quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ásia : Continente Asiático : Norte da Ásia : Ásia Setentrional


        A  Ásia Setentrional ( ou Ásia do Norte )

   Apresenta climas polar  e subpolar com invernos longos e rigorosos, cujas temperaturas  podem atingir até 50 ° C negativos (50 graus abaixo de zero) . Suas formações vegetais são adaptadas às rigorosas condições climáticas. Predominam a taiga ou Floresta de Coníferas, que cobre grande parte da região e é intensamente explorada para a obtenção de madeira e celulose, e a Tundra, ao norte, uma vegetação rasteira muito resistente às baixíssimas temperaturas.
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   A hidrografia  da Ásia Setentrional é formada por rios extensos, como o Ob, o Ienissei e o Lena, bastante usados para a geração de energia elétrica em seus trechos de planalto ao sul. Boa parte dos cursos d’água permanece congelada durante o inverno. A região é ocupada por campos de exploração de petróleo e gás, além de grandes plantações agrícolas que se beneficiam do solo tchernozion, rico em nutrientes.

Exercícios

   1      -   Em qual continente se localizam os dois países mais populosos do mundo ?   Quais são esses dois países ? 

         
   2      - Em que região do mundo ocorreu um  tsunami catastrófico , em dezembro de 2004, deixando mais de 200.000 mortos ? 


   3      -  Em qual região aconteceu um grande tsunami, em março de 2011, deixando mais de 15 mil mortos e ocasionando um acidente numa usina nuclear?

   4- Qual país e qual sub-região ocupam a Ásia Setentrional ? 

Respostas :

   1-     A China e a Índia são os dois países mais populosos do mundo . Esses dois países estão localizados no Continente Asiático.  A China tem mais  de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes,  e a Índia tem mais  de 1 bilhão e 100 milhões de habitantes.

2 - Um tsunami (gigantesca onda que se forma no mar por causa de um terremoto)  catastrófico atingiu principalmente, no ano de 2004, o litoral da Indonésia,  o sul da Índia,  Mianmar e Tailândia,  no continente Asiático.

  3-  No extremo oriente asiático, no Japão .  

  4-  Rússia, Sibéria . 


Fonte :    DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  
        Internet : http://pt.wikipedia.org/

 

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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

As Regiões Costeiras : Recifes : Praias Arenosas : Mangue


 As  Regiões Costeiras

           Os oceanos acabam se encontrando, formando uma massa única de água. Porém, nas zonas costeiras do continente, encontramos regiões que constituem ecossistemas diferentes. Elas têm características próprias, diferentes das do mar, e apresentam fatores ambientais e comunidades biológicas específicas. A nossa costa , por  exemplo mede 8.400 Km de extensão, constituídos por vários ecossistemas, cujos limites não são bem definidos. Praias arenosas, dunas, baías fechadas, costões rochosos, mangues e estuários fazem parte da costa brasileira.

           Recifes 

           Os maiores recifes de coral do Brasil estão ao longo da costa sul da Bahia, principalmente no arquipélago de Abrolhos. Eles são formados por animais simples, os corais, que possuem um exoesqueleto calcário  - eles secretam  carbonato de cálcio ao redor do corpo. A colônia de coral, que é formada por organismos vivos, geralmente ocupa o topo de uma estrutura calcária grande e sem vida (proveniente de antigos corais). 
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          Ao longo dos anos, forma-se um ambiente cheio de reentrâncias, onde se estabelece grande variedade de peixes e invertebrados.  Os recifes são resistentes à ação das ondas e correntes marinhas e são tipicamente tropicais, desenvolvendo-se em águas rasas, quentes e afastadas da desembocadura de grandes rios. Como a costa brasileira apresenta essas características apenas em poucos locais, não temos grandes recifes de coral .
          Os recifes de coral abrigam uma das maiores biodiversidades do planeta, comparável apenas a das florestas tropicais, pois são hábitat de uma série de organismos, como crustáceos e moluscos. Só de peixes, estima-se que existam cerca de 50 espécies endêmicas brasileiras, isto é, que só existem aqui. Mas, nem todo recife é de origem biológica e, portanto, orgânica. Há recifes de origem inorgânica, como os arrecifes. Alguns são formados por arenito e também apresentam grande diversidade de flora e fauna. 
          Há também os recifes artificiais, que são estruturas construídas pelo ser humano para os mais diversos fins e que acabam servindo de base para o estabelecimento de organismos, como uma ponte ou partes de um barco afundado. ambientes desse tipo atraem peixes em busca de abrigo e alimento.

         A Praia Arenosa 

          A vegetação natural das praias arenosas desenvolve-se em condições ambientais diferentes das de uma floresta, por exemplo. Há salinidade (presença de sais), forte insolação e falta de água, já que em solo arenoso ela escoa rapidamente depois das chuvas. Então, como as plantas sobrevivem nessas condições, que parecem inóspitas à primeira vista ? 
          As plantas da praia são rasteiras e suas raízes são superficiais e espalhadas, de modo a ajudar na fixação do vegetal, bem como a absorver a água rapidamente. Entre a vegetação da praia e a mata, geralmente encontramos uma faixa de transição, com espécies maiores, arbustos e pequenas árvores. Nesse trecho, localizam-se os mangues e os estuários. 

         O Mangue e o Estuário

         Atualmente, muitas pessoas reconhecem a importância dos mangues e aprenderam a enxergar sua beleza, mas nem sempre foi assim ! No passado, e ainda hoje, eles são vistos como ambientes feios, escuros, desconfortáveis (devido à presença constante de borrachudos, mosquitos-pólvora e mutucas) e associados a doenças (febre amarela e malária) e sujeira (por causa do mau cheiro). Por isso, os manguezais e os estuários eram considerados inúteis e usados para recolhimento de esgoto, lixo e detritos industriais, substâncias que os poluíram gradativamente. Eles também foram destruídos por aterros e dragagens mal planejados, construção de casas, portos, estaleiros, balneários e rodovias, além dos derramamentos de petróleo, que têm acontecido com certa frequência. 
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         O Brasil tem uma das maiores extensões de mangue do mundo, que começa no Amapá e se prolonga até Santa Catarina. 
         O mangue  é um tipo  especial de floresta tropical, encontrado geralmente próximo a estuários e que só se desenvolve em temperaturas por volta de 20°C. Uma das suas principais características é que ele sofre a influência das marés. A água do mar se dilui na água doce que vem dos rios  que nele desembocam, sem haver erosão da ação das ondas porque a região é semiabrigada. 
         O estuário é essa massa de água proveniente da mistura do rio com o mar. Com o fluxo e refluxo dessas águas, a salinidade e a quantidade de oxigênio dissolvido na água variam, o que controla a distribuição da fauna . 
         O solo do mangue é constituído por partículas muito pequenas (de argila). Ele é uma espécie de lodo escuro, alagadiço, movediço, com muita salinidade, pouco oxigênio e uma mistura de raízes e material vegetal parcialmente decomposto, rico em nutrientes, que serve de alimento a muitas espécies. O cheiro característico do mangue se deve a essa grande quantidade de matéria orgânica em decomposição.   
         Para viver nesse ambiente,  a pouca variedade de plantas que aí se desenvolve necessita de adaptações especiais. Uma delas são as raízes de aeração, chamadas de pneumatófaros, que são pontas de raízes que crescem para cima, saindo da lama. Além de fixarem a planta na terra  e diminuírem o impacto das ondas da maré, elas auxiliam na absorção de oxigênio para a respiração, retirando-o do ar sobre a lama.  Pelo fato  de esse solo ser rico em matéria orgânica, há pouco oxigênio devido à intensa ação dos decompositores, que consomem grande parte desse gás. Além disso, a drenagem do solo não é adequada, o que o torna encharcado e também colabora na falta de aeração. 
       Outra adaptação a esse ambiente são as raízes aéreas, chamadas de raízes-escora, que  crescem a partir de caules e ramos acima do solo alagadiço e instável e sustentam a planta. Depois de chegarem ao solo, essas raízes participam da absorção de água e minerais, além de terem estruturas que permitem a respiração, possibilitando trocas gasosas com o ambiente. 
       Muitos animais, como os peixes, procriam na água dos estuários. As larvas e os  filhotes encontram abrigo e alimento nesse ambiente enquanto crescem, até poderem ir para o mar. O alimento, aliás, existe em abundância, o que faz desse ecossistema um dos mais produtivos do mundo, junto com os recifes. Dessa forma, até mesmo a vida em mar aberto depende da manutenção de mangues e estuários, assim como a vida dos pássaros migratórios, que neles encontram alimento e local de descanso. Não há muita variedade de espécies, porém as populações são numerosas.
         Nas raízes aéreas das árvores, na parte coberta pela maré, há grande variedade de algas. Várias espécies de caranguejos podem ser vistas escondendo-se no lodo ou mesmo nas árvores. Há ostras, mexilhões, mariscos e cracas que se alimentam filtrando, da água, fragmentos vegetais ricos em bactérias. A região é abundante em camarões, que buscam alimento. Podemos encontrar também espécies maiores, como tubarões, golfinhos e cações, que vão atrás de suas presas.   

 Fonte : SANTANA, Olga ; FONSECA, Aníbal . Ciências Naturais 8º ano . Editora Saraiva. 3ª edição. São Paulo : 2009 .


   Fonte das imagens : http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_de_coral
                                             http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal

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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exercícios de Geografia com respostas - 6º ano - Alterações do Meio Ambiente - Efeito Estufa - Assoreamento


Geografia Newton Almeida

    Exercícios de Geografia com respostas , do  6º ano do ensino fundamental 




         1-   Relacione as colunas

A  -     O início da construção da  ponte Rio – Niterói foi em 1969 e terminou em   1974, é a sexta maior ponte do mundo.

B -  Em abril de 2010 um vulcão na Islândia entrou em erupção, causando prejuízos ambientais e econômicos.

C -  Um tsunami (onda gigante) atingiu a região de Aceh (território da Indonésia, ao norte da Ilha de Sumatra) em dezembro de 2004, deixando mais de 200 mil mortos. 

D -   A usina hidrelétrica de Itaipu (2ª maior do mundo) foi construída em 1982, na fronteira do Brasil com o Paraguai (no Rio Paraná) .

       (         )  alteração da natureza (meio ambiente) por causas naturais
       (         )  alterações da natureza  (meio ambiente) por causas antrópicas (ação do homem)
 


Resposta :      ( B  C ) 
                       ( A  D ) 

2-      O   ___________________________________________   é responsável pela manutenção do calor na atmosfera terrestre. Os raios solares penetram na atmosfera e seu calor é absorvido e mantido pelos gases que compõem  a atmosfera.


Resposta :   efeito estufa 


3-     O  _____________________________________  resulta da emissão de gases de efeito estufa (gases GEE, dióxido de carbono ou CO² e metano) . Esses gases são emitidos principalmente pela queima de combustíveis fósseis  : escapamento dos motores de veículos a combustão (gasolina, óleo diesel) , queimadas de florestas , produção de energia elétrica utilizando carvão (usina termelétrica) .  Soluções para isso : reflorestamento (plantar árvores) , utilização de energias mais limpas : energia elétrica, energia solar, energia dos ventos. 


Resposta : aquecimento global 



4 -   Relacione as colunas , indicando o número da coluna da esquerda nos parênteses da direita.


A - Atmosfera     (   ) crosta terrestre , conjunto das rochas e solo da Terra
B - Litosfera       (   ) é o espaço que abriga a vida na Terra  
C - Hidrosfera    (   )conjunto dos ambientes aquáticos (oceanos, lagos, rios, etc.). 
D - Biosfera       (   )camada de gases que envolve a Terra


Resposta :             ( B )
                               ( D ) 
                               ( C )
                               ( A )



 5 -     O ______________________________ é a obstrução do fluxo natural da água do rio pelo depósito de detritos, sedimentos ou lixo.  Em conseqüência dos desmatamentos, sobretudo da retirada  das matas ciliares (matas das margens dos rios), os solos  sofrem erosão e seus sedimentos são transportados pelas chuvas para dentro dos rios. As populações que habitam as margens dos rios têm por hábito jogar lixo neles, contribuindo para o seu entupimento. Qualquer lixo jogado nas ruas  é levado para os rios, em chuvas fortes, e isso aumenta o risco das enchentes.


Resposta :   assoreamento 



6 -   O trabalho de cada indivíduo contribui para o desenvolvimento do país. No Brasil, já somos  190 milhões de habitantes, com necessidades de transporte (aviões, rodovias, automóveis) , estudo (escolas, universidades,  cursos profissionalizantes), alimentação (agricultura, agropecuária, fruticultura) e diversos produtos industrializados (geladeira, fogão, ferro de passar, televisão, computador).  Quais são os três setores da economia ?


Resposta :

 Setor   Primário  -   agricultura, pesca, agropecuária , extração de matérias primas vegetal e animal
Setor   Secundário - indústria e construção civil (transforma a matéria prima extraída pelo setor primário)  
Setor  Terciário  -  serviços ( hospitais, bancos, escolas, universidades, comércio, transporte, restaurantes ) 


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Questões com resposta - 8º ano - O que é IDH ? - Taxa de Mortalidade Infantil - PIB - Continentes do Mundo



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GEOGRAFIA –   PERGUNTAS / RESPOSTAS   8º ano do ensino fundamental 
  
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .   


1 -  Depois da 2ª Guerra mundial ( 1939 – 1945 ),  o mundo ficou dividido em dois grupos de países : os desenvolvidos ( países ricos) e subdesenvolvidos ( países pobres) . A partir do final do século XX os países desenvolvidos passaram a ser chamados  países do ______________________, e os subdesenvolvidos de países do _______________________ .


Resposta :  Norte ,  Sul  .        Página 47 .
                                                       

2  -   Quantos países podem ser considerados desenvolvidos e quantos são os subdesenvolvidos ?  


Resposta :  São pouco mais  de 30 países desenvolvidos , e mais de 150 subdesenvolvidos .   Página  48  .


3  -  O que é  PIB ( Produto Interno Bruto )  ?


Resposta :  PIB é a quantidade total de bens e serviços produzidos num país durante um ano . Essa quantidade total é calculada em valor monetário. No Brasil o PIB do ano de 2.006 ficou em  U$ 1.067,5 bilhão de dólares ( 1, 0675 trilhão de dólares) e os Estados Unidos tiveram o PIB de 2.006 de U$ 13.163,9 bilhão de dólares ( 13,1639 trilhão de dólares).  Página 49 .


4  -  O que é taxa de mortalidade infantil ?

 
Resposta :  É  o índice que mede a quantidade de crianças de até 1 ano de idade que morrem em cada grupo de 1.000, no período de um ano. A taxa de mortalidade infantil é bem maior nos países pobres do que nos países ricos.  Página 51 .


5 -  O que é expectativa de vida ?


Resposta :  A expectativa de vida, ou esperança de vida ao nascer,  é o número de anos que um recém nascido poderá viver num determinado país.  Esse número é bem maior num país desenvolvido do que num país subdesenvolvido .   Página  51 .


6 -  O que desigualdade social ?


Resposta :  A desigualdade social é a comparação entre o padrão de vida dos ricos e dos pobres de um país. No Brasil a desigualdade social é enorme, ou seja, a distribuição da riqueza do país é muito injusta, com um pequeno número de famílias muito ricas e um grande número de famílias muito pobres. Num país onde toda a população tem um padrão de vida quase igual é um país com justiça social, ou igualdade social .   Página 51 .



7  -   O que é nível de escolaridade de uma população ?


Resposta :  O nível de escolaridade de um país refere-se à quantidade de anos de estudo que a população  tem.   Caso existam muitos analfabetos o nível de escolaridade será muito baixo, e caso existam muitos cidadãos com diploma universitário o nível de escolaridade é considerado alto.  Página 53 .


8  -  O que é IDH ?  


Resposta :   IDH , Índice de Desenvolvimento Humano , é um indicador criado no final dos anos 1.980 por organizações internacionais ligadas à ONU ( Organização das Nações Unidas) . Esse indicador foi utilizado pela primeira vez em 1.990 . O IDH é calculado analisando vários indicadores econômicos ( PIB, renda per capita ) , de saúde ( a expectativa de vida e taxas de mortalidade) e de educação.  O IDH varia de zero a um .   O Brasil alcançou  a 70ª (septuagésima)  colocação de IDH em 2.007, em comparação com os outros  países do mundo.  Página  53 a 55 .


9 -  Define-se  a ___________________________ como o conjunto dos  países do continente americano que foram colonizados predominantemente por países latinos (denominação dada aos países europeus que surgiram após a queda do Império Romano do Ocidente e que têm como língua majoritária, línguas latinas; por exemplo: Espanha, França, Portugal, Romênia, etc.) e onde a língua oficial é derivada do latim (neolatina), como o espanhol, o português e o francês.


Resposta : América Latina


10 -    A __________________________________ é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. Possui aproximadamente 8.000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4.000 metros  e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6.962 metros  de altitude.


Resposta :  Cordilheira dos Andes .



11 -  ____________________________________ é o país campeão do mundo em IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) , segundo dados dos últimos anos . Esse país está localizado na Península Escandinava e tem na exportação de petróleo uma de suas principais atividades econômicas . Nesse país são encontradas as feições de relevo chamadas de fiordes .


Resposta :  A Noruega .

                                              
12 -  Cite os seis continentes do mundo .


Resposta :  América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida .


13 -  Qual é a linha imaginária, ou paralelo principal, que divide a Terra em dois hemisférios, o hemisfério  norte e o hemisfério sul ? 


Resposta : Linha do Equador .



14 -   ________________________________ é o 5º maior país do mundo em extensão territorial (8,5 milhões de km ²), e na sua região norte está localizada a maior floresta equatorial do planeta.


Resposta :   O  Brasil  .


15  -  ________________________________  é o país  de maior população mundial, 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes (2.007),  e é  o terceiro maior país do mundo em extensão territorial  (mais de 9,5 milhões de Km²) .


Resposta :  A China  .   Página 277 .


16  -   _______________________________ é o país com a segunda maior  população mundial ( 1,1 bilhão de habitantes, 2.007 ) . Ao norte desse país está localizada a Cordilheira do Himalaia,  cujo ponto culminante é o Monte Everest (8.800 metros).


Resposta :  A  Índia .



17  -   O líder pacifista ____________________________________  foi uma das figuras mais importantes e influentes no movimento de independência da Índia (a Índia tornou-se independente da Inglaterra em 1.947) . Ele foi advogado e liderou os indianos em movimentos de resistência não-violenta e evitando a compra de produtos fabricados pelos ingleses. Foi assassinado em 1.948 .


Resposta :   Mahatma Gandhi .  Página  258 .



18 -   ________________________________________ foi o primeiro presidente negro da África do Sul . Chegou ao poder após o fim oficial do apartheid (regime de segregação social racista) e governou o país de 1.994 a 1.999 .  


Resposta :    Nelson Mandela   .  Página 211  .  



19 -   _______________________________________ é a denominação do conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que vem apresentando destacado desenvolvimento econômico  nos últimos anos.


Resposta :  BRIC .  





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A População Brasileira, formação étnica, marca da diversidade, distribuição espacial, dinâmica e estrutura populacional ...


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      A   População Brasileira  -  formação, características, indicadores demográficos, dinâmica do crescimento,  teorias demográficas,  movimentos populacionais  no Brasil, desigualdades Socioeconômicas, étnicas e de gênero


            O que é CENSO Demográfico ? É uma pesquisa que permite conhecer a população de um país : número de habitantes , de homens, de mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas . No Brasil quem realiza a pesquisa do CENSO Demográfico é o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .  A última pesquisa CENSO Demográfica do Brasil foi feita em 2010 . 

                               Formação Étnica

     Os  ameríndios (primeiros habitantes do Brasil, povos indígenas), os negros (trazidos como escravos) e os brancos (europeus, principalmente) formam os  três grupos básicos da população brasileira. A intensa miscigenação ou mestiçagem entre esses grupos originou os mulatos (brancos com negros); cafuzos (indígenas com negros) e os caboclos ou mamelucos (indígenas com brancos).
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                       Um País Marcado pela Diversidade

      Essa diversidade aparece em características culturais, como língua, religião, música, hábitos alimentares, e também nas características físicas das pessoas, como cor da pele, dos cabelos, estatura, etc.  Entre os elementos mais evidentes da presença de culturas diversas na formação de nossa população, está a língua falada. Dos portugueses,  herdamos nossa língua oficial. No entanto, nossa língua portuguesa não é falada da mesma forma por toda a população. Há diferenças regionais que aparecem, por exemplo, no sotaque . Além disso, na língua portuguesa falada no Brasil, há muitas palavras de origem indígena e africana.
         O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica o povo brasileiro entre cinco grupos: branco, preto, pardo, amarelo e indígena, baseado na cor da pele ou raça. Quem declara sua cor ou raça é o próprio entrevistado. O censo nacional de 2010 realizado pelo IBGE encontrou o Brasil sendo composto por uns 90 milhões de brancos, 82 milhões de pardos, 14 milhões de negros, 2 milhões de amarelos e 8oo mil indígenas. 

               Distribuição Espacial da População

     A população brasileira está distribuída de maneira desigual pelo território : há regiões onde se aglomeram muitas pessoas, e em outras, o número de habitantes é muito pequeno. A atual distribuição da população brasileira reflete a desigualdade econômica entre as regiões. As maiores oportunidades de trabalho são fatores que contribuem para a concentração populacional, pois as pessoas procuram locais que possam lhes oferecer boas condições de vida. Apesar de esforços do governo brasileiro de distribuir oportunidades de trabalho por todo o Brasil, o Sudeste é a região brasileira mais  povoada , com densidade demográfica de 85 habitantes por quilômetro quadrado. A região Norte é a menos povoada, com cerca de 4 habitantes por Km².   A população brasileira se concentra nas áreas litorâneas e nas grandes cidades (como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre , etc. ) . Nas últimas décadas o ritmo de crescimento da população vem caindo .
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               Brasil  :  um país populoso,  mas pouco povoado

        O Brasil é o quinto país mais populoso do Mundo (  1º China,  2º  Índia,  3º  Estados Unidos, 4º Indonésia,  5º Brasil ) .
     Um país populoso significa que possui muitos habitantes, ou seja a população absoluta (o mesmo que população total)  é elevada .  Já quando  nos referimos a um  país povoado estamos falando da sua população relativa, ou seja o número de pessoas que residem em determinada região. A população relativa de uma região é o mesmo que a densidade demográfica dessa região. A densidade demográfica do Brasil é baixa, em comparação com outros países do mundo.
     
      Exemplo   1  :  No Brasil vivem pouco mais de 190 milhões de brasileiros  (CENSO 2010) , num território de pouco mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados . Qual é a densidade demográfica do Brasil ?

              Densidade demográfica =  população / área territorial  =  190.000.000 / 8.500.000  = 1.900 / 85 = 22,4 habitantes / Km² . 

    Ou seja, o Brasil tem população relativa de cerca de 22 habitantes por quilômetro quadrado . Essa densidade demográfica é baixa, portanto o Brasil é Populoso, mas pouco Povoado !

Exemplo 2 : No Japão a população é de pouco mais de 130 milhões de habitantes, que vivem no território de pouco  mais de 377 mil   Km² .   
             Qual é   a densidade demográfica do Japão ?
           população / área territorial  =  130.000.000 / 377.000  =  130 / 0,377    =    340 habitantes / Km ²  .                     O  Japão possui a densidade demográfica 15 vezes  maior que a do Brasil.

                      Dinâmica do Crescimento Demográfico 

    Taxa de natalidade : é o número de nascimentos em cada grupo de mil habitantes .  A taxa de natalidade no Brasil em 2010 está em cerca de 19 %o (19 nascimentos para cada grupo de mil pessoas ao ano) .  As taxas de natalidade vêm diminuindo no Brasil : por causa da  urbanização (crescimentos das cidades; nas cidades o número de filhos é menor do que no campo, os casamentos acontecem mais tarde, as mulheres trabalham e tem menos filhos , pensando na carreira profissional, facilidade de planejamento familiar  devido ao acesso a meios contraceptivos = pílula, camisinha, etc. ). A população brasileira vive em cidades, hoje em dia, apenas uns 20 % é que  ainda moram no campo .
     Taxa de mortalidade :  representa o número de óbitos para cada grupo de mil habitantes . A taxa de mortalidade do Brasil  está em torno de 7 %o(7 mortes por grupo de mil pessoas ao ano) .
     Expectativa de vida : também denominada esperança de vida ao nascer , corresponde a quantos anos as pessoas poderão viver (em 1940 era de 42 anos , atualmente está em torno de 73 anos) .
     Crescimento natural ou vegetativo : é a diferença entre os nascimentos e os óbitos (mortes) .  O crescimento natural pode ser :
       positivo  =  quando nascem mais pessoas do que morrem  ;
         negativo = quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes ;
           nulo = quando a taxa de natalidade é igual a taxa de mortalidade.

      No ano de 1900 a população brasileira era de 17 milhões de habitantes, 1960 era de 70 milhões, em 2000 era de 170 milhões, em 2010 da ordem de 190 milhões. 
    Nas últimas décadas, Houve uma queda na taxa de  crescimento da população brasileira, que pode ser explicada pelo maior acesso a informações sobre métodos contraceptivos, pela crescente participação da mulher no  mercado de trabalho, pela urbanização, principalmente. Ao mesmo tempo, avanços na medicina e melhorias das condições de saúde pública ajudaram a diminuir a taxa de mortalidade , aumentando a expectativa de vida, e consequentemente o número de idosos .

                             Estrutura Populacional

   A queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade vem ocasionando uma mudança na estrutura etária brasileira, com diminuição relativa da população jovem e o aumento proporcional do número de idosos. No ano de 2010 podemos considerar o Brasil um país maduro, ou seja, com predomínio de sua população na faixa etária de 20 a 59 anos .        Os  países maduros apresentam expressivo desenvolvimento industrial, mas enfrentam problemas para manter boas condições de vida para o grupo populacional  crescente de idosos. E como conseqüência da baixa natalidade, em poucos anos poderão faltar pessoas para o mercado de trabalho, o que poderá comprometer a previdência social.
                         
                                          Teorias Demográficas

    Teoria Malthusiana -  Elaborada pelo economista inglês Thomas Malthus, por volta de 1798, esse pesquisador defendia que a alta  taxa de natalidade colocava em risco o futuro da humanidade. Segundo Malthus, a população mundial crescia em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1,24,8,16,32,64,128...), e a produção de alimentos crescia em um ritmo lento, comparado por ele  a uma progressão  aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6 ...). Sendo assim, em um determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra. As maiores constetações a essa teoria são que, na realidade, ocorre grande concentração de alimentos nos países ricos e, consequentemente, má distribuição nos países pobres. Porém. em nenhum momento a população cresceu conforme a previsão de Malthus. E o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas aumentou consideravelmente a produção de alimentos. 

    Teoria Neomalthusiana - Elaborada após a  Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), argumentava que, se o crescimento demográfico não fosse contido, os recursos naturais da Terra se esgotariam em pouco tempo. Foi sugerida uma rigorosa política de controle da natalidade aos países subdesenvolvidos . 

      Teoria Reformista - Diverge das teorias Malthusiana e Neomalthusiana. Os reformistas atribuem aos países ricos ou desenvolvidos a responsabilidade pela intensa exploração imposta aos países pobres ou subdesenvolvidos, que resultou em um excessivo crescimento demográfico e pobreza generalizada. Defendem a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas. A redução do crescimento demográfico seria consequência dessas reformas.  Portanto, isso se aplica ao Brasil. A diminuição da desigualdade social, através da distribuição de renda aos mais carentes,  tem que ser o objetivo, inclusive como instrumento  para equilibrar o crescimento vegetativo no Brasil.   

