O mundo vive em constante problemática ambiental, sendo que suas causas estão estreitamente relacionadas com o crescimento populacional, responsável por maior utilização de recursos naturais, e ações danosas de exploração da natureza. Alguns avanços vêm acontecendo, mas de maneira lenta, passando pela organização de políticas públicas visando a normatizar boas práticas ambientais, como a ampliação do saneamento básico e efetivação de normas rígidas para a derrubada de florestas, lançamento responsável de efluentes em corpos hídricos, controle de abertura de poços, bem como atenção frequente sobre processos industriais, agrários, caça e pesca, construção civil, entre outros.
O que É Saneamento Básico?
O saneamento básico é o conjunto de quatro serviços essenciais prestados à população: coleta e destino final do lixo; drenagem das águas pluviais; tratamento de esgoto e fornecimento de água potável.
Inúmeros institutos de pesquisa afirmam que: para cada Real aplicado em saneamento básico são economizados 4 Reais no sistema de saúde
O que é Destino Final do Lixo? Aprenda sobre a maneira correta de destinar o lixo!!!
A melhoria da renda das famílias faz com que consumam mais, fazendo aumentar o descarte do lixo. De maneira geral, cada pessoa costuma jogar fora cerca de 1 kg de lixo ao dia. Então chegaremos a uma dimensão gigantesca da quantidade de lixo gerada, em único dia, no Brasil, por exemplo, de 200 milhões de quilogramas (200.000.000 Kg), ou 200.000 toneladas. Um caminhão compactador de lixo é capaz de coletar até 6 toneladas, assim para a coleta de todo o lixo descartado pela população brasileira, em um único dia, são necessárias 34.000 viagens (realizadas por caminhão basculante)!
As famílias devem separar os resíduos recicláveis, do lixo, os plásticos, os vidros, os metais e papel e papelão; os recicláveis podem ser doados a uma cooperativa de reciclagem ou a um sucateiro. O lixo restante deve ser ensacado para ser recolhido pelo agente de limpeza pública (caminhão de coleta de lixo). Então, a Prefeitura deve destinar o lixo a um aterro sanitário.
O aterro sanitário é o depósito do lixo em um terreno que foi preparado para isso. Ele deve estar localizado em áreas distantes de habitações, ou núcleos urbanos, dever ser cercado e possuir controle de entrada e saída dos caminhões que transportam o lixo, além de uma balança para a pesagem.
Os caminhões depositam o lixo em células que são, depois, cobertas por argila (sedimentos de solo de pequeno tamanho). O fundo de cada célula possui uma estrutura (tubos) para drenar o chorume do lixo a uma lagoa (lagoa de estabilização do chorume). Essa lagoa deve receber cuidados para que seu nível não transborde, e também foi impermeabilizada (com mantas). O tratamento da lagoa garantirá que o chorume vá perdendo sua toxicidade, até que possa ser borrifado ao ambiente, mas longe dos rios.
Em cada célula de lixo, que foi coberta por argila, deverá ser instalada uma tubulação para drenar os gases, provenientes da decomposição da matéria orgânica. O biogás liberado pode ser coletado e utilizado como combustível (gerar energia elétrica, ou em carros movidos gás, ou até mesmo para cozinhar).
O que é e como acontece a compostagem do lixo
- 1° fase: chamada de mesofílica. Aqui os micro-organismos agem em temperaturas próximas à temperatura ambiente, em torno de 40C e com duração de cerca de 15 dias.
Esses organismos vão metabolizar os nutrientes mais facilmente encontrados, com moléculas mais simples.
- 2ª fase: termofílica. Fase mais duradoura, se estendendo por até dois meses, de acordo com as características dos materiais que estão sendo decompostos. Aqui as bactérias são as termofílicas, e são capazes de sobreviver em temperaturas entre 65 a 70 C. Com temperaturas mais elevadas, podem eliminar agentes patógenos.
- 3ª fase: maturação. Essa fase também pode durar até dois meses. Nesse processo há diminuição da atividade microbiana, pois há a diminuição da temperatura e acidez. Este é o período de estabilização que produz o composto maturado. Nesta fase quando se finaliza a decomposição realizada pelos micro-organismos, a matéria é transformada em húmus, e é livre de toxicidade, metais pesados e patógenos.
O produto gerado a partir desse processo de degradação recebe o nome de composto orgânico, que é um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais, que pode ser utilizado em hortas, jardins e para fins agrícolas, como adubo orgânico, devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário