    O importante é entender e não apenas decorar. Quando você decora, ou memoriza, sem ter entendido, vai esquecer em pouco tempo. 
   Portanto, caso fique alguma dúvida, leia novamente o exercício, converse com os colegas e professor. Ao final dos exercícios estão as respostas. Divirtam-se !  

    1 -  O que significa regionalização do espaço mundial ?
____________________________________________________________________________________________________________

2-  Após a Segunda Guerra Mundial o espaço mundial fica dividido em dois sistemas opostos de poder. Quais são eles ?
 ___________________________________________________________________________________________________________

3-  Explique de que maneira o mundo ficou dividido em dois blocos de poder, após a Segunda Guerra Mundial .
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  
                   
4- Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas firmaram-se como os Estados (países) mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos quanto em termos militares. Essas potências (países muito poderosos) eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos. Quais são esses sistemas ? 
____________________________________________________________________________________________________________   

5-  O que significam os blocos socialista e capitalista ? 
____________________________________________________________________________________________________________

6-  Como ficou conhecida a disputa de poder entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ? 
____________________________________________________________________________________________________________ 

7- A Guerra Fria durou até quando ? Por que ela terminou ? 
____________________________________________________________________________________________________________

 RESPOSTAS 

   1-  A geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações do homem com o meio ambiente. O espaço geográfico, que se refere à presença humana alterando e interagindo com a natureza, é muito amplo, e portanto, é comum dividir essa imensidão do espaço (parte da superfície terrestre) em regiões, ou porções menores, com determinadas caracteríiticas. Quando você vai estudar o corpo humano, por exemplo, vai perceber que é comum dividí-lo em partes, como a cabeça, tronco e membros, ou vai estudar o sistema respiratório, ou circular, e assim por diante.  
   Outro exemplo, podemos dividir a superfície terrestre, ou regionalizar a superfície terrestre,  em oceanos e continentes : os oceanos são as porções, ou regiões da superfície terrestre, cobertas por água de algum oceano; os continentes são as porções da superfície terrestre que estão acima dos oceanos, são as chamadas terras firmes.

   RESPOSTA :  A regionalização do espaço mundial significa a sua divisão em regiões que possuem características semelhantes, a partir de algum critério ou estudo específico.
     
2-  RESPOSTA :   Após a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 e terminou no ano de 1945, portanto no século XX, o mundo ficou dividido (o mesmo que regionalizado) em países capitalistas e países socialistas.
   
3-  RESPOSTA :  A Segunda Guerra Mundial envolveu quase todos os países do mundo, e deixou a Europa arrasada. As cidades da Europa foram destruídas pelos bombardeios frequentes. Estima-se que tenham morrido cerca de 50 milhões de pessoas na segunda Guerra Mundial. Um país que chegou a ruína foi o Japão, que teve duas cidades destruídas por bombas atômicas : Hiroshima e Nagasaki.
    Portanto, até mesmo países vencedores, como o Reino Unido sofreram imensamente com a Segunda Guerra Mundial. Mas, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia) saíram da guerra com melhor situação econômica. Dessa forma, os países do mundo foram divididos em dois blocos de poder : o bloco socialista, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

4- RESPOSTA :  Sistema capitalista (EUA)  e sistema socialista (URSS) .
  
5- RESPOSTA :  A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas liderava o bloco dos países socialistas, que defendiam que o país fosse governado segundo rígido plano econômico que desse a toda a população iguais condições, com moradia, saúde e educação, garantidas pelo governo. Então, simplificando, num país socialista não era importante votar ou escolher um presidente, mas sim pensar em condições  de igualdade para todos. Num país socialista cada pessoa tinha sua casa, recebia educação, mas não tinha liberdade de escolher sua própria profissão. 
     Os Estados Unidos da América liderava o bloco dos países capitalistas, que defendiam a liberdade individual e o direito a escolher o presidente, as autoridades do governo. Para o capitalismo a maior importância é o direito à propriedade privada, o direito de  escolher seu próprio caminho, um sistema de governo em que qualquer pessoa pode ficar rica desenvolvendo seu próprio negócio.

6- RESPOSTA :  Essa disputa de poder, entre os dois blocos de países socialistas e capitalistas ficou conhecida como Guerra Fria. Esse nome Guerra Fria aconteceu já que as duas potências mundiais (EUA e URSS) nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre eles só ocorreu no campo diplomático, principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões e países, como as guerras do Vietnã, da Coeria e do Afeganistão.
     
7- RESPOSTA :  A Guerra Fria vai desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a fragmentação ou dissolução do bloco de países socialistas, que tem na Queda do Muro de Berlim o seu acontecimento marcante. A Guerra Fria vai do ano de 1950 até 1989.
     A Guerra Fria chegou ao fim porque a partir dos anos 1980 o mundo bipolarizado (dois blocos de poder) passou por uma série de transformações. Durante  décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas de dinheiro para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos  não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento.
    Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou o fim da Guerra Fria. 

Geografia Newton Almeida







Foto acima :  queda do Muro de Berlim (tirado da internet, sem autoria informada).


Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  



     GEOGRAFIA Newton Almeida


     







quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mapas : Execício de Geografia : Aprenda a medir distâncias nos mapas : Escala dos Mapas : Legenda dos Mapas

          
Geografia Newton Almeida

       Como Calcular a Distância entre Cidades Usando um Mapa ?  

                         Qual a Distância entre Brasília e Caracas ?



     Esse exercício em questão tem o objetivo de ensinar o aluno a ler mapas. Todo mapa é uma representação do espaço geográfico (uma porção do mundo real) no papel. 
         Todo mapa costuma ter  :



   1  -    Rosa dos ventos    -   indica as direções Norte - próximo ao polo norte da Terra ; para simplificação podemos lembrar do  Norte como a direção para a frente;
     Sul, em direção ao Polo Sul da Terra . Para simplificação podemos dizer que se o Norte é para a frente, então o Sul é para trás. 
     Leste - direção em que o Sol nasce todos os dias, bem cedo, amanhecendo . Para lembrar com facilidade basta associar o Leste ao lado direito.
    Oeste - direção em que o Sol se põe todos os dias, ao final do dia. Para simplificação podemos dizer que se o Oeste  é lado direito.

2-  Título  -  é o assunto de que o mapa trata. Por exemplo : Mapa Hidrográfico do Brasil (mapa que representa os rios do Brasil ) ;  Mapa Turístico da Cidade do Rio de Janeiro  (mapa que tem por objetivo representar  os pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro ) . 

3-  Legenda  - explica os símbolos gráficos utilizados no mapa . Por exemplo : um pequeno círculo preto, bem pequeno, costuma indicar a capital do país, ou de cidades; uma linha toda cortada em cruz, costuma indicar uma ferrovia ; uma linha contínua costuma representar uma estrada , etc. 

4 - Escala -  é um número que explica quantas vezes a realidade é maior do que a representação do mapa. Embaixo do número da escala é comum aparecer uma linha, com tamanho de 1 centímetro. Essa linha diz que para cada centímetro do mapa teremos o número da escala como a distância real.

     Veja um mapa, abaixo, da América do Sul:

Geografia Newton Almeida

  Quais são os elementos principais desse mapa ?
    1-  Rosa dos ventos (está presente no mapa, à direita abaixo   
    2- Título  -  Não aparece nesse mapa, mas poderia ser : América do Sul - Político
  3- Legenda  - Também não aparece nesse mapa , mas costuma aparecer dentro de um quadro. Nesse mapa, a legenda poderia atribuir tons de cores a cada país da América do Sul, e o círculo preto (bolinha preta) às capitais .
4 -  Escala  -  isso é o que nos importa para a solução do  nosso exercício !  Veja que a escala  indica o número 800 Km e a linha embaixo. Vamos medir a linha embaixo dos 800 km para certificar da escala. Veja abaixo :
Geografia Newton Almeida

 Pronto, a linha é do tamanho de 1 centímetro, como de costume. Quer dizer que cada centímetro do mapa mede aproximadamente 800 km no espaço geográfico (mundo real). 
 
     SOLUÇÃO  :   Então basta medir a distância entre Caracas (capital da Venezuela) e Brasília (capital do Brasil) . Veja abaixo:


  A distância entre Caracas e Brasília é de 4,5 cm.   Agora temos que fazer uma continha matemática (a famosa regra de três direta )  :

                1 cm     -----  800 km
             4,5 cm    -----  D (distância de Caracas a Brasília)
                
D =  4,5  x 800   =   3.600 km

   RESPOSTA   A distância em quilômetros, entre Caracas e Brasília, é de 3.600 quilômetros, aproximadamente.  
    

 Fonte dos mapas:   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  

                GEOGRAFIA Newton Almeida

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Geografia em Questões de Múltipla Escolha sobre o estado do Rio de Janeiro com Respostas

    
Geografia Newton Almeida

      Sugestão de  questões, com resposta, sobre o Estado do Rio de Janeiro : apontamentos históricos, cidades mais populosas, empreendimentos econômicos .  Está bem fácil, no nível do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos . 
       Ao final das questões estão as respostas.  Boa prova ! 



Escola   -  __________________________________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA  -   Professor(a) - __________________________________________ 
 Aluno (a) ­­­­­­­____________________________________________________________________________________________________________


1ª Questão  -  Sobre a população e extensão territorial do estado do Rio de Janeiro  é correto afirmar :

a)      O estado do Rio de Janeiro possui  área de cerca de 43.700 metros quadrados e população de 16 mil  habitantes.
b)      O estado do Rio  de Janeiro possui extensão territorial de cerca  de 43.700 metros quadrados e 16 milhões de habitantes .
c)       O estado  do  Rio de Janeiro possui área de cerca de 43.700 quilômetros quadrados e população de cerca de 16 milhões de habitantes.
d)      O  estado  do  Rio  de Janeiro possui área de cerca de 43 mil e 700 hectares e seu número de habitantes é de cerca de 16 milhões. 


2ª Questão  -  No período do Brasil  colônia (do  descobrimento  até a independência do Brasil em 1822) o Rio de Janeiro recebeu grandes investimentos, como a construção da Biblioteca  Nacional, o Jardim Botânico, o  Banco do Brasil, entre outros.   Sobre isso assinale a alternativa correta :

a)      Esses investimentos foram implantados com a vinda da Família Real Portuguesa para o  Brasil, no  Rio  de Janeiro, em 1808 .
b)      Esses investimentos foram conquistados com  a transferência da capital de Salvador (Bahia)  para o Rio de Janeiro, em 1763.
c)       Esses investimentos foram conquistados a partir dos recursos dos royalties do petróleo.
d)      Esses  investimentos foram implantados com a inauguração da  cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá em 1565.

3ª Questão -  A região do estado do  Rio de Janeiro teve no cultivo do  café uma das atividades econômicas mais  lucrativas da sua história.  Uma  das razões  do  declínio do café, no  estado do Rio de Janeiro foi :
a)      A construção da Ponte Rio-Niterói que possibilitou a importação do café de São Paulo.
b)      A construção da estrada BR 101 que possibilitou a  importação  de diversos  produtos, entre eles o  café.
c)       A transferência da capital do Brasil de Salvador (Bahia) para  o  Rio de Janeiro, em 1763. 
d)      A libertação dos escravos em 1888, no governo do  Imperador  Dom Pedro II.

4ª Questão  - Marque, abaixo, a alternativa correta que cita  as cidades mais populosas do estado do Rio de Janeiro  :
a)      São João da Barra, Niterói, Duque de Caxias, Rio  de Janeiro, Itaboraí, São Gonçalo
b)      Rio  de  Janeiro,  São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Rio Bonito
c)       Rio  de  Janeiro, São Gonçalo,  Duque  de  Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Itaperuna
d)      Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de  Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo

5ª Questão  -  O  estado do Rio de Janeiro vive uma fase de prosperidade, com muitos investimentos novos e a ampliação dos empreendimentos econômicos  já  existentes.  Marque a alternativa correta que enumera os mais importantes empreendimentos econômicos, do  estado do Rio de Janeiro, e a sua  localização :
a)      Petróleo ( Campos / Macé ); COMPERJ (Itaboraí); REDUC (Duque de Caxias); Indústrias de automóveis (Resende) ; Indústria Naval (Niterói) ; Porto (Magé)
b)      Petróleo ( Campos / Macé ); COMPERJ (Itaboraí); REDUC (Duque de Caxias); Indústrias de automóveis (Resende) ; Indústria Naval (Niterói) ; Porto do Açú (São João da Barra) 
c)       Companhia CSA (Rio de Janeiro); CSN  (Volta Redonda); Porto do Açú (São João  da Barra); Petróleo (Campos/ Macaé); Indústria Naval (Niterói); Aeroporto (Magé)
d)      Petróleo ( Campos / Macé ); COMPERJ (Itaboraí); REDUC (Duque de Caxias); Indústrias de automóveis (Resende) ; Indústria Naval (Niterói) ; Cerâmicas (Rio  Bonito) 


                                  RESPOSTAS 


1  c  ;  2 a  ;  3  d  ;  4  d   ;  5  b  

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Prova Resolvida : 9º Ano : África do Norte : Apartheid : Descolonização

Geografia Newton Almeida


       Prova Resolvida : 3 questões sobre  a África. Bem fácil !  Conteúdo do 9º ano do Ensino  Fundamental . 
      Ao  final confira as respostas !    Boa Prova  ! 



ESCOLA  _________________       
Geografia                    
Professor ______________
     TURMA   _____________________________
  9º Ano 
Prova Discursiva   ,     
Data ___________________________________                                                                               
Aluno(a): ______________________________________________________________________________

1 ª Questão     -         A África é um continente assolado pela miséria, por doenças  e pela fome. Apesar de ter muitas riquezas naturais, enfrenta dificuldades para gerar desenvolvimento econômico sem ajuda externa.    Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.
  
        Pergunta : Explique o que foi o APARTHEID   ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª Questão    -     Os países  europeus, a partir do século XVI, iniciaram a colonização da África, sua exploração comercial e divisão do território. A demarcação das fronteiras não respeitou as populações nativas : tribos rivais ficaram confinadas entre as mesmas fronteiras, enquanto grupos etnicamente relacionados foram separados pelas fronteiras políticas estabelecidas.

      Pergunta :    O que foi a descolonização da África ?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3ª  Questão     -     A África costuma ser regionalizada em África Subsaariana e África do Norte. A África Subsaariana é a vasta região do Continente Africano compreendida ao sul do Deserto do Saara, povoada majoritariamente por povos negros. Além da grande diversidade de paisagens, a região é marcada pela exploração colonial no passado recente. 

       Pergunta :     Quais são as principais características da África do Norte ?  
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                               RESPOSTAS 

1ª  Questão   -      O termo apartheid – que na língua africânder significa “vida em separado” – foi usado para  designar o regime segregacionista que se implementou na África do Sul em 1948. Nesse regime, os brancos impuseram aos negros diversas restrições : os negros eram excluídos do governo e não podiam votar nem exercer certas atividades; eram confinados em áreas das cidades onde raramente havia saneamento e eletricidade; seus hospitais estavam sempre em péssimas condições; não obtinham acesso às faculdades; usavam meios de transporte separados; não podiam frequentar restaurantes e hotéis; e o casamento com brancos era proibido.
    Isso teve fim, finalmente, a partir da eleição de Nelson Mandela, que após  permanecer na prisão por  cerca de 30 anos, liderou seu povo para a luta pelo fim desse regime  racista. Mandela foi eleito presidente da África do  Sul em 1994 . 

2ª Questão  -    Após a Segunda Guerra Mundial as potências europeias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.  Isso desencadeou o redesenho do Continente Africano, com consequente disputa pelo poder. Estados corruptos, liderados por elites tribais e alinhados aos interesses dos ex-colonizadores e de outros grupos estrangeiros, implantavam projetos de industrialização e modernização com mão de ferro e controle estatal.
   Paralelamente a essa política de exploração do povo africano, foram surgindo movimentos de organização populares, liderados por alguns líderes intelectuais , com objetivo de união e prosperidade dos africanos .  A maioria dos primeiros líderes , da independência do continente africano, não falava sobre alterar as fronteiras estabelecidas na Conferência de Berlim , e isso trouxe   graves conflitos, guerras, pela disputa de poder.
    No final do século XIX os europeus haviam conquistado mais de 80% do Continente Africano, e depois de uns cinquenta anos (após a 2ª Guerra Mundial), a partir de 1950 os europeus foram devolvendo o controle aos próprios africanos. Não existe nenhum evento histórico que seja comparável a esse processo repentino de conquista colonial e de descolonização. As guerras e pobreza em todo o território africano mostram que esse continente e seu povo nunca conseguiram se recuperar de tamanha violência.  

3ª Questão  -     Os países que fazem parte da África do Norte são : Argélia, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Tunísia e Saara Ocidental (território anexado pelo Marrocos).
   Essa região  da África do Norte tem forte concentração populacional no litoral do Mar Mediterrâneo onde as condições naturais permitem desenvolver a agropecuária, além de possuir jazidas de petróleo e outros minerais. Nessa região, alguns países como Marrocos e o Egito promoveram relativa industrialização. A colonização foi predominantemente francesa, embora o Egito tenha sido colonizado pelo reino Unido (Inglaterra).
   Limitada a norte pelo Mar Mediterrâneo, a noroeste pelo Oceano Atlântico, e abrangida na maior parte pelo Deserto do Saara, a África do Norte é constituída pelos países     de maioria árabe e islâmica (religião islâmica : O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia ; Alá é  a palavra árabe para "Deus". A aceitação de um Deus único é idêntica para os  judeus, cristãos, e muçulmanos. O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado do islamismo). 

Prova Resolvida : 8º Ano : Globalização : Guerra Fria : IDH


Geografia Newton Almeida


    Queridos, abaixo uma sugestão de prova discursiva, para alunos do Ensino Fundamental, 8º Ano.  São apenas três questões, pois as respostas tem que ser um pouco longas. Está bem fácil ! 

         Ao final, as respostas !    Boa Prova  !


Escola  : ____________           Geografia         
  Professor _______________
    TURMA    ___________________ 
  8º Ano 
Prova  Discursiva    
 Data ___________________________________________                                                  
Aluno(a): ________________________________________________________________________

1 ª Questão   -     Complete as lacunas com as palavras : Estados Unidos, União Soviética, mortos, superpotências, países, Guerra, bloco capitalista, Europa,  bloco socialista, Guerra Fria .  De forma correta a fim de manter o sentido das frases abaixo :

     A  Segunda  ____________ Mundial teve início em 1939 e deixou mais de 50 milhões de ____________ , arrasou as economias de muitos países do mundo e alterou as fronteiras da _____________.   Após a Segunda Guerra Mundial os _______________   _________________   e   a   _______________   __________________  firmaram-se como os  _________________ mais poderosos do mundo.   A  disputa  entre  essas duas  _______________________, que formaram dois blocos de países, o ________________  __________________  e  o _____________  ________________, recebeu o nome de ___________________  ___________________ .

2ª Questão     -     A Globalização  é   o aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informações entre os países  do mundo, permitido pelo desenvolvimento tecnológico das redes de transporte e telecomunicações . Portanto, as distâncias não são mais barreira para a integração  mundial. Qualquer acontecimento no Japão, por exemplo, pode ser   do nosso conhecimento, aqui no Brasil, em alguns segundos.   
      Pergunta :        A Globalização  aproxima as pessoas, dos diferentes países do mundo, ou faz com que fiquem mais distantes  ?    Por quê ?  
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3ª Questão   -       O Brasil é o sétimo país mais rico do mundo, entre os quase duzentos países que existem.  Mas, a riqueza do Brasil não é bem distribuída entre todos os seus  habitantes. Algumas pessoas são muito ricas e a maioria da população é pobre.  O Índice de Desenvolvimento Humano , o IDH,  indica o nível de desenvolvimento da maioria dos países do mundo, pesquisando a renda (PIB) per capita, a saúde e a educação das populações dos países.   O IDH do Brasil ocupa a 84ª (octogésima quarta colocação) entre os países, segundo a pesquisa do IDH realizada no ano de 2011.  Portanto, o Brasil ainda não é um país desenvolvido,    pois   seu     IDH ( de 0, 718)  é   elevado, e para ser considerado um  país desenvolvido é necessário que seu IDH seja muito elevado.
      Pergunta :     O que é necessário fazer para que o IDH do Brasil melhore, para que se torne um país desenvolvido   ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                   RESPOSTAS 

1ª  Questão  -      A  Segunda  Guerra   Mundial teve início em 1939 e deixou mais de 50 milhões de  mortos  , arrasou as economias de muitos países do mundo e alterou as fronteiras da  Europa .   Após a Segunda Guerra Mundial os  Estados       Unidos  e a União   Soviética  firmaram-se como os  países mais poderosos do mundo.   A  disputa  entre  essas duas  superpotências , que formaram dois blocos de países, o bloco capitalista  e o bloco socialista   , recebeu o nome de Guerra   Fria  .

2ª Questão  -   A Globalização aproxima as pessoas. Por que ela  possibilita o intercâmbio de mercadorias e informações em tempo cada vez menor.
   Pela Globalização é possível conversar, através de computadores, com pessoas do outro lado do planeta, inclusive  vendo a sua imagem captada em tempo real. Portanto, o desenvolvimento tecnológico faz com que as pessoas se sintam mais próximas, como se vivessem numa pequena Aldeia Global. 

* Caso alguém discorde, e pense que Globalização afaste as pessoas, terá que justificar a resposta, como por exemplo :   A Globalização afasta as pessoas, pois a utilização das novas tecnologias, como o fácil acesso à telefonia móvel e internet, faz com que as pessoas não conversem mais entre si, ou seja, os familiares não mais dialogam , praticamente se tornando estranhos.   

3ª Questão  -   Para que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  do Brasil  melhore, é importante diminuir a desigualdade social, onde muito poucos ganham muito e a maioria ganha muito pouco. Com isso o PIB per capita aumentará, e com ele a qualidade de vida da população também, ou seja o IDH.
     Também, os serviços públicos de saúde e educação tem que ser melhor geridos, com todos os funcionários cumprindo seus horários e os recursos sendo bem fiscalizados.
    Além disso, o Brasil precisa destinar mais recursos para a educação, chegando a pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.