domingo, 23 de março de 2014

Geografia do Brasil : Regionalização e Formação Histórico e Econômica : Perguntas com Respostas : Geografia para Ensino Fundamental

   
Geografia Newton Almeida

    Perguntas com respostas  sobre  Regionalização e formação econômica do Brasil, com base em texto do livro : 

   VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
                        
"  Regionalização e formação histórico-econômica do Brasil

     O argumento mais forte para adotarmos a regionalização dos três complexos regionais é que ela leva em conta a formação histórico-econômica do Brasil. As diversidades regionais de cada território nacional sempre resultam da sua formação histórica. De fato, os grandes contrastes territoriais - principalmente aqueles de ordem econômica , cultural e política - são sempre condicionados pela história de cada país. Isso também é válido para o território brasileiro, como veremos a seguir.  
   O Nordeste representa a porção territorial de ocupação econômica mais antiga do país. Foi ali que se iniciou a exploração mais intensa do Brasil colônia pelos portugueses, com plantações de cana-de-açúcar na Zona da Mata, onde existem bons solos de massapê e também maior proximidade com o continente europeu. No passado, o Nordeste do Brasil teve a maior população e a primeira capital do país, Salvador, que também já foi a maior cidade brasileira. Contudo, a partir do século XIX, houve uma retração da economia e da população nordestina e, a partir de então, o Nordeste passou a fornecer grande número de migrantes para as demais regiões do país.  
   O Centro-Sul foi a região que mais se desenvolveu após a independência, principalmente após a abolição da escravatura, e a que mais recebeu imigrantes europeus e asiáticos. Até hoje é a região mais industrializada e urbanizada do Brasil.
   A Amazônia foi uma região inexplorada durante séculos. Nos dias de hoje, porém, ela vem sendo intensamente ocupada num processo de destruição de suas matas. Sempre que ouvimos falar em Amazônia, logo pensamos na floresta e na sua biodiversidade e na riqueza das águas.
   Na verdade, nenhuma região é homogênea, mas é possível observar traços em comum entre as diversas áreas de uma mesma região. Embora o Brasil apresente diversidades sociais (entre pessoas) e espaciais (entre áreas e regiões), podemos dizer que as três regiões geoeconômicas formam um todo e que elas dependem umas das outras, uma vez que participam de uma única vida econômica, cultural e política.     "

                                              PERGUNTAS 

1-  Qual a razão mais forte para que a regionalização em três complexos regionais seja adotada pelas escolas, órgãos públicos e estudiosos em geral ? 

2-  Qual é a porção regional de ocupação econômica mais antiga do Brasil ? 

3- Qual foi atividade econômica mais intensa iniciada no Brasil colônia pelos portugueses ? Onde se localizava ? 

4-  Quais fatores possibilitaram e facilitaram as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil, segundo o texto ? 

5 - O Nordeste do Brasil teve a maior população e a primeira capital do país, Salvador, que também já foi a maior cidade brasileira. Contudo, a partir do século XIX, o Nordeste passou a fornecer grande número de migrantes para as demais regiões do país.  Por que a decadência ocorreu ?  

6- Qual foi a região do Brasil que mais desenvolveu-se após a libertação dos escravos (Lei Áurea de 1888) ? 

7- Qual é região que agrupa maior quantidade de fábricas do Brasil  ? 

8- Qual é a necessidade de dividir o Brasil em regiões ? 

9- Qual região vem sendo ocupada recentemente, no Brasil ? Quais impactos ao meio ambiente essa ocupação humana ocasiona ? 
                                        

                                               RESPOSTAS  

1-  A razão mais forte, ou argumento, para adotarmos a regionalização dos três complexos regionais é que ela leva em conta a formação histórico-econômica do Brasil.

2-  A porção regional de ocupação econômica mais antiga do nosso país é o Nordeste. 

3- A atividade econômica pioneira no Brasil colônia, realizada pelos colonizadores portugueses, foi o cultivo de cana-de-açúcar. Estava localizada na Zona da Mata, no Nordeste do Brasil.

4-  Os fatores que possibilitaram as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil, segundo o texto, foram o solo de boa qualidade, massapê, e a maior proximidade com o continente europeu.

5-  A decadência do Nordeste aconteceu pela retração da sua economia.  

6- A região do Brasil que mais desenvolveu-se após a abolição da escravatura foi o Centro-Sul.  

7-  A região que agrupa maior quantidade de fábricas do Brasil é a Centro-Sul. 

8- A necessidade de dividir o Brasil em regiões é facilitar o seu estudo, já que o Brasil é imenso e com muitas diversidades humanas e naturais. 

9-    A Amazônia foi uma região inexplorada durante séculos. Nos dias de hoje, porém, ela vem sendo intensamente ocupada num processo de destruição de suas matas. 
    Com a retirada da cobertura florestal ocorrem : perda de biodiversidade (perigo de extinção de espécies de animais e vegetais) , alteração do clima local, desequilíbrio dos ecossistemas dos rios (sem as árvores, os sedimentos ou partículas  dos solos são transportados para dentro dos rios, pelas chuvas fortes, alterando o curso natural das águas e desequilibrando os ecossistemas dos rios). 
Geografia Newton Almeida
             Paisagem da Amazônia, próximo à cidade de Manaus (capital do estado do Amazonas)  

GEOGRAFIA Newton Almeida

sábado, 22 de março de 2014

Regionalizações do Brasil : Exercício Resolvido de Geografia : 7º Ano Ensino Funadmental

      
Geografia Newton Almeida

         O exercício a seguir tem como objetivo tornar a leitura dos conteúdos de Geografia mais atrativa, e reforçar a importância do entendimento do texto. 


       Complete os textos abaixo com as palavras corretas !  

        Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. 

       Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.

     O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 

      O texto abaixo comenta sobre as duas maneiras mais utilizadas para regionalizar o território brasileiro :   a regionalização do IBGE  (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul) ; regionalização do geógrafo Pedro Pinchas Geiger, os três complexos regionais (Amazônia, nordeste e centro-sul) .  Veja em COMPLEXOS REGIONAIS  e   DIVISÃO REGIONAL DO IBGE )


"     Comparando as duas regionalizações

   Ao comparar as duas __________ apresentadas ,  percebemos  em primeiro lugar que a divisão do IBGE respeita os imites entre os __________ brasileiros, ao contrário da divisão em complexos __________ , que chega a incluir a parte de um estado em uma região e a parte restante em outra.   (*)

RESPOSTA -   regionalizações  ;  estados ;  regionais .

   Acreditamos que a divisão em três __________ regionais seja mais acertada, pois nem sempre todo o __________ de um estado tem as mesmas características. Por exemplo, o __________ de Minas Gerais, sem dúvida possui traços que se assemelham ao interior da __________ , como as secas periódicas que ocorrem no Sertão nordestino, ao passo que o restante de Minas Gerais lembra mais o estado de São __________ . Quando viajamos pela porção norte de Minas Gerais, logo percebemos paisagens típicas do Sertão nordestino, com a vegetação de __________ e uma população com o mesmo jeito de ser da população do interior da Bahia.      (*)

RESPOSTA -   complexos ;  território ;  norte  ;  Bahia ; Paulo  ; caatinga . 

   Outro exemplo :  a porção __________ do Maranhão, que de fato é parte da Amazônia brasileira (a parte leste desse imenso bioma amazônico), pois é muito diferente das paisagens naturais típicas do __________ do Brasil. Também o norte de Mato __________ é uma área amazônica localizada ao sul do bioma. Não podemos esquecer que tanto Mato Grosso do Sul como Goiás, e até mesmo o sul de Mato Grosso, são áreas com expansão da __________ moderna oriunda de São Paulo, do Paraná ou do Rio __________ do Sul, com paisagens que lembram bastante o interior desses estados. E a parte sul do país - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - também possui áreas __________ e com agropecuária moderna, que se assemelham bastante a São Paulo ou a grande parte de Minas Gerais.      (*)

RESPOSTA -   oeste  ;  Nordeste  ;  Grosso ;  agropecuária  ;  Grande  ; industrializadas .

   Com frequência, inúmeros órgãos do governo utilizam a __________ em três regiões geoeconômicas : quando há combate às secas no Sertão nordestino, os municípios do norte de Minas __________ sempre estão incluídos na região a ser favorecida com verba ou __________ de combate. O __________ (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que realiza um monitoramento das queimadas na floresta __________ utilizando imagens de satélites, sempre inclui o oeste do Maranhão e o norte de Mato Grosso na região da Amazônia quando produz dados sobre queimadas. O Ministério do __________ Ambiente também inclui essas duas áreas na região amazônica.  (*)

RESPOSTA -  regionalização ; Gerais ;  ações ;  INPE ;  Amazônica ;   Meio . 

   A Amazônia é conhecida por ser a maior floresta do mundo em biomassa e __________ e por conter a maior rede __________ do planeta. E qualquer pesquisador ou cientista, brasileiro ou estrangeiro, sabe que o oeste do __________ e o norte de Mato Grosso fazem parte da Amazônia brasileira. Portanto, toda pesquisa sobre a biodiversidade dessas áreas é realizada na _________ .   "      (*)

RESPOSTA -  biodiversidade ;  hidrográfica ;  Maranhão ;  Amazônia . 



GEOGRAFIA Newton Almeida

sexta-feira, 21 de março de 2014

Complexos Regionais : Regionalização do Brasil : Exercícios de Geografia : 7º Ano Ensino Fundamental

            O exercício a seguir tem como objetivo tornar a leitura dos conteúdos de Geografia mais atrativa, e reforçar a importância do entendimento do texto. 


       Complete os textos abaixo com as palavras corretas !  

        Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. 

       Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 


     "  Os três complexos regionais


     Outra divisão regional bastante conhecida e cada vez mais utilizada é a estabelecida pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que divide o Brasil em três complexos regionais ou regiões geoeconômicas : Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.  veja o mapa abaixo . 



Geografia Newton Almeida


    Essa regionalização mais recente passou a ser empregada tanto nos meios __________ (universidades) como em alguns textos ou documentos do __________ e de outros órgãos do governo, como o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas __________ ) e o Ministério do __________  Ambiente. 
   A nova forma de __________ tenta compreender as partes que compõem o Brasil sem uma rígida preocupação com os limites dos __________ , procurando levar em consideração as mudanças observadas nas últimas décadas. A seguir  vamos saber como é constituído cada um dos três complexos  regionais brasileiros.          (*) 

RESPOSTA   -   acadêmicos ;  IBGE ;  Aplicadas ;  Meio ;  regionalização ;  estados . 

   A Amazônia não deve ser confundida com a região __________ do IBGE, pois abrange também a porção norte do Mato __________ e aparte oeste do Maranhão. É a região do bioma __________ ou a porção da Amazônia internacional que pertence ao __________ . Possui cerca de 4,8 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a cerca de 56%  do território nacional e uma __________ de aproximadamente 16 milhões de habitantes, em 2007, o que equivale a 8,7% da população __________ .         (*) 

RESPOSTA   -   Norte ;  Grosso ;   amazônico  ;  Brasil  ; população ;    brasileira .

   O Nordeste também não pode ser confundido inteiramente com a região Nordeste do __________ , pois abrange, além dos nove estados (menos o oeste do Maranhão), uma parte do norte de Minas __________ . Esse complexo regional compreende cerca de 1,6 milhão de quilômetros quadrados (quase 20% do território nacional) e possui por volata de 51 __________  de habitantes (27,7% da população do Brasil).             (*) 

RESPOSTA   -   IBGE ;  Gerais ;   milhões . 

   O Centro - Sul corresponde às regiões Sul e __________ da regionalização do IBGE, mais Goiás e Mato Grosso do Sul e uma parte do sul de __________ Grosso. Como dissemos, uma porção do norte de Minas __________  não pertence ao Centro-Sul, e sim ao __________ . A área total do Centro-Sul do país é de cerca de 2,1 milhões de quilômetros __________ (quase 25% do território nacional) e sua população é de mais ou menos 117 milhões de habitantes, o que corresponde a 63,6% da  __________  brasileira.           "         (*) 

RESPOSTA   -   Sudeste ;  Mato ;  Gerais ;  Nordeste ;  quadrados ;  população . 


quinta-feira, 20 de março de 2014

Exercícios de Geografia : Divisão Regional do IBGE : 7º Ano Ensino Fundamental

         Complete os textos abaixo com as palavras corretas !  

        Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. 

       Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 

BRASIL 
"  A divisão regional do IBGE

Geografia Newton Almeida

   Em 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( __________ ) dividiu o Brasil em cinco regiões: Norte, __________ , Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Veja o mapa acima . 
   Pensada há vária décadas, hoje essa __________ , em grande parte, já não corresponde à realidade do território brasileiro, pois inúmeras mudanças ocorreram.     (*) 


RESPOSTA   -   IBGE ;  Nordeste  ;  regionalização .

   Vamos conhecer a seguir cada uma das cinco regiões brasileiras segundo a divisão do __________ .
   A região Norte é formada pelos estados do __________ , Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. Com 3.869.637 km², é a maior das __________ regiões brasileiras, representando 45,27% do __________ nacional. No entanto, segundo a Contagem da População 2007, realizada pelo IBGE, apenas 14,5 milhões de pessoas vivem na região Norte, o que equivale a cerca de 8% da população brasileira. Aí estão as menores densidades __________ do país - em média, cerca de 3 hab. / km². Convém lembrar que as unidades da Federação situadas na Amazônia são as que mais vêm crescendo nos últimos anos em população. Vale lembrar também que o estado do __________ não existia quando o IBGE estabeleceu essa divisão. Tocantins foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição __________ , e incluído na região Norte. Até então era a parte norte do estado de Goiás.     (*) 


RESPOSTA  -   IBGE  ;  Amazonas ;  cinco ;  território ;  demográficas ;  Tocantins  ; Federal . 

   A região Nordeste compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e __________ . Abrange uma área de 1.561.177 __________ (18,3% do território nacional) e uma população de cerca de 51,5 milhões de habitantes, o que equivale a 28% da população __________ do país.      (*) 


RESPOSTA  -  Bahia ;   km²  ; total . 

   A região Centro-Oeste abrange os estados de __________ Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito __________ .  Tem uma área de 1.612.077 km² (18,8% do território nacional) e uma população de mais de 13,2 milhões de habitantes, o que equivale a 7,2% do total nacional. O Centro-Oeste, portanto, é a segunda __________ região do país (está atrás apenas da região Norte) e possui a segunda __________ população (somente a região Norte tem menos habitantes do que o Centro-Oeste). Aí predominam baixas __________ demográficas, embora, tal como a região Norte, esse índice venha crescendo significativamente.      (*) 


RESPOSTA  -   Mato  ;  Federal ;  maior ;  menor ;  densidades . 

   A região Sudeste é formada pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito __________ e Rio de Janeiro. Com 927.286 km² - cerca de 10,8 % do __________ brasileiro -, possui cerca de 77,8 __________ de habitantes, que totalizam 42,3% da população brasileira. É a região mais populosa do país e também a mais __________ .     (*) 


RESPOSTA  -    Santo  ;  território  ;  milhões  ;  industrializada . 

   Por fim, a região Sul é constituída pelos estados do Paraná, __________ Catarina e Rio Grande do Sul. Com uma área de 577.214 km² - cerca de 6,7% do território __________ - , tem uma população de cerca de 26,7 milhões de habitantes, o que equivale a 14,5% da __________ brasileira. Com muitas indústrias e uma __________ moderna, é considerada a região mais desenvolvida economicamente depois do __________  .        "     (*) 


RESPOSTA  -   Santa  ;  nacional ; população ;  agropecuária ;  Sudeste . 


GEOGRAFIA Newton Almeida








quarta-feira, 19 de março de 2014

Exercícios de Geografia : 7º Ano ensino fundamental : Regionalização do território brasileiro

       
Geografia Newton Almeida

     Complete os textos abaixo com as palavras corretas !  

        Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. 

       Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 


"   
                      A regionalização do território brasileiro

    Sabemos que o território _________ é muito extenso, com predominância de climas __________ (quentes e úmidos) e maior ocupação humana na faixa __________ . Sabemos também que ele é dividido em 27 unidades da Federação, que formam o Estado nacional brasileiro : um Distrito _________  e 26 estados. Existem unidades mais populosas (como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo) e outras menos  _________ (como Amapá e Roraima), assim como há estados mais e menos industrializados.      (*)


RESPOSTA  -  brasileiro ;  tropicais  ;  litorânea ; Federal ;  populosas . 

   É possível  __________ o Brasil de inúmeras maneiras, por dois principais motivos : 

- primeiro, porque o território brasileiro é imenso, um dos __________ do mundo (maior que toda a Europa, com exceção da Rússia);

- segundo, porque as mudanças espaciais foram e continuam intensas, com volumosas migrações de pessoas de uma área para outra, além de muitos lugares que ainda passam por __________ profundas (alguns se industrializando; outros modernizando a agricultura; tornando-se áreas turísticas; modificando intensivamente o meio __________ com desmatamentos; entre outras transformações).       (*)


RESPOSTA  -   regionalizar  ; maiores ;  transformações  ;  ambiente . 

    Poderíamos pensar que a melhor forma de regionalizar o Brasil seria __________ em unidades da Federação, mas um estudo de 26 __________ e o __________ Federal seria impraticável, ficaria muito detalhado e ocuparia um espaço enorme.
   O que fazer, então, para dividir o espaço brasileiro em unidades ou __________ de modo a compreender cada uma de suas partes ? 
   Como já dissemos, existem várias propostas de divisão regional do território brasileiro. Mais adiante vamos estudar as duas principais, que prevalecem nos dias de hoje.    (*) 


RESPOSTA  -   dividi-lo ;  estados ;   Distrito ;  regiões ; 
   
Geografia Newton Almeida

                                                                 "

GEOGRAFIA Newton Almeida






terça-feira, 18 de março de 2014

Exercícios de Geografia para Ensino Fundamental sobre O que é Região e Regionalização de um Espaço

      
Geografia Newton Almeida

    Complete os textos abaixo com as palavras corretas !  Digite a palavra no retângulo e após cada parágrafo você pode conferir a resposta (o preenchimento correto das lacunas). 

   

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 



                                                      
                      BOM EXERCÍCIO 


                     O que é região ? 


      Para agrupar os 26  brasileiros e o Distrito Federal em cinco regiões, o IBGE também utilizou alguns , assim como foi preciso definir critérios para estabelecer as três grandes  geoeconômicas do Brasil. 

RESPOSTA - estados ; critérios ; regiões . 


                       Observe a paisagem abaixo. 
Geografia Newton Almeida
      Qual a diferença entre essa paisagem e a paisagem do lugar onde você vive? 
      A Patagônia é uma região da  . O lugar onde você vive pertence a uma região do 

RESPOSTA - Argentina ; Brasil . 


     Podemos definir  como uma parte do espaço que tem  em comum com as partes vizinhas. O Nordeste do Brasil, por exemplo, considerando em conjunto com as demais regiões , forma um todo (o território ) e, quando visto isoladamente, apresenta características . A essa identificação no  de partes com traços em comum chamamos de 

RSPOSTA - região ; características ; brasileiras ; nacional ; peculiares ; espaço ; regionalização . 


                    A regionalização de um espaço

     Imagine que vamos  uma escola ou um bairro. Em relação à , poderíamos dizer que, em geral, ela se divide em  alas : uma para  do 1º ao 5º ano, outra de salas do 6º ao 9º ano e outra destinada aos alunos do Ensino . Usando um outro critério, poderíamos dividi-la em ala norte, ala  e ala leste, por exemplo. 

RESPOSTA - regionalizar ; escola ; três ; alunos ; Médio ; sul .


     No caso de um bairro, dependendo da sua ocupação,  dividi-lo em área comercial e área , por exemplo. 

RESPOSTA - poderíamos ; residencial . 


     A regionalização de um  sempre dependerá da sua ocupação, de suas características e suas . Só conseguiremos dividir o espaço em partes  se o conhecermos bem. 