                      Movimentos Populacionais  no Brasil

  Migrações são deslocamentos da população no espaço. Podem ser classificadas em diversas categorias. No Brasil são quatro principais tipos de migração :
  -   a imigração, entrada de estrangeiros no Brasil foi muito importante no período de 1850 até 1934, atualmente é menor do que a emigração, que á saída de brasileiros para outros países;
  -  as migrações internas ou inter-regionais, que ocorreram durante toda a nossa historia, mas assumiram maior importância após 1934, com o declínio da imigração e uma maior integração entre todas as regiões do Brasil ;
- a migração rural-urbana ou êxodo rural, que se acelerou após 1950  ;
- e as migrações pendulares nas grandes cidades, é o deslocamento diário  da residência para o trabalho, e do trabalho para casa, atravessando cidades. 
                   Imigração
    O Brasil possui parte da população formada por imigrantes ou descendentes destes. A chegada desses imigrantes se deu principalmente entre meados do século XIX e meados do século XX , quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis e alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país.
    Os italianos, que formaram um dos grupos mais numerosos de imigrantes estabelecidos no Brasil, a partir do final do século XIX , dirigiram-se principalmente para o estado de São Paulo. Na  capital desse estado, a influência italiana pode ser notada, por exemplo, nos hábitos alimentares dos paulistanos.
       A imigração, ou seja, a vinda de estrangeiros para residir no Brasil, foi resultado tanto da crise em outros países (da Europa, e o Japão, em especial no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX) como dos esforços do governo brasileiro em incentivar a vinda de imigrantes para cá. Este segundo fator decorreu da necessidade de o país atrair mão de obra para as lavouras cafeeiras, em um momento em que escravidão tornava-se ilegal no Brasil. A partir de 1850, quando o tráfico de escravos cessou ( a lei Eusébio de Queirós proibiu a vinda de novos escravos ) a imigração se intensificou . Antes disso já ocorria imigração, mas em número pouco expressivo.
      O período áureo da imigração para o Brasil ocorreu entre 1850 e 1934. A Constituição promulgada em 1934 estabeleceu medidas restritivas à vinda de estrangeiros, razão pela qual a imigração para o Brasil diminuiu consideravelmente. Uma dessas medidas foi o sistema de cotas , de acordo com o qual, a cada ano, não poderiam ingressar no país mais de 2% do total de entradas de imigrantes de cada nacionalidade nos últimos cinqüenta anos.
      O momento de maior incentivo à vinda de imigrantes foi a abolição da escravatura, em 1888, que impulsionou o governo brasileiro a buscar nova força de trabalho na Europa e no Japão. As maiores entradas anuais de imigrantes ocorreram no período entre 1888 e 1914-1918 (anos da Primeira Guerra Mundial).
                   Migrações Internas
   Em 1877 a 1880 ocorreu a grande seca do  Nordeste e muitos foram para a Amazônia aproveitar o ciclo econômico da borracha, sendo o Brasil  o maior exportador de látex das seringueiras (matéria-prima da borracha) do mundo, nesse período.
   As migrações internas ou regionais vem ocorrendo desde a época colonial, mas se intensificaram a partir do século XX, após  Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante toda a história do Brasil a economia passou por ciclos econômicos, cana-de-açúcar no século XVI e XVII, mineração século XVIII, do café no final do século XIX e início do século XX e da borracha de 1870 a 1910,  fazendo com as populações se deslocassem para as regiões mais atrativas .
  Na década de 1940 aconteceu a marcha para o oeste  A Marcha para o Oeste foi criada pelo governo de Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia muitas terras desocupadas. 
    Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes polos de atração para essas populações. Além disso, foi nesse período que ocorreu o êxodo rural, onde as pessoas migraram do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. A estrutura agrária brasileira,  concentrando a propriedade de terras na mão de poucos, a mecanização da agricultura, a maior oportunidade de trabalho  nas crescentes indústrias, facilidade de transporte e acesso aos serviços de saúde nas cidades, foram as principais do êxodo rural. Atualmente cerca 80 % dos brasileiros vivem nas cidades.

         Desigualdades Socioeconômicas, étnicas e de gênero

     Um dos aspectos levantados pelos CENSOS brasileiros é a distribuição da população segundo cor ou raça. Para realizar esse levantamento, o IBGE apresenta cinco grupos étnicos, definidos, de modo geral, pela cor da pele, para que as pessoas se autoclassifiquem .
    Durante muito tempo acreditou-se que a “mistura” de povos fazia do nosso país uma democracia racial, isto é, um país sem racismo, onde todos seriam tratados da mesma forma e teriam as mesmas oportunidades. No entanto, em nosso país há um racismo disfarçado contra negros , pardos e indígenas, levando grande parte da população a não reconhecer sua própria origem. Prova disso é que muitas pessoas que poderiam ser classificadas como pardas ou negras se autodeclaram brancas.
    Ao  comparar, por exemplo as taxas de analfabetismo da população brasileira, dividida pela cor ou raça, verificamos a enorme desigualdade : 7% da população branca é analfabeta, e entre a população parda e negra esse valor dobra, sendo 15,6% e 14,6% respectivamente.  A renda média  da pessoa de cor branca no Brasil é de quase o dobro da renda das pessoas de cor  preta .  Os avanços alcançados nos níveis de educação e rendimento dos últimos anos, no Brasil, não alteraram significativamente o quadro de desigualdades raciais. 
     Com relação aos sexos, a população de homens e mulheres no Brasil é praticamente a mesma, embora nasçam mais homens, a taxa de mortalidade deles é maior e as mulheres atingem maiores idades, e portanto são em maior número no Brasil (quase 3 milhões mais de mulheres do que homens).  
   Ainda hoje é comum ver que existem diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, segundo pesquisas estatísticas as mulheres ganham salários menores do que os homens, comparativamente mesmo quando ocupam o mesmo cargo. Refletindo uma discriminação por parte dos empregadores e empresários.
    

Fonte :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática . 3ª edição. São Paulo : 2008.
             DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 7º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .
             VESENTINI, J. William ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica 9º ano. Editora Ática. 4ª edição.  São Paulo: 2010.
            Internet  :  http://pt.wikipedia.org/ , pesquisado em 15 de novembro de 2011 . 


GEOGRAFIA Newton Almeida