Divisão Internacional do Trabalho : A Nova DIT
A divisão internacional do trabalho (DIT) , se refere ao padrão de comércio/trabalho entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, da seguinte maneira :
os países desenvolvidos importam (compram) as matérias primas dos países sub-desenvolvidos ; os países desenvolvidos transformam as matérias-primas em bens acabados (automóveis, eletrodomésticos, máquinas, etc.) através das suas indústrias (fábricas) . Então, os países sub-desenvolvidos importam os produtos industrializados dos países desenvolvidos .
Esse padrão de comércio/trabalho entre os países desenvolvidos e países subdesenvolvidos (DIT) durou até 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial .
Após a 2ª Guerra Mundial muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelos países detentores do capital, ou desenvolvidos, e dessa maneira, muitas empresas passaram a espalhar filiais pelo mundo, o que acabou transformando os países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados, dessa maneira alterando as relações comerciais que predominavam no mundo . Na Nova DIT a participação dos países pobres se dá pela produção de manufaturas que empregam pouca tecnologia, mão-de-obra barata , em atividades insalubres e poluidoras, rejeitadas nas nações mais ricas. Nos países desenvolvidos a participação ocorre com a produção de bens industriais de alto valor agregado (caros) e de serviços de apoio à produção .
1 Comentários:
birl
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial