quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GEOGRAFIA para Alunos Professores Estudiosos e Leitores em Geral

Geografia Newton Almeida

Conhecer o mundo; entender os processos de desenvolvimento dos países; interpretar a realidade que nos cerca, observando os processos de transformação das paisagens, cidades, pela ação humana.

GEOGRAFIA é SUPER INTERESSANTE

GEOGRAFIA para Alunos Professores Estudiosos e Leitores em Geral

- Quais as maiores tragédias por vulcão?

- Será que um tsunami vai atingir o Brasil?

- O petróleo vai acabar? O que ele tem a ver com as múmias?

- Contagem dos séculos - aprenda quando um século começa ou termina; aprenda em qual século está determinado ano;

- Conhece a capital da Noza Zelândia?

- Já ouviu falar dos Campos de Pedra Pomes da Argentina?
Geografia Newton Almeida

Muitas postagens interessantes para você que estuda Geografia, para você que é professor dessa importante disciplina, ou para você que adora ler e conhecer melhor o mundo!
Geografia Newton Almeida

Clique e Veja Agora!


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Perguntas com Respostas de Geografia sobre Wellington a Capital da Nova Zelândia

   
      Um mundo bem grande com tantos lugares interessantes para se conhecer. A Geografia  é essa oportunidade de viajar sem precisar sair da frente do computador,  da frente do livro ou do celular.  Vamos agora viajar para uma cidade que cresceu entre o mar e colinas verdes, com riscos constantes de abalos sísmicos, sendo muito famosa pela suas belezas naturais e culturais. 
Geografia Newton Almeida


Perguntas com Respostas de Geografia sobre Wellington a Capital da Nova Zelândia



1-   Localize a cidade de Wellington.



RESPOSTA  -   Wellington está localizada no continente Oceania, a sudeste da Austrália, distante 2.326 quilômetros, em linha reta, de Camberra (capital da Austrália), pertencente ao lindo país Nova Zelândia, no sul da Ilha Norte, com coordenadas geográficas: 

       LATITUDE  41º17'11''  Sul 
     
        LONGITUDE  174º46'32''  Leste




2-  Qual é a extensão territorial de Wellington? 



RESPOSTA  -  A área de Wellington é de 290 quilômetros quadrados. 



3-  Quantos habitantes vivem em Wellington? 

RESPOSTA  -   A população de Wellington é de quase 400 mil habitantes. 

4-  Qual é a base da economia de Wellington? 

RESPOSTA  -  As principais atividades econômicas de Wellington são: setor de serviços, turismo, comércio e indústria. 

5-  Comente sobre o relevo de Wellington. 

RESPOSTA  -  O relevo de Wellington é formado por um conjunto de colinas e morros baixos, não ultrapassando 300 metros, sendo possível distinguir uma parte baixa, onde se situa o centro, e outra parte alta, onde estão os bairros residenciais. 
Geografia Newton Almeida


6- Comente sobre o clima de Wellington.

RESPOSTA  -  O clima de Wellington é o oceânico (temperado e úmido), com precipitação anual de 1300 milímetros.
      As temperaturas seguem amenas ao longo do ano, chegando na faxia de 20º a 25º Celsius no verão, e no inverno ficando em torno de 10º a 14ºC. Uma característica são os frequentes ventos, que fizeram surgir o apelido Windy Wellington (Wellington Ventosa). 

7- Qual é a importância política/administrativa de Wellington para a Nova Zelândia? 

RESPOSTA -   Wellington é um importante centro financeiro, comecial e turístico da Nova Zelândia, mas a partir do ano de 1865 se tornou a capital nacional ganhando, portanto, maior importância sob aspecto político e administrativo. 

8-  Por que os terremotos são comuns na região de Wellington? 

RESPOSTA  -  Os terremotos são comuns em Wellington, assim como em toda a Nova Zelândia, por situar-se na instável região do Círculo de Fogo do Pacífico (imagem abaixo), onde ocorre o encontro de placas tectônicas. 
Geografia Newton Almeida


9-  Cite algum fato relacionado a terremoto, ocorrido em Wellington.

RESPOSTA  -  Os terremotos ocorrem com frequência em Wellington, como o do dia 13 de novembro de 2016, que registrou 7,8 graus na escala Richeter, derrubando uma ponte próxima ao Estádio de Wellington.
Geografia Newton Almeida


10- Comente sobre algum ponto turístico, de Wellington,  que alia conhecimento sobre a fauna e flora da região. 


RESPOSTA  -   Um belo parque natural, onde está localizado o Wellington Zoo, fica na parte  mais alta da cidade, que abriga espécies nativas, como o réptil Tuatara e o pássaro Kiwi. 
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida


       Vejam algumas belas paisagens de Wellington: 
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

domingo, 17 de dezembro de 2017

Qual É a Capital da Nova Zelândia?

      
Geografia Newton Almeida

    Tudo é possível nessa vida. não é mesmo? Portanto não devemos limitar a imaginação e criatividade. Não mesmo. Estudar deve ser um hábito tão comum quanto assistir a televisão, ou poderia ser um hábito bem mais frequente? Se você passa mais horas estudando do que assistindo à televisão, então você está no caminho certo, pois estudar é um hábito muito saudável, com certeza, bem melhor do que ficar assistindo à televisão. Mas, existem programas na televisão que acrescentam algo de positivo em nossas vidas, como aqueles programas de perguntas, onde alguém pode até ganhar bastante dinheiro, desde que acerte muito. 
     Então é isso, já que tudo é possível e também já que a criatividade e imaginação são qualidades estimadas, nos dias de hoje, inclusive isso faz de muitos jovens celebridades nas redes sociais com seus vídeos que 'viralizaram', vamos imaginar o seguinte: você se inscreveu em um programa de perguntas e respostas da televisão e chegou até a pergunta final, que vale 5 (cinco) milhões de reais.  A pergunta é: 

               Qual é a capital da Nova Zelândia? 

       Antes de mais nada você deve lembrar que a Nova Zelândia é um país com a seguintes características: 

                                         Nova Zelândia
Geografia Newton AlmeidaGeografia Newton Almeida        A Nova Zelândia é um país insular que está localizado  na Oceania, a 2.000 quilômetros a sudeste da Austrália, constituído de duas ilhas principais e outras menores. O país foi batizado com esse nome por Abel Tasman - ao descobrir o arquipélago em 1642 - em homenagem à província holandesa de Zelândia. Tornou-se colônia britânica em 1849. Após sua independência, passou a fazer parte da Comunidade Britânica e hoje possui uma  democracia parlamentar estável. Assim, como na Austrália,  o país reconhece  a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, como chefe de Estado. O primeiro-ministro é neozelandês. A maior parte da população vive na ilha do norte. 

                         A economia e o povo das ilhas

   A economia do país se assemelha muito à da Austrália,  tendo como principais atividades a criação de ovinos, bovinos e suínos, a extração de lã e a indústria de laticínios, das quais provém  mais da metade das exportações do país. A Nova Zelândia é a 44ª maior economia de exportação no mundo. Em 2016, a Nova Zelândia exportou pouco mais de US 30 bilhões de dólares.  Nesse ano de 2016, o PIB da Nova Zelândia foi de US $ 185 bilhões de dólares. 
   Do ponto de vista energético, a Nova Zelândia possui importantes reservas de carvão, petróleo e gás natural, e os numerosos lagos  com rios de planalto garantem o fornecimento de energia elétrica. Além disso, por estar na borda de encontro de placas tectônicas, o país aproveita a energia retirada das águas quentes subterrâneas (energia geotérmica) para a produção de eletricidade.
   A indústria neozelandesa alcançou grande desenvolvimento, e o turismo tornou-se importante  fonte de renda. Em 2015, o país apresentava elevada expectativa de vida de cerca de 81 anos e invejável renda per capita de US$ 38 mil dólares, em 2015
   O inglês e o maori são os idiomas oficiais, sendo o primeiro falado pela maioria da população neozelandesa. De uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, apenas cerca de 450 mil pessoas falam o  maori. Elas representam etnicamente 10% da população ante  80% de descendentes de ingleses. Abaixo, imagens que mostra a etnia Maori, que já habitava esse lindo país, antes da chegada dos ingleses.  A seguir algumas lindas paisagens da Nova Zelândia.
Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida

            Esqueceu do principal?  Qual é a capital da Nova Zelândia? 


       A capital da Nova Zelândia é: Wellington!  Você ganhou! Parabéns!  

         Não perca a próxima postagem que comenta em mais detalhes sobre a capital da Nova Zelândia, Wellington. 


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Perguntas com Respostas sobre Geografia Ambiental Utilizando Vídeo de Projeto de Restauração Florestal ou Reflorestamento ou Recuperação de Área Degradada


   Perguntas com Respostas sobre Geografia Ambiental Utilizando Vídeo de Projeto de  Restauração Florestal ou Reflorestamento ou Recuperação de Área Degradada

     Assista ao vídeo com  atenção, e depois fixe melhor os conteúdos com um exercício atrativo das PERGUNTAS com RESPOSTAS! 

1-  Qual é o assunto principal do vídeo? 

RESPOSTA   -  O vídeo comenta, principalmente, sobre um projeto de reflorestamento realizado com sucesso em Mogi Guaçu. 

* Mogi Guaçu é um município do estado de São Paulo, a  70 km de Campinas, com população de quase  150 mil habitantes, e extensão territorial de 813 quilômetros quadrados. 
    Uma curiosidade: em 27 de janeiro de  1922 foi registrado um terremoto em Mogi Guaçu de 5,1 graus na escala de Richter, o segundo  maior já registrado no estado de São Paulo, que  deixou diversos imóveis com rachaduras e derrubou objetos no interior das casas. 

2-  Quais estudiosos e instituições são responsáveis pelo vídeo? 

RESPOSTA  - O vídeo é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com parceria da  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq - USP) e Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de  São Paulo.  Os estudiosos que protagonizam o vídeo são:  Luiz Mauro Barbosa (Secretaria de Meio Ambiente - SP) e Ricardo Rodrigues (Esalq). 
    Ficha técnica 
-Direção: Daniel Salaroli
- Produção: Gisele Frederico;
-Fotografia e edição: Tiago Marconi;
-Grafismos: Caio  Polesi
-Finalização: Daniel  Salaroli;
-Música:  Violões, de Manu Falleiro;
-Reportagem:  Bruno de Pierro;
-Agradecimentos: Nathália Bernardes, estagiária na Bioflora.

3-  Comente sobre  a fala inicial de Luiz Mauro Barbosa:  "Ninguém inventa o que a natureza faz, a gente tenta imitar".

RESPOSTA  -  A ação humana  altera o frágil equilíbrio natural, com objetivo de produção de alimentos e exploração de recursos naturais, sendo bastante difícil de restabelecer o perfeito ambiente anterior, porém  é possível conseguir a recuperação das áreas degradas, o que vem sendo estudado e pesquisado, como o projeto mostrado  no vídeo.   

4- Qual o maior erro dos projetos de reflorestamento de antigamente? 

RESPOSTA -  As árvores eram plantadas calculando-se a quantidade e não levando em conta a importância de analisar a variedade das espécies. 

5-  Qual fator foi crucial para que o projeto de restauração florestal de Mogi Guaçu tivesse êxito? 

RESPOSTA  -  O projeto teve êxito, ou seja, após 10 a 12 anos a floresta estava entrando em equilíbrio, devido à alta diversidade de espécies utilizadas, mais de 100 por hectare, após análise criteriosa da biodiversidade local.  

6- Onde foi realizado esse referido projeto de reflorestamento? 

RESPOSTA  -   O projeto foi realizado na RPPN (reserva particular do patrimônio natural) Parque Florestal São Marcelo, em Mogi Guaçu - SP. 


7-  Qual metodologia foi utilizada para a recuperação da área, e que passou a representar a melhor opção? 

RESPOSTA  -  Inicialmente são estudados  os ecossistemas de referência, as florestas naturais, para decidir sobre quais espécies arbóreas serão utilizadas no plantio. A metodologia combina espécies nativas (grupo funcional de recobrimento, que produz uma estrutura de floresta no menor prazo possível) com especies exóticas de sombreamento (grupo funcional de adubação verde, que crescem rápido e sombreiam as nativas, mas ao passar dos meses são ultrapassadas pelas nativas e morrem, pela pouca irradiação solar, adubando toda a floresta). 

8- Qual o filtro impeditivo do crescimento das árvores foi citado? De  que maneira ele foi superado? 

RESPOSTA - A metodologia em questão consegue vencer muitos filtros, ou obstáculos, ao crescimento das árvores (e consequente restauração florestal), tendo sido citado o filtro das gramíneas africanas (espécies exóticas introduzidas em pastagens para  o gado), que é superado  pelo grupo funcional de mudas de espécies arbóreas exóticas de rápido crescimento (que também tem a função de adubação verde). 

9- O que são as espécies exóticas? 

RESPOSTAS  - Espécies exóticas são aquelas introduzidas pela ação do homem em determinado ecossistema,  alterando seu equilíbrio. Sempre que uma  árvore é plantada deve-se preferir  uma espécie nativa, ou natural, pois não será prejudicial ao ambiente natural.  

10-  Um projeto de reflorestamento pode ser auxiliar da atividade agrícola? 

RESPOSTA - Sim! É importante  que se mantenha um mínimo de áreas nativas, florestadas, ao lado de áreas agrícolas, pois isso garante a manutenção de serviços ambientais, como a produção de água, nas nascentes, a prevenção à erosão do solo (nos topos de morros, encostas e áreas mais inclinadas, e matas ciliares), manutenção da biodiversidade, e diminuição do ataque de pragas, principalmente. 

Geografia Newton Almeida



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Perguntas com Respostas de Geografia em Múltipla Escolha do Enem de 2012

     Quando falamos em exercitar, logo vem à mente os 

exercícios físicos, como natação, ciclismo, ginástica, musculação,

 etc., que deixam o corpo em forma. Mas a mente também

 precisa e deve ser exercitada!  Você sabe de algo mais divertido

 do que fazer exercícios de Geografia? Gente, é a melhor coisa 

do mundo!      


Perguntas com Respostas de Geografia em Múltipla
 Escolha que Caíram no  Enem de 2012


1- Suponha que você seja um consultor e foi contratado para
 assessorar a implantação de uma matriz energética em um 
pequeno país, com as seguintes características: região plana,
chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos 
recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis 
fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz 
energética de menor impacto de risco ambientais é a baseada 
na energia 

A) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país 
e aos recursos naturais disponíveis.

B) eólica, pelas características do país e por não gerar gases 
de efeito estufa nem resíduos de operação.

C) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental 
e maior disponibilidade.

D) solar, pelo se baixo custo e pelas características do país 
favoráveis à sua implantação. 

E) nuclear, por ter menos risco ambiental e ser adequada 
a locais com menor extensão territorial. 


    RESPOSTA  



        Por quê?   Sendo uma região plana, a construção de 
hidrelétrica se torna inviável, além da falta de recursos hídricos.
A matriz energética a partir de biocombustíveis também se
 torna inviável, pois o plantio de matéria prima para os
 biocombustíveis não satisfaz, pois não apresenta 
disponibilidade.  As chuvas constantes tornam inviável a
 exploração da energia solar, que necessita insolação constante
 nos painéis solares.  A construção de usina nuclear possui
 sempre altos riscos de acidentes e contaminação. Portanto, 
resta a alternativa de instalação de geradores eólicos, 
explorando a região plana e com constantes ventos.  
Geografia Newton Almeida
Imagem acima: Parque eólico em praia do município de 
São Miguel do Gostoso, no estado do Rio Grande do Norte.


2-  De repente, sente-se uma vibração que aumenta 
rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos
 e somos invadidos pela estranha sensação de medo do 
imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos
 são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um
 terremoto, um tipo de abalo sísmico. 

A) acúmulo de depósitos sedimentares.

B) formação de aquíferos profundos.

C) desgaste da erosão superficial.

D) atuação do intemperismo químico. 

E) alívio da tensão geológica.


RESPOSTA  


      Por quê?  A questão relatou o acontecimento de um 
terremoto, que se é o alívio de tensão ou energia que 
acontece nos fenômenos dos dobramentos ou falhamentos 
nas placas tectônicas, ou acomodação de grandes porções de 
rochas subterrâneas.  
Geografia Newton Almeida
Imagem acima: O Círculo de Fogo do Pacífico, regiões próximas
 ao encontro de placas tectônicas, com maior
 possibilidades de vulcanismos e terremotos. 

3-  A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de 
desconcentração da produção industrial, uma das 
manifestações do desdobramento da divisão territorial 
do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se
 mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas 
áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do 
Nordeste e do Norte. 
   Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração
 da configuração territorial descrito no texto é:

A) Obsolescência dos portos. 

B) Eliminação de incentivos fiscais. 

C) Desenvolvimento dos meios de comunicação.

D) Estatização de empresas.

E) Ampliação de políticas protecionistas. 


RESPOSTA  

C

      Por quê?   A partir do desenvolvimento dos meios de 
comunicação, as sedes das empresas se desmembram das
 áreas de produção. Essas se desconcentram do Sudeste
 em direção às outras regiões que oferecem incentivos 
fiscais, mão de obra mais barata, etc. 



4-  O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras
 amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de: 

A) vias férreas entre espaços de mineração. 
B) centros agrícolas modernos no interior. 

C) núcleos urbanos em áreas litorâneas.

D)  povoados interligados próximos a grandes rios. 


E) faixas de povoamento ao longo das estradas.


RESPOSTA  


D

     Por quê?     A partir do século XVI teve início o processo de 
ocupação da bacia hidrográfica do Amazonas,
 mais precisamente no ano de 1616, com a 
expulsão dos franceses da cidade de São Luís 
do Maranhão pelos portugueses. Ali, já existia
 uma pequena vila, que se expandiu da foz do rio
 Amazonas em direção oeste, até as terras
 espanholas. Atualmente, esse eixo se inverteu com
 a expansão da fronteira agrícola, do centro-oeste em
 direção à base sul da Floresta Amazônica. 



5- O uso da água aumenta de acordo com as necessidades
 da população no mundo. Porém, diferentemente do 
que se possa imaginar, o aumento do consumo de água 
superou em duas vezes o crescimento populacional
 durante o século XX. 
      Uma estratégia sócio-espacial que pode contribuir 
para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a: 


A) Adoção de técnicas tradicionais de produção. 

B) Intensificação do controle do desmatamento de florestas. 

C) Criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos. 

D) Ampliação de sistemas de reutilização hídrica.

E) Expansão da irrigação por aspersão das lavouras. 

RESPOSTA  

D       

      Porquê?   A única opção seria a reutilização dos recursos hídricos, que se trata de uma estratégia sócio-espacial. 
   A opção A não oferece qualquer estratégia que altere a lógica do uso da água;  
     A estratégia da opção B é sempre bem-vinda, mas não se refere à alteração de ordem 'social' de uso da água, somente ao cuidado com o ambiente natural;
     A estratégia citada na opção C não resulta em qualquer economia de água; 
       A opção E apresenta uma estratégia que aumenta o consumo de água, já que a tendência é a utilização de irrigação por gotejamento, em substituição à aspersão. 
Geografia Newton Almeida
Imagem acima: os sistemas de irrigação por aspersão lançam a água ao ar que depois atinge os cultivares, utilizando muita água. 
Geografia Newton Almeida
  Imagem acima: nos sistemas de irrigação por gotejamento, a água é gotejada diretamente no cultivar por furos em 
 mangueiras, economizando muita quantidade de água. 




Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br