quarta-feira, 22 de julho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Ações Humanas e suas Consequências

          
Geografia Newton Almeida

        Prezados leitores, todos sabemos que um enorme desafio para mantermos segura a vida das futuras gerações é preservar a biodiversidade. Além do perigo de extinção de espécies, as ações humanas sobre o ambiente podem estar, também, afetando o clima da Terra. 
      O exercício abaixo trata desse assunto, muito atual. O texto foi transcrito do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD. 

    O exercício a seguir, utiliza um texto do livro citado, e tem como objetivo tonar a leitura mais atrativa aos alunos. Ele consiste em preencher as lacunas com as palavras corretas, a fim de que o sentido do texto seja mantido. Após cada parágrafo, as respostas são destacadas em vermelho. 
     
                             Bom exercício! 




                Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas 


              Costumamos associar a presença e a ação dos seres humanos à destruição das  vegetais, ao passo que atribuímos exclusivamente às chamadas forças da , não humanas, o poder de construção ou de preservação dessas . Porém, se não fosse também ação de inúmeros grupos cujos hábitos de  e organização social estão intimamente ligados à manutenção de determinados , há muito tempo que vastos trechos das selvas  ou tropicais e das  teriam desaparecido por completo ou deixariam de se desenvolver e ter a presença significativa que ainda têm nos mapas do 

RESPOSTA - coberturas ; natureza ; paisagens ; vida ; ambientes ; equatoriais ; savanas ; mundo . 


       A ação de muitas populações  e de inúmeros povos tradicionais tem-se caracterizado há milhares de anos pela  e pelo desenvolvimento de ambientes capazes de prover seus diversos modos de  e atender às suas necessidades de 

RESPOSTA - indígenas ; manutenção ; vida ; subsistência . 



        Muitos desses modos de vida baseiam-se na , na coleta e em práticas  de pequena escala. Estas atividades só podem continuar a ser realizadas - tanto na  como na variedade com que se apresentam - caso os  em que elas se desenvolvem permaneçam íntegros, ricos e  o suficiente. Em outras palavras, caso as , os rios e os solos continuem propiciando as atividades de caça,  e plantio nas quais diversos agrupamentos culturais vêm se envolvendo há  de anos. 

RESPOSTA - caça ; agrícolas ; forma ; ambientes ; diversificados ; matas ; coleta ; milhares . 


         Portanto, assim como podemos  as ações humanas à destruição de áreas antes ocupadas por , também é possível associar a presença humana - evidentemente agindo de modo diverso daquele que produz  - a situações de preservação e até mesmo de  de formações vegetais, como nas áreas ocupadas pela Floresta , por exemplo.

RESPOSTA - relacionar ; florestas ; destruição ; reprodução ; Amazônica . 


        O fato é que os seres humanos agrupam-se em  diversificadas, têm necessidades e cultivam  diversos e, consequentemente, apresentam diferentes tipos de  com os ambientes em que estão . Enquanto para uns a derrubada da  é condição exigida para o  de seus modos de vida, para outros é exatamente na permanência da floresta que essa condição se 

RESPOSTA - sociedades ; hábitos ; relacionamento ; inseridos ; floresta ; desenvolvimento ; viabiliza . 


         Inegavelmente, no entanto, são as condicionantes , independentes da  humana, que primeiro estabeleceram, muito antes até da própria  dos seres humanos, os  propícios para o desenvolvimento das formações  que observamos nos mapas. 

RESPOSTA - físicas ; ação ; existência ; ambientes ; vegetais . 


          Entre essas condicionantes, o , sobretudo pelos fatores temperatura e , é dos mais influentes. Além da forte influência que exerce na distribuição da , a dinâmica climática pode e deve ser vista como uma das principais  pela produção de inúmeras outras  físico-naturais. Desempenha ainda importante papel, por vezes determinante, no estabelecimento de alguns dos  traçados pelos próprios  humanos. Na definição de fronteiras , por exemplo, ou na distinção de áreas consideradas mais e menos propícias para as  de população, essa importância pode ser facilmente constatada. 

RESPOSTA - clima ; umidade ; vegetação ; responsáveis ; fronteiras ; limites ; seres ; agrícolas ; concentrações . 

         Quando observamos a distribuição da  e de suas atividades  pelas diversas regiões do planeta, é fácil constatar a coincidência entre fracas  humanas e  de extremos climáticos - desérticos,  e frios. Evidentemente, essas não são as únicas razões, e em alguns casos nem mesmo as , a limitarem os aglomerados  e suas atividades. Mas elas não podem ser descartadas do conjunto das  para as fronteiras indicadas por mapas como os de densidade demográfica e de uso do .

RESPOSTA - população ; agropecuárias ; concentrações ; zonas ; polares ; principais ; humanos ; explicações ; solo . 

              Se compararmos os dois mapas com o mapa de  do mundo, facilmente constataremos as coincidências a que nos referimos. De fato, entre outras áreas, naquelas caracterizadas pelos  climáticos se constatam as mais fracas  de pessoas e as maiores concentrações de  improdutivas.

RESPOSTA - climas ; extremos ; densidades ; terras . 


              Esse amplo espectro de influências exercidas pelas  climáticas por si só justifica a necessidade de aprofundarmos um pouco mais o seu 

RESPOSTA - fronteiras ; conhecimento .

     


Geografia Newton Almeida
   Imagem acima - o bioma Floresta Amazônica é o mais citado como exemplo preocupante da degradadora ação humana, porém, todos os outros, como o Pantanal, o Pampa, o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, estão sendo aceleradamente destruídos. 



             
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domingo, 12 de julho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre os Limites do Continente Europeu

     
Geografia Newton Almeida

      A localização de um continente, de um país ou de uma região afeta diversos fatores que podem facilitar ou dificultar o o seu desenvolvimento.
     Se um país está localizado em região de encontro de placas tectônicas, por exemplo, isso significa que terá de enfrentar graves tragédias em consequência de terremotos, como acontece no Japão. Mas, as dificuldades impostas por condições inóspitas não impedirá que o povo que lá vive consiga alcançar o seu desenvolvimento. 
     Já no caso do Brasil, em contraponto, as disponibilidades de recursos naturais abundantes e um clima que pode ser considerado privilegiado, consequência direta da sua localização, não foram capazes de fazer com que o povo brasileiro, que vive nesse país de dimensões continentais, conseguisse conquistar pleno desenvolvimento humano. 

      No exercício a seguir, o texto do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD, 2009, apresenta aspectos gerais sobre a localização da Europa. 

     Preencha as lacunas com as palavras corretas !  Após cada parágrafo, verifique seus acertos, com a as palavras corretas das lacunas destacadas em vermelho. 

   

     Os limites  do continente europeu foram definidos por uma linha  que tem como referência os montes , o rio Ural e o mar  ao leste. Ao sul, os limites foram estabelecidos pelas  do Cáucaso e pela costa do Mar  até os estreitos de Bósforo e . Desse ponto para oeste estende-se o mar , e após a passagem do estreito de , o oceano Atlântico estabelece os  continentais.


RESPOSTA - orientais ; imaginária ; Urais ; Cáspio ; montanhas ; Negro ; Dardanelos ; Mediterrâneo ; Gibraltar ; limites . 


    A configuração  da Europa é caracterizada pela presença de grandes  (Escandinávia, , Itálica e Balcânica) e de mares (Mediterrâneo, Negro, Cáspio e ). Acrescente-se ainda grande quantidade de penínsulas secundárias, extremidades, , golfos e baías.

RESPOSTA - territorial ; penínsulas ; Ibérica ; Báltico ; estreitos . 


   Na parte  do continente, qualquer lugar está, no máximo, a 250 km do , enquanto na parte oriental, principalmente na , as distâncias da costa chegam a mais de 1.000 . Essas características facilitam o , sobretudo o acesso à navegação nos oceanos e mares, além de exercer forte influência sobre o 

RESPOSTA - ocidental ; mar ; Rússia ; quilômetros ; transporte ; clima . 


    As áreas mais próximas dos oceanos apresentam climas , sobretudo na fachada , influenciada pela corrente marítima  do golfo. A posição da , entre as  médias e altas do  norte, é outro  importante para a definição de suas características climáticas. 


RESPOSTA - amenos ; atlântica ; quente ; Europa ; latitudes ; hemisfério ; elemento . 


      Em função disso, os  mais importantes da Europa são o mediterrâneo, o temperado úmido do  e o continental. Também encontramos em algumas áreas os climas  de montanha e, ao norte, os climas  e subpolar.


RESPOSTA - climas ; oeste ; frios ; polar . 

                                


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   Imagem acima - Europa vista de satélite, a uma altitude de pouco mais de 6.000 quilômetros - Google Earth. 



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domingo, 5 de julho de 2015

Exercícios de Geografia sobre Cavernas


Geografia Newton Almeida


    1-    O que é caverna ou gruta? 

RESPOSTA  -  Uma caverna, que é o mesmo que uma gruta, é uma cavidade natural formada em uma rocha, sendo que essa cavidade deve ter um tamanho que permita a entrada de seres humanos para buscarem abrigo ou para fins de estudo. 


2-  Quais são as formas mais comuns de uma caverna? 

RESPOSTA  -  Em geral a caverna possui uma forma de um tubo que entra na rocha com inclinação de uns 45º, ou seja, a caverna se estende em comprimento e para baixo da rocha.             Mas, as cavernas foram formadas por diversos processos e que agem sobre rochas de muitos tipos de origem e em ambientes os mais diversificados, com isso suas formas podem ter os mais variados aspectos. 

3-  Quais são os principais processos de formações das cavernas? 

RESPOSTA  -    As cavernas são originárias de uma série de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicastectônicas, biológicas e atmosféricas.
        Os principais são:  vulcânico; coralíneo; cárstico; glaciar. 


4- Como se forma uma caverna vulcânica? Dê exemplo!


RESPOSTA -  Nas  regiões do  globo  terrestre     em     que     a atividade vulcânica é ativa, o escoamento   de  lava pode formar diversas cavernas,  à  medida   que  o  fluxo  da  lava se resfria e solidifica   ela  pode  formar os chamados   tubos   de   lava   por quilômetros de extensão. 
     Os exemplos mais conhecidos  de  cavernas  de formação por processos vulcânicos estão no Quênia  e no Havaí.  No  Havaí,  é muito conhecida a caverna Kazumura  com  65,5 mil  metros de comprimento  que  se  aprofunda  até  1,1 metros,  formando   o mais longo e profundo tubo de lava que se conhece. 

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Foto acima  -  caverna   vulcânica    em    Valentine  Cave     na Califórnia, Estados Unidos da América.  



5- Como se forma uma caverna coralínea? 


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RESPOSTA  -   Durante as formações dos recifes de corais, no mar, são criadas cavidades, em formas de galerias e salões que podem ser adentradas nos recifes por mergulhadores. 


6- Como se forma uma caverna glaciar? 

RESPOSTA   -   Uma  caverna  glaciar  não  é formada em uma rocha, mas  no  gelo  dos glaciares.  Sua  formação é  através  do processo de passagem de  água   da  parte  superior  da   geleira para o leito rochoso, ou    que   origina tubos tanto  no    sentido horizontal quanto verticalmente. Esse tipo   especial de caverna tem vida curta, pois pode mudar de configuração rapidamente, mas costumam ser visitadas para o  estudo   das    geleiras  e em pesquisas de paleoclimatologia. 
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    Foto de 2012 - Fotógrafo  Skarpi Tharainsson  no  interior de caverna  glaciar  na  Islândia.  Fotografar  o   interior  de    uma caverna  glaciar  é  uma  aventura  muito   arriscada,  pois    são estruturas frágeis e extremamente instáveis. (Fonte: http://www.taringa.net/posts/info/13662675/La-belleza-en-las-cavernas-del-mayor-glaciar-de-Europa.html)



7- Como se forma uma caverna cárstica? 

RESPOSTA  -   As  águas  dos   rios  e  das  chuvas  são  agentes formadores de  cavernas,   no   processo   cárstico   ou  químico. Observam-se  que   não são   todas as rochas que se decompõem sob a ação das águas. 
    As    cavernas     cársticas    ocorrem    em regiões  de   rochas carbonáticas  (calcário, mármore e dolomitos),  principalmente, bem como gipsitas e evaporitos. 
     O   processo    de   carstificação   ou    dissolução   química   é resultado   da   combinação   da   água   da   chuva   ou   de  rios superficiais com o dióxido de carbono  (CO2)   proveniente    da atmosfera  ou   das   raízes   da  vegetação.   O resultado  é  uma solução de ácido carbônico (H2CO3), ou água ácida, que corrói e dissolve os minerais das rochas. 


Geografia Newton Almeida
Foto acima:    caverna  de   formação cárstica da Nova Zelândia  (Maori Leap Cave, Kaikoura). 


8-  O que são espeleotemas? 


RESPOSTA  -  O escorrimento da água no interior de uma caverna, ao longo de milhares e milhões de anos, gotejando do teto para o chão, vai formando os espeleotemas que são formas alongadas a partir da aglutinação de minerais dissolvidos na água. 
    Os espeleotemas mais conhecidos são as estalactites e estalagmites.  


9- O que são as estalactites? 


RESPOSTA  -   As estalactites são as formas cônicas pendentes do teto de uma caverna de formação cárstica. 
Geografia Newton Almeida
Foto acima -  Estalactites que se formam a partir do teto de uma caverna. Observem que além dos espeleotemas do tipo estalactites estão nítidos, na foto, outros espeleotemas como as colunas. 


10 - O que são as estalagmites? 

RESPOSTA - As estalagmites são um determinado tipo de espeleotema no chão de uma caverna cárstica, na forma de cones. O gotejamento ao longo de milhares e milhões de anos, a partir das estalactites,  ocasiona  a aglutinação de minerais dissolvidos (bicarbonato de cálcio) no chão da caverna formando as estalagmites, como se fossem a imagem no espelho das estalactites. 
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    Foto acima -  mostrando as estalagmites no chão, em oposição às estalactites no teto da caverna. 



11 -   Qualquer  buraco, ou cavidade, na rocha com dimensões grandes o possível para que alguém entre dentro dela é uma caverna, sob definição da espeleologia? 

RESPOSTA -   A resposta é não! 
    A espeleologia  -  que segundo o espeleólogo francês Bernard Gèze, significa : "  a disciplina consagrada ao estudo das cavernas, sua gênese e evolução, do meio físico que elas representam, de seu povoamento biológico atual ou passado, bem como dos meios ou técnicas que são próprios ao seu estudo"  -  considera uma caverna apenas aquela formada por processo natural. 

     Por exemplo: no município brasileiro de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, existem interessantes formações de cavernas artificiais, as chamadas Grutas de Caulim, em consequência da retirada do minério  caulim (argila branca) . 
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sábado, 27 de junho de 2015

Exercício de Geografia Perguntas com Respostas sobre Erosão Pluvial Agentes Externos Causadores de Erosão

1-  Sob o olhar da Geografia, o que é erosão?      

RESPOSTA  -  A erosão é a ação de agentes externos sobre o relevo terrestre desgastando, destruindo ou desagregando as rochas e solos, ocorrendo, em seguida, o transporte dos sedimentos, sempre das regiões mais altas para as mais baixas. 



2- Quais são os agentes externos responsáveis pela erosão? 


RESPOSTA  -  Os agentes externos que são responsáveis pelo processo de erosão: água; chuva; neve; gelo; vento; oscilação da temperatura. 



Imagem acima mostra uma forma peculiar esculpida pela ação da erosão eólica. 
3-  De que maneira a oscilação da temperatura é capaz de ocasionar a erosão? 

RESPOSTA  -  As oscilações de temperatura fazem com que as rochas se contraiam  e se expandam. Esse processo de retração e expansão faz com que as rochas sejam quebradas, ao longo do tempo. 

    Esse processo pode ser facilitado com a entrada de água nas frestas das rochas. A água depositada, em estado líquido, pode expandir seu volume ao resfriar-se, dependendo do clima de determinada região. Ao expandir-se a água congelada força as paredes da rocha partindo-a em duas. 
    O mesmo pode acontecer quando a raiz de uma planta, penetra em alguma fresta de uma rocha. À medida que a planta vai crescendo ela vai erodindo a rocha, e dependendo da composição da rocha, o processo de erosão pode acontecer muito lentamente ou mais rapidamente. 
      Observem que a erosão das rochas é o processo que origina os solos. Os solos, assim como as rochas, sofrem erosão. 

4 -  Os processos de erosão afetam mais as rochas ou os solos? 


RESPOSTA - As rochas tem maior dureza e portanto oferecem muito maior resistência, à erosão, do que os solos. Em regiões de clima tropical, com intenso regime de chuvas, por exemplo, os temporais caindo sobre as rochas levam milhões de anos para esculpi-las. Essa força das águas sobre os solos é capaz de abrir ravinas ou voçorocas nos solos em questão de dias. 



5- O que é erodibilidade?  


RESPOSTA  -   A erodibilidade é a susceptibilidade que os solos têm de serem erodidos. As propriedades dos solos influenciam na maior ou menor erodibilidade, facilitando ou dificultando a ação da energia cinética das águas das chuvas e do escoamento superficial. 

   Dentre as propriedades do solo que influenciam na erodibilidade, podemos destacar o teor de areia, silte e argila, a densidade aparente e real, a porosidade, o teor e estabilidade de agregados, o teor de matéria orgânica e o ph dos solos.       


6 - O que é erosividade? 


RESPOSTA  -   A erosividade é a capacidade, maior ou menor, de um agente externo para provocar a erosão. 



7 -  Cite alguns tipos de erosão.


RESPOSTA - Erosão eólica; erosão fluvial; erosão marítima; erosão pluvial; erosão química; erosão biológica. 



8- O que é erosão pluvial? 


RESPOSTA  -  A erosão pluvial é aquela em que o agente externo causador da erosão é a chuva. 



9- De que maneira acontece a erosão pluvial? 


RESPOSTA - A erosão pluvial é mais impactante sobre os solos, principalmente aqueles que estão expostos ou nus, sem qualquer tipo de cobertura vegetal. As águas das chuvas desagregam os solos transportando seus sedimentos com facilidade. 

     O cair de um pingo de chuva sobre um solo frágil (com pouca coesão) já é capaz de remover alguma partícula, lançando-a para cima e para longe, o que é chamado de salpicamento, que então é transportada pelas águas correntes.            A força do impacto da chuva também força o material mais fino para baixo da superfície do solo, o que provoca a obstrução da porosidade (selagem) do solo, aumentando o fluxo superficial e a erosão pluvial.
 


10- Quais são as consequências, ou impactos ambientais, da erosão pluvial? 


RESPOSTA  -  Ao transportar as partículas do solos, as águas de chuva estão destruindo suas estruturas (óxidos e o húmus), ou seja, estão retirando uma importante camada de nutrientes e os elementos fundamentais para a prática da agricultura, como o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio (N, P, K). 

    A erosão pluvial tem como outra consequência o carreamento de sedimentos, detritos e partículas de solo para os lagos e rios, assoreando-os. Com isso, as enchentes ocorrem em maior frequência e com proporções também maiores. 
         Em algumas cidades do sudoeste do estado do Rio Grande do Sul vem ocorrendo a arenização dos solos, em consequência da erosão.  A arenização é a formação de bancos de areia, tornando o solo impraticável para a agricultura, impedindo a fixação vegetal sobre ele. 
   Observação - a arenização é diferente da desertificação, embora ambos os processos culminem com o desparecimento da vida vegetal sobre eles.  A arenização ocorre em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, A desertificação ocorre em climas árido, semiárido e semiúmido e assemelha-se a uma seca prolongada e intensa. 


11 -  Quais ações das sociedades humanas contribuem para a ocorrência dos impactos ambientais da erosão pluvial? 

RESPOSTA  -   Os seres humanos estão continuamente alterando o equilíbrio do meio ambiente, em busca de explorarem os recursos naturais, para seu sustento e para obterem melhor qualidade de vida, e com isso contribuem para ampliar os efeitos impactantes da erosão pluvial, como: 

      -  realizando desmatamentos, principalmente em topos de morros e encostas, tornando os solos expostos e fragilizados, diminuindo sua coesão e facilitando a erosão pluvial sobre eles; 
     -  a agricultura em áreas com declives sem a prática das curvas de nível ou terraceamento.
      
Foto acima, agosto de 2011: Erosão em encosta de morro na beira da BR 101, na cidade de Rio Bonito - RJ. 


12 -  Quais são os dois principais tipos de erosão pluvial? 

RESPOSTA  - Os dois principais tipos de erosão pluvial são: 

- erosão pluvial laminar, quando a água da chuva transporta partículas do solo paralelamente à sua superfície, de maneira uniforme, sem provocar sulcos; 

-  erosão pluvial em sulcos ou ravinas, ocorre quando a água se concentra em determinados sulcos do terreno, transportando maior quantidade de partículas e formando ravinas na superfície que podem rapidamente atingir a alguns metros de profundidade.



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terça-feira, 16 de junho de 2015

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental " A Terra o Sol os Tempos e Suas Fronteiras

                  A fronteira é um importante conceito para os estudos da geografia. O Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD, possui excelentes textos construídos em torno de comparações e citações referentes às fronteiras. 
       Inicialmente a fronteira, que delimita o território de cada país, remete à noção de soberania nacional. O limite de um país é até onde o poder daquele governo específico alcança. Qualquer invasão ou intromissão no território do país vizinho coloca em risco a soberania do outro, o que pode levar ao desfecho de uma guerra. 
      A geografia sempre foi requisitada, pelos governantes, para estudar e planejar ações com o objetivo de ampliar territórios, ou de pelo menos garantir a soberania sobre o território pertencente a determinado país. Portanto, a geografia foi uma ciência muito útil ao poder constituído, tendo na fronteira a sua atenção especial.  
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  Ao passar dos séculos, as fronteiras foram tomando outros focos, extrapolando para além dos limites do nosso planeta Terra. 
      
      O exercício a seguir, utiliza um texto do livro citado, e tem como objetivo tonar a leitura mais atrativa aos alunos. Ele consiste em preencher as lacunas com as palavras corretas, a fim de que o sentido do texto seja mantido. Após cada parágrafo, as respostas são destacadas em vermelho. 
     
                             Bom exercício! 



  Texto do Livro - Fonte: Livro Geografia do Mundo; Carvalho, Marcos Bernardino de ; Pereira, Diamantino Alves Correia ; Editora FTD ; São Paulo ; 2009; 8º ano.  



     "        A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras




   As fronteiras, como sabemos, delimitam os lugares  de ocorrência dos diversos , sejam eles -ambientais ou socioculturais. 



RESPOSTA - geográficos ; fenômenos ; físico . 


   Com um pouco de esforço e informação, é perfeitamente possível  as fronteiras que não construímos daquelas que resultam da nossa . Já conhecemos e examinamos várias delas. Por isso, uma simples observação dos mapas a seguir permite essa . Neles estão representados alguns  e seus limites, que podem ser clara e facilmente associados a ações  ou a processos físico- terrestres que, independentemente dessas ações, também estabelecem inúmeras fronteiras na  terrestre. 

RESPOSTA - distinguir ; ação ; diferenciação ; fenômenos ; humanas ; ambientais ; superfície . 

   Os fenômenos e os limites representados nesses mapas são velhos conhecidos nossos: placas tectônicas; aspectos físicos do planeta, com variações de altitudes, as grandes  e os contornos continentais; fronteiras , com as divisões e os domínios territoriais das quase duas  de países existentes no globo, com os correspondentes pedaços da  terrestre de que eles se apropriam. O mapa-múndi  obviamente representa limites que grupos humanos traçaram sobre a superfície , enquanto os outros dois o o mapa de placas tectônicas e o mapa- físico - indicam fenômenos e fronteiras que se estabelecem independentemente das  humanas. 

RESPOSTA - cordilheiras ; políticas ; centenas ; natureza ; político ; terrestre ; múndi ; ações . 

  Distinguir fronteiras ou  e consequentemente identificar fenômenos e domínios correspondentes é o que nos permite  a própria dinâmica de funcionamento da  do planeta e de qualquer uma das suas partes.

RESPOSTA - limites ; territoriais ; entender ; geografia .

   Há  que podem ser mais facilmente  e explicados, em função de resultarem de claramente distintos e independentes, como os ilustrados pelos mapas anteriores. Mas há também um conjunto cada vez maior de fronteiras,  e limites cuja identificação e explicação não são  tão simples nem tão precisa. Hoje, além de ser grande a  entre todas as dinâmicas , das físico-naturais às , praticamente não há canto da  em que os seres  não tenham deixado suas marcas, alterando processos  ou simplesmente apropriando-se de partes e elementos da  terrestre. Diante desse quadro, as tarefas de identificação e explicação de muitas  exigem a consideração conjunta dos aspectos e  que genericamente chamamos de  ou de humanos. Nenhum deles isoladamente seria capaz de fornecer  completas e adequadas para boa parte dos fenômenos  que buscamos entender. 

RESPOSTA - limites ; identificados ; processos ; territórios ; tarefa ; relação ; geográficas ; socioculturais ; Terra ; humanos ; originais ; natureza ; fronteiras ; características ; físicos ; explicações ; geográficos .

   Muitos  e fronteiras cuja existência e poderiam ser apressadamente atribuídas à ação  de um grupo de forças - ou  ou sociais - costumam revelar-se, quando submetidos a uma  mais cuidadosa, como resultado das ações inseparáveis de todas essas . Alguns dos chamados grandes naturais do planeta - que identificam as diversas zonas  e de predomínio de distintas formações  - ilustram bem isso. 

RESPOSTA - fenômenos ; dinâmica ; exclusiva ; naturais ; análise ; forças ; domínios ; climáticas ; vegetais .


                                                       "


             
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sábado, 13 de junho de 2015

Petróleo - O Petróleo e as múmias - O Petróleo Vai Acabar? - Destilação Fracionada e os Subprodutos do Petróleo

      
                    O Petróleo 

      Desde tempos muito antigos, o petróleo era utilizado como combustível, para construções (como as pirâmides egípcias) e para impermeabilização de palácios. Há evidências de que os egípcios antigos utilizavam o petróleo inclusive para o embalsamento das muito conhecidas múmias, que até hoje ainda se encontram entre nós nos museus, e são um valioso testemunho material histórico para diversas pesquisas.
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* Curiosidade - a foto mostra uma múmia de 2.200 anos que segundo noticiado em janeiro de 2002, apresentaria sinais de câncer de próstata, de acordo com a pesquisadora e professora universitária Salima Ikram, da American University of Cairo. 
  
    No final da Idade Média, o petróleo também passou a ser usado como medicamento (para cálculos renais, escorbuto, cãibras, gota, tônico para o coração e remédio contra reumatismo). 
    Com o aumento da demanda por combustível no século XIX, tiveram início tentativas de escavação para obter petróleo em maior quantidade (até então, esse combustível era obtido apenas quando aflorava na superfície da Terra). Em 1859, na Pensilvânia (Estados Unidos), o coronel Edwin L. Drake, após várias tentativas, conseguiu furar o primeiro poço de petróleo, aumentando o rendimento de sua extração. A partir de então, o petróleo rapidamente superou o carvão mineral, tornando-se a principal fonte de energia no mundo. Por ser líquido, o petróleo é mais facilmente transportado que o carvão mineral, o que permite a instalação de indústrias mesmo em locais onde ele não é encontrado. Um exemplo disso é o Japão, que mesmo sem possuir jazidas de petróleo e carvão mineral, apresentou grande desenvolvimento industrial (século XX). 
     Em meados do século XIX, a demanda de querosene para a iluminação das casas e das ruas incentivou a primeira exploração significativa de petróleo. Mais tarde, no final desse século XIX, os motores de combustão (explosão) interna foram inventados, dando início à era dos automóveis. A partir daí, o consumo de petróleo e seus derivados cresceu de forma antes inimaginável,  a ponto de atualmente  ele ser responsável por cerca de 40% do consumo energético mundial, praticamente três vezes mais do que o consumo da energia proveniente do carvão mineral. 
     Além de ser a principal fonte de energia do mundo, o petróleo é uma importante matéria-prima para a produção de vários itens presentes no nosso dia a dia.  Com ele, as indústrias petroquímicas produzem borracha sintética, tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos, etc. 

                       O Petróleo vai acabar? 

        O petróleo é uma substância orgânica (presença de carbono) que foi formada por lento processo em camadas subterrâneas, após o soterramento de enormes quantidades de organismos mortos  (como o plâncton), que sob grandes pressões transformaram-se em petróleo.
Geografia Newton Almeida
         Devido ao seu lento processo de formação, após milhões de anos, o petróleo é uma fonte de energia não renovável, ou seja, vai acabar um dia. 
     A população do mundo cresceu vertiginosamente ao longo do século XX e continua crescendo no século XXI (já somos mais de 7 bilhões de habitantes na Terra), o que faz crescer a utilização do petróleo, mesmo que outras fontes de energia venham sendo usadas, as chamadas fontes alternativas. 
    Outro ponto que é levado em consideração, para o cálculo médio da duração do petróleo, é a descoberta de novas jazidas, como as do pré-sal no litoral do sudeste do Brasil. Essas jazidas do pré-sal possuem quantidades imensas e provaram a capacidade técnica da Petrobrás, que desenvolveu novas tecnologias para poder retirar esse petróleo a mais de 5.000 metros de profundidade do nível do mar. Mesmo com essas novas descobertas de petróleo, cálculos indicam que ele deverá durar por somente mais uns cinquenta anos. 
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                                     A Versatilidade do Petróleo

     Quando pensamos em substituir o petróleo por outra fonte de energia, devemos nos lembrar da sua versatilidade: dele se obtém gasolina, querosene, GLP - gás liquefeito de petróleo, óleo dísel, óleos lubrificantes, vaselina, graxa, asfalto, parafina, cera, solvente, corante e a maioria dos tipos de plástico e borracha sintética de que dispomos no nosso dia a dia. É praticamente impossível olhar a nossa volta e não encontrar algo proveniente do petróleo. 

                        Destilação Fracionada     -   Você sabe como são extraídos todos os componentes do petróleo? 

     Depois que o petróleo cru é extraído dos poços, ele é levado para a refinaria, onde passa por um processo de separação de misturas chamado destilação fracionada. Nesse processo ocorre basicamente o seguinte: o óleo cru é aquecido e seus componentes se vaporizam de acordo com a densidade e a volatilidade, isto é, a facilidade de vaporizar, de cada um. Dessa forma, cada componente do petróleo é recolhido em um momento e em um local específico.
     Na destilação fracionada são obtidos gás combustível, GLP, gasolina, nafta, querosene, óleo dísel, óleos lubrificantes, óleos combustíveis e matéria-prima para a produção da asfalto e de parafina. 
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   Acima imagem de satélite (Google Earth) mostrando a nova refinaria de petróleo (COMPERJ) que está em construção em Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, a uma altitude de visão de pouco mais de 9 quilômetros (9.000 metros).   

                     Usos dos subprodutos do petróleo

       Os diferentes subprodutos do petróleo têm aplicações também diferentes. O óleo dísel é usado como combustível no transporte de cargas, por caminhões, ônibus e outros veículos pesados. O querosene é o combustível de aviões. A gasolina é o combustível utilizado pelos automóveis e motocicletas. O gás liquefeito de petróleo ou GLP é aquele que fica acondicionado dentro dos botijões de gás, ou que é encanado para  as residências, onde é usado para cozinhar nos fogões a gás. 
         Apesar de ser amplamente utilizado, ao redor do mundo, o petróleo e seus sub-produtos possuem desvantagens:

-  o petróleo é uma fonte de energia não renovável, isto é, um dia ele não estará mais disponível. Além disso, o seus preço se elevará à medida que se tornar mais escasso.

-   a queima de todos os derivados do petróleo contribui significativamente para agravar o efeito estufa e também libera particulados poluentes na atmosfera. 

-   mesmo com o desenvolvimento de diretrizes e normas ambientais, os acidentes com vazamentos de petróleo são ainda frequentes, causando trágicas consequências para a biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas. 

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