RESPOSTA - Em 1949 teve início a bipolarização e os países da Europa alinharam-se em dois blocos rivais : bloco socialista e bloco capitalista. Os países do bloco socialista constituíram a chamada Europa Oriental e o bloco capitalista era a Europa Ocidental. A Europa Oriental estava alinhada com a União Soviética e a Europa Ocidental estava sob influência dos Estados Unidos da América.
2- Quais foram as consequências da derrota imposta à Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, sob ponto de vista da sua soberania e territorialidade ?
RESPOSTA - A Alemanha foi dividida em dois novos Estados ainda no ano de 1949, após a derrota na Segunda Guerra Mundial. A República Federal da Alemanha (RFA), também chamada de Alemanha Ocidental foi ocupada por tropas dos Estados Unidos, e organizada sob o sistema capitalista. Já a República Democrática Alemã (RDA), também chamada de Alemanha Oriental, foi organizada sob a influência da União Soviética, e, portanto, com regime socialista. Essas " duas Alemanhas " foram, posteriormente, divididas por um muro, o Muro de Berlim.
3- Comente sobre o Muro de Berlim.
RESPOSTA - O maior símbolo da bipolaridade, da divisão do mundo em dois polos de poder, o bloco capitalista e o bloco socialista, foi o Muro de Berlim, erguido em 1961. O Muro de Berlim foi construído pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para a Alemanha Ocidental. O Muro de Berlim também separou a cidade de Berlim em duas partes : a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista e a parte leste , capital do governo oriental socialista.
4- Explique sobre o Fim da Guerra Fria que se confunde com a Crise do Socialismo no mundo.
RESPOSTA - A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas investia enormes somas dos seus recursos na indústria espacial e de armamentos, em detrimento de outros setores da sua economia. Não bastasse isso, a União Soviética também enviava enormes somas de dinheiro para apoiar outros países socialistas, como Cuba. Em consequência disso, o povo soviético era privado da mesma qualidade de vida que os povos capitalistas desfrutavam. A partir da década de 1980, o padrão de vida dos países socialistas foi piorando . Os países socialistas não conseguiram acompanhar as economias capitalistas, sob o enfoque de investimentos na indústria de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura. A população dos países socialistas começou a enfrentar graves crises de abastecimento, como filas para comprar carne e outros produtos de necessidades básicas.
A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o poder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e começou a iniciar a abertura do sistema político (glasnost) e a sua reestruturação econômica (peristroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e acabaram por promover a crise do socialismo, e a sua dissolução. Isso acarretou o Fim da Guerra Fria e a formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que reuniu quase todas as ex-repúblicas socialistas soviéticas e aderiu ao capitalismo.
Hoje em dia, o capitalismo é o sistema econômico de quase todos os cerca de 200 países do mundo, com exceção de Cuba, Coréia do Norte e China, que ainda continuam a se proclamar socialistas. Mas, a China possui mais características do capitalismo do que do socialismo.
FONTE : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário