Uma megacidade cidade como São Paulo facilita a propagação da pandemia coronavírus, por isso o isolamento social, ou quarentena, onde as pessoas passam maior tempo em suas casas, é muito importante para diminuir a contaminação, mas isso também traz outro benefício, como a diminuição da poluição.
Com a quarentena desde o dia 24 de março (2020), como forma de contenção ao novo coronavírus, os índices de poluição atmosférica na cidade de São Paulo reduziram-se cerca de 50% em apenas uma semana. É o que mostra a comparação dos dados atmosféricos divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) entre as semanas do dia 15 a 21 e 22 a 28 de março.
A cidade ficou com céu mais limpo que pode ser notado em São Paulo já no início da quarentena é resultado da redução na circulação de veículos, a principal fonte de emissão de poluentes na cidade. Como uma grande parte deles deixou de circular, fica clara a diminuição de poluentes primários como o monóxido de carbono (CO, emitido principalmente pelos carros e os óxidos de nitrogênio NOx), emitidos sobretudo por veículos a diesel.
Localização do estado - São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário