quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Geografia para Ensino Fundamental em Perguntas com Respostas sobre O Terrorismo no Mundo

   A geopolítica observa   atentamente o crescimento do terrorismo que desafia  as nações mais poderosas, e causa profundo sofrimento em países pobres, como a Nigéria, Líbia, Síria. Abaixo, algumas perguntas com respostas para o entendimento, em linhas gerais, do terrorismo no mundo. 



 PERGUNTA   -     O que é o terrorismo? 

    RESPOSTA -  O terrorismo é o nome dado a atentados violentos realizados por grupos de pessoas que objetivam afetar o poder instituído em determinada região ou país. Os terroristas apavoram a todos ao assassinarem, mutilarem ou ferirem inocentes em diversos países do mundo, instalando bombas ou atirando com armas de fogo. 



       PERGUNTA   -    Qual a diferença entre um criminoso e um terrorista?


     RESPOSTA -  Um criminoso comum tem por objetivo razões pessoais, como por exemplo ganhar dinheiro fácil, ou conseguir vingar-se de alguém. Já um terrorista comete um crime para chamar a atenção do maior número de pessoas possível,  sempre com objetivo político, como o de  separar uma região do resto do país, ou para conquistar o território, e até mesmo para doutrinar o comportamento das pessoas a seguirem uma religião específica. 




         PERGUNTA   -   Quando surgiu o terrorismo? 


     RESPOSTA -  Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, pois desde o início da civilização humana já aconteciam atentados violentos com objetivos políticos. Mas, segundo alguns estudiosos, o terrorismo teve início no século I d. C. (o século I depois de Cristo começa no ano 1 e termina no ano 100, veja a datação dos séculos clicando aqui)  quando um grupo de judeus radicais, chamados de sicários (Homens de punhal), atacava qualquer pessoa que fosse considerada a favor do domínio romano. 




         PERGUNTA   -   Cite o atentado terrorista que teria contribuído para a Primeira Guerra Mundial. 


     RESPOSTA -  A imagem da esquerda, abaixo, mostra o terrorista, Gavrilo Princip, integrante da organização terrorista Mão Negra, que assassinou em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, o arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando (abaixo à direita), que também seria o herdeiro do trono do antigo Império Austro-Húngaro.  


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         PERGUNTA   -     Qual foi o atentado terrorista que mais aterrorizou o mundo, até hoje? 


    RESPOSTA -   O pior atentado terrorista até hoje  foi o ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, contra as duas torres do World Trade Center e o Pentágono. Dois aviões sequestrados pela grupo terrorista Al Qaeda se chocaram contra as torres gêmeas, e posteriormente um outro avião se chocou contra o Pentágono. 

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            PERGUNTA   -   Quais são  os dois grupos  terroristas que mais apavoram o mundo, atualmente? 


     

   RESPOSTA -  Os dois grupos terroristas que mais apavoram o mundo pelos seus crimes praticados, atualmente, são: Estado Islâmico e Boko Haram. 



          PERGUNTA   -   Comente sobre o grupo terrorista Boko Haram. 


    RESPOSTA -   Boko Haram significa “a educação não islâmica é pecado”, sendo às vezes traduzido também como “a educação ocidental é pecado”. O Boko Haram é também uma organização contra a cultura ocidental que tem por objetivo implantar a sharia (lei islâmica) no território da Nigéria. O Boko Haram foi fundado em 2002, mas ganhou notoriedade maior em 2014 com o sequestro de centenas de jovens, além de uma série de atentados que resultou em uma grande quantidade de mortes. Os atentados mais radicais iniciaram-se em 2009, quando o então líder e fundador, Mohammed Yusuf, foi assassinado pela polícia nigeriana.

                       
        

     PERGUNTA   -   Comente sobre o grupo terrorista Estado Islâmico 


     RESPOSTA -  Em 15 de fevereiro de 2015, o Grupo Terrorista Estado Islâmico executou 21 reféns cristãos (imagem acima) de origem egípcia, sendo degolados com facas, ao mesmo tempo. Esse foi mais outro atentado terrorista exibido em vídeo para o mundo, em que o Estado Islâmico diz ter objetivo de conquistar mais poder. Nesse assassinato coletivo um líder do Estado Islâmico diz: "Vamos conquistar Roma, com a Permissão de Alá".  

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      O crescimento do grupo terrorista Estado Islâmico está relacionado com o processo de crise política que se desencadeou no Iraque após a guerra iniciada em 2003. Como sabemos, a Guerra do Iraque se deu dois anos após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. A Al-Qaeda possuía grande espaço de atuação no território iraquiano e em parte da Síria. O grupo Estado Islâmico nasceu como uma ramificação da Al-Qaeda, fundamentado nos mesmos princípios desta organização, que remontam à ideologia pan-islâmica de Sayyid Qutb, antigo líder da Irmandade Muçulmana. Contudo, as ações do Estado Islâmico ficaram gradativamente mais radicais, até mesmo para os padrões da Al-Qaeda, o que provocou a separação entre as duas organizações terroristas.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Exercício de Geografia sobre Pecuária, Preencha as Lacunas - Geografia para Ensino Fundamental


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     O exercício a seguir utiliza textos, adaptados, do Livro Projeto Araraibá do 6º Ano do ensino fundamental (DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007), sobre pecuária. 

    Preencha as lacunas com as palavras corretas ! Após cada parágrafo, verifique seus acertos, com a as palavras corretas das lacunas destacadas em vermelho. 


     A  é uma atividade  que consiste na criação de , para a utilização da sua carne como , assim como a produção de  ou ovos, e também para o fornecimento de matérias- para a indústria. 

RESPOSTA - pecuária ; econômica ; animais ; alimento ; leite ; primas . 

    A ciência da criação de animais é a , que é base para o aprimoramento das técnicas utilizadas na , com o objetivo de alcançar maior . O zootecnista é o profissional, de nível , que cuida para que os animais vivam em  condições, observando seu peso,  e alimentação. 

RESPOSTA - Zootecnia ; pecuária ; produtividade ; superior ; boas ; saúde . 

  O profissional em Zootecnia também deve melhorar os  de reprodução dos animais, e para isso, desenvolveram-se as modernas técnicas de melhoramento . Outras  mais especializadas vão surgindo dentro do campo da Zootecnia, sendo nomeadas de acordo com o  que criam: suinicultor é quem cria , um  cria ovelhas, um bovinocultor cria  , um  cria cabras, etc. 

RESPOSTA - índices ; genético ; profissões ; animal ; porcos ; ovinocultor ; bois ; caprinocultor . 


               A relação entre pecuária e agricultura


     A pecuária teve origem praticamente junto com a . Os seres humanos  viviam vagando em busca da  de frutos, da caça e . Até que conseguiram iniciar a pecuária, ou  de animais, há cerca de 10 mil anos, no Oriente  e no Egito.

RESPOSTA - agricultura ; primitivos ; coleta ; pesca ; criação ; Médio . 

      A pecuária integra a , pois ambas são  em um mesmo ambiente e em determinados momentos uma atividade  da outra. Os animais criados pelos seres  precisam de  produzidos pela agricultura para viver, assim como a agricultura necessita de animais para o  dos produtos agrícolas e como tração para movimentar o . Além disso, em muitos cultivos, as fezes e a  dos animais são usadas como esterco (adubo ) para o solo. Os alimentos que são  pelos animais têm origem na produção . Mesmo quando criados soltos os bois e vacas, por exemplo, alimentam-se em  que foram selecionadas e  para garantir o seu ganho de  e boa saúde dos bovinos. 

RESPOSTA - agricultura ; desenvolvidas ; depende ; humanos ; alimentos ; transporte ; arado ; urina ; orgânico ; consumidos ; agrícola ; pastagens ; plantadas ; peso . 

                      Animais criados pela pecuária

    Na atividade , são criados animais de diferentes : os de  porte são o boi, o , o búfalo, a mula, etc. ; os de médio porte são o porco, a , a ovelha; os de pequeno porte são as , os coelhos, as rãs, as , etc. Outro tipo de criação que vem crescendo no Brasil e no mundo é a de  (piscicultura)

RESPOSTA - pecuária ; portes ; grande ; cavalo ; cabra ; aves ; abelhas ; peixes . 

     Os  de animais criados pela pecuária recebem nomes específicos, de acordo com a  de animal em questão. Alguns exemplos podem ser: bovino (bois e ),  (porcos), ovino (ovelhas e ), caprino (cabras e ),  (cavalos), asinino (jumentos) e  (búfalos).

RESPOSTA - rebanhos ; espécie ; vacas ; suíno ; carneiros ; bodes ; equino ; bufalino . 


            Pecuária Extensiva e Pecuária Intensiva

    Há dois sistemas de pecuária: a extensiva e a . Na pecuária extensiva, os animais são criados  em grandes áreas, com técnicas , e buscam seu alimento em . Na pecuária intensiva, os animais são  em lugares fechados, como , estábulos e currais, onde recebem seu alimento. Não é necessário haver grandes  de terra. Em geral, a  intensiva emprega técnicas modernas, como a inseminação  e a seleção de ração. 

RESPOSTA - intensiva ; soltos ; tradicionais ; pastagens ; confinados ; granjas ; extensões ; pecuária ; artificial . 



                          A pecuária no Brasil

    A pecuária  teve início nos estados do durante o século , na capitania de São Vicente para onde foram trazidas  de gado vindas de Cabo . Depois, em 1550, Tomé de  trouxe novo rebanho, desta vez, para Salvador, de onde a pecuária se estenderia para outras  do Nordeste, principalmente Pernambuco,  e Piauí. Nesse início a criação de gado era apenas uma atividade  nas fazendas agropecuárias e o principal uso dos animais era como tração nos  de açúcar. Mas, a partir do século XVII a criação de gado foi se  e tornou-se uma atividade independente.

RESPOSTA - brasileira ; Nordeste ; XVI ; cabeças ; Verde ; Sousa ; regiões ; Maranhão ; complementar ; engenhos ; expandindo . 

     Entre os  de grande porte, o de bovinos é o mais numeroso do Brasil e está concentrado no Centro- do país. Em nosso país, a pecuária bovina é predominantemente realizada de forma , quando destinada à produção de carne () e de matéria-prima para a indústria. Esse sistema de criação ocorre com mais frequência nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e . A pecuária intensiva é mais comum nas regiões Sudeste e , onde se destaca a produção de 

RESPOSTA - rebanhos ; Sul ; extensiva ; corte ; Norte ; Sul ; leite . 

   A produção de suínos () é a terceira do país com destaque para a criação intensiva nos Estados de  Gerais, Paraná,  Catarina e Rio  do Sul. A criação de  (avicultura) é a maior produção do . Essa atividade é praticada por técnicas modernas. Nas , por exemplo, os ovos são chocados por incubadoras ou  elétricas, que controlam a  e diminuem o tempo de . A alimentação das aves é controlada e constituída somente de  que estimulam a produção de , aceleram o processo de crescimento para o abate e evitam 

RESPOSTA - suinocultura ; Minas ; Santa ; Grande ; aves ; Brasil ; granjas ; chocadeiras ; temperatura ; incubação ; rações ; ovos ; doenças.


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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Empresas Agrícolas e Agroindústrias Conteúdos de Geografia para o Ensino Fundamental

                               Empresas Agrícolas 

       O aumento da produtividade na agricultura foi obtido com a introdução de modernas tecnologias desenvolvidas em pesquisas. As empresas agrícolas utilizam essas modernas tecnologias em grandes propriedades. Elas surgiram nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América e em outros da União Europeia. 
    A empresa agrícola utiliza a seleção de sementes, aplicação de fertilizantes e agrotóxicos, uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e na colheita, silos de armazenagem (enormes galpões e depósitos para estocar produtos agrícolas, pois a empresa agrícola aguarda para vender a produção quando o preço dos produtos estiver em alta), além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos, administradores, por engenheiros (engenheiros de produção e agrônomos) e departamento de pesquisas (cientistas). A empresa agrícola conta com excelente organização administrativa e operacional, devido ao bom nível de qualificação profissional de seus funcionários,  o que garante a sua alta produtividade.     
    O investimento para iniciar uma empresa agrícola é altíssimo, e em geral, quanto mais se investe maiores são os lucros obtidos. A empresa agrícola gera empregos de qualidade, com carteira assinada e pagando bons salários aos seus funcionários. Além disso, esse tipo de empreendimento deve seguir à risca as normas e legislação vigente no país onde está instalada, como legislação trabalhista, a segurança no trabalho e as normas ambientais também. 
     Uma consequência desfavorável, que é observada após a implantação de uma empresa agrícola, em determinado país, é a concentração de terras. Nas regiões onde se implantou uma empresa agrícola verificou-se que os produtores rurais não conseguem acompanhar a elevação dos níveis de produtividade e ficam sem condições de concorrer no mercado, dessa maneira acabam por vender suas propriedades. Isso deve ser encarado como consequência, de maneira geral, do modelo capitalista vigente, onde quem aplica maiores capitais subjuga os que estão trabalhando na mesma atividade há muito mais tempo, mas que não possuem a escala produção desses grandes empreendimentos.  Portanto, é uma missão dos governantes diminuírem as desigualdades que surgem em decorrência da competição do capitalismo. Uma maneira é o programa de compra direta dos produtores rurais para a merenda escolar implantado no Brasil. Com isso, os alunos das escolas públicas consomem alimentos frescos e sadios, comprados de regiões próximas à sua escola, e ao mesmo tempo os pequenos produtores rurais conseguem escoar mais facilmente seus produtos agrícolas. Outro programa de valorização do homem do campo, por parte do governo, no Brasil, é o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que empresta dinheiro aos produtores rurais, a juros mais baixos do que os praticados no mercado, parcelado e com carência (o produtor rural começa a pagar após cerca de cinco anos da data do empréstimo). 

                                  Agroindústria

(Fonte:  Livro - DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007)

  "    Muitas das  empresas agrícolas, transformam os produtos que cultivam em bens industrializados, no próprio local de cultivo, na chamada agroindústria. É o que ocorre, por exemplo, com a laranja, transformada em suco, ou com a cana-de-açúcar, transformada em álcool e seus derivados, como o açúcar. Atualmente há uma infinidade de produtos agrícolas que passam por processos industriais. Por exemplo, legumes e verduras pré-cozidos, sucos e polpa de frutas processada e congelada ou até refeições completas prontas, bastando descongelar. Todos esses produtos saem da agroindústria, que pode estar instalada no campo ou na cidade, e vão abastecer os supermercados por todo o país.   "



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Perguntas com Respostas de Geografia sobre os Tipos de Agricultura

    Perguntas com Respostas de Geografia, para o Ensino Fundamental,   sobre os Tipos de Agricultura de acordo com as técnicas utilizadas, o rendimento e destino da produção


1- PERGUNTA     O que é o  Sistema de Produção Agrícola? 

    RESPOSTA    O sistema de produção agrícola é o tipo de técnica empregada na atividade agrícola. O sistema de produção agrícola pode ser: intensivo ou extensivo. 


2- PERGUNTA   Caracterize cada sistema de produção agrícola. 

RESPOSTA  -  Agricultura extensiva é aquela em que são utilizadas técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura é mais comum nas pequenas propriedades rurais, com predomínio da mão de obra e baixa mecanização. 


              -    Agricultura intensiva  é aquela caracterizada pelo uso de máquinas, fertilizantes, sistemas de irrigação, sementes selecionadas e modernas técnicas agrícolas. Nesse tipo de agricultura são empregados poucos trabalhadores e obtêm-se grande aproveitamento da terra e alta produtividade. 


3-  PERGUNTA   Abaixo vemos duas imagens, assinale com I aquela que caracteriza a agricultura intensiva e com E a que caracteriza agricultura extensiva. 



3.1    (    )

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 3.2  (    )
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RESPOSTA         3.1  ( E )        3.2  ( I )   


    A imagem 3.1 mostra os trabalhadores utilizando sua própria força para colherem as alfaces. Não há qualquer sinal de utilização de técnicas modernas ou de mecanização, portanto a imagem 3.1 mostra o sistema de agricultura extensiva. 

     A imagem 3.2 mostra que as plantas estão sobre tubos, ou seja, é utilizada a técnica da hidroponia que é característica de agricultura intensiva. Na hidroponia as plantas, são cultivadas sobre tubos por onde passa água corrente com nutrientes, nela dissolvidos, que garantem o crescimento sadio das plantas. Além disso, o local é todo coberto, e com isso o clima é mantido estável dentro do ambiente, garantindo que as pragas e insetos não conseguirão prejudicar o desenvolvimento das plantas. Sendo assim, essa imagem 3.2 caracteriza o sistema de agricultura intensiva. 



4- PERGUNTA     Quando observamos o rendimento e o destino da produção agrícola, cite as duas maneiras que podemos classificar o tipo de agricultura utilizada.

RESPOSTA       Quando observamos o rendimento e o destino da produção agrícola podemos classificar as atividades agrícolas em: agricultura de subsistência e agricultura comercial. 



5- PERGUNTA     Caracterize a agricultura de subsistência e a agricultura comercial. 



RESPOSTA     -   Agricultura de subsistência é praticada em pequena escala de produção, em pequenas propriedades, com técnicas tradicionais ou rudimentares e, basicamente, mão de obra familiar, e ocorre de forma extensiva. Trata-se de um tipo de agricultura comum em regiões muito pobres, principalmente na África, na Ásia e na América Latina. 


            -    Agricultura comercial é praticada em grande escala para abastecer grandes mercados consumidores nacionais e internacionais, empregando máquinas e moderna tecnologia para obter alta produtividade. O sistema de produção intensivo é o utilizado na agricultura comercial. 


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exercício de Geografia para o 6º Ano do Ensino Fundamental sobre a AGRICULTURA

             Nesse exercício de Geografia, com conteúdos do Ensino Fundamental, 6º ano, você tem que Preencher as lacunas (retângulos) com as palavras corretas. Ao final de cada parágrafo confira se acertou, observando as respostas em vermelho.     Bom exercício! 



           O que é agricultura? A  é a atividade  caracterizada pelo cultivo e pela  de plantas em geral, seja para serem utilizadas como -prima ou como fonte de  para os seres humanos e animais. 



A produção agrícola no mundo



A maneira com que se  as plantas, ou seja, a maneira como se realiza a atividade de agricultura é sempre a mesma? A agricultura é  de diversas maneiras.


RESPOSTA -    agricultura ; econômica ; colheita ; matéria ; alimentação ; cultivam ; praticada .


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 Os países mais , com capacidade de investimentos em  e tecnologia, realizam uma atividade  moderna, com uso intensivo de , equipamentos e novas  de cultivo. Empregam cada vez menos  -de-obra, que foi incorporada pelo setores secundário e  da economia.  * Lembre-se que o setor secundário é o  (as fábricas que  as matérias-primas em produtos acabados), e o setor terciário são os  (bancos, universidades, comércio, etc.). 


RESPOSTA - desenvolvidos ; pesquisa ; agrícola ; máquinas ; técnicas ; mão ; terciário ; industrial ; transformam ; serviços .

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        Nos países  desenvolvidos, com produção agrícola destinada ao , introduziram-se alguns processos de , gerando  no campo, pois uma  é capaz de realizar o trabalho de dezenas de pessoas. Nas  onde a agricultura não se modernizou e ainda são usadas técnicas , os agricultores lutam contra as adversidades financeiras e  para garantir uma produção no mínimo suficiente para o  da família. 

RESPOSTA - menos ; exterior ; modernização ; desemprego ; máquina ; regiões ; tradicionais ; climáticas ; sustento .

     As Condições  necessárias para o desenvolvimento da  - Apesar do grande desenvolvimento  e científico ocorrido nos últimos anos, os ou condições naturais como o , o clima, o  e a água, ainda são fundamentais para o  da agricultura. 


RESPOSTA - naturais ; agricultura ; tecnológico ; elementos ; relevo ; solo ; desenvolvimento .

     O relevo pode facilitar ou  a prática agrícola. As áreas mais , por exemplo, favorecem a  por facilitar a  e o escoamento (transporte) da produção. Nas áreas mais acidentadas, com morros ou , o uso de máquinas e o transporte da produção  são dificultados. Além disso, há mais possibilidades de prejuízos com a , pois a inclinação do terreno aumenta a velocidade de  da água, e com isso as partículas do  são carregadas para dentro dos 

RESPOSTA - dificultar ; planas ; agricultura ; mecanização ; montanhas ; agrícola ; erosão ; escoamento ; solo ; rios . 

    O  é um fator que influencia a agricultura, porque determina os cultivos mais adequados para cada lugar. A laranja, por exemplo, tem melhor desenvolvimento em lugares de clima mais , enquanto a maçã se adapta melhor a áreas de clima .

RESPOSTA - clima ; quente ; frio . 

    Os solos mais apropriados para a  são os ricos em , matéria orgânica em  que é componente muito importante para a  do terreno. 

RESPOSTA - agricultura ; húmus ; decomposição ; fertilidade . 

     A água, proveniente de rios ou da , é um elemento cuja falta ou  podem inviabilizar determinados . Em muitos casos, a falta de  pode ser solucionada com a , e o excesso de água no  pode ser resolvido com sistemas de  (abertura de  ou instalação de tubos). Observe, na imagem abaixo, a enorme quantidade de  necessária a  de alguns tipos de plantas. 

RESPOSTA - chuva ; excesso ; cultivos ; chuva ; irrigação ; solo ; drenagem ; valas ; água ; produção .


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Fonte Livro: DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Perguntas com respostas sobre ENERGIA - Geografia para o Ensino Fundamental

    
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1- Será que um país altamente desenvolvido precisa de maiores fontes de energia do que um país pobre? Sim ou não? Por quê? 

RESPOSTA -  Sim! Porque à medida que as sociedades humanas vão se desenvolvendo a quantidade de energia que utilizam vai crescendo também. Quanto maior for o desenvolvimento de um país, mais ele precisará de fontes de energia para manter climatizados os ambientes fechados, seja refrigerando ou aquecendo o ar, ou para transportar as mercadorias que exporta e importa seja por caminhões ou trens ou navios ou aviões,  ou para os transportes de massa (ônibus, trens, metrô). 



2- Como um país consegue fornecer energia para manter o padrão e qualidade de vida da sua população? 


RESPOSTA -   Um país consegue fornecer energia para manter o padrão e qualidade de vida da sua população através do processamento dos recursos naturais. Antes  do surgimento das indústrias, no século XVIII, as principais fontes de energia eram a tração animal, o vento, a madeira e a água.

     Após a industrialização, novas fontes de energia passaram a ser usadas, como, por exemplo, o carvão mineral, e mais tarde, o petróleo, o gás natural, a água para a geração da energia hidroelétrica, a energia nuclear e a energia solar. 
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Imagem acima: usina solar na Espanha, para a geração de energia elétrica. Os raios solares são refletidos por espelhos para uma torre onde água é aquecida, o vapor gira uma turbina que gera energia elétrica limpa e renovável.  

3- Comente sobre a importância do carvão mineral como fonte de energia. 

    RESPOSTA -  O carvão mineral foi empregado durante séculos como fonte de calor e tornou-se a principal fonte de energia durante todo o século XIX (*lembre-se sobre a datação dos séculos: século XIX começa no ano de 1801 e termina no ano 1.900). A queima do carvão fornecia o vapor que fazia funcionar as máquinas usadas nas primeiras indústrias (a industrialização teve início em 1750, século XVIII, na Inglaterra). Até hoje, o carvão mineral ainda é uma fonte de energia muito importante para alguns países, como a China, e para as indústrias siderúrgicas, que utilizam sua energia para derreter o ferro e, a partir daí, produzir o aço. 

4-     Descoberto como fonte de energia em 1859, nos Estados Unidos, esse recurso natural rapidamente superou o carvão mineral, tornando-se a principal fonte de energia utilizada pelos seres humanos. 
    PERGUNTA -   O pequeno texto acima está se referindo a qual recurso natural? 

RESPOSTA -  Esse pequeno  texto citado está se referindo ao recurso natural petróleo. 



5-  Além de ser uma fonte de energia, o petróleo tem outros usos. Comente sobre isso. 


RESPOSTA -  O petróleo é também uma importante matéria-prima para a produção de diversos produtos muito utilizados em nosso dia a dia.  Com o processamento do petróleo, as indústrias petroquímicas produzem borracha sintética, tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos, etc. 



6-  O petróleo pode acabar um dia? 


RESPOSTA - Sim!  Por ser uma fonte de energia não renovável e de grande consumo mundial, o petróleo deverá se esgotar  um dia, portanto é necessário o desenvolvimento de pesquisas de fontes alternativas de energia para evitar problemas futuros de fornecimento energético. 


7- Qual a vantagem do gás natural sobre o petróleo para a geração de energia? 


RESPOSTA -   O gás natural é mais facilmente transportado e menos poluente que o petróleo e que o carvão mineral. O gás natural é muito empregado como fonte de energia em vários lugares do planeta. É usado em fogões, automóveis, altos-fornos e na geração de energia elétrica. 



8-  O Brasil importa gás natural? 


RESPOSTA  -   Sim!  O Brasil importa da Bolívia grande quantidade de gás natural, que é transportado desde o país vizinho até as regiões consumidoras no território brasileiro, por um sistema de tubulações chamado gasoduto. 



9-  Para quais fins é utilizada a energia nuclear? 
                       
   RESPOSTA -  A energia nuclear é usada para gerar eletricidade, para mover embarcações marítimas (submarinos e porta-aviões) e na construção da bomba atômica. A energia nuclear também é empregada na medicina e na pesquisa científica.

10- O mundo possui pouco mais de duzentos países, quantos deles possuem conhecimento para gerar energia a partir de um mineral radioativo (urânio), ou seja, quantos países detêm a tecnologia necessária para gerar energia nuclear? São poucos ou muitos? Porquê? 

RESPOSTA  -   São poucos os países no mundo  que possuem tecnologia para gerar energia elétrica a partir da fissão nuclear, cerca de 31 no total. Porque a instalação de uma usina nuclear exige grandes investimentos de capital e tecnologia de ponta. Assim, somente cerca de 31 países do mundo, atualmente, detém esse tipo de energia. 



11- O Brasil está nessa lista de países  que possuem usinas de geração de energia nuclear? 


RESPOSTA  -  Sim!  O Brasil possui três usinas nucleares localizadas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro: Angra I, Angra II e Angra III (imagem abaixo). 

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12- Comente sobre a geração de energia elétrica a partir da força das águas. 

RESPOSTA -  A hidroeletricidade é obtida pelo aproveitamento da força das águas dos rios. A energia elétrica assim obtida, comparada às de outras fontes, é barata, não poluente e renovável.  Entre os países que mais produzem hidroeletricidade estão Canadá, Brasil, China, Estados Unidos e Rússia.     

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  Imagem acima: usina hidrelétrica de Itaipu (é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, nas cidades de Foz do Iguaçu - Paraná, e Ciudad Del Este - Paraguai).



13-  O que é a  termoeletricidade? 

RESPOSTA -  A termoeletricidade é a energia elétrica produzida pelas usinas termoelétricas. Ela é obtida por meio da queima do petróleo, do carvão mineral, do gás natural ou de outros combustíveis, como a biomassa (o bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo). O calor gerado pela queima do combustível é utilizado para ferver água, de uma caldeira, e o vapor que sai com força gira uma turbina que gera a energia elétrica (veja imagem abaixo). 
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