domingo, 25 de dezembro de 2011

República Popular da China de 1949 a 1976



Geografia Newton Almeida

    A   República Popular da China : Período de 1949  a  1976 

         Após a Revolução Chinesa (1949), Mao Tse-tung, o Grande Timoneiro na condução do país, instaurou um regime totalitário controlado pelo Partido Comunista Chinês, do qual era secretário-geral. A princípio, adotou o modelo soviético de economia planificada, cujos principais pontos foram a instalação de fazendas coletivas, que receberam o nome de comunas populares na economia agrária, e o controle do Estado sobre os meios de produção. Na época, a população chinesa, constituída de 540 milhões de habitantes, era predominantemente rural.  
       Foi apenas a partir da década de 1950 que o governo chinês resolveu investir na indústria pesada, criando toda a infra-estrutura necessária para a instalação de um grande parque industrial. As indústrias de base e bélica foram prioridades no projeto denominado "Grande Salto para frente" (1958-1962). O plano fracassou, trazendo os mesmos problemas enfrentados mais tarde pela então URSS, baixa produtividade e pouca competitividade no mercado externo. 
      Outro fator, a revolução Cultural (1966 - 1976), acabou por juntar o caos político à crise econômica. A Revolução Cultural perseguiu pessoas, impôs à população os pensamentos de Mao, que estavam expressos no Livro Vermelho, e colocou o país no isolamento em escala internacional.
       Afastados da URSS desde 1960, em virtude da disputa pela hegemonia nuclear no bloco socialista, os chineses romperam definitivamente com os soviéticos em 1965. Isolada, a China cedeu às tentativas de aproximação dos Estados Unidos. Em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon visitou o país. Nesse mesmo ano, a República Popular da China ingressou no Conselho de Segurança da ONU. O Grande Timoneiro morreu em 1976. Seu substituto, Deng Xiao Ping, realizou uma nova "revolução chinesa", a revolução para a modernidade. Essas mudanças envolviam as "Quatro Modernizações" : indústria, agricultura, defesa e tecnologia.    


     Fonte : GEOGRAFIA  Série novo ensino médio . Marina Alves de Almeida, Lúcia ; Barbosa Rigolin, Tércio . Editora Ática . 3ª edição . São Paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Geografia : Prova com Respostas : Ensino Fundamental : 8º ano





Geografia Newton Almeida


1ª questão )    O Brasil tem o 7º maior  PIB (Produto Interno Bruto , soma de toda a riqueza produzida pelo país em um ano) do mundo,  mas não é considerado um país desenvolvido. Por que  o Brasil não é considerado desenvolvido ? 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª questão)  Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos  :  PIB ( Produto Interno Bruto )  ;  IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano )  ; DIT ( Divisão Internacional do Trabalho ) .

________________  é o indicador criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar o desenvolvimento humano dos países. Esse indicador  leva em conta a expectativa de vida da população (média de idade que cada indivíduo alcança), o nível educacional  e o PIB per capita .

________________  :  até a Segunda Guerra Mundial  os países desenvolvidos importavam (compravam) as matérias primas dos países sub-desenvolvidos, e os países sub-desenvolvidos importavam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.)  dos  países desenvolvidos .

________________  é a soma de toda a riqueza produzida por um país em um ano.




3ª questão )    Quais são os três setores da economia (caracterize cada um deles) . 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4ª questão)    O que é globalização ? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5ª questão)  O que é urbanização ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RESPOSTAS 


1ª questão ) 
  
   
    Sob aspecto econômico, o Brasil ainda não é considerado  desenvolvido, pois a divisão da  renda entre todos os brasileiros, o Produto Interno  Bruto per capita é muito baixo. Sob aspecto mais amplo o melhor indicador de desenvolvimento dos países é o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, adotado pela ONU, onde o Brasil aparece no 84º lugar entre  os 187 países incluídos na última pesquisa IDH, do ano de 2011. Os países considerados  desenvolvidos ocupam  do 1º lugar, a Noruega,  ao 47º lugar, ocupado por Barbados, pois possuem IDH's muito altos.  
    Nos países desenvolvidos, a parcela da população pobre é reduzida. A maior parte da população pertence à classe média e tem elevado padrão de vida. Há também uma classe constituída por pessoas muito ricas, mas a distribuição de renda nos países desenvolvidos não é tão desigual como nos países subdesenvolvidos, especialmente no Brasil. 

2ª questão )



     IDH   é o indicador criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar o desenvolvimento humano dos países. Esse indicador  leva em conta a expectativa de vida da população (média de idade que cada indivíduo alcança), o nível educacional  e o PIB per capita .

       DIT           :  até a Segunda Guerra Mundial  os países desenvolvidos importavam (compravam) as matérias primas dos países sub-desenvolvidos, e os países sub-desenvolvidos importavam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.)  dos  países desenvolvidos .


            PIB                     :    é a soma de toda a riqueza produzida por um país em um ano.


3ª questão )

     Setor primário  = atividade econômica dedicada ao simples fornecimento de matérias-primas, como o extrativismo de recursos naturais, mineração,  pesca,  criação de animais, atividades agrícolas .  

     Setor secundário  =  as   indústrias , o mesmo que  fábricas, elas transformam os recursos naturais em bens acabados  (mercadorias  :  roupas, sapatos, móveis, computadores, canetas, máquinas , automóveis, etc ) . 
                     
  Setor terciário  = setor de prestação de serviços , como  dentistas, médicos, advogados, universidades, bancos, comércio, shopping centers, etc.


4ª questão )

    A Globalização é o grande aumento da velocidade das trocas de mercadorias, capital  e informação entre os países do mundo, devido ao desenvolvimento das tecnologias da informática e telecomunicações e também pela expansão da rede de transportes.



5ª questão ) 



    É o processo de afastamento das características rurais de uma porção do espaço geográfico para características urbanas. Também pode ser entendida como o crescimento  das cidades. No ambiente urbano são mais comuns atividades econômicas do setor primário da economia, enquanto que no ambiente urbano as atividades econômicas predominantes são do setor secundário e terciário da economia. 



GEOGRAFIA Newton Almeida


    

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Questões com Respostas de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental Movimentos da Terra e Coordenadas Geográficas



Geografia Newton Almeida


1ª Questão       O que são as coordenadas  geográficas ?  __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª Questão         O  que  é  um  mapa ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3ª Questão       A rosa-dos-ventos sinaliza as quatro direções cardeais (Norte, Sul, Leste , Oeste) .  Complete as lacunas abaixo  com as direções  cardeais corretas  .

As coordenadas geográficas da cidade de Tanguá, no Estado do Rio de Janeiro,   são aproximadamente  :   
  
 Latitude  22°  _______________________ (da Linha do Equador)    e    
 Longitude 42 °  ______________________________ (do Meridiano de Greenwich) .



4ª Questão        Quais são os principais movimentos que a Terra executa ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    RESPOSTAS   




1ª  Questão 

    Coordenadas geográficas :  é o conjunto de linhas imaginárias traçadas na superfície do planeta Terra para a localização de qualquer ponto (continente, país, cidade, bairro, rua ou casa) .  As linhas imaginárias são os paralelos e os meridianos .
  Os paralelos são as linhas imaginárias traçadas paralelas à Linha do Equador e indicam a latitude de um continente, ou país, ou cidade .... uma casa . A latitude é a distância em graus de um ponto qualquer à Linha do Equador .
   Os meridianos são as linhas imaginárias traçadas paralelas ao Meridiano de Greenwich e indicam a longitude de um ponto qualquer na superfície da Terra . A longitude é distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich. 


2ª Questão 

Mapas  :    mapa é uma representação de uma porção do espaço geográfico, vista de cima.  Principais elementos de um mapa:  escala (relação de tamanho entre o espaço e a representação no mapa) ; título (sobre  qual assunto o mapa se refere)  ;  legenda (explica os símbolos gráficos do mapa) ; rosa-dos-ventos (mostra as direções cardeais : norte, sul, leste, oeste) .



3ª Questão 

Latitude  22°    SUL    (da Linha do Equador)    e    

 Longitude 42 °    OESTE  (do Meridiano de Greenwich) .



4ª Questão 

             Rotação : é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma como se fosse um pião.  Esse movimento de rotação é responsável pelos dias e noites.  Se olharmos a Terra do pólo Norte o movimento de rotação se dá no sentido anti-horário.   Para realizar um movimento de rotação completo a Terra leva 24 horas , dando origem aos dias e noites .

             Translação : é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Para dar uma volta completa em torno do Sol a Terra leva 365 dias e seis horas , dando origem às estações do ano. Curiosidade : anualmente depois de 365 sempre faltam seis horas para que a Terra complete seu movimento de translação. Assim, foi necessário que de 4 em 4 anos ocorra o ano bissexto, acrescentando-se um dia a mais no mês de fevereiro. Esse dia a mais é o dia 29 de fevereiro. O último ano bissexto foi em 2008, o próximo será em 2012 .

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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Geografia - Prova com respostas com Conteúdos do 7º ano Ensino Fundamental



Geografia Newton Almeida


      Prova , questões com Gabarito ,   7º  Ano do Ensino Fundamental 

1ª Questão    A exploração econômica do território brasileiro teve grande importância na ocupação realizada pelos colonizadores portugueses. Sobre isso, marque a alternativa errada:

a) No século XVI , além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar ,  principalmente no nordeste, começou a ganhar importância . Nesse período a ocupação se concentrava no litoral.

b) No século XVII, a expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do sudeste.  A pecuária levou o povoamento em direção ao interior.

c) No século XVIII, a expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste.

d) No século XIX, a produção de café, cacau e algodão fortaleceu ainda mais o povoamento. E na Amazônia houve avanço da ocupação devido à produção da borracha.

e) No século XV o Brasil foi descoberto pelos portugueses, e a conseqüência foi a imediata devastação da Floresta Amazônica, que abrigava a típica árvore amazônica Pau-Brasil .




2ª Questão             Sobre a ação do homem, o mesmo que ação antrópica, assinale a alternativa certa:

 a) A ação do homem não tem limites e é apenas diminuída em confronto com a ação antrópica, portanto essas forças moldam a superfície terrestre.

b) O ser humano transforma e altera as cidades, de acordo com as dinâmicas produtivas do capitalismo, e isso é a ação antrópica. 

c) O ser humano constrói suas fantasias de carnaval sobre os conteúdos da geografia, que é a ciência que estuda todas as coisas da natureza e os oceanos também.

d) O ser humano tenta imitar a natureza agindo sobre  todo o planeta terra, e isso faz com que cada vez mais animais, vegetais e plantas cresçam e vivam bem.

e) O ser humano transforma e altera o meio ambiente, o que se chama de ação antrópica, com objetivo de suprir suas necessidades básicas, ou seja, de moradia e alimentação, e também para ter melhor qualidade de vida.
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3ª Questão     Sobre a regionalização do Brasil, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  assinale a alternativa correta:  

a) O Brasil tem  seis regiões : região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste, Amazônia .

b) O Brasil tem  quatro regiões : Amazônia ; Região Nordeste ; São Paulo ;  Rio de Janeiro .

c) O Brasil tem cinco regiões : região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste .

d) O Brasil tem cinco regiões :  região amazônica , região nordeste, região norte, região sudeste,  região central. 

e) O Brasil tem cinco regiões : região amazônica , região nordeste, região norte, região sudeste,  São Paulo .

4ª Questão      Sobre a localização do Brasil, é correto afirmar:

a)  O Brasil está localizado à norte da Linha do Equador, portanto no Hemisfério Norte .

b)  O Brasil está localizado dentro do Continente Africano, fazendo fronteira com Angola e África do Sul.

c)  O Brasil está localizado à leste do Meridiano de Greenwich, portanto no Hemisfério Leste ou Oriental.

d)  O Brasil  está localizado à oeste do Meridiano de Greenwich, portanto no Hemisfério Oeste ou Ocidental.

e)  O Brasil está localizado no Continente Europeu, portanto no Hemisfério Norte.

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5ª Questão:  
Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.
I - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender à demanda da modernização da agricultura.
II - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
III - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas I e II.
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     Respostas 

1ª Questão       

     Letra  E

2ª Questão 

    Letra  E

3ª Questão 

    Letra C 

4ª Questão 

    Letra D 

5ª Questão  
    
    Letra E -

I. Correto – Na segunda metade do século XX, o parque industrial brasileiro ampliou-se significativamente, estando ligado, entre outros fatores, à modernização agrícola com a mecanização de sua produção.

II. Correto – A partir da década de 1930, o Governo Vargas acelera o processo industrial no país como resposta à crise de 1929 que afetou em muito a atividade cafeeira então predominante no país.
III. Incorreto – Nunca houve um processo de estatização das indústrias do Sudeste no Brasil.




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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cidades : Urbanização no Brasil : Critérios da Urbanização nos Municípios Brasileiros

     


Geografia Newton Almeida


    As Cidades e a Urbanização
      
              O que Consideramos cidade ?

          Atualmente, há cidades de diferentes tamanhos e densidades demográficas, de diversas condições socioeconômicas e ambientais. Algumas desempenham apenas uma função urbana, enquanto outras têm múltiplas atividades. Muitas se estruturam há séculos ou até há milênios enquanto outras começaram a se desenvolver há poucas décadas ou anos. Há ainda aquelas que apresentam grande desigualdade social e aquelas nas quais as desigualdades são pequenas. Todos esses aspectos se refletem na organização do espaço urbano e são visíveis na paisagem. 
         Dependendo do país ou região em que se localiza, uma pequena aglomeração de alguns milhares de habitantes pode apresentar grandes diversidades de funções urbanas, ou simplesmente constituir uma aglomeração de residências rurais. Por exemplo, na periferia da Amazônia, onde a densidade demográfica é muito baixa, um pequeno povoado pode contar com diversos serviços, como posto de saúde, escola e serviço bancário, enquanto no interior do estado de São Paulo, onde a rede urbana é bastante densa, o distrito de um município de médio porte pode se constituir apenas como local de moradia de trabalhadores rurais, com comércio de produtos básicos, sem apresentar outras funções urbanas. Quanto à população, uma cidade localizada em regiões pioneiras pode ter muito menos habitantes que uma simples vila rural de um município muito populoso localizado em região de ocupação mais antiga.       
          Na maioria dos países, tanto desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, a classificação de uma aglomeração humana, como uma cidade, costuma levar em consideração algumas variáveis básicas : densidade demográfica, número de habitantes, localização e presença de equipamentos urbanos, como comércio variado, escolas, atendimento médico, correio e serviços bancários.
         No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão ligado ao governo federal e responsável pela realização dos censos demográficos e econômicos, considera a população urbana as pessoas que residem no interior do perímetro urbano de cada município e população rural as que residem fora desse perímetro. Essa definição permite às autoridades administrativas de alguns municípios recorrerem a um subterfúgio para aumentar sua arrecadação : utilizando as atribuições que a lei lhes garante, determinam um perímetro urbano bem mais amplo do que a área efetivamente urbanizada. Dessa forma, muitas chácaras, sítios ou fazendas, inegavelmente áreas rurais, acabam registradas como parte do perímetro urbano e são taxadas com o Imposto  Predial e Territorial Urbano (IPTU), e não com o Imposto Territorial Rural (ITR) - com o IPTU os municípios obtêm uma arrecadação muito superior a que obteriam com o ITR. Nos dados do CENSO 2000, chamam a atenção os casos, por exemplo, de Joanópolis e Piracaia, municípios paulistas situados ao lado da Serra da Mantiqueira : ambos têm, oficialmente, população rural igual a zero. Por outro lado, também chama a atenção o total de população  rural do município de São Paulo: 620.526, superior a muitas cidades médias brasileiras. Neste caso, a distorção é oposta : por questões burocráticas, muitas áreas do município, como o distrito de Cidade Tiradentes, ainda são consideradas zona rural.
        Já que municípios de qualquer extensão territorial e tamanho de população têm, obrigatoriamente, zona estabelecida como urbana, algumas aglomerações cercadas por florestas, pastagens, áreas de cultivo são classificadas como regiões "urbanas" . Segundo esse critério, o Pantanal Mato-grossense e o estado de Roraima têm índices de urbanização equivalentes ao da região Sudeste. Portanto a comparação dos dados estatísticos de população urbana e rural entre o Brasil e outros países fica comprometida. 
        Segundo o CENSO 2000, o Brasil tinha 81,2 de população urbana e 18,8% de população rural. Podemos inferir que o número de pessoas que vivem integradas ao modo de vida rural, mas são classificadas como moradores urbanos, é maior do que aquele dos índices oficiais. Segundo estimativas de pesquisadores, caso se utilizassem critérios mais rígidos de classificação, o percentual de população rural  no Brasil seria de cerca de 33% .          
    

Fonte : MOREIRA, João Carlos; SENE, Estáquio de . GEOGRAFIA, Ensino Médio, Volume Único. Editora Scipione. 1ª edição . SãoPaulo : 2009 .


GEOGRAFIA Newton Almeida

domingo, 4 de dezembro de 2011

Geografia - Prova 9º ano - Ensino Fundamental - Com Respostas





Geografia Newton Almeida
  
Modelo de Prova , Geografia , para 9º Ano do Ensino Fundamental , com respostas .
                                       Bem    fácil !          Bem    fácil ! 





1ª questão  -  Sobre o Continente Africano marque a alternativa correta :
a) O Continente Africano possui muitos problemas climáticos, pois está localizado bem próximo do pólo norte  .
b) O Continente Africano tem o clima muito quente  pelo fato de ser muito alongado no sentido leste – oeste   .
c) O Continente Africano  passou pelo processo de descolonização devido ao enfraquecimento das potências européias , após a 2ª Guerra Mundial (1940 – 1945) .
d) O Continente Africano é o mais rico de todos os continentes,  pois colonizou o continente americano e toda a porção nordeste e noroeste do Continente Europeu .
e) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII .

2ª questão -  Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos:    país ; nação ; estado ; território

 _______________________________________  é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico  que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.

__________________________________ é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .

__________________________________ é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania .

__________________________________é um território politicamente delimitado por fronteiras, com organização político-administraiva, e habitado por uma comunidade com língua, história e tradições  próprias . 

3ª questão –    Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos  :   PIB (Produto Interno Bruto) ; globalização
____________________________________________:  é a integração mundial pela facilidade de trocar mercadorias e informação, devido aos recentes avanços tecnológicos, principalmente nos transportes e telecomunicações .

____________________________________________:  é um indicador econômico que informa  a soma de toda a riqueza produzida em um país, ao longo de   um ano .

4ª questão -   O que foi a descolonização da África ?
a ) Após a Segunda Guerra Mundial as potências européias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.
b) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII , mas recentemente (anos de 2010 a 2011)  o povo africano está se revoltando e libertando-se da dominação.
c) A descolonização da África ocorre por ela ter cinco tipos de clima, devido ao seu território ser muito alongado horizontalmente, ou seja, de oeste para leste . 
d) A descolonização da África é um fenômeno que preocupa todo o mundo,  pois o desmatamento da floresta Equatorial  do Congo contribui para o resfriamento  global. 
e) A África possui muitas colônias pelo mundo inteiro e a partir da 2ª Guerra Mundial está ocorrendo a globalização das colônias africanas, inclusive no Continente Asiático .  

5ª questão -  Explique o que é a DIT (divisão internacional do trabalho) ? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RESPOSTAS 


1ª    letra C 



2ª      ____ESTADO ______  é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico  que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.

_____NAÇÃO__ é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .

____TERRITÓRIO___ é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania .

____PAÍS__ é um território politicamente delimitado por fronteiras, com organização político-administraiva, e habitado por uma comunidade com língua, história e tradições  próprias . 



3ª   ____GLOBALIZAÇÃO____:  é a integração mundial pela facilidade de trocar mercadorias e informação, devido aos recentes avanços tecnológicos, principalmente nos transportes e telecomunicações .

____PIB _______:  é um indicador econômico que informa  a soma de toda a riqueza produzida em um país, ao longo de   um ano .



4ª         Letra A 



5ª       A DIT (tradicional) é a divisão internacional do trabalho, que se refere ao padrão das relações produtivas e comerciais realizadas no mundo, até a Segunda Guerra Mundial :  os países desenvolvidos importam as matérias primas dos países sub-desenvolvidos ; os países sub-desenvolvidos importam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.) dos países desenvolvidos ou industrializados.  Observe que os produtos industrializados tem valor maior em comparação às matérias-primas.   

  Observação :  Após a 2ª Guerra Mundial, esse padrão mudou, vigorando a chamada Nova DIT, ou Nova Internacional do Trabalho ,     veja em  :

                
Geografia Newton Almeida


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

África : Conflitos : Causas dos Conflitos na África





Geografia Newton Almeida
             Quais São as Razões dos Conflitos na África ?

              As Diversidades não São as Principais Causas dos Conflitos

      É comum afirmar-se que um dos principais motivos para a ocorrência de conflitos na África seria justamente essa grande diversidade cultural e religiosa. Entretanto, de maneira geral, a motivação dos conflitos não está ligada a um fator em particular, mas a um conjunto deles. Vejamos, por exemplo, o caso dos conflitos no Sudão.
      É o maior país africano em extensão, e, desde a independência, em 1956, o domínio econômico, político e militar é do norte, cuja população é majoritariamente islâmica. Desde essa época, desenvolvem-se no sul do país vários movimentos separatistas que incluem milícias armadas, em constante combate com o exército do país, dominado pelo norte.
     Estima-se que o conflito tenha provocado, ao longo desse período de quase meio século, cerca de 2 milhões de mortes, tanto em combates quanto nos eventos de fome que eles agravaram, além de obrigar 4 milhões de pessoas a abandonarem suas casas, fugindo das zonas de guerra e transformando-se, portanto, em refugiados.
     Em 2004, os conflitos se intensificaram na região de Darfur, que é relativamente homogênea em termos religiosos, mas apresenta grande diversidade em relação à composição étnica.
     A ocorrência de uma seca mais severa nas áreas mais ao norte fez com que grupos árabes e berberes, que eram tradicionalmente nômades, procurassem terras menos afetadas pela seca. Essas terras, entretanto, já estavam ocupadas por populações locais sedentárias.
     As disputas pelo acesso à água e à terra começaram a se agravar e chegaram a um ponto explosivo em função de o governo apoiar as populações árabes. Com isso, os conflitos passaram para a guerra aberta, provocando a destruição completa de cidades e a fuga de milhares pessoas para campos de refugiados no Chade.
     Ante as acusações de que o governo central estaria apoiando esses ataques e dando cobertura a um genocídio das populações locais, as pressões internacionais e a ação da ONU acabaram levando ao estabelecimento de um acordo de paz no início de 2005. Entretanto, esses acordos têm sido sistematicamente violados pelos envolvidos. O problema é que os fatores que levaram ao conflito continuam presentes, pois o poder político ainda está centralizado no norte do país, de população muçulmana, e os movimentos de libertação do sul do Sudão seguem ativos.
     Como vimos, a diferença de credos religiosos e de etnias predominantes em diferentes áreas do país não é o único elemento a ser levado em consideração para explicar esse conflito, que se arrasta desde a década de 1960. É preciso levar em conta também a disputa por terras agrícolas e recursos hídricos, além do controle do poder político.      

Fonte : CARVALHO, Marcos Bernardino de ; PEREIRA, Diamantino Alves Correia . Geografia do Mundo  8º ano . Editora FTD . 1ª edição . São Paulo : 2009 .  

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Continentes : Fronteiras : Fronteiras Políticas : Fronteiras Socialmente Construídas

                               


As Fronteiras dos Continentes

          As  Fronteiras que Nós Estabelecemos e seu Dinamismo


        O que chamamos de continentes são as partes emersas das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. A demarcação precisa das fronteiras  continentais não se confunde com as fronteiras das placas tectônicas. Os limites dos continentes resultam de definições histórico-sociais. Em alguns casos, essas definições aproveitaram os próprios limites naturalmente estabelecidos entre a litosfera e a hidrosfera. Em outros, foi necessário adotar referências traçadas sobre as partes internas das terras emersas das massas continentais.
     Observe no mapa abaixo como as fronteiras identificadoras dos continentes africano, americano e antártico se distinguem daquelas que demarcam a Europa, a Ásia e a Oceania. Para estes últimos é necessária a utilização de limites de países, conjuntos montanhosos, rios ou bordas de lagos para identificar as fronteiras. No caso da África, da América e da Antártida, tal identificação é facilitada porque os contornos de todos eles são banhados pela água de mares e oceanos, em toda a sua extensão.  
Geografia Newton Almeida

      Tanto as fronteiras dos continentes como as dos países revelam outro tipo de demarcação territorial : as fronteiras construídas ou estabelecidas pelos agrupamentos humanos. Existem várias dessas fronteiras. Algumas das mais evidentes, as chamadas fronteiras políticas, podem ser vistas nesses mapa. Podemos observar não só os limites dos continentes, mas também os que definem os territórios dos cerca de duzentos países que compõem o mundo na atualidade. 
        Essas fronteiras são tão dinâmicas quanto aquelas que se estabeleceram naturalmente. Mas, parecem ser ainda mais dinâmicas, pois é possível detectar mudanças radicais em seu traçado em curtos períodos de tempo, sobretudo comparando-se com o tempo da história geológica do planeta. 
        As fronteiras socialmente construídas estão sujeitas às definições históricas e visam demarcar os limites entre os poderes dos países, os comportamentos culturais, as crenças religiosas etc. Definem, portanto, os territórios que cabem aos diversos países ou aqueles que são dominados por determinados grupos culturais, religiosos, étnicos e assim por diante. São extremamente mutantes, e o ritmo das modificações depende dos rumos que as histórias protagonizadas pelas numerosas sociedades, que já existiram ou continuam a existir, imprimem sobre a face da Terra. 
       Observe o que se passou com as fronteiras políticas que definem os territórios de alguns países europeus e asiáticos, apenas nas últimas décadas do século XX. Entre as décadas de 1980 e 1990, pelo menos duas dezenas de novos países passaram a figurar no mapa desse canto do mundo. Veja as alterações nos mapas baixo.   


Geografia Newton Almeida
                                                                                                                                                                                                                                  
Fonte : CARVALHO, Marcos Bernardino de ; PEREIRA, Diamantino Alves Correia . Geografia do Mundo  8º ano . Editora FTD . 1ª edição . São Paulo : 2009 . 

 
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