quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Que Foi a Revolução Industrial - Novas Maneiras de Produzir - Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

      Você sabe que a Geografia está sempre atenta às formas como as sociedades humanas relacionam-se entre si e também como elas relacionam-se com o ambiente que as cercam. Quando surge algo muito diferente nesses complexos e amplos relacionamentos ocorre um novo paradigma, que desperta o interesse de pesquisadores, estudiosos e das ciências, entre elas a Geografia. 
        Um exemplo de um novo paradigma, um acontecimento marcante que transformou a maneira de produzir bens utilizando máquinas movidas a vapor,  foi a Revolução Industrial; que também revolucionou os transportes,  com as locomotivas e os barcos movidos pela força do motor a vapor. Antes da Revolução Industrial, a fabricação de artigos e utensílios era realizada pelos chamados artesãos. O artesão utilizava ferramentas simples para fabricar sapatos, panelas, cadeiras, para obter tecidos a partir de fios de linhas, dominando, portanto, todas as etapas do trabalho. 
        Até que teve início a Revolução Industrial, lá pelo meio do século XVIII, no ano de 1750 (caso você tenha alguma dúvida sobre a contagem dos séculos, clique aqui para entender). 
Em uma indústria, ou fábrica, introduzida após a Revolução Industrial,  os artesãos foram substituídos por máquinas e por funcionários especializados em etapas específicas dos processos de produção. Isso fez com que a quantidade de bens produzidos aumentasse bastante, trazendo enormes lucros aos donos das fábricas. 
         O que foi a Revolução Industrial? 

        A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças, ocorridas, inicialmente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII,  que marcaram o início da mecanização industrial, ou o surgimento das fábricas, que depois  foram se espalhando por toda a Europa.

        As máquinas das primeiras fábricas funcionavam como? 

    Naquela época ainda não existia a energia elétrica. As máquinas das primeiras fábricas eram movidas por motores a vapor, após o aquecimento de água em caldeiras, a partir da queima do carvão mineral. Portanto, uma das marcas visuais da Revolução Industrial são as fábricas com suas chaminés exalando muita fumaça.   

             
                           Novas Maneiras de Produzir
      O capitalismo é o sistema econômico que mais beneficia o surgimento de novos processos de produção, pois está  sempre investindo em pesquisa, à procura de inovações e de novos produtos ou novas maneiras de produzir a menor custo e maior produtividade, a fim de aumentar os lucros. Diante disso, no decorrer do tempo, surgiram diversos modelos e sistemas de produção industrial, um  sempre superando o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas necessidades.
                                  O  Taylorismo
      No início do século XX (1901 - 2.000) o estudioso (engenheiro e administrador) Frederick Taylor observou que os trabalhadores eram  pouco concentrados no trabalho e também não recebiam a orientação devida. Então Taylor dedicou-se a estudar 'os tempos e movimentos' de cada tarefa dos processos de produção. Além disso, Taylor relacionou  o pagamento dos salários à correta execução da tarefa em um tempo mínimo,  mas Taylor pregava a importância  de se aumentar os salários, pois entendia que, assim como o    patrão,
os trabalhadores também deveriam prosperar, premiando aqueles que atingissem maior eficiência. O trabalhador, porém, era tratado como uma máquina, um especialista em uma única tarefa. 
    Em 1911 Taylor lançou o livro Princípios da Administração Científica, o qual propunha:
   - substituição dos métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados (planejamento);
      - importância de selecionar os trabalhadores pelas suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção e preparo);
     -  constante supervisão do trabalho executado para saber se está seguindo o padrão estabelecido (controle);
      -  o  trabalhador é treinado para ser um especialista em uma etapa do processo de fabricação do produto (especialização).

                                     O Fordismo

    Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford. Sua inovação foi desenvolvida em sua própria indústria de automóvel, a Ford Motor Company (fundada em 1903 em Detroit, Estados Unidos), baseada na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto se deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função.
Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para atender às grandes necessidades de  consumo. 
     Esse processo de fabricação inovador ficou conhecido como linha de montagem e alcançou uma produtividade fantástica, com a fabricação de um automóvel (Ford Modelo T) em apenas 98 minutos. Um dos destaques do Fordismo foi o pagamento de altos salários aos funcionários (5 dólares por dia,  em  1914). 

                                    O  Toyotismo

    Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica,  na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. A fábrica de automóveis Toyota utilizou um sistema de produção orientado para a demanda, o Just in Time, ou seja, sua linha de montagem fabricando automóveis, com tempo programado, na quantidade exata requisitada pelos clientes, primando pela qualidade e evitando os desperdícios.
Além disso, no Toyotismo, o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. 

 



           
                     

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terça-feira, 25 de outubro de 2016

BOM DIA Sempre que Acordar Nunca se Esqueça que o Sol Nasce na Direção do Oriente Renovando as Energias na Terra

         A cada novo dia renove sua dedicação aos estudos da Geografia e do  conhecimento humano, em geral! Precisamos conhecer a realidade que nos cerca, precisamos conhecer os fenômenos naturais e associá-los ao desenvolvimento  das sociedades humanas! 
     A Geografia é uma  importante ciência humana que auxilia na busca pelo desenvolvimento sustentável em harmonia com a justiça  social  e a preservação do ambiente!  

                                    BOM DIA  

    Sempre que acordar, ao amanhecer, nunca se esqueça que o Sol nasce  na direção do Oriente (Leste), renovando a vida na Terra!






     Siga aqui para saber mais sobre a orientação no espaço geográfico! 


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quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Happy World Teacher's Day - Feliz Dia Mundial dos Professores

         To all teachers, around the world, who contribute to the development of the knowledge:

                          Happy World Teachers' Day

     According to UNESCO, World Teachers' Day represents a significant token of the awarenessunderstanding, and appreciation displayed for the vital contributions that teachers make to education and development.
       
       Education International  EI (the global union federation which represents education professionals worldwide) strongly believes that World Teachers' Day should be internationally recognized and celebrated around the world.

     Over 100 countries observe World Teachers' Day. The efforts of Education International and its 401 member organizations have contributed to this widely spread recognition. Every year, EI launches a public awareness campaign to highlight the contributions of the teaching profession.




    Translation to Portuguese

     A todos professores, ao redor do mundo,  que contribuem com o desenvolvimento do conhecimento: 

                  FELIZ DIA MUNDIAL dos PROFESSORES

    Hoje, dia 05 de outubro é comemorado O Dia Mundial dos Professores, em 100 países do mundo! 


     De acordo com a UNESCO, O Dia Mundial dos Professores representa um símbolo importante da consciência, compreensão e apreciação exibido para as contribuições vitais que os professores fazem a educação e desenvolvimento.              A instituição Educação Internacional EI (a federação sindical global que representa os profissionais de educação em todo o mundo) acredita fortemente que o Dia Mundial dos Professores deve ser internacionalmente reconhecido e comemorado em todo o mundo.


     Mais de 100 países celebram o Dia Mundial do Professores. Os esforços de Educação Internacional e suas organizações membros 401 têm contribuído para este reconhecimento amplamente difundido. Todos os anos, EI lança uma campanha de conscientização pública para destacar as contribuições da profissão docente







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segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Conteúdos de Geografia em Perguntas com Respostas sobre a Industrialização no Brasil



      Perguntas com Respostas sobre a Industrialização do Brasil , acompanhando os conteúdos do Livro :  VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009  .


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 1ª    PERGUNTA   -   O que é industrialização? 

RESPOSTA  -   "  Chama-se de industrialização o processo   de implantação de indústrias  num país ou região. Normalmente a partir desse processo, a atividade industrial se transforma    no principal setor - chave da economia, que impulsiona os  demais.  A   industrialização    implica também   a   urbanização    e     a subordinação do campo à cidade . "  

2ª PERGUNTA  -        O   Brasil   é    um     dos                  países ainda    subdesenvolvidos       mais   industrializados           do   mundo.  A    sua     industrialização     teve  início no final   do século XIX.            Quais  foram  os fatores que propiciaram a industrialização no Brasil? 

RESPOSTA  -   " Podemos resumi-los em três  :      O  primeiro foi       a     acumulação       de capitais           proporcionada     pela   exportação   do café,  que era    a    principal       atividade econômica  do   país  na    época.   O    dinheiro        obtido     com    a    venda    do   café       ao   exterior permitiu   a  compra  de   máquinas para  as  indústrias que começaram a surgir.      O segundo foi a substituição gradativa   do   trabalho   escravo pelo trabalho assalariado, que  ocorreu   com   a   vinda       de imigrantes para trabalhar nas  fazendas  de café do  estado   de  São Paulo a partir de 1870 e continuou depois com a   abolição     da   escravatura   em      1888.    Vale lembrar que o trabalho operário realizado nas fábricas é sempre um trabalho assalariado.      O terceiro fator foi o crescimento de um mercado consumidor   interno,   consequência  da expansão do trabalho assalariado. " 

3ª  PERGUNTA  -    Explique   o   crescimento   do       mercado consumidor    no     Brasil,    que   auxiliou   no     processo     de industrialização. 

RESPOSTA  -   "  Durante o período da escravidão,   apenas  os fazendeiros    e      comerciantes participavam    efetivamente     do mercado     consumidor, pois  os   escravos       não   tinham   nenhum rendimento e, por isso,  não   podiam    comprar.  A partir    do emprego da mão de obra assalariada, também os trabalhadores passaram a fazer parte desse mercado consumidor, embora dispusessem de baixos salários.  " 


4ª PERGUNTA  -  A industrialização aconteceu em todo o Brasil ao mesmo tempo ?  Explique. 

RESPOSTA - Não !  O conjunto de fatores, fortemente interligados, ocorreu no final do século XIX (lembre-se o século XIX teve início em 1801, e terminou em 1900) na região do país que hoje conhecemos como Centro-Sul, especialmente em São Paulo. A lavoura cafeeira paulista apresentou, na época, extraordinária expansão, e dessa maneira concentraram-se nos arredores da cidade de São Paulo os benefícios trazidos pela crescente exportação de café : desenvolvimento de meios de transporte (ferrovias e rodovias) e serviços bancários, instalação de usinas geradoras de  eletricidade, entre outros.    Além disso, não podemos esquecer que a cidade de São Paulo, que se tornou a mais industrializada do Brasil, foi favorecida também pela sua posição geográfica : era um ponto de passagem obrigatório das mercadorias produzidas no interior do estado para o Porto de Santos (o mais importante do país desde essa época).  Esse cenário culminou com o início da industrialização no Brasil, bem na região de São Paulo.

5ª PERGUNTA  -   Quais tipos de produtos impulsionaram a industrialização brasileira, no seu início ?  Qual a razão disso ? 

RESPOSTA   -  A industrialização do Brasil teve início com a produção de bens de consumo não duráveis, isto é, de produtos voltados para a satisfação das necessidades básicas da população. Como exemplo podemos citar : as indústrias de alimentos, tecidos e calçados, entre outras.    A razão disso é que essas indústrias não exigem grandes investimentos para serem instaladas e costumam dar bons lucros em pouco tempo. Por isso, em geral, são as primeiras a se instalar num país subdesenvolvido, com carência de capitais. 


6ª PERGUNTA  -  Leia a afirmativa, a seguir ,  e responda  :       " Por conta disso, a industrialização do Brasil - como toda  industrialização tardia verificada em países subdesenvolvidos - se caracterizou pela dependência em relação aos países capitalistas desenvolvidos, onde se concentra o avanço da tecnologia moderna " .        PERGUNTA -   O que significa dizer que a industrialização brasileira teve dependência nos países desenvolvidos? 

RESPOSTA  -   " Por volta de 1930, as indústrias de bens de consumo não duráveis já havia apresentado crescimento expressivo. Assim, a única maneira de o processo de o setor industrial continuar se expandindo seria diversificar a sua produção. No entanto, para instalar outros tipos de fábrica, era necessário desenvolver indústrias de bens de produção que fabricassem máquinas e equipamentos indispensáveis às novas atividades industriais.    Esse processo começou a ocorrer lentamente após 1930, apesar das dificuldades em conseguir capital para o pagamento da importação de máquinas e equipamentos necessários, uma vez que o Brasil não possuía a tecnologia necessária para produzi-los.  " 

7ª PERGUNTA -  Além da dificuldade de conseguir capitais, cite outro fator que impedia o avanço da industrialização no Brasil. 

RESPOSTA  -   A insuficiência de fontes de energia foi outro fator que impedia o avanço da industrialização brasileira. O petróleo só foi descoberto no Brasil em 1939 , e demorou décadas para ser explorado de forma significativa.  E até meados do século XX, o Brasil não conseguia construir usinas hidrelétricas, pois não dispunha de tecnologia suficiente para realizar grandes obras. 

8ª PERGUNTA -  Por que se diz que a industrialização no Brasil foi tardia ? 

RESPOSTA   -   Porque a industrialização nos países atualmente desenvolvidos iniciou-se no século XVIII , até o começo do século XIX . Portanto quase uns duzentos anos à frente do Brasil.

9ª PERGUNTA -   Qual indústria de base consolidou a industrialização do Brasil ? 

RESPOSTA  -   Foi a Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN ), localizada no município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. 

10ª PERGUNTA  -  Explique por que construíram a Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda - RJ ? 

RESPOSTA  -  A cidade de Volta Redonda é um local estratégico e foi escolhida pelo governo para sediar a CSN por vários motivos : primeiro, situa-se entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, os principais centros consumidores de aço e ferro do país; segundo, localiza-se próximo a portos e ferrovias, por onde chegam facilmente à CSN o minério de ferro, procedente de Minas Gerais, e o carvão mineral - tanto o nacional, vindo de Santa Catarina, como o importado, que desembarcava no Porto do Rio de Janeiro;  por fim, Volta Redonda está situada próximo ao Rio Paraíba do Sul, que fornece água necessária à produção de ferro e aço. 

11ª PERGUNTA  -  Explique por que a Companhia Siderúrgica Nacional foi importante para consolidar a industrialização do Brasil. 

RESPOSTA -   Porque uma usina siderúrgica, como no caso a Companhia Siderúrgica Nacional, produz artefatos de ferro e aço que são necessários para a fabricação de bens de consumo duráveis (como automóveis e eletrodomésticos),  bens de produção (petroquímica e metalúrgica, por exemplo) e de bens intermediários (como ferramentas e máquinas em geral). 


12ª  PERGUNTA  -  As indústrias da cidade de São Paulo expandiram-se para outras cidades vizinhas ? 

RESPOSTA -  Sim !    " Com o tempo, a grande concentração de indústrias na cidade de São Paulo foi atingindo os municípios vizinhos, como Santo André, São Bernardo doCampo, São Caetano do Sul e Diadema (o chamado ABCD), e a BaixadaSantista (Santos,Cubatão, etc.). Com isso, essa região tornou-se aregião industrial mais expressiva de toda a América Latina . Desdeo fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as cidade de São Paulo eseus arredores tornaram-se a porção do espaço geográficopreferida pelas empresas transnacionais para instalarem suas filiaisem território brasileiro.   " 


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Conheça Mais sobre a Reforma do Ensino Médio Proposta pelo Governo Federal no Vídeo da GLOBO NEWS

     O governo do Presidente Michel Temer lançou nessa quinta-feira (22 de setembro de 2016) a maior mudança no sistema  de ensino dos últimos 20 anos,  desde a criação da LDB -  Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A Reforma do Ensino Médio está sendo tomada por Medida Provisória, e se deve ao fraco desempenho da avaliação dos alunos do ensino  médio nos últimos anos. As mudanças já deverão ter início no próximo ano.
      Basicamente, a Reforma do Ensino Médio propõe um aumento  das horas-aula e diminuição da quantidade de disciplinas, onde o próprio aluno escolherá até a metade dos conteúdos do seu curso. 

       Conheça Mais sobre a Reforma do  Ensino  Médio Proposta pelo Governo Federal no Vídeo da GLOBO NEWS!
    
             


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quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Exercício de Geografia de Completar Lacunas Utilizando o Texto da ONU Brasil sobre a Pobreza que Afeta os Agricultores Familiares da América Latina e Caribe


      O texto a seguir comenta sobre a lastimável situação de pobreza em que se encontram os agricultores familiares da América Latina e Caribe. 

      Leia o texto com atenção e tente reter seus conteúdos. Depois, preencha as lacunas com as palavras corretas.  Após cada parágrafo estão as respostas!


                           Boa Leitura!

  "  Pobreza afeta quase metade dos agricultores familiares da América Latina e Caribe, alerta FAO  "




     Agricultores familiares produzem a maior parte dos alimentos na América Latina e Caribe e cultivam a terra em 16,5 milhões de fazendas da região — 80% das propriedades rurais produtivas —, mas são os mais afetados pela fome. Entre a população rural, a taxa de pobreza chega a 44% e a de pobreza extrema é quase 28%.
    O alerta é da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO), que fez um apelo na semana passada (3) a seus Estados-membros para que fortaleçam seus programas de proteção social e desenvolvimento do campo.
    Em reunião na República Dominicana para discutir o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome para 2025 da Comissão de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), a agência da ONU ressaltou que a agricultura familiar oferece 60 milhões de postos de trabalho na região, mas concentra altos índices de miséria.
    A FAO lembrou que, em centros urbanos, as taxas de pobreza e pobreza extrema são bem inferiores do que no meio rural — 24% e 8%, respectivamente.
    A falta de renda e recursos é de longa data. Segundo informações da organização, no início dos anos 2000, mais de 80% dos lugares pobres na Bolívia, Honduras e Nicarágua eram locais dedicados à agricultura familiar.
  Em termos regionais, foi a partir de 2012 que se registraram reduções significativas da miséria nas regiões rurais, mas os avanços variam entre os países.
      “Brasil e Chile demonstram que este setor (pequena agricultura) tem um enorme potencial inexplorado e que, com as políticas corretas, a agricultura familiar passa a ser parte da solução do problema da fome, em vez de ser parte do problema”, explicou o representante regional da FAO, Raúl Benítez.
    Entre as soluções propostas pela agência da ONU para retirar milhões da pobreza, estão a melhoria das condições de trabalho, o fortalecimento de redes de abastecimento público e comércio que adquirem produtos da agricultura familiar e a associação entre as cadeias de pequenos produtores e programas de alimentação escolar.


     “Devemos impedir que quem produz nossos alimentos estejam entre os que mais sofrem fome e pobreza na região”, destacou Benítez.

     Agora sim, chegou a hora de saber se você conseguiu reter algumas informações do texto!
   Preencha as lacunas com as palavras corretas.  Após cada parágrafo estão as respostas!

               Bom exercício! 


       Embora sejam mais afetados pela   e pela fome, agricultores  cultivam a terra em   milhões de fazendas, ou  de todas as propriedades, e são responsáveis pela maior parte dos  produzidos e consumidos na  e Caribe.




RESPOSTA  -  miséria ;  familiares ; 16,5  ;  80%  ; alimentos  ;  América Latina 





      Agricultores familiares produzem a maior parte dos alimentos na América Latina e Caribe e cultivam a terra em 16,5 milhões de fazendas da região — 80% das propriedades rurais produtivas —, mas são os mais afetados pela . Entre a população , a taxa de pobreza chega a 44% e a de pobreza extrema é quase .


RESPOSTA -   fome ;  rural   ;   28% 


   O alerta é da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (), que fez um apelo na semana passada (3) a seus -membros para que fortaleçam seus  de proteção social e desenvolvimento do campo.


RESPOSTA  -    FAO  ;  Estados  ;  programas 


     Em reunião na  para discutir o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome para 2025 da Comissão de Estados Latino-americanos e  (CELAC), a agência da ONU ressaltou que a agricultura familiar oferece 60  de postos de trabalho na região, mas concentra altos  de miséria.


RESPOSTA  -   República Dominicana ;  Caribenhos ;  milhões ;  índices 


    A FAO lembrou que, em centros , as taxas de pobreza e pobreza extrema são bem inferiores do que no meio rural  - 24% e 8%, respectivamente.


RESPOSTA  -  urbanos 


    A falta de renda e recursos é de longa data. Segundo informações da organização, no início dos anos , mais de 80% dos lugares pobres na , Honduras e Nicarágua eram locais dedicados à agricultura familiar.


RESPOSTA  -   2000  ;   Bolívia 


    Em termos regionais, foi a partir de  que se registraram reduções significativas da miséria nas regiões rurais, mas os avanços variam entre os países.


RESPOSTA   -   2012 


     “Brasil e  demonstram que este setor (pequena agricultura) tem um enorme potencial inexplorado e que, com as políticas corretas, a agricultura familiar passa a ser parte da solução do problema da fome, em vez de ser parte do problema”, explicou o representante regional da FAO, Raúl Benítez.


RESPOSTA  -   Chile


     Entre as soluções propostas pela agência da para retirar milhões da pobreza, estão a melhoria das condições de , o fortalecimento de redes de abastecimento público e  que adquirem produtos da agricultura familiar e a associação entre as cadeias de pequenos produtores e programas de alimentação escolar.


RESPOSTA  -   ONU  ;   trabalho ;  comércio


       “Devemos impedir que quem  nossos alimentos esteja entre os que mais sofrem fome e  na região”, destacou Benítez.



RESPOSTA   -    produz  ;  pobreza 





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sábado, 11 de junho de 2016

Exercício de Geografia em Perguntas com Respostas sobre As Fronteiras Políticas


    A Geografia está alicerçada em noções fundamentais como o espaço, a região, a orientação no espaço geográfico, a ação humana, a globalização, as fronteiras, etc. 
       Abaixo, um exercício de geografia, consistindo em uma série de perguntas sobre As Fronteiras políticas, com o objetivo de tornar os estudos da Geografia mais atrativos e instigantes.        Responda a cada pergunta em seu caderno de anotações, e, depois, as compare com as respostas, ao final. 
                             Bons estudos! 




                                 PERGUNTAS 

1-   O que você entende por fronteira política? 

2- Quando se menciona a palavra “fronteira“ , qualquer pessoa automaticamente a associa aos limites estabelecidos entre regiões ou territórios.  
     E se acrescentarmos a palavra política ao termo fronteira, em que isso altera o seu significado? 

3- Nos mapas políticos as fronteiras políticas estão bem visíveis, mas no espaço real como é possível percebê-las? 

4-  As fronteiras políticas são alteradas ao longo da história da humanidade. A sua delimitação segue diversos acontecimentos e reflete as relações de poder travadas no espaço geográfico.
       Comente sobre a alteração das fronteiras políticas ocorridas no Leste Europeu, a partir de 1991.


5- De que maneira surge uma nova fronteira política? 


6- Comente, em mais detalhes,  sobre o território geográfico e o processo de surgimento das fronteiras políticas.


7-  Uma fronteira política entre países pobres e ricos costuma ser muito fortificada, a fim de que os mais humildes sejam impedidos de invadirem o país mais rico. 
           Mostre um exemplo de uma fronteira política em que a desigualdade social é marcante.

                                                    
                          RESPOSTAS 


1-   As fronteiras políticas são os limites ou linhas imaginárias que separam os  territórios, ou os países, ou os estados,  ou os municípios. 


2-  Quando se especifica a fronteira como sendo uma fronteira política, isso significa que  certo território está  sob responsabilidade de um determinado poder político, seja ele nacional, estadual, municipal ou internacional. Nos territórios assim demarcados pelas fronteiras políticas, tais poderes políticos exercem sua soberania, estabelecem regras de ocupação, ditam normas de comportamento, zelam pelos bens comuns e os protegem de invasões.


3-    Em geral, as fronteiras políticas são de fácil  identificação. Os lugares em que se localizam costumam ser sinalizados, e as regras para ultrapassá-las também costumam estar presentes (visíveis) nas paisagens.
      As fronteiras políticas são sinalizadas por marcos de concreto e placas. Quando as fronteiras políticas separam os países, elas costumam ser vigiadas por barreiras militares, principalmente em se tratando de países com relações conflituosas.

4-  O episódio que marcou a alteração das fronteiras do Leste europeu foi a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em dezembro de 1991, fazendo surgir novas fronteiras políticas naquela região.
    Com a dissolução da União Soviética, quinze novos países independentes foram criados: Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão. 


5-  O traçado das fronteiras políticas é definido por convenções internacionais, reconhecimentos ou entendimentos mútuos ou pela legislação interna dos países. 
       Muitas guerras aconteceram a partir de desentendimentos, entre países, por causa de fronteiras que não foram respeitadas. Após as guerras surgem novas demarcações das fronteiras litigiosas.


6-   O espaço onde o Estado Nacional exerce a sua soberania também é chamado de território. Esses territórios são separados por limites, que muitas vezes são acidentes naturais (rios, lagos, cadeias de montanhas). Algumas vezes, esses limites são apenas ruas ou estradas. De qualquer forma, construídos pela natureza ou não, esses limites foram estabelecidos após séculos de um passado que envolveu guerras, acordos, conquistas e tratados. 
    Se, por um lado, as fronteiras políticas são elementos de separação de povos e culturas, elas podem significar também uma aproximação entre nações vizinhas, quando essa separação territorial não implica disputas e rivalidades.

                 As fronteiras políticas podem ser : 

  Fronteiras efetivas, que representam limites territoriais reconhecidos  internacionalmente, como a fronteira entre Brasil e Uruguai.

    Fronteiras em litígio , onde existe um limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, ou que está sujeito a arbitragem, como ocorre com Venezuela e Guiana.

    Existem ainda as fronteiras indefinidas, onde não foram demarcados limites fixos entre os Estados; os limites mostram, apenas, áreas aproximadas de soberania, como, por exemplo, entre Iêmen e Arábia Saudita.


7-  Uma fronteira política que mostra a marcante desigualdade social, em nosso mundo globalizado, é a que separa os Estados Unidos do México. Mesmo sendo muito vigiada, e onde foi erguido um muro de extensão de mais de 1.000 quilômetros, ela não impede o ingresso de imigrantes ilegais vindos do México, que buscam melhores condições de vida nos Estados Unidos. 


            Vejam, abaixo, uma sequência de imagens de satélite, que mostra a fronteira entre os Estados Unidos e o México, sendo aproximada em mais detalhes (maior escala) na parte da Costa Oeste (Oceano Pacífico).   














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