quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Problemas Ambientais da EUROPA + Fontes de Energia + Sustentabilidade




Professor Lúcio Neto explica, no vídeo acima
 (clique para assistir): 

-  EUROPA + Problemas ambientais +  Fontes de energia + sustentabilidade, Geografia para 9º Ano 

 - Na Europa começou todo processo de poluição ambiental do mundo, a partir da Revolução Industrial;

 - Apesar de os governos e as organizações internacionais terem criado planos de  controle, para diminuição de danos ao ambiente, os problemas ambientais são uma questão com a qual os países europeus têm se preocupado cada vez mais: chuva ácida; desertificação; exploração de recursos pesqueiros; resíduos nucleares;  destruição de vegetação nativa.

 - Em 2008 foi estabelecida a meta de reduzir, até 2020, cerca de 20% da emissão de gases de efeito estufa, aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética e elevar em  20% a eficiência do setor de energia, diminuindo as perdas ocorridas na transmissão. A estratégia sustentável dos países europeus está atrelada a políticas ambientais mais rígidas e implementação de infraestruturas, que permitam modos de vida menos poluidores.

- Atualmente, muitas cidades se voltam para o crescimento econômico sustentável, e para a prosperidade de seus habitantes, tornando-se cada vez conectadas e automatizadas. São as chamadas cidades inteligentes. 

     Santander, na Espanha, é um modelo de cidade inteligente. A instalação de sensores em diversos pontos desse centro urbano possibilita o recolhimento de informações sobre a qualidade do ar, coleta de lixo, situação do trânsito e iluminação pública. 

- As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são gás e petróleo, carvão e energia nuclear. Um dos principais problemas da Europa é a dependência em relação a seus poucos fornecedores de gás natural e petróleo. A maior parte do gás utilizado na Europa vem da Rússia, e, em seguida, da Líbia e da Argélia. O petróleo é importado da Líbia e da Rússia. 

  - A  Europa produz metade da  energia que consome, e 50% de sua matriz energética é composta de combustíveis fósseis. Preocupados com a dependência externa em relação a essas fontes de energia, e com os altos níveis de poluição provocados pela queima de petróleo e carvão, os europeus têm se voltado para a revisão de suas políticas energéticas e o  desenvolvimento de energias renováveis. 

 -  A Europa está desenvolvendo, há bastante tempo, esforços para ampliação  de energia renovável, como os carros elétricos, a questão de maior utilização de transporte público, para  diminuir os carros nas ruas, e automação das cidades para diminuir a poluição. Mas, a questão do meio  ambiente só  será tratada de forma efetiva quando a sustentabilidade for economicamente viável para o mundo, enquanto isso, estamos  na dependência de iniciativas isoladas para que o meio ambiente seja melhor cuidado. 





Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com

Nenhum comentário: