domingo, 24 de janeiro de 2016

Perguntas com Respostas sobre Notícia da ONU Brasil com título Capacitação do governo brasileiro e PNUD possibilita a lideranças quilombolas mapear seus territórios

         
Geografia Newton Almeida


     A Geografia está presente em nosso dia a dia. Quem lê e estuda a Geografia consegue entender melhor a realidade que o cerca. 
    Um dos principais objetivos do estudo da Geografia é o desenvolvimento das sociedades.

     Abaixo um texto interessante, uma notícia da ONU Brasil, que mostra a aplicação da Geografia para o desenvolvimento humano. Leia o texto com atenção e depois responda às perguntas. Ao final, consulte as respostas para observar suas dúvidas! Boa leitura e bom exercício!  


Fonte do texto -   site da ONU Brasil 


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   Capacitação do governo brasileiro e PNUD possibilita a lideranças quilombolas mapear seus territórios



        -  Curso de cartografia formou 30 pessoas que poderão se tornar multiplicadoras desse conhecimento. A cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios.   -

    As comunidades quilombolas lutam pela titulação de seus territórios, maior acesso a políticas públicas e visibilidade. A cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios.
       A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) promoveu um treinamento em cartografia destinado a lideranças quilombolas e técnicos da SEPPIR.



      O curso, que formou duas turmas de 15 pessoas entre os dias 10 e 20 de novembro na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília, foi organizado pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), cujo objetivo é produzir conhecimento sobre as comunidades tradicionais.


     O treinamento, que reuniu turmas compostas a partir de seleção feita pela Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, consistiu em formação inicial em técnicas de geoprocessamento, viabilizando a construção de mapas e gestão territorial. “O objetivo é que futuramente esse curso possa ser aprofundado, e esses representantes da primeira etapa possam passar esse conhecimento para suas comunidades”, afirmou a representante de Monitoramento e Avaliação do PNUD Brasil, Juliana Wenceslau.
      O projeto do PNUD, em parceria com a SEPPIR, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais, visa também transferir esse patrimônio para a esfera pública. “Disponibilizaremos essas informações para que o governo e a sociedade civil tenham acesso a elas, sobretudo os beneficiários das políticas públicas”, informa a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Givânia Silva.

Geografia Newton Almeida
Lideranças quilombolas participaram da capacitação em cartografia. Foto: PNUD/Tainá Seixas

                                                                                                                             "


            PERGUNTAS 



1-  Qual é a informação principal do texto? 

2-  Por que a cartografia pode ser útil às comunidades quilombolas? 

3-  Quais instituições promoveram o curso de cartografia para os quilombolas? 

4-  Quem organizou, onde e quando, esse curso? Qual é o seu objetivo?  

5-  O que os alunos do curso aprenderam? 

6- O que são "comunidades quilombolas" ?

             RESPOSTAS 


1- A informação principal do texto é a realização de um curso de cartografia para lideranças quilombolas, em especial. 

2-  Porque a cartografia é uma importante ferramenta de empoderamento social dessas comunidades, uma vez que seus próprios membros estarão aptos realizar o mapeamento de seus territórios. 

3-  O curso de cartografia para lideranças quilombolas foi promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

4-     O curso de cartografia foi realizado entre os dias 10 e 20 de novembro de 2015, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília, foi organizado pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), cujo objetivo é produzir conhecimento sobre as comunidades tradicionais.

5-   Os alunos do curso aprenderam técnicas de geoprocessamento, viabilizando a construção de mapas e gestão territorial.


6-  As comunidades quilombolas, ou comunidades remanescentes de quilombos, ou ainda comunidades negras rurais ou simplesmente quilombolas, são grupos étnicos constituídos pelos descendentes dos escravos negros que originaram grupos sociais que ocuparam um território comum com características culturais específicas, surgido em consequência do processo de resistência à escravidão. 

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Geografia Newton Almeida








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terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Perguntas com Respostas sobre Texto do IBGE Indicadores da Construção Civil Dezembro 2015

    
Geografia Newton Almeida

      O estudante de geografia deve estar sempre lendo textos de órgãos e instituições oficiais, que desenvolvem trabalhos e conteúdos no âmbito da geografia, como é o caso do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
         A construção civil é um segmento da economia que gera uma enorme cadeia produtiva, e  figura como um dos setores mais importantes para o país, reunindo construtoras, fabricantes e comerciantes de materiais, máquinas e equipamentos, serviços técnicos especializados, serviços imobiliários e consultorias de projetos, engenharia e arquitetura. A atividade de construir movimenta, portanto, diversas áreas e gera impactos relevantes na economia brasileira. 
Geografia Newton Almeida
     Infelizmente, o ano de 2015 ficará marcado pela acentuada crise econômica que se abateu  na economia do Brasil e principalmente na construção civil. Um dos motivos teria sido a prisão de diversos empresários e executivos de grandes empresas da construção civil, devido à operação de investigação, liderada pelo Juiz Sérgio Moro, a Lava Jato, combatendo a corrupção  em obras de engenharia contratadas por empresas públicas, como a Petrobrás. 
      O texto abaixo, do IBGE, pode ser um bom conteúdo a ser explorado pelos professores em sala de aula. Embora esse texto não seja abrangente, e nem comente sobre se a construção civil no Brasil está em crise ou não, ele serve para que os professores instiguem seus alunos a construírem suas relações de conhecimento entre a Geografia e a realidade ao seu redor. Assim, foram elaboradas perguntas com respostas sobre esse texto do IBGE. 

       Leia o texto abaixo com atenção e depois responda às perguntas. Após as perguntas estão as resposta. 

                       Boa leitura e bom exercício! 


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             Índice Nacional da Construção Civil varia 0,06% em dezembro e fecha 2015 em 5,50%

         O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi - SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL), calculado pelo IBGE em parceria com a CAIXA, apresentou variação de 0,06% em dezembro, apresentando desaceleração de 0,22 ponto percentual em relação à taxa de 0,28% de novembro. Com isto, o ano de 2015 fechou em 5,50%. O acumulado no ano de 2014 foi 6,20%. 
        Por metro quadrado, o custo nacional passou de R$ 926,84 em novembro para R$ 963,39 em dezembro. A parcela de materiais, com variação de 0,11%, comparada com o mês anterior (0,41%), registrou queda de 0,30 ponto percentual. Já o custo médio da mão de obra, por metro quadrado, se manteve no mesmo valor, não apresentando variação.
      Os resultados de 2015 registraram variação de 3,78% nos materiais, enquanto o acumulado da parcela do custo referente aos gastos com mão de obra teve alta de 7,55%, ambas inferiores aos do ano anterior. Em 2014, a parcela dos materiais fechou em 4,90% e a mão de obra, em 7,74%.
      Por metro quadrado, as despesas com materiais chegaram em dezembro de 2015 ao valor de R$ 516,06. Quanto à parcela da mão de obra o ano fechou em R$ 447,33. Em dezembro de 2014, por metro quadrado, estas despesas estavam em R$ 497,37 no caso dos materiais e R$ 415,95 na mão de obra.

          Região Norte tem a maior variação mensal e o maior acumulado para 2015

       No mês de dezembro, a região norte se destacou por apresentar a maior aceleração no custo, com 0,43%, e também o acumulado mais elevado, 7,92%. As demais variações foram: 4,51% (Nordeste), 4,95% (Sudeste); 7,81% (Sul) e 5,25% (Centro-oeste).
         Quanto aos custos da construção, as regiões ficaram com os seguintes valores por metro quadrado: R$ 995,18 (Norte); R$ 889,98 (Nordeste); R$ 1001,61 (Sudeste); R$ 999,97 (Sul) e R$ 975,71 (Centro Oeste).
       Em dezembro, Amapá registra a maior alta no mês. Devido à pressão exercida pelo reajuste salarial decorrente de acordo coletivo, Amapá foi o estado que ficou com a maior taxa mensal, 3,73%, passando o custo médio por metro quadrado à R$ 988,34. Também, com um percentual de 10,69%, o Amapá registrou o maior acumulado no ano.
      O SINAPI, criado em 1969, tem com o objetivo a produção de informações de custos e índices de forma sistematizada e com abrangência nacional, visando à elaboração e avaliação de orçamentos, como também acompanhamento de custos.  
                                                                                                   "

                                       PERGUNTAS 

1-  O que é o IBGE? Para que ele serve? 


2- O que é o Sinapi? Para que ele serve? 

3-  O primeiro parágrafo  do texto reforça um indicador no título do texto, mas não explica o que significa. A partir da leitura do texto por inteiro, é possível entender do que se trata.        Explique a informação principal contida no primeiro parágrafo do texto.  

4- Segundo dados do Sinapi o custo para a construção é da ordem de  R$ 1.000,oo (arredondando). Calcule quanto você irá gastar para construir uma casa de 90 m² (metros quadrados), aqui no Brasil?

5- De acordo com o texto, o que custa mais caro em uma construção: a mão de obra ou os materiais (tábuas, pregos, ferro, cimento, piso, telhas, etc)? 

6- Segundo a pesquisa Sinapi de dezembro de 2015, em qual região do Brasil é mais caro para construir uma casa, por exemplo?

                                        RESPOSTAS 

1-  O IBGE é o Instituto Nacional de Geografia e Estatística, criado em 1934. O IBGE serve para pesquisar dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. 
    
2-  O Sinapi é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, tem gestão (coordenação) compartilhada entre o banco CAIXA Econômica Federal - CEF e o IBGE. 
      O Sinapi serve para pesquisar  dados que são referência para os custos de obras de todos os financiamentos de construção da CEF (Caixa Econômica Federal) e das licitações de obras e serviços de engenharia do Governo Federal. O sistema também serve para a atuação dos órgãos de controle das despesas governamentais. 

3-  A informação principal, contida no primeiro parágrafo do texto, é que o índice nacional da construção civil do ano 2015 fechou em alta de 5,5%. Isso significa que o custo médio do metro quadrado para construção, no Brasil, inflacionou em 5,5%, mesmo estando a construção civil em crise, mas com tendência de baixa, já que o acumulado de 2014 foi de 6,6%

4-   Se o metro quadrado de construção custa cerca de 1.000 reais, então basta multiplicar 90 x 1.000 = R$ 90.000,oo (cerca de noventa mil reais). 

5-  De acordo com o texto, as despesas com materiais, por metro quadrado, chegaram em dezembro de 2015 ao valor de R$ 516,06, e quanto à parcela da mão de obra o ano fechou em R$ 447,33. 
      Portanto, os materiais custam mais caro na construção do que a mão de obra, porém a diferença é bem pequena e isso vale para o mês de dezembro de 2015, sem levar em conta em qual região se está construindo.

6-   Segundo a pesquisa Sinapi (dezembro de 2015), quanto aos custos da construção, as regiões ficaram com os seguintes valores por metro quadrado: R$ 995,18 (Norte); R$ 889,98 (Nordeste); R$ 1001,61 (Sudeste); R$ 999,97 (Sul) e R$ 975,71 (Centro Oeste).
     Portanto, a região do Brasil mais cara para construir, uma casa por exemplo, é a região Sudeste. 


Geografia Newton Almeida


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Exercício de Geografia sobre o Fenômeno Climático El Niño Utilizando Texto da ONU Brasil

       
Geografia Newton Almeida

    Compreender a dinâmica do clima é fundamental para a produção agrícola e para prevenir possíveis impactos de ordem econômica e social. À medida que novas tecnologias são lançadas, o avanço no entendimento da dinâmica do clima  e a previsão de catástrofes climáticas garantem melhor qualidade de vida aos povos do mundo. 
         O texto abaixo, do site da ONU Brasil,  é um bom exemplo sobre a importância dos estudos da dinâmica climática. 

       Leia com atenção e depois responda às perguntas. Após cada pergunta, verifique a resposta.

      BOA LEITURA e BOM EXERCÍCIO de GEOGRAFIA  

"               Chuvas mais intensas provocadas pelo fenômeno El Niño poderão aumentar o custo dos alimentos no Brasil. Colheita no sul da África já apresenta queda por conta do fenômeno.
Geografia Newton Almeida
     Um agricultor de milho e seu filho em Lesoto, na África. Foto: FAO/Gianluigi Guercia


  Segundo alerta divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nesta terça-feira (22 de dezembro de 2015), o El Niño – fenômeno caracterizado pelo aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico – está causando danos no setor da agricultura no Brasil, no norte da Austrália, em partes da Indonésia e da América Central. Impactos também serão sentidos na produção agropecuária e de cultivo no sul da África.

     O Sistema de Informação Global e Alerta Antecipado (GIEWS) da FAO noticiou em março a intensidade do El Niño de 2015, e agora, afirma que o fenômeno deve ser o mais forte em 18 anos, tendo sua fase de pico no começo de 2016, antes do período usual de colheita no sul da África.

      A África do Sul já declarou estado de seca em cinco províncias, que são suas principais regiões de produção de cereais. Lesoto divulgou um plano de redução da seca e a Suazilândia implementou restrições no uso da água, à medida que os níveis das reversas se tornaram baixos. Além disso, os preços do comércio varejista de milho dobraram em Moçambique e Malauí.

         O alerta também aponta para um aumento do risco de febre do vale do rift, particularmente no leste africano, que afeta, principalmente as ovelhas, cabra, gado, búfalos e antílopes, mas também pode ser letal para os homens. Surtos da doença costumam estar associados com o El Niño, que traz chuvas fortes e propicia o ambiente para a proliferação de mosquitos transmissores da doença.

        Dados da mídia apontam que fenômeno proporciona aumento das chuvas no sul, sudeste e centro-oeste brasileiros, afetando o preço dos alimentos, devido ao encarecimento de sua produção. Já as regiões do Norte e Nordeste, as perspectivas apontam para um trimestre ainda mais seco que o normal.

      Segundo o relatório da FAO, já em dezembro de 2014, apesar de ainda não terem sido registradas três meses consecutivos de aumento das temperaturas no Pacífico, secas com intensidade fora do comum em lugares que são geralmente associados com o El Niño na América do Sul como Brasil, Argentina e Santa Cruz, na Bolívia, e, na África, Moçambique, Zâmbia, África do Sul e Madagascar, foram registradas. Situações como esta podem indicar certos buracos na compreensão das complexidades do El Niño, segundo o estudo, embora progressos tenham sido feitos nas últimas décadas sobre o fenômeno.
                                                           "

              PERGUNTAS com RESPOSTAS sobre o texto acima! 

1-  Qual é o assunto do texto? 

RESPOSTA  -  O assunto do texto é o fenômeno climático conhecido por El Niño e dificuldades sobre dificuldades para a agropecuária do Brasil e do Sul da África em consequência desse fenômeno.
      

2-  O que é o El Niño? 

RESPOSTA  -   Observe que o termo ' El Niño ' é do idioma espanhol, que significa ' O Menino '.  
      Desde muito tempo que pescadores do Peru alertam para determinado fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, que se repete em frequência que varia de 2 a 7 anos, na proximidade do Natal, e faz a ocorrência de peixes diminuir, por um período de 10 a 18 meses, e foi dado esse nome em lembrança ao nascimento do menino  Jesus. 
     O El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico Equatorial, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

3-   O que é FAO? 

RESPOSTA  -    A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma organização intergovernamental que conta com 194 Estados Membros, dois membros associados e uma organização membro, a União Europeia. A sede da FAO fica em Roma, Itália.
         Alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade para que possam levar uma vida ativa e saudável é a essência das atividades da FAO.

4-   Segundo um alerta divulgado pela FAO, dia 22 de dezembro de 2015, o El Niño está causando danos na agricultura do Brasil e de outras partes do mundo: exemplifique e detalhe isso. 

RESPOSTA  -  Segundo o Sistema de Informação Global e Alerta Antecipado (GIEWS) da FAO o fenômeno El Niño  é responsável por  danos na agricultura do Brasil (o texto não detalha quais seriam, mas notícias mostram abundantes chuvas que caem no sul do Brasil e afetam negativamente a agricultura e o preço dos alimentos) e secas severas no sul da África, onde a África do Sul já declarou estado de seca em cinco províncias, que são suas principais regiões de produção de cereais.

5-   Leia o trecho e responda: ' O alerta também aponta para um aumento do risco de febre do vale do rift, particularmente no leste africano, que afeta, principalmente as ovelhas, cabras, gado, búfalos e antílopes, mas também pode ser letal para os homens.  '
                        PERGUNTA -  Qual fator, causado pelo El Niño  propicia tal febre? 

RESPOSTA  -  O fator, causado pelo El Niño,   que  propicia  o aumento de febre  em   animais, e    que    pode   ser   fatal para humanos, é a maior ocorrência  de  chuvas fortes na região, que facilitam a reprodução de  mosquitos transmissores da doença. 
                   
6-  Muitos progressos foram alcançados   para  o  entendimento das complexidades  do  El Niño,  mas  ainda existem  lacunas  a serem desvendadas. Exemplifique. 

RESPOSTA  -   Segundo o relatório da FAO, já   em  dezembro de 2014, apesar de ainda não terem   sido registradas três meses consecutivos  de  aumento   das   temperaturas  no  Pacífico,   já aconteciam secas  com  intensidade  fora  do comum em lugares que são geralmente  associados  com    o   El Niño   na   América do Sul   como   Brasil, Argentina e Santa Cruz, na Bolívia, e, na África,  Moçambique, Zâmbia, África do Sul e Madagascar. 



GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br



     

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Proposta de Plano de Aula de Geografia para Ensino Fundamental Pesquisando as Roupas que Vestimos

        
Geografia Newton Almeida

         Os professores de Geografia, bem como de outras disciplinas, devem buscar os conhecimentos prévios ou empíricos de seus alunos, a fim de que haja maior interesse e efetiva compreensão dos conteúdos.
          Pensando sobre isso é interessante que o professor desenvolva diversos temas transversais que possam ser interligados aos conteúdos propostos do ensino de geografia, dentro de cada nível ou série.     
         Dessa maneira, de acordo com o tipo de dúvida que surgir, ou quando a percepção do professor indicar que determinado grupo de alunos possui alguma vivência, ou conhecimento prévio, sobre determinado assunto, ele poderá utilizar essa abordagem, previamente planejada. 
        A Geografia é uma ciência humana que se desenvolveu pela contribuição de pensadores e pesquisadores que buscavam saciar sua curiosidade sobre a Terra, ou também para resolver problemas práticos, e posteriormente observou-se que a Geografia era uma importante base de conhecimento para manter e ampliar o poder, auxiliando nas   estratégias políticas e mesmo na guerra.  A Geografia  continuamente amplia seus estudos de acordo com as necessidades e evolução das sociedades e possui  interface com os mais variados fenômenos que contribuem para a produção no espaço geográfico. 
Geografia Newton Almeida
       Imagem acima: Alexander von Humboldt (1769 - 1859), é chamado de "pai da Geografia moderna" . 

        Como poderia o Professor, em sala de aula, explorar uma interface da geografia com as roupas que vestimos? 

       Uma das necessidades humanas é a vestimenta. As roupas que usamos nos reportam ao início da saga humana na Terra, quando os primeiros humanídeos precisavam de uma segunda pele para protegerem-se de espinhos, de insetos ou do frio, ou mesmo para camuflarem-se em ações de caça. Esconder a nudez, talvez tenha sido a última das razões para a criação desse hábito, que se transformou em comportamento social, ao longo dos tempos. Os tempos se passaram e as roupas foram se diversificando em tipos, agregando diversas modelagens, materiais e formas de produção.  
    As roupas que vestimos, podem designar o sexo da pessoa, seu tipo de personalidade, a ocasião para a qual alguém se vestiu, pode identificar a condição econômica ou seu grau hierárquico em instituições políticas, empresariais ou militares. Portanto, o Professor tem uma gama enorme de propostas a serem exploradas em sala de aula, e a seguir, vamos sugerir uma delas. 

            Proposta de Plano de Aula para Ensino Fundamental Pesquisando as Roupas que Vestimos

      O Professor pergunta aos alunos sobre os materiais que estão à sua volta, na sala de aula, para debater sobre sua procedência e as tecnologias utilizadas para que  fossem transformados em produtos acabados, como o giz, ou o apagador, um apontador, uma caneta, a mesa ou a cadeira, etc. O Professor conduzirá os alunos a concluírem que: a nossa qualidade de vida depende dos recursos naturais, pois  tudo o que usamos e utilizamos, seja um produto de alta tecnologia agregada (como um smartphone) ou uma simples camisa de uniforme, veio do processamento dos recursos naturais. 
      Em seguida, o Professor pode sugerir que os alunos formem grupos, de quatro ou cinco, e cada um escolherá um elemento ou item que constitui sua roupa para pesquisar, e posteriormente os grupos apresentarão sua pesquisa para todos, falando e projetando imagens, respondendo às perguntas básicas: 
       1-  De qual recurso natural esse item da roupa provem? 
      2-  Qual a forma ou tecnologia é empregada para dar o acabamento e permitir a utilização final desse item? 
       3- Quais impactos ambientais são gerados nas cadeias produtivas que envolvem a exploração da matéria-prima e a fabricação desse item? 
       4- Aspectos gerais sobre a reciclagem desse item. 
    Os itens que compõem uma roupa que usamos seriam: zíper ou fecho; botão; linha de costura; tecido; sapato ou tênis.  
      O Professor irá aumentar ou diminuir a quantidade de alunos em cada grupo, ou acrescentar mais itens para mais outros grupos, como boné, meia e cinto. 
      Como vimos, a Geografia pode ser ensinada a partir desse imenso e complexo espaço que nos cerca, testemunha do trabalho humano ao longo do tempo.  
Geografia Newton Almeida


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Perguntas com Respostas sobre Relatório da ONU Brasil Índice de Desenvolvimento Humano IDH de 2015 ano base 2014

Geografia Newton Almeida
        Leia o texto abaixo com muita atenção, para depois responder às perguntas. Após cada pergunta você verifica a resposta correta.  

Fonte do texto ONU BR - Nações Unidas do Brasil

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       Lançado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) nesta semana, o relatório mostra que, de 1990   a 2014, o IDH do Brasil  foi o que mais   cresceu   entre   os países da América do Sul e ocupa o 75º lugar em ranking de 188 países.



     Com IDH de 0,755, o Brasil está na categoria de países de Alto Desenvolvimento Humano, a mesma que ocupam Uruguai, Venezuela, México, Turquia, Rússia e China. Entre 2010 e 2014, o indicador do país cresceu 0,60% ao ano. O ritmo mais acelerado do Sri Lanka (0,62%) no período fez com o que o Brasil perdesse uma posição no ranking, aparecendo agora em 75º entre 188 países e territórios reconhecidos pela ONU.
      Em uma perspectiva de longo prazo, o RDH 2015 mostra que o Brasil continua a seguir uma tendência de crescimento do IDH, com uma alta acumulada de 24,2% entre 1990 e 2014, um crescimento anual médio de 0,91% no indicador. Esse foi o melhor desempenho entre os países da América do Sul no período.
       Isso significa que os brasileiros ganharam 9,2 anos de expectativa de vida, viram a renda aumentar 50,7% enquanto, na educação, a expectativa de anos de estudo para uma criança que entra no ensino em idade escolar cresceu 24,5% (3 anos), e a média de anos de estudos de adultos com 25 anos ou mais subiu 102,6% (3,9 anos).
               Queda da pobreza multidimensional
       A evolução dos indicadores seguiu-se pela queda da pobreza multidimensional, que aponta privações que as famílias podem ter em educação (taxas de matrícula e anos de estudo), saúde (desnutrição e mortalidade infantil) e padrão de vida (acesso a água, energia elétrica, tipo de piso, saneamento, tipo de combustível doméstico e bens de consumo).
       Entre 2006 e 2013, o total de brasileiros que vivem em condição de pobreza multidimensional caiu de 4% para 2,9%. De acordo com os dados, a maior privação é na área de saúde, especificamente em relação à mortalidade infantil. Da mesma forma, o percentual de famílias que vivem próximas à pobreza multidimensional, ou seja, que estão mais vulneráveis a essa situação, caiu quatro pontos percentuais descendo de 11,2% para 7,2%, no mesmo período. A fonte nacional usada para o cálculo foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.
          Desigualdade ainda persiste no país
    Mesmo reconhecendo o avanço social consistente do Brasil nas últimas décadas, o Relatório traz dados que confirmam o alto nível de desigualdade no país. A distribuição desigual do desenvolvimento humano é medida em cada uma das três dimensões do IDH (longevidade, educação e renda) e então descontada do valor original do indicador.
  Quanto maior o percentual de desconto, maior a desigualdade no país. No caso brasileiro, descontada a desigualdade, o IDH teria uma perda de 26,3%. A redução em razão da desigualdade está entre as maiores do grupo de países de Alto Desenvolvimento Humano (19,4%), ficando atrás apenas do Irã (33,6%) nessa categoria e à frente da média mundial (22,8%).
   O reflexo da desigualdade no Brasil também se nota quando o assunto é gênero. No Brasil, apenas 9,6% dos assentos no Congresso Nacional são ocupados por mulheres. O índice está muito abaixo da média mundial (21,8%) e de países como Zimbábue (35,1%), Síria (12,4%) e Arábia Saudita (19,9%). A Bolívia, país vizinho do Brasil, possui 51,8% de mulheres ocupando estes cargos.
    No campo da saúde e da educação, o Relatório afirma que as mulheres vivem e estudam mais do que os homens. No Brasil, a expectativa de vida das mulheres é de 78,3 anos, enquanto a dos homens é de 70,7 anos. A expectativa de escolaridade também é maior para elas (15,6 anos de estudo) do que para eles (14,8 anos de estudo). Mesma situação para a média de anos de estudo. No caso das mulheres ela é de 7,8 anos, enquanto no caso dos homens, de 7,5 anos. Mesmo estudando mais, a renda nacional bruta para elas é 40,4% menor do que a dos homens.
  A desigualdade de gênero não é uma realidade exclusivamente brasileira, no entanto. O Relatório afirma que, em todo o mundo, as mulheres são responsáveis por três a cada quatro horas de trabalho não remunerado, como aqueles que envolvem atividades domésticas e trabalho de cuidado com crianças e idosos, por exemplo. Ocupando apenas 22% dos cargos de alta gerência nas empresas, as mulheres ganham, em média, 24% menos do que os homens, além de terem menos tempo livre para lazer e atividades sociais.
          Bolsa Família faz diferença
    Neste ano, o Relatório faz dez menções diretas ao Brasil, com destaque ao programa de transferência de renda condicionada Bolsa Família, que recebeu três citações, reconhecendo a iniciativa como uma política pública de sucesso que forneceu proteção social efetiva à população e que, por isso, foi replicada em outras partes do mundo.
    As outras citações ao país referem-se a associações sindicais, aumento do consumo da classe média, migração interna campo-cidade, proporção de extensionistas rurais por família, trabalhadores na indústria do tabaco, inclusão financeira e sobre o Programa de Aceleração do Crescimento.
                                                                        "
Geografia Newton Almeida
Foto acima: bandeira do Brasil ao pôr do sol, no Mirante do Cabo, Morro da Guia em Cabo Frio - RJ .

     Prezados alunos, estudantes, pesquisadores e leitores, abaixo uma sequência de perguntas com respostas, bem fáceis, para auxiliar no entendimento do IDH  e para melhor destacar alguns números e informações. 
      Os estudos de Geografia, assim como os de outras ciências humanas, requerem muita leitura e boa interpretação de textos. O exercício a seguir pretende contribuir para a compreensão do Índice de Desenvolvimento Humano, e outros conteúdos correlatos.

                                BOM EXERCÍCIO! 

          PERGUNTAS com RESPOSTAS sobre o TEXTO 

1- Quantos países foram avaliados pela ONU para a edição dos estudos e relatórios, que medem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

RESPOSTA  -   A Organização das Nações Unidas, ONU, avaliou 188 países, para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano.   
     

2-  Qual é o programa da ONU que coordena a medição do IDH, e qual é o nome do relatório que divulga os IDH's dos países, anualmente? 

RESPOSTA  - O nome do programa da ONU que coordena a medição do IDH é o Programa para o Desenvolvimento Humano (PNUD) e o relatório é chamado de RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano). 
    Programa quer dizer um conjunto de projetos realizados por uma instituição governamental, como no caso a ONU, que possui continuidade ao longo de anos e décadas, com equipe técnica e orçamento próprio.  
   Por exemplo o Programa de Combate à Dengue é um conjunto de projetos muito importante presente nas prefeituras, com o objetivo de erradicar a dengue. 

3-  No período de 1990 a 2014, qual país da América do Sul que teve maior aumento do IDH? 

RESPOSTA  -  O Brasil. 

4-  O Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, no ano base 2014, cresceu ou diminuiu? 

RESPOSTA  -   O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil apresentou melhora em 2014, confirmando a tendência de crescimento observada nas últimas décadas.

5-  De maneira geral, qual foi a avaliação do RDH de 2015 sobre a pobreza multidimensional no Brasil? A propósito, responda o que significa pobreza multidimensional? 

RESPOSTA  -  O Brasil apresentou queda na pobreza multidimensional. 
       A pobreza multidemsional não é aquela em que se avalia apenas quanto uma família ganha (renda familiar), mas  que considera as privações que as famílias possam ter em saúde, educação e padrão de vida. 

6-  Em quanto foi calculado o IDH do Brasil de 2014? Esse cálculo do IDH deixa o Brasil em qual posição e ocupando qual categoria? 


RESPOSTA  -  O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil de 2014 ficou em 0,755, o que deixa o Brasil na posição 75ª, na categoria dos países de Alto Desenvolvimento Humano.  
    *  São quatro categorias: baixo IDH, médio IDH, alto  IDH (países em desenvolvimento) e muito alto IDH (países desenvolvidos)

7-  Segundo o texto, a perspectiva futura é o IDH do Brasil melhorar ou piorar? 

RESPOSTA   -  Melhorar. Em uma perspectiva de longo prazo, o RDH 2015 mostra que o Brasil continua a seguir uma tendência de crescimento do seu  IDH.

8-  Leia esse trecho, abaixo, com atenção, que se refere a dados do período de 1990 a 2014: 

       " Isso significa que os brasileiros ganharam 9,2 anos de expectativa de vida, viram a renda aumentar 50,7% enquanto, na educação, a expectativa de anos de estudo para uma criança que entra no ensino em idade escolar cresceu 24,5% (3 anos), e a média de anos de estudos de adultos com 25 anos ou mais subiu 102,6% (3,9 anos).  " 

                     PERGUNTA - Quais são os três critérios  avaliados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano? 

RESPOSTA  -  Saúde (expectativa de vida ou longevidade), renda e educação (expectativa de anos de estudo para uma criança e média de anos de estudo de adultos).

9-  Leia o trecho:  " Entre 2006 e 2013, o total de brasileiros que vivem em condição de pobreza multidimensional caiu de 4% para 2,9%.   "  .   
                                      PERGUNTA  -  Qual causa  é a mais reconhecida como responsável diminuição da pobreza multidimensional no Brasil, em anos recentes? 

RESPOSTA  -  O programa Bolsa Família é a causa mais reconhecida pela contribuição na diminuição da miséria no Brasil, em anos recentes. 

10-  O Relatório de Desenvolvimento Humano aponta alta desigualdade social ainda persistente no Brasil.  Na sua opinião, o que o governo brasileiro poderia fazer para resolver isso? 

RESPOSTA  -  A concentração de renda no Brasil, que se reflete em alta desigualdade social,  pode ser combatida através da alteração de alíquotas de contribuição do imposto de renda, por exemplo, onde os mais ricos pagariam progressivamente maior imposto, com isso, o governo teria maior receita e poderia ampliar os programas sociais, como o Bolsa Família, que comprovadamente contribuem para a diminuição da desigualdade social. Outra maneira é o aumento do salário mínimo. 
     O mais importante para que qualquer país alcance o desenvolvimento e continue sempre mantendo sua população e excelente nível de qualidade de vida é investir na educação do seu povo. Se o Brasil investir mais na educação, digamos cerca de 10% de toda a sua riqueza (PIB), teríamos um país desenvolvido após 20 anos. 

11-  Segundo o RDH, caso você for homem deverá alcançar qual idade, até morrer? E se você for mulher? A qual critério avaliado essa pergunta se refere? 

RESPOSTA  -  No Brasil, em geral, um homem alcança a idade 70 anos e sete meses. No caso das mulheres, a média é que alcancem 78 anos e 3 meses. 
     O critério avaliado para calcular o máximo de anos de vida da população é a expetativa de vida (ou longevidade). 


12-  No Brasil, em comparação com outros países, você acha que a quantidade de mulheres em cargos políticos eletivos no Congresso Nacional (deputados federais e senadores) é alta ou baixa? Exemplifique.  Isso reflete algum tipo de desigualdade? 

RESPOSTA -  No Brasil, em comparação com outros países, a quantidade de mulheres em cargos políticos eletivos no Congresso Nacional (deputados federais e senadores) é baixa, pois apenas 9,6% dos assentos no Congresso Nacional são ocupados por mulheres. O índice está muito abaixo da média mundial (21,8%) e de países como Zimbábue (35,1%), Síria (12,4%) e Arábia Saudita (19,9%). A Bolívia, país vizinho do Brasil, possui 51,8% de mulheres ocupando estes cargos.
     Isso reflete que no Brasil também é alta a desigualdade de gênero. 

13 -  Comente a frase: "O Brasil é rico, mas o povo é pobre! " 

RESPOSTA  -  O Brasil ocupa a posição de sétimo país mais rico do  mundo (Produto Interno Bruto ou PIB), mas quando se avalia a qualidade de vida de seu povo, através do Índice de Desenvolvimento Humano,  ele cai para para a 75ª posição. 
     Observem que todos comentam que a população do mundo é muito alta e não pára de crescer, 7 bilhões de seres humanos. Isso coloca enorme pressão sobre os recursos naturais, como a água. A distribuição mais justa da riqueza resolveria isso em um piscar de olhos, pois quanto maior a renda de uma família menor a sua quantidade de filhos, de maneira geral. 



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segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Geografia para Ensino Fundamental o Conceito de Espaço Geográfico e Diferentes Tipos de Espaço Superfície Terrestre

                Os  Diferentes Tipos de Espaço 

      O que vem à sua mente quando ouve ou lê a palavra espaço? Com certeza que você deve pensar em foguetes, naves espaciais e nos planetas. Esse é o um dos significados para a palavra espaço, e o mais comum de todos, mas existem outros. Esse espaço, das estrelas, é o que se chama de espaço astronômico, é o mais amplo e se refere a todo o Universo. 
    O tipo de espaço que estudamos na Geografia, mais detalhadamente, é o espaço geográfico, que também, logicamente, faz parte do Universo, do espaço astronômico. Porém, antes de tudo, o espaço geográfico é o espaço da sociedade humana, aquele em que os seres humanos ocupam, utilizam e transformam. Sempre que você ler sobre o espaço geográfico deve lembrar que a o trabalho, ou ação do homem está presente nele. 
     O espaço geográfico, portanto, é onde vivemos e refere-se ao planeta Terra, o nosso lugar de moradia no Universo. Porém, nós, seres humanos, ocupamos apenas uma parte da Terra: a sua superfície. Dessa forma, pode-se dizer que o espaço geográfico é, essencialmente, a superfície terrestre, na qual as sociedades humanas interagem com a natureza.                                
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    Observe a foto acima, e compare com a de baixo. Na foto de cima podemos observar um trecho de mata e de um rio na Floresta Amazônica. Ou seja, ela representa um espaço caracterizado por elementos naturais. Já na foto abaixo, notamos a presença de elementos criados pelos seres humanos, os edifícios, a cidade. Ela retrata um espaço urbano.
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     A análise de imagens como essas nos ajuda a compreender que os espaços são ocupados e organizados de formas diferentes.
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      A imagem acima mostra um córrego em meio  à Mata Atlântica presenta no Parque Nacional da Tijuca, localizada no entorno da estátua do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. Você consegue observar na foto algum elemento artificial, construído pela ação do homem? Não, não consegue. Mas, essas matas da Floresta da Tijuca são provenientes da ação do homem. Quando Dom Pedro II era Imperador do Brasil, as encostas da Tijuca eram tomadas pelo plantio de café. O rio Carioca que abastecia a cidade do Rio de Janeiro estava secando, pois suas nascentes estavam desprotegidas, já que as matas haviam dado lugar aos pés de café e também foram derrubadas para a utilização da madeira. 
       Dom Pedro II contrariou o interesse dos "barões do café" e decidiu reflorestar todas encostas, para que a água voltasse em abundância. Dom Pedro II delegou a missão para o Major Archer e uns sete escravos :  reflorestar a região e recuperar os mananciais. De 1862 a 1874 haviam sido plantadas umas 100 mil árvores. Portanto a imensa área do Parque Nacional da Tijuca é um espaço geográfico, transformado pela ação do homem. 



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terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Você Precisa Aprender a Organizar seus Estudos e Elaborar seu Método de Estudos - Curso Online Estudante Produtivo

       Quem precisa estudar uma quantidade enorme de conteúdos, em curto espaço de tempo, deve, inicialmente, Aprender a  Organizar seus Estudos e Elaborar seu Método de Estudos.  O Curso Online Estudante Produtivo é a resposta para quem deseja passar em concurso público, para quem precisa conquistar uma vaga na universidade ou para quem tem que aprender um idioma bem rápido, entre outros. 

       Muita gente esquece de estudar e pesquisar a melhor maneira de aprender. A metodologia de estudos é fundamental para quem está com uma viagem marcada, a trabalho, e ainda não sabe falar a língua do país para onde vai. E tem o clássico caso dos concurseiros, que passam horas e horas estudando, mas quando fazem a prova percebem que não estão avançando ou evoluindo. Enfim, qualquer estudante precisa aprender a organizar seus estudos, pois a elaboração de um método de estudos é imprescindível para quem deseja alcançar o sucesso. Seja qual área for a área em questão, se nas humanas, a geografia por exemplo, ou nas exatas, a matemática que é a base, é importante organizar os conteúdos para depois estudá-los.
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      Você está até angustiado, pois outros colegas, que estudam muito menos do que você, já conseguiram passar, e você ainda não. O que está fazendo de errado? Com certeza se você puder aumentar a carga horária isso será favorável, mas o efeito será pequeno caso você não siga um método de estudos. 


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segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A Paisagem se Transforma ao Longo do Tempo

     
* Atenção o texto abaixo foi adaptado - fonte Livro: VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço natural e a ação humana . 6º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010.

                                    Boa Leitura 


                         A Paisagem e o Tempo 


    A paisagem é uma porção do espaço geográfico que foi captada pela nossa visão. Ela é composta de elementos naturais ou de elementos artificias, ou um conjunto desses dois.

   Ao observar uma paisagem podemos distinguir seus elementos naturais e culturais. Por meio do estudo de uma paisagem é possível também identificar as épocas em cada elemento surgiu. Uma comparação bem simples é: uma foto em que estejam uma criança ao lado de seus pais. Rapidamente observamos que a criança está ali naquele momento, mas que a sua idade é bem menor do que a de seus pais. 
      A fotografia é uma maneira indireta de leitura das paisagens de hoje e do passado. Elas podem nos mostrar lugares e tempos onde nunca estivemos e com os quais, caso a fotografia não existisse, não teríamos contato. A fotografia antiga em contraponto com uma paisagem atual, da mesma porção do espaço geográfico, com certeza deve apresentar diferenças, pois as paisagens estão sempre sendo transformadas ao longo do tempo. 
       Vamos observar uma foto para perceber esse aspecto importante que está presente na paisagem: o tempo. Numa paisagem, existem elementos que foram produzidos pela natureza há milhões ou bilhões de anos atrás, como o relevo terrestre, e elementos que foram construídos pelo ser humano mais recentemente, em diferentes épocas da história.
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      Você pode notar que na paisagem fotografada acima existem algumas construções, casas, antigas em primeiro plano e, ao fundo, outras mais modernas, prédios. Essa cidade está localizada nos Estados Unidos, é São Francisco (no estado da Califórnia). Assim, podemos dizer que a paisagem é o resultado de uma construção histórica ao longo do tempo, pois contém elementos criados há muitos anos e outros mais recentemente. 
     É importante lembrarmos que os elementos naturais (rios, vegetação original, solo, subsolo, montanhas) normalmente costumam ser bem mais antigos do que os elementos culturais, construídos pelos seres humanos.
      Na foto abaixo, está óbvio que a formação rochosa (natural) é muito mais antiga do que a contenção da encosta (rua) construída pelos humanos. Mas, os pássaros (elementos naturais) são mais jovens do que todos os outros da foto. 
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    As paisagens mudam constantemente. Nada permanece igual. A vegetação original é transformada pela ocupação humana; antigas casas são substituídas por edifícios com diversos andares; e também os edifícios serão demolidos para dar lugar a novas construções mais modernas, como shopping centers e outras.  Inúmeros morros são aplainados, rios são canalizados ou formam lagos artificiais com a construção de barragens. Isso quer dizer que, com o tempo, as paisagens se transformam e são transformadas. 
      Na sua opinião, quem transforma mais a paisagem: o ser humano ou a natureza? Por mais difícil que possa parecer ainda é a natureza que transforma mais acentuadamente as paisagens. 
      Basta observar que, embora tenhamos atingido um enorme grau de desenvolvimento, ainda somos muito pequenos diante da natureza. De uma hora para outra um vulcão pode soterrar uma cidade inteira, ou um tsunami pode devastar regiões da costa, ou um terremoto pode destruir uma cidade, em questão de minutos. Mas, a ação do homem pode explodir um enorme território com uma simples bomba atômica, como ocorreu em 1945 no Japão. Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão, dia 06 de agosto de 1945 sobre a cidade de Nagasaki e dia 09 de agosto, do mesmo ano, sobre Hiroshima, matando cerca de 180 mil pessoas.  Esperamos que isso nunca mais ocorra e que somente transformemos a natureza, através do trabalho humano, para a produção de alimentos e para obtermos melhor qualidade de vida. 



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