RESPOSTA - espaço ; dimensões ; semelhantes . 


     Não existe apenas uma forma    de   regionalizar ou  um espaço. Podemos usar diversos critérios. No primeiro exemplo citado, o critério foi a organização do espaço por nível de   (1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio).  No segundo exemplo, foi o tipo de 

RESPOSTA - dividir ; ensino ; construção .



segunda-feira, 17 de março de 2014

Pantanal : Destruição da Fauna e Poluição dos Rios : Exercícios de Geografia : 7º Ano Ensino Fundamental

Geografia Newton Almeida

      Complete os textos abaixo com as palavras corretas !   Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas.    Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.

     Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. 


"  A destruição da fauna e a poluição no Pantanal

   A área de 220 mil quilômetros __________ que abrange o oeste do Mato __________  do Sul e um pequeno trecho no sudoeste  de Mato Grosso, banhada pela bacia do rio ___________ , é conhecida como __________ Mato-Grossense. É uma paisagem natural muito rica e complexa, que ora lembra aspectos da __________ , ora do cerrado e até da __________ (com plantas xerófitas). Trata-se de uma área de __________ aluvial, que, na época das chuvas, fica em parte inundada pelas enchentes dos rios que a banham - isso porque lá existem __________  altas além das planícies alagáveis.   (*)

RESPOSTA -   quadrados  ;  Grosso ; Paraguai ; Pantanal  ;  Amazônia ; caatinga ; planície ; terras . 

   A fauna local é tida como a mais rica e __________ de todo o continente americano. O Pantanal é considerado pela __________ (Organização das Nações Unidas) um dos maiores patrimônios ecológicos da humanidade. Porém, a destruição da fauna tem sido intensa nos últimos anos: __________ mortos para exportar o couro, lontras, ariranhas e outras espécies animais quase desaparecendo pela __________ intensiva.   (*)

RESPOSTA  -  variada ;  ONU  ;  jacarés ; caça . 

   Além da destruição da fauna, o Pantanal registra a poluição dos __________  - pelos garimpos de __________ e pela agricultura com agrotóxicos - e a construção de algumas __________ que, como sempre, aceleram o desmatamento em suas margens e facilitam a ocupação desordenada desse espaço.         "     (*)

RESPOSTA -  rios ;  ouro  ;  rodovias  . 


GEOGRAFIA Newton Almeida

domingo, 16 de março de 2014

Floresta Amazônica : Devastação : Problemas Ambientais :Geografia para Ensino Fundamental : Exercícios

    
Geografia Newton Almeida

   Muitos estudantes de Geografia reclamam de dificuldades para o seu entendimento . Isso tem causas na dificuldade do domínio mínimo de noções de matemática, e principalmente a falta da prática de leitura, que ocasiona a incapacidade de interpretação de textos. 
    Abaixo um texto extraído do  Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. 
   Após o texto, algumas perguntas, com respostas, que formulei com o objetivo de  concretizar o entendimento dos conceitos e conteúdos da Geografia. 

"  A devastação da floresta Amazônica

   Um dos sérios problemas ecológicos que vêm ocorrendo no Brasil ultimamente é a devastação da floresta Amazônica, que gera inúmeras consequências negativas, como : 

-  Perda de biodiversidade e extinção de certas espécies de animais (como jacaré, tracajá e inúmeros peixes) e vegetais (como mogno ou pau-rosa). 

- Expulsão de indígenas e posseiros.

- Inundação de partes da mata e expulsão de indígenas e populações ribeirinhas devido à construção de hidrelétricas, que formam gigantescas represas pelo fato de o relevo ser aplainado.

-  Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera provocado por grandes queimadas.

- Empobrecimento dos solos pela exposição direta à erosão pluvial.

- Alterações climáticas em algumas áreas.

   É difícil calcular com exatidão a extensão da floresta Amazônica já derrubada para o aproveitamento da madeira ou plantação de capim para a pecuária extensiva. Alguns estudiosos estimam em apenas 7% ou 8% da biomassa original, outros chegam até 30%. Todos concordam, porém, que a cada ano ocorre um desmatamento de, no mínimo, 3 milhões de hectares. Essa ocupação tem sido feita normalmente por grandes empresas, nacionais ou estrangeiras, que aproveitam os incentivos fiscais, ou seja, isenção ou redução de impostos, concedidos pelo governo. Às vezes, a compra da terra é puramente especulativa, ou seja, a empresa não está interessada em aproveitá-la de modo produtivo, mas sim em aguardar sua valorização futura (decorrente da construção de estradas ou cidades, da possível descoberta de minérios ou até mesmo da valorização da terra em geral, a longo prazo, superando a inflação).    "
Geografia Newton Almeida
       Paisagem da floresta Amazônica em área próxima a Manuas / AM 

                                         PERGUNTAS 

1-  O que é a floresta Amazônica  ? 

RESPOSTA  -   A floresta Amazônica é uma floresta homogênea, com milhares de espécies vegetais (muitas ainda sem classificação científica), e perene, ou seja, sempre verde, não perde as folhas no outono / inverno como as árvores de climas temperados e frios. É uma mata densa e intricada, em que as plantas crescem bastante próximas umas das outras e são comuns plantas parasitas . Costuma ser dividida em três tipos de mata, de acordo com sua proximidade dos rios : mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. 

2-  O que é a devastação da floresta Amazônica ? 

RESPOSTA  -  A devastação da floresta Amazônica é a sua destruição contínua ao longo dos anos, em que os seres humanos vão derrubando as árvores, caçando os animais, enfim, aos poucos a floresta vai sumindo, e em seu lugar vão aparecendo plantações, criação de gado e moradias e construções.

3-  Qual é razão de o ser humano praticar a devastação da floresta Amazônica  ? 

RESPOSTA - As razões são principalmente de cunho econômico, ou seja, com a derrubada da floresta ganha-se dinheiro vendendo a madeira, e depois inicia-se a criação de animais e a prática da agricultura. 
     No passado recente (de 1930 a 1970) o próprio governo incentivava a ocupação e devastação da floresta Amazônica. A partir de 1980 é que a opinião pública começou a denunciar os desmatamentos, surgindo movimentos ambientalistas, como a liderança de Chico Mendes, e o governo iniciou medidas de proteção à floresta Amazônica. 

4-   O texto classifica a devastação da floresta Amazônica como um sério problema ecológico . O que é problema ecológico ? 

RESPOSTA  -  Um bioma como a floresta Amazônica possui uma infinidade de seres  vivos , animais e vegetais, em relacionamento constante, condicionados a fatores físicos (como clima e tipo de solo), formando um conjunto harmonioso e equilibrado. Quando a ação humana interfere nessa cadeia ecológica, acontecem desequilíbrios ecológicos, que levam à destruição gradativa daquele ambiente natural. 
  
5-  Quais consequências negativas são geradas pelo desmatamento, ou devastação,  da floresta Amazônica ? 

RESPOSTA  -  As consequências negativas geradas pelo desmatamento da floresta Amazônica são : perda de biodiversidade, aumento de gás carbônico na atmosfera, empobrecimento de solo, alterações climáticas localizadas, deterioração da cultura e das etnias indígenas. 

6-    Quais números , de concordância geral, indicam o desmatamento da floresta Amazônica ?  

RESPOSTA -   Estima-se que a cada ano ocorre um desmatamento de, no mínimo, 3 milhões de hectares, na floresta Amazônica. 

7 -  Uma área de 3 milhões de hectares é muito ou pouco ?
        Em comparação com as dimensões, ou área, de um campo de futebol, qual é a velocidade de desmatamento da floresta Amazônica, a cada ano ? 

RESPOSTA -  Uma área de 3 milhões de hectares é muito !  
    A área de um hectare é o mesmo que 10.000 m² (dez mil metros quadrados) . 
      Um campo de futebol possui dimensões, ou área, de cerca 10.000 metros quadrados, ou 1 hectare, aproximadamente. Portanto, a velocidade de desmatamento da floresta Amazônica, em um ano, é de cerca 10.000.000 (dez milhões) de campos de futebol. 


GEOGRAFIA Newton Almeida