quarta-feira, 9 de junho de 2021

Os Jogos de Guerra, a Arte e a Ciência das Guerras na Era Medieval




SIGA AQUI e VEJA AGORA   -  
          Os jogos de guerra sobre tabuleiro são uma das formas mais comuns, ao longo da historia, para a simulação de conflitos amparada em modelos matemáticos. Tem como base um mapa, topográfico ou a partir de uma foto de satélite, onde e aplicada uma grade hexagonal (numerada), ou com outra forma geométrica, a fim de regular o posicionamento e o movimento das pecas (forcas). As pecas, como as do xadrez, são identificadas por símbolos, cores e números que registram suas qualidades e quantidades históricas.
       Duas tabelas são básicas, a dos efeitos da geografia (terreno) - associados as condições climáticas - sobre os movimentos e combates e a dos resultados prováveis (de acordo com as relatividades de poderes opostos) destes sobre as capacidades das pecas envolvidas. A sequencia de cada jogo e dividida em um numero determinado de turnos, ou outro nome, que variam de acordo com a escala de tempo, podendo representar desde minutos ate anos.


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

Nenhum comentário: