O globo terrestre é uma ferramenta didática fenomenal, para os estudos da geografia. A imaginação dos alunos é despertada, assim que seus olhares miram um globo terrestre. Os alunos percebem, rapidamente, o fenômeno natural dos dias e noites, por conta da rotação da Terra, em torno de seu eixo. Também, fica bem mais fácil de entender, a partir da observação de um globo geográfico, as estações do ano, em consequência da inclinação do eixo de rotação e devido ao movimento de translação da Terra, em volta do Sol. Além disso, os alunos entendem o porquê de nas mais altas latitudes ser bem mais frio, e nas proximidades da linha do Equador o calor ser mais intenso, considerando regiões de semelhante altitude.
Mesmo que se possa usar tablets, computadores ou smartphones, que disponibilizam imagens reais de satélite, o globo geográfico é muito atrativo e bastante eficaz para que os alunos possam perceber as complexidades que envolvem a supetrfície terrestre, bem como as suas principais feições naturais, seus continentes, oceanos, países, etc.
O Primeiro Globo Terrestre Foi Feito Quando? Quem Fez o Primeiro Globo Terrestre ou Geográfico?
Os registros históricos confirmam que o primeiro globo terrestre foi feito no século II a.C., por volta do ano 150 a.C., por Crato de Malos (que viveu em Pérgamo, atualmente Bergama na Turquia), segundo escrito por Estrabão (que nasceu em 63 a.C. e morreu no ano 24 d.C., e foi autor da obra monumental GEOGRAFIA, um conjunto de 17 livros).
Acima: imagens representativas do primeiro globo terrestre.
A Geografia utiliza os mapas para a consulta e estudos do espaço geográfico. O mapa é a representação do espaço geográfico no plano, que pode ser a página de um livro ou a tela do seu computador, tablet ou celular. Quais outras representações existem?
Perguntas com Respostas de Geografia sobre o Globo Terrestre ou Globo Geográfico
1- O que é o globo terrestre ou globo geográfico?
RESPOSTA - O globo terrestre é uma representação do espaço geográfico, em escala reduzida obviamete, que reproduz sua forma semehante a uma esfera.
2- Qual é a vantagem do globo terrestre sobre as representações planas?
RESPOSTA - A vantagem do globo geográfico com relação a suas representações no plano (mapas e planisfério) é que as distorções não acontecem, pois o globo geográfico acompanha as formas tridimensionais da Terra.
* Siga aqui para ler sobre as projeções cartográficas
3- Qual é a origem da palavra GLOBO?
RESPOSTA - A palavra globo vem do latim GLOBUS, que significa esfera.
4- O globo terrestre é importante para os estudos da Geografia?
RESPOSTA - Sim! O globo terrestre mostra a disposição das massas continentais e dos oceanos, as principais feições da superfície terrestre, podendo destacar as fronteiras dos países, principais cidades, a rede das coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), além de ainda poder representar o relevo terrestre com maior proximidade da realidade.
5- Qual a desvantagem do Globo Terresre?
RESPOSTA - A desvantagem principal é que não se pode visualizar em conjunto toda a superfície terrestre, como no planisfério. Por exemplo, enquanto estamos observando a Oceania, no globo geográfico, as porções do continente americano não são vistas.
Outra desvantagem é que o custo de um globo geográfico é bem maior do que o de um mapa, além da maior dificuldade de transportar um globo terrestre, em relação a um Atlas Geografico, por exemplo.
6- Comente sobre as escalas dos globos terrestres?
RESPOSTA - As escalas dos globos terrestres podem ser muitas, maiores ou menores elas alteram a proporção do tamanho real e do tamanho representado no globo geográfico.
A área total da superfície terrestre é de 510 milhões de quilômetros quadrados, portanto é preciso 'diminuir' suas dimensões para poder representá-las em um globo geográfico. Já o diâmetro da Terra é de 12.742 quilômetros, e vamos, agora, dar um exemplo sobre a escala do globo terrestre:
EXEMPLO
Digamos que imagem acima, de um globo terrestre, possui diâmetro de 12,742 cm. Então qual é sua escala?
Escala = dimensão representada : dimensão real
NUMERADOR = tamanho representado
______________________________________
DENOMINADOR = tamanho real
Vamos descobrir qual é a escala do nosso exemplo! O primeiro passo é converter todas as dimensões para a mesma unidade, no caso para o metro.
0,12742 m (zero vírgula doze mil, setecentos e quarenta e dois metros) : 12.742.000 m (doze milhões, setecentos e quarenta e dois mil metros) >>> 1: 100.000.000
Escala de 1 para 100 milhões, ou 1: 10 elevado a 8.
Lembre-se que os conceitos das escalas dos mapas são os mesmos para os globos terrestres. Quanto 'maior' a escala (denominador menor), maiores são os detalhes representados no globo terrestre.
7- Como são feitos os globos terrestres?
RESPOSTA - Antigamente os globos terrestres eram feitos de uma bola de madeira, ou gesso ou de borracha, e sobre ela eram coladas tiras com os desenhos e informações impressos. Veja o vídeo abaixo.
Atualmente, são feitas duas semi-esferas plásticas, moldando um círculo plástico com as informações, que depois são coladas formando a esfera, também de plástico. Veja o vídeo abaixo.
8- Quando foi feito o primeiro globo terrestre?
RESPOSTA - Os registros históricos confirmam que o primeiro globo terrestre foi feito no século II a.C., cerca do ano 150 a.C., por Crato de Malos (que viveu em Pérgamo, atualmente Bergama na Turquia), segundo escrito por Estrabão (que nasceu 63 a.C. e morreu no ano 24 - autor da obra monumental Geografia, com 17 livros).
Acima: imagens do primeiro globo terrestre de Crato de Malos.
9- Qual é o mais antigo globo terrestre que ainda existe?
RESPOSTA - O globo terrestre mais antigo, que ainda pode ser visto, foi feito por Martin Behaim (um comerciante e cartógrafo alemão, nascido em 06 de outubro de 1459, em Nuremberg, e morreu em 29 de julho de 1507, em Lisboa), chamado de Erdapfel ('maça da Terra'), ou Globo de Nuremberg, que se encontra em exposição no Museu Nacional Germânico.
Imagens acima: o globo terrestre mais antigo, que ainda pode ser visto, foi feito por Martin Behaim (entre 1491 e 1493).
10- Qual é o maior globo terrestre?
RESPOSTA - O maior globo terrestre é o Unisphere, localizado no bairro do Queens, Nova York - Estados Unidos, no Parque Flushing Meadows-Corona.
É uma escultura feita em aço pela US Steel Corporation, em 1964, como um símbolo de paz no mundo. O Unisphere tem 42 metros de altura e 36 metros de diâmetro, pesando 450 toneladas.
O maior globo terrestre giratório do mundo, imagem acima, é o Earthal, feito pela empresa DeLorme, com diâmetro de 12,6 metros, está localizado na cidade de Yarmuth, Estados Unidos da América.
Conhecer o mundo; entender os processos de desenvolvimento dos países; interpretar a realidade que nos cerca, observando os processos de transformação das paisagens, cidades, pela ação humana.
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Perguntas com Respostas de Geografia sobre Wellington a Capital da Nova Zelândia
1- Localize a cidade de Wellington.
RESPOSTA - Wellington está localizada no continente Oceania, a sudeste da Austrália, distante 2.326 quilômetros, em linha reta, de Camberra (capital da Austrália), pertencente ao lindo país Nova Zelândia, no sul da Ilha Norte, com coordenadas geográficas:
LATITUDE 41º17'11'' Sul
LONGITUDE 174º46'32'' Leste
2- Qual é a extensão territorial de Wellington?
RESPOSTA - A área de Wellington é de 290 quilômetros quadrados.
3- Quantos habitantes vivem em Wellington?
RESPOSTA - A população de Wellington é de quase 400 mil habitantes.
4- Qual é a base da economia de Wellington?
RESPOSTA - As principais atividades econômicas de Wellington são: setor de serviços, turismo, comércio e indústria.
5- Comente sobre o relevo de Wellington.
RESPOSTA - O relevo de Wellington é formado por um conjunto de colinas e morros baixos, não ultrapassando 300 metros, sendo possível distinguir uma parte baixa, onde se situa o centro, e outra parte alta, onde estão os bairros residenciais.
6- Comente sobre o clima de Wellington.
RESPOSTA - O clima de Wellington é o oceânico (temperado e úmido), com precipitação anual de 1300 milímetros.
As temperaturas seguem amenas ao longo do ano, chegando na faxia de 20º a 25º Celsius no verão, e no inverno ficando em torno de 10º a 14ºC. Uma característica são os frequentes ventos, que fizeram surgir o apelido Windy Wellington (Wellington Ventosa).
7- Qual é a importância política/administrativa de Wellington para a Nova Zelândia?
RESPOSTA - Wellington é um importante centro financeiro, comecial e turístico da Nova Zelândia, mas a partir do ano de 1865 se tornou a capital nacional ganhando, portanto, maior importância sob aspecto político e administrativo.
8- Por que os terremotos são comuns na região de Wellington?
RESPOSTA - Os terremotos são comuns em Wellington, assim como em toda a Nova Zelândia, por situar-se na instável região do Círculo de Fogo do Pacífico (imagem abaixo), onde ocorre o encontro de placas tectônicas.
9- Cite algum fato relacionado a terremoto, ocorrido em Wellington.
RESPOSTA - Os terremotos ocorrem com frequência em Wellington, como o do dia 13 de novembro de 2016, que registrou 7,8 graus na escala Richeter, derrubando uma ponte próxima ao Estádio de Wellington.
10- Comente sobre algum ponto turístico, de Wellington, que alia conhecimento sobre a fauna e flora da região.
RESPOSTA - Um belo parque natural, onde está localizado o Wellington Zoo, fica na parte mais alta da cidade, que abriga espécies nativas, como o réptil Tuatara e o pássaro Kiwi.
Tudo é possível nessa vida. não é mesmo? Portanto não devemos limitar a imaginação e criatividade. Não mesmo. Estudar deve ser um hábito tão comum quanto assistir a televisão, ou poderia ser um hábito bem mais frequente? Se você passa mais horas estudando do que assistindo à televisão, então você está no caminho certo, pois estudar é um hábito muito saudável, com certeza, bem melhor do que ficar assistindo à televisão. Mas, existem programas na televisão que acrescentam algo de positivo em nossas vidas, como aqueles programas de perguntas, onde alguém pode até ganhar bastante dinheiro, desde que acerte muito.
Então é isso, já que tudo é possível e também já que a criatividade e imaginação são qualidades estimadas, nos dias de hoje, inclusive isso faz de muitos jovens celebridades nas redes sociais com seus vídeos que 'viralizaram', vamos imaginar o seguinte: você se inscreveu em um programa de perguntas e respostas da televisão e chegou até a pergunta final, que vale 5 (cinco) milhões de reais. A pergunta é:
Qual é a capital da Nova Zelândia?
Antes de mais nada você deve lembrar que a Nova Zelândia é um país com a seguintes características:
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país insular que está localizado na Oceania, a 2.000 quilômetros a sudeste da Austrália, constituído de duas ilhas principais e outras menores. O país foi batizado com esse nome por Abel Tasman - ao descobrir o arquipélago em 1642 - em homenagem à província holandesa de Zelândia. Tornou-se colônia britânica em 1849. Após sua independência, passou a fazer parte da Comunidade Britânica e hoje possui uma democracia parlamentar estável. Assim, como na Austrália, o país reconhece a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, como chefe de Estado. O primeiro-ministro é neozelandês. A maior parte da população vive na ilha do norte.
A economia e o povo das ilhas A economia do país se assemelha muito à da Austrália, tendo como principais atividades a criação de ovinos, bovinos e suínos, a extração de lã e a indústria de laticínios, das quais provém mais da metade das exportações do país. A Nova Zelândia é a 44ª maior economia de exportação no mundo. Em 2016, a Nova Zelândia exportou pouco mais de US 30 bilhões de dólares. Nesse ano de 2016, o PIB da Nova Zelândia foi de US $ 185 bilhões de dólares.
Do ponto de vista energético, a Nova Zelândia possui importantes reservas de carvão, petróleo e gás natural, e os numerosos lagos com rios de planalto garantem o fornecimento de energia elétrica. Além disso, por estar na borda de encontro de placas tectônicas, o país aproveita a energia retirada das águas quentes subterrâneas (energia geotérmica) para a produção de eletricidade. A indústria neozelandesa alcançou grande desenvolvimento, e o turismo tornou-se importante fonte de renda. Em 2015, o país apresentava elevada expectativa de vida de cerca de 81 anos e invejável renda per capita de US$ 38 mil dólares, em 2015.
O inglês e o maori são os idiomas oficiais, sendo o primeiro falado pela maioria da população neozelandesa. De uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, apenas cerca de 450 mil pessoas falam o maori. Elas representam etnicamente 10% da população ante 80% de descendentes de ingleses. Abaixo, imagens que mostra a etnia Maori, que já habitava esse lindo país, antes da chegada dos ingleses. A seguir algumas lindas paisagens da Nova Zelândia.
Esqueceu do principal? Qual é a capital da Nova Zelândia? A capital da Nova Zelândia é: Wellington! Você ganhou! Parabéns! Não perca a próxima postagem que comenta em mais detalhes sobre a capital da Nova Zelândia, Wellington.
Perguntas com Respostas sobre Geografia Ambiental Utilizando Vídeo de Projeto de Restauração Florestal ou Reflorestamento ou Recuperação de Área Degradada Assista ao vídeo com atenção, e depois fixe melhor os conteúdos com um exercício atrativo das PERGUNTAS com RESPOSTAS!
1- Qual é o assunto principal do vídeo? RESPOSTA - O vídeo comenta, principalmente, sobre um projeto de reflorestamento realizado com sucesso em Mogi Guaçu. * Mogi Guaçu é um município do estado de São Paulo, a 70 km de Campinas, com população de quase 150 mil habitantes, e extensão territorial de 813 quilômetros quadrados. Uma curiosidade: em 27 de janeiro de 1922 foi registrado um terremoto em Mogi Guaçu de 5,1 graus na escala de Richter, o segundo maior já registrado no estado de São Paulo, que deixou diversos imóveis com rachaduras e derrubou objetos no interior das casas. 2- Quais estudiosos e instituições são responsáveis pelo vídeo? RESPOSTA - O vídeo é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com parceria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq - USP) e Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Os estudiosos que protagonizam o vídeo são: Luiz Mauro Barbosa (Secretaria de Meio Ambiente - SP) e Ricardo Rodrigues (Esalq). Ficha técnica -Direção: Daniel Salaroli - Produção: Gisele Frederico; -Fotografia e edição: Tiago Marconi; -Grafismos: Caio Polesi -Finalização: Daniel Salaroli; -Música: Violões, de Manu Falleiro; -Reportagem: Bruno de Pierro; -Agradecimentos: Nathália Bernardes, estagiária na Bioflora.
3- Comente sobre a fala inicial de Luiz Mauro Barbosa: "Ninguém inventa o que a natureza faz, a gente tenta imitar". RESPOSTA - A ação humana altera o frágil equilíbrio natural, com objetivo de produção de alimentos e exploração de recursos naturais, sendo bastante difícil de restabelecer o perfeito ambiente anterior, porém é possível conseguir a recuperação das áreas degradas, o que vem sendo estudado e pesquisado, como o projeto mostrado no vídeo.
4- Qual o maior erro dos projetos de reflorestamento de antigamente? RESPOSTA - As árvores eram plantadas calculando-se a quantidade e não levando em conta a importância de analisar a variedade das espécies. 5- Qual fator foi crucial para que o projeto de restauração florestal de Mogi Guaçu tivesse êxito? RESPOSTA - O projeto teve êxito, ou seja, após 10 a 12 anos a floresta estava entrando em equilíbrio, devido à alta diversidade de espécies utilizadas, mais de 100 por hectare, após análise criteriosa da biodiversidade local. 6- Onde foi realizado esse referido projeto de reflorestamento? RESPOSTA - O projeto foi realizado na RPPN (reserva particular do patrimônio natural) Parque Florestal São Marcelo, em Mogi Guaçu - SP. 7- Qual metodologia foi utilizada para a recuperação da área, e que passou a representar a melhor opção? RESPOSTA - Inicialmente são estudados os ecossistemas de referência, as florestas naturais, para decidir sobre quais espécies arbóreas serão utilizadas no plantio. A metodologia combina espécies nativas (grupo funcional de recobrimento, que produz uma estrutura de floresta no menor prazo possível) com especies exóticas de sombreamento (grupo funcional de adubação verde, que crescem rápido e sombreiam as nativas, mas ao passar dos meses são ultrapassadas pelas nativas e morrem, pela pouca irradiação solar, adubando toda a floresta). 8- Qual o filtro impeditivo do crescimento das árvores foi citado? De que maneira ele foi superado? RESPOSTA - A metodologia em questão consegue vencer muitos filtros, ou obstáculos, ao crescimento das árvores (e consequente restauração florestal), tendo sido citado o filtro das gramíneas africanas (espécies exóticas introduzidas em pastagens para o gado), que é superado pelo grupo funcional de mudas de espécies arbóreas exóticas de rápido crescimento (que também tem a função de adubação verde).