terça-feira, 13 de novembro de 2018

Aprenda Mais sobre o LESTE EUROPEU

   


  O Leste Europeu é a região onde estão os países da Europa mais orientais. Como não é uma denominação oficial, a lista de países pertencentes a essa região não é unânime, principalmente quando o enfoque não é da Geografia, mas do ponto de vista turístico.
     
       Aprenda Mais sobre  o  LESTE EUROPEU 

PERGUNTA  -    O que é o Leste Europeu? 

RESPOSTA  - O Leste da Europa é o conjunto de 22 países situados mais a leste do continente Europeu, que também é chamado de Europa Oriental. Quase todos esses país, durante a Guerra Fria (1945-1991), faziam parte do bloco de países socialistas, sendo que alguns deles são jovens países surgidos após a Segunda Guerra Mundial. 
        Essa regionalização não é relevante para alguns professores e estudiosos, pois ela teve maior consistência e aceitação no período da Guerra Fria.


PERGUNTA   -  Quais são os 22 países que compõem o Leste Europeu?

RESPOSTA  -   Os 22 países que compõem o Leste Europeu, ou Europa Oriental, são:  Albânia, Armêmia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Turquia.


PERGUNTA  - Como se consolidou a denominação Leste Europeu ou Europa Oriental?

RESPOSTA  -    Por causa de sua posição geográfica estratégica, entre a Rússia e a Europa Ocidental capitalista, o Leste Europeu, também chamado de Europa Oriental, se tornou extremamente importante para os planos de expansão de poder da União Soviética. Durante quase meio século, a Europa Oriental (Leste Europeu) manteve fortes laços econômicos e militares com a antiga superpotência socialista. 
     Portanto, a denominação Europa Oriental  se consolidou após a Segunda Guerra Mundial, quando se iniciou o período da Guerra Fria, em que a Europa Ocidental era a região do bloco de países capitalistas e a Europa Oriental era a região do bloco de países socialistas da Europa. 




PERGUNTA  -  Por que o Leste Europeu é a parte menos desenvolvida do continente? 

RESPOSTA   -     O Leste Europeu, ou Europa Oriental, é a parte menos desenvolvida do continente europeu a séculos atrás. Isso tem causa principal no fato de que o desenvolvimento do capitalismo e a Revolução Industrial, que são pilares da sociedade moderna, ocorreu inicialmente na parte ocidental da Europa, região banhada pelo oceano Atlântico. Outro ponto a ser observado é que a criação dos Estados-Nações ocorreu primeiramente no oeste da Europa. 
    Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mundo, e o continente europeu, ficou dividido em dois blocos principais: o capitalista, liderado, pelos Estados Unidos e o socialista, liderado pela União Soviética.
    O sistema capitalista expandiu o processo de globalização no mundo, ampliando muito as relações comerciais entre os países. O sistema socialista que foi hegemônico no Leste Europeu, pelo contrário, esforçava-se em manter o isolamento comercial, e a sua economia planificada não dava importância ao desenvolvimento tecnológico dos produtos industrializados, priorizando as indústrias de base. Com isso, as indústrias de bens de consumo dos países socialistas ficaram extremamente defasadas com relação aos do bloco capitalista. Até que eclodiu a crise do mundo socialista, e seus países tiveram que readaptar suas economias ao sistema capitalista, o que evidenciou ainda mais o seu atraso com relação aos países da Europa Ocidental.  
       



PERGUNTA -  Comente sobre a alteração das fronteiras na Europa antes e após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

RESPOSTA   -      Até a Primeira Guerra Mundial, a área situada na parte centro-oriental da Europa, ao sul da Alemanha, formava o Império Austro-Húngaro. O Império Austro-Húngaro foi desmembrado em consequência da Primeira Guerra Mundial. A desintegração desse império originou vários países, como, por exemplo, Áustria (hoje incluída na Europa ocidental), Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia, que hoje fazem parte da Europa Oriental.
     Também a Rússia (que até o ano de 1917 era denominada Império Russo) e a Alemanha perderam terras na Primeira Guerra Mundial, das quais se originaram a Estônia, a Letônia, a Lituânia e a parte norte da Polônia. Portanto, o mapa político da Europa oriental, ou seja, os territórios nacionais com suas fronteiras definidas, foi construído fundamentalmente a partir da Primeira Guerra Mundial.   

 PERGUNTA  -  Comente sobre a redefinição de fronteiras ocorrida no Continente Europeu, após a crise do mundo socialista.

  RESPOSTA  -    A crise do mundo socialista, entre 1989 e 1991, redefiniu as fronteiras de algumas nações do Leste Europeu. A antiga Alemanha Oriental deixou de existir em 1990, sendo anexada à Alemanha Ocidental. A Tchecoslováquia dividiu-se em duas: República Tcheca e Eslováquia. E a antiga Iugoslávia esfacelou-se, dando origem a novos Estados-Nações, num processo de extrema violência. 
      O socialismo e a economia planificada, que existiram durante várias décadas no Leste Europeu, foram instaurados com a ajuda das tropas soviéticas. No final da guerra, o Exército Vermelho ou soviético, reagindo contra o Exército Alemão, que havia invadido a União Soviética em 1941, ocupou toda a parte oriental do continente europeu, inclusive a parte leste da Alemanha, que durante 45 anos (1945-1990), ficou dividida em duas. Até 1991, três atuais países do Leste Europeu - Estônia, Letônia e Lituânia - fizeram parte da União Soviética,  na condição de três das suas quinze repúblicas. Na verdade, essas três nações bálticas (banhadas pelo Mar Báltico) foram anexadas por essa superpotência no início da Segunda Guerra Mundial, em 1940.   



PERGUNTA  -   Após a crise do socialismo, o processo de incorporação do capitalismo pelos países do Leste Europeu se deu facilmente? Sim ou não? Comente.

RESPOSTA - Sim!   Em geral, os partidos comunistas que monopolizaram o poder nesses países até por volta de 1989, chegaram ao governo com o auxílio da força militar soviética. As únicas exceções foram a antiga Iugoslávia e a Albânia. Se não fossem as tropas e o imenso poderio militar da União Soviética, o regime comunista não teria permanecido por tanto tempo no Leste Europeu. A maioria da população do Leste Europeu foi forçada a viver sob o sistema socialista. 
    Isso explica por que, logo após da desintegração da União Soviética, o socialismo rapidamente chegou ao fim nos países do Leste Europeu (com exceção da Albânia, onde esse processo foi mais lento) e o consumismo vem se ampliando ultimamente nesses países. Na Alemanha Oriental, por exemplo, o comércio se intensificou muito após a queda do Muro de Berlim.  



PERGUNTA  -  Comente sobre as vantagens que os países do Leste Europeu devem levar em conta para desenvolverem suas economias.   

   RESPOSTA  -   Durante cerca de 45 anos, a Europa Oriental, ou Leste Europeu, foi uma espécie de periferia privilegiada da União Soviética: países industrializados pelos padrões do Segundo Mundo e bastante dependentes política e militarmente da superpotência socialista. Mas hoje essa região é, cada vez mais, uma espécie de periferia privilegiada da Europa Ocidental. É uma região que busca imitar o caminho da prosperidade adotado nos principais países europeus ocidentais (Alemanha, França, Reino Unido, Suécia), sem saber se vai dar certo. A grande aspiração da imensa maioria dos países do Leste Europeu é ingressar na União Europeia, o que ocorreu com muitos deles em 2004.
      Apesar da crise econômica que esses países enfrentaram no início dos anos 1990, eles possuem uma grande vantagem em relação a outros países, em especial os do Sul: são vizinhos da Europa Ocidental e têm em comum com as nações da parte oeste do continente uma rica tradição histórica e cultural. São também nações onde geralmente o sistema educacional sempre foi de boa qualidade, o que lhes garante uma mão de obra qualificada.   
Geografia Newton Almeida

      Mapa acima mostra, aproximadamente,  os limites do conjunto de países que formam a região Leste Europeu em Vermelho (observe que a Turquia, em verde claro, ao sul,  não está em vermelho, embora ela faça parte dos 22 países que constituem o Leste Europeu). 
      

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terça-feira, 6 de novembro de 2018

AQUECIMENTO GLOBAL



      Aquecimento Global - Vídeo  Derretimento das Geleiras

     As geleiras e calotas polares estão se partindo e derretendo a uma velocidade enorme! 


      Texto e Exercícios sobre o CLIMA - METEOROLOGIA - FENÔMENOS CLIMÁTICOS 


    Abaixo, um interessante texto da ONU Brasil sobre fenômenos climáticos extremos, e perguntas com respostas para tornarem seus estudos e leitura mais produtivos e atrativos! 

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      Fenômenos climáticos extremos estão se tornando ‘o novo normal’, alerta chefe da ONU


No Dia Mundial da Meteorologia, celebrado nesta semana, Ban Ki-moon pediu a países que tomem ‘ações ousadas’ contra a mudança climática. A Organização Meteorológica Mundial destacou que 2016 já quebrou alguns recordes de aquecimento apenas em seus primeiros meses.


    Na quarta-feira (23 de março), Dia Mundial da Meteorologia, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou os Estados-membros a respeito dos eventos climáticos extremos que estão se tornando “o novo normal”. Segundo o chefe da ONU, o mundo está correndo contra o tempo para conseguir conter o aumento da temperatura global abaixo dos 2ºC.

         Esse objetivo é um dos previstos pelo Acordo de Paris, mas para cumpri-lo os países terão que tomar medidas mais ousadas.

    Segundo uma avaliação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicada às vésperas da data global (21), planos nacionais de combate às mudanças climáticas apresentados até o momento talvez não sejam capazes de evitar uma elevação de 3ºC da temperatura. A agência chamou atenção para os recordes de calor já observados no princípio de 2016.

      Em janeiro e fevereiro desse ano, temperaturas mensais atingiram níveis mais altos principalmente no norte do planeta. A extensão de gelo no oceano ártico foi verificada por satélites como a mais baixa para os dois meses, segundo a NASA. Também em 2016, a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera ultrapassou a barreira simbólica de 400 partes por milhão.

        Esses dados iniciais são preocupantes, uma vez que 2015 foi considerado o ano mais quente já registrado, com ondas de calor intensas, secas devastadoras, volumes de chuva excepcionais e atividades incomuns de ciclones tropicais.

         Para o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, “o futuro está acontecendo agora”.

         “A taxa alarmante de mudanças que estamos testemunhando agora em nosso clima como um resultado de emissões de gases é inédita em registros modernos”, destacou.

        Em 2016, o tema da agência da ONU para o Dia Mundial foi “Mais quente, mais seco, mais molhado: enfrente o futuro”.

       No ano passado, a temperatura média global do ano passado foi calculada em cerca 0,76ºC acima da média para o período entre de 1961 a 1990. Aquecimento foi atribuído ao intenso El Niño e às ações do homem.

        “Muitas pessoas acham agora que o problema está resolvido, uma vez que chegamos a um ótimo acordo em Paris… mas o lado negativo é que nós não mudamos nossos comportamentos”, disse o chefe da OMM.

         Para Ban Ki-moon, a “janela de oportunidade” dos países está se fechando para que ações ousadas sejam tomadas.

“Apenas através de respostas decisivas às mudanças climáticas, nós poderemos evitar os piores impactos das mudanças climáticas e estabelecer as bases de um mundo de paz, prosperidade e oportunidade para todos”, ressaltou.

     De acordo com a OMM, se nenhum limite for imposto aos combustíveis fósseis, a concentração de dióxido de carbono no ar pode chegar a cinco vezes o volume atual, dentro de 500 anos. Essa quantidade de gás carbônico provocaria um aumento de 7 a 8ºC na temperatura do planeta. Para retornar a níveis normais, o mundo levaria 100 mil anos.
                                                                                     "

PERGUNTAS 

1-   O que é a ONU? Quando ela foi fundada?  Onde fica sua sede? 

2-  Quando é comemorado o Dia Mundial da Meteorologia? 

3- Quem é a autoridade máxima da ONU? Qual é a sua nacionalidade? 

4-  O que é meteorologia? 

5- A ONU possui diversas agências dedicadas a muitos temas.  Qual é agência da ONU que se encarrega das questões do clima?

6-  Na quarta-feira (23 de março), Dia Mundial da Meteorologia, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou os Estados-membros a respeito dos eventos climáticos extremos que estão se tornando “o novo normal”. 
         Pergunta - O que Ban Ki-moon quis dizer com "novo normal" ? 

7- Quais dados são preocupantes sobre a questão do clima mundial? 

8- Qual acontecimento recente foi uma boa notícia, com relação aos esforços dos países, contra o aquecimento global? 

9- Segundo a maioria dos cientistas, qual a razão para que as temperaturas médias da atmosfera terrestre esteja aumentando? 

10-  Quais medidas urgentes, por parte dos países,  você destaca, para combater o aquecimento global e alterações climáticas? 


RESPOSTAS 

1-   A ONU é a Organização das Nações Unidas, órgão criado voluntariamente por países para promoverem a paz e melhoria da qualidade de vida no mundo. A ONU teve início em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Grande Guerra Mundial. 
       Quando foi fundada, a Organização das Nações Unidas possuía a participação de 51 países, e atualmente são 193 os países ou estados-membros da ONU.  
         A sede da ONU fica em Manhattan, Nova York, nos Estados Unidos da América. 

2-  O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado em 23 de março. 

3-  A autoridade máxima da ONU é o Secretário-Geral Ban-Ki moon, nascido em 13 de junho de 1944 na Coréia do Sul, onde foi Ministro do Exterior. 

4-   A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera terrestre. Seus aspectos mais tradicionais e conhecidos são a previsão do tempo e a climatologia.
        O tempo pode ser definido como o estado da atmosfera em determinado instante e lugar. 
        O clima é o conjunto de condições normais predominantes do tempo atmosférico em uma região, obtidas das médias das observações durante um certo intervalo de tempo (pelo menos 30 anos). 

       *  No idioma grego: meteoros significa elevado no céu, e logos, significa estudo  * 

5-  A agência da ONU encarregada do clima é a Organização Meteorológica Mundial - OMM . 

6- Com a expressão "novo normal", o Secretário-Geral da ONU quis criar um termo de impacto para chamar a atenção dos países: sobre o fato de que as catástrofes climáticas estão se tornando rotineiras, e portanto medidas urgentes se fazem necessárias. 

7- Segundo o texto: o ano de 2015 foi o mais quente já registrado, com ocorrência de fenômenos climáticos extremos, como ciclones tropicais, volumes de chuva excepcionais, secas devastadoras e ondas de calor intensas; os primeiros meses de 2016 registraram temperaturas altíssimas, principalmente no norte da Terra, a camada de gelo no Ártico foi a mais baixa para esse período (pesquisa da Nasa) e a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera ultrapassou a barreira simbólica de 400 partes por milhão..

8-     A boa notícia   foi o Acordo de Paris, que é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que estabelece medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a COP-21, em Paris e foi aprovado em 12 de dezembro 2015. O líder da conferência, Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, disse que esse plano "ambicioso e equilibrado" foi um "ponto de virada histórica" na meta de reduzir o aquecimento global.

9-  Para a maioria dos cientistas, a razão para o chamado aquecimento global é a ação do homem que emite enormes quantidades de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono e metano.
      O efeito estufa é um fenômeno natural, mas que estaria sendo potencializado pela poluição do ar, ou seja, a queima de combustíveis fósseis. 

10-  As medidas urgentes, que precisam ser tomadas pelos países para combater o aquecimento global e fenômenos climáticos extremos são: proteção aos remanescentes florestais; reflorestamento para ampliação das florestas e captura do dióxido de carbono (CO²); ampliação das fontes de energias alternativas, limpas ou 'verdes', como a geração eólica e energia solar.
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         Imagem acima - parque de geração de energia eólica (ventos) do município de Beberibe no Ceará (nordeste do Brasil). 


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quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Que É Escala Grande?




     O mapa é muito importante para que possamos ter informações sobre determinada porção do espaço geográfico. O mapa é muito útil para conseguirmos nos localizar, para nos deslocarmos de um lugar para outro com maior precisão. 
      O mapa é a representação de uma porção do espaço geográfico em uma folha de papel, ou em uma tela de computador, etc. O mapa sempre será menor do que a área representada, e a proporção entre o tamanho real e o tamanho representado no mapa é a escala. 
      
    Escala é a proporção entre o tamanho real e a sua representação no mapa.

   Podemos definir escala, portanto, como a relação entre o tamanho representado no mapa e o tamanho real na superfície terrestre.
   Os dois tipos de escala mais utilizados são a escala numérica e a escala gráfica.















   
     Escala numérica - É expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distância na superfície real.
   Uma escala 1: 100000 lê-se "escala um por cem mil ", o que significa que a superfície terrestre representada foi reduzida 100 mil vezes. Nesse caso, então, 1 cm no mapa equivale a 100 000 cm = 1 Km, na realidade.
   Para descobrir a distância real entre dois pontos em um mapa, procedemos da seguinte maneira: 
1º) Com uma régua medimos a distância que existe entre os dois pontos.
2º) Multiplicamos essa distância, em centímetros, pelo denominador da escala e convertemos, em metros ou quilômetros, o resultado obtido em centímetros. Por exemplo: em um mapa cuja escala é 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 12 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades? 

       Solução :  12 x 100 000 = 1 200 000 cm = 12 km

Escala gráfica - É uma linha reta graduada, na qual se indica a relação com as distâncias representadas no mapa.
   Por exemplo : 1cm = 100 km

           0   100  200 300  400 km
            !___!___!___!___!  
( *considere que as distâncias entre os traços verticais sejam de 1 centímetro * )

     Quanto maior é a escala, menor é a área representada e com muito mais detalhes. As escalas grandes ( por exemplo: 1: 5 000) geralmente são usadas para representar a planta de uma cidade, de uma propriedade rural ou de um prédio.


   O mapa-múndi, os mapas murais e os mapas de um atlas são elaborados com escala pequena (por exemplo: 1:5 000 000); os mapas com escala média (por exemplo: 1 : 100 000) representam regiões, estados  e países.    "
Acima: mapa-múndi com escala pequena


Acima: mapa com escala grande 

                O que é escala grande? 

 Escala grande é aquela que possui denominador pequeno! Na escala grande a área representada é menos diminuída na superfície do mapa, do que na escala pequena! ESCALA GRANDE MOSTRA MAIS DETALHES e a ESCALA PEQUENA MOSTRA MENOS DETALHES! 
   As escalas grandes (por exemplo: 1: 400) geralmente são usadas para representar um bairro,  uma propriedade rural ou mesmo a planta de um prédio.


       A escala representa o nível de aproximação da visualização do mapa representado, de forma que, quanto maior ela for, menor será a área representada e maior será o nível de detalhamento. 


• Mapas em pequena escala (acima de 1:500.000) proporcionam uma visão geral de um grande espaço, como um país ou um continente. Apresenta grau de detalhe reduzido.

• Mapas em média escala (entre 1:100.000 à 1:500.000) proporcionam um detalhamento razoável, utilizado para representação de uma região. Os mapas representados por esse tipo de escala são mais usados para elaboração de cartas topográficas.

• Mapas em grande escala (até 1:100.000) fornecem elevado grau de detalhamento de um espaço geográfico de dimensões regionais ou locais.


    Que tal, agora, mais exercícios (resolvidos) sobre escala? Então leia com atenção e resolva!! 


1ª  QUESTÃO 

    Imagine dois mapas do Brasil, sendo que o mapa A tem escala 1:10.000.000 e o mapa B tem escala 1:50.000.000. 

      Sendo assim, marque a alternativa correta: 

a) O mapa B é proporcionalmente 5 vezes maior que o mapa A

b) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho. 

c) Os dois mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes


d) O mapa A apresenta mior riqueza de detalhes que o mapa B 

e) O mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa A

      SOLUÇÃO 

    Em uma escala numérica, quanto maior for o seu denominador (o número que vem depois dos dois pontos), menor será a escala. Mas quanto menor for uma escala, maior será a área representada e menor será o nível de detalhamento, ou menor será a riqueza de detalhes do mapa. 
      A escala do mapa A, portanto, apresenta uma escala maior que a do mapa B, tendo, dessa forma, um maior nível de detalhamento.
Alternativa correta: letra d.


2ª  QUESTÃO

     A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma, é possível dizer que, quanto maior for a escala,
I.   menos evidente é a projeção cartográfica utilizada.     
II.  menor é o detalhamento das informações;
III.  menor é a área representada;
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III


          SOLUÇÃO 

       A escala representa o nível de aproximação da visualização do mapa representado, de forma que, quanto maior ela for, menor será a área representada e maior será o nível de detalhamento. Em escalas menores, ou seja, com áreas mais amplas, é mais evidente o tipo de projeção cartográfica utilizada.
Alternativa correta: letra d.  Somente I e III  corretas. 

3ª QUESTÃO
       Um mapa de escala 1:300.000 apresenta uma distância de 15 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre esses dois pontos, na realidade, é:
a) 30 km
b) 80 km 
c) 75 km
d)  45 Km 
e) 150 km

                                          SOLUÇÃO 


         Em um mapa com escala 1:300.000, temos 1cm para cada 300.000 cm, ou seja, 3 km.
         Se cada centímetro do mapa representa três quilômetros na realidade, 15 cm representariam:

                                1 cm  ----  3 km

                               15 cm ----- D km  (regra de três direta)  
D x 1 = 3 x 15
D= 45 km
A distância entre os dois pontos A e B é de 45 km.
Alternativa correta: letra d



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segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Quantos passos são necessários para dar a volta ao mundo?

   

    Perguntas curiosas aguçam a imaginação dos estudantes e amantes da Geografia, portanto esse tipo de abordagem pode ser amplamente utilizada em sala de aula. 

                 CURIOSIDADE  GEOGRÁFICA!!

Marque a alternativa correta: 

      Quantos passos são necessários para dar a volta ao mundo (imaginando que fosse possível, também, andar pelas águas dos oceanos) ao longo da Linha do Equador?

A)  1.300.425.329

B) 7.894.345.235

C)  30.000

D) 80.000.000

E) 3.497


RESPOSTA  


       Para acertar essa questão é necessário que se tenha duas informações:

1-  Qual a distância que deve ser percorrida para dar a volta completa na Terra? Ou, qual é a circunferência da Terra? 
  
2-  Qual a distância média de um passo humano? 

     Então, você que é um estudante e leitor da Geografia, deve se recordar de que o diâmetro da Terra é 12.742 km (doze mil, setecentos e quarenta e dois quilômetros). Para o cálculo da circunferência é necessário utilizar a fórmula matemática: 

     C = 2 p R , ou seja a circunferência de um círculo é igual a duas vezes a multiplicação do seu raio pelo valor de p ( p =3,1415...  aproximadamente), ou C = p x D (D é o diâmetro da circunferência).

    C =  3,1415 x 12.756 km = 40.072 ou aproximadamente 40.000 km (quarenta mil quilômetros). Essa circunferência é a máxima possível, portanto onde passa a Linha do Equador geográfico. 
      Agora temos a informação 1, a circunferência da Terra é de cerca de 40.000 km. E a informação 2? Essa é fácil, basta um pouco de bom senso. A medida de um passo humano é da ordem de 50 cm (cinquenta centímetros). 
         Vamos resolver a questão!  

     Com dois passos percorremos a distância de 100 cm, para percorrer 1 Km, são necessários: 1 km = 1.000 m; 1 m = 100 cm, então para percorrer um quilômetro a pessoa tem que andar 2.000 passos. 
     Se a Terra tem circuferência de  40.000 km: 

                   1 km  -----   2.000  (passos)

          40.000 km  ------  X (passos)  ;  X =  2.000 x 40.000 ;

       X = 80.000.000  =   oitenta milhões de passos. 

    Vejamos  qual é a alternativa correta:

Resposta certa   -   Letra D  -  oitenta milhões de passos

* Não é possível ir a pé ao redor da Terra seguindo a linha do Equador, pois existem extensos trechos da superfície terrestre banhados por oceanos *
http://acesse.vc/v2/302b6e78f0c


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quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PERGUNTA com RESPOSTA sobre MAPAS

   

   O mapa é a representação gráfica do espaço geográfico em uma superfície plana pequena, como uma folha de papel, ou a tela do computador ou do celular. (Acima, um exemplo de uma mapa, que mostra os paíes do mundo, com destque para os localizados na região Oriente Médio).
        PERGUNTA com RESPOSTA sobre MAPAS
           Leia, com atenção, as afirmativas abaixo e classifique, cada uma, como Verdadeira (V) ou Falsa (F):  
I) O objetivo dos mapas é representar com fidelidade todas as informações presentes na superfície terrestre escolhida;
II) Os mapas são instrumentos de informação e servem para representar uma dada área do espaço terrestre, destacando determinados aspectos geográficos;
III) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, as feições do relevo e outros, as bacias hidrográficas, uso do solo, etc. 
        Marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V
b) V, V, F
c) F, V, F
d) V, V, F
e) F, F, F

RESPOSTA   letra a 

      * Observação: Ao contrário do que afirma a alternativa I, os mapas não possuem como objetivo representar todas as informações presentes na superfície escolhida – até porque isso seria  impossível. 



    

Quando Foi Feito o Primeiro Globo Terrestre ou Geográfico? Clique e Veja a Resposta! 








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