terça-feira, 26 de março de 2013

Aerofotogrametria

   
Geografia Newton Almeida

 "   É a elaboração de cartas com base em fotografias aéreas, com a utilização  de aparelhos e métodos estereoscópicos, que permitem a representação de objetos em um plano e sua visão em três dimensões.   
   Alguns detalhes são essenciais para a interpretação de uma fotografia aérea: o tamanho e a forma da área estudada, a tonalidade e as sombras existentes na foto, entre outros.
   A escala de uma fotografia aérea vai depender de sua finalidade. Normalmente, em trabalhos sobre áreas urbanas, usa-se a escala 1:8.000; para áreas rurais, 1:30.000. É possível ampliar a fotografia aérea em até cinco vezes a escala original. 
   As fotos aéreas também são usadas para determinar curvas de nível nos levantamentos cartográficos por pares de fotografias.
   Nos mosaicos cartográficos, que são montagens de fotografias aéreas, pode-se ter a visão geral da área que está sendo estudada.
   Existem também as ortofotocartas, que são imagens fotográficas aéreas, com escala precisa, em que podem estar representadas curvas de nível, ruas, limites, etc.   
                                                                                                                  "    

Fonte - Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 .

GEOGRAFIA Newton Almeida

Conteúdos de Geografia sobre a Cartografia

     
Geografia Newton Almeida

    "        Cartografia, a arte ou ciência de fazer mapas 

   Segundo a  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a "arte" (ou ciência) de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza" recebe a denominação de cartografia. 
   A elaboração de mapas começou na Antiguidade. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. 
  Anaximandro (610 a.C. - 547 a.C.), discípulo de  Tales de Mileto, é considerado o primeiro cartógrafo.  Em seu mapa, a Terra estava solta no espaço e não havia referência à sua forma. 
   A partir do século XVI, época das Grandes Navegações, mapas traçados com maior precisão passaram a desvendar caminhos para os desbravadores europeus, pois representavam o mundo de uma maneira mais próxima do real. 
   O avanço tecnológico permitiu um grande progresso e muita precisão na elaboração de mapas. As técnicas usadas antigamente foram acrescentando várias outras, como o uso de aviões para tomadas fotográficas aéreas, imagens de satélites artificiais e computadores. A partir do processamento e da análise dessas imagens, é possível elaborar vários tipos de mapas. Hoje, podemos obter imagens tridimensionais da superfície da Terra. Daí os mapas estarem cada vez mais precisos. 
   Entre os inúmeros recursos utilizados pela cartografia, destacaremos: a aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento (GIS - Geographical Information System ou, traduzindo para o português, SIG - Sistema de Informação Geográfica).
   Apesar de todas essas facilidades, não podemos nos esquecer de que, para ter sucesso, é preciso complementar o trabalho com dados obtidos em uma eficiente pesquisa de campo no local cartografado.   "  


Fonte - Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

domingo, 24 de março de 2013

Exercícios resolvidos de Geografia : Globalização : Hambúrguer é um Símbolo da Globalização

     "  Hambúrguer :  uma das marcas culturais do século XX 

Geografia Newton Almeida       A partir da década de 1990, com o fim do bloco socialista, a circulação mundial de bens e serviços tornou-se muito mais ampla, pois muitos países socialistas que somente faziam comércio entre si passaram a integrar o mercado global. 
       Hoje, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábitos de consumo semelhantes, como beber refrigerantes das mesmas marcas, alimentar-se nas mesmas redes de lanchonetes e restaurantes, assistir aos mesmo filmes e programas de televisão ou vestir os mesmos tipos de roupas. 
   O século XX marcou o momento em que hábitos culturais, como o modo de se vestir e o padrão alimentar das pessoas, passaram a ser ditados pelas grandes potências econômicas do mundo ocidental e adotados em escala mundial.  




                                                    "  

Fonte : Livro -    DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  . 


     Perguntas e respostas do Newton Almeida 

1-  Por que o hambúrguer seria uma das marcas culturais do  século XX ?

    RESPOSTA  -  Porque várias pessoas no mundo se alimentam com hamburgueres que são feitos da mesma maneira. A rede fabricante de comida rápida ou lanches, conhecida com rede de fast-food, MacDonald's, vende hamburgueres do Brasil à China, feitos no mesmo padrão, portanto afirmando que várias pessoas do mundo se alimentam com hábitos semelhantes, ou seja, uma verdadeira padronização ou marca cultural do século XX.

2- Comente sobre a imagem do hamburguer e sua simbologia com a globalização.

RESPOSTA  - A imagem mostra um delicioso hamburguer, que é consumido em todas as partes do mundo, o que é representado pelo mapa do mundo, mapa-mundi, desenhado sobre o pão do hamburguer, onde estão todos os principais  continentes : África, Europa, Ásia e América . A padronização cultural (alimentação, forma de vestir, enfim, semelhantes hábitos de consumo) adotada em escala mundial é um reflexo da fenômeno da Globalização.

3-  Responda em poucas palavras :  o que é Globalização ? 

RESPOSTA    -   A Globalização é o aumento das trocas de informação e mercadorias ao redor do mundo, facilitada pelos meios de transporte e redes tecnológicas (para a difusão da informação), impulsionada pelo poder das potências econômicas (países ricos) e das empresas transnacionais. 

4- Cite avanços tecnológicos que facilitaram o avanço da Globalização, antes do século XX .

RESPOSTA -   No final do século XV (1401 - 1500 ) os europeus conseguiram construir as naus que puderam iniciar o processo de colonização, que pode ser considerado uma etapa da globalização no mundo.  Outro exemplo de avanço tecnológico é a invenção do telégrafo, que possibilitou o envio de informações em velocidade extremamente maior, do que a velocidade dos mensageiros que andavam à cavalo.  

     *  O telégrafo foi inventado por Samuel Finley Morse (americano) que em 1844 conseguiu implantar a primeira linha telegráfica do mundo,  unindo as cidades de Baltimore a Washington. No Brasil, a primeira linha de telégrafo foi instalada em 1857, do Bairro Saúde, na cidade do Rio de Janeiro, até a cidade de Petrópolis. 

5- Cite invenções  do século XX que facilitaram o avanço da Globalização. 

 RESPOSTA  -   O século XX começou no ano de 1901 e terminou no ano de 2000. Portanto, nesse período da história humana, podemos citar a invenção da televisão, os satélites artificias, computadores e internet, que tornaram possível levar as informações, em segundos, para qualquer parte do mundo. Além disso, também foram desenvolvidas as redes de transportes (rodovias, ferrovias - trem bala, navios e aviões) que tornaram possível enviar mercadorias para qualquer parte do mundo em tempo muito reduzido. 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Datação ou Contagem dos Séculos com Exercícios Resolvidos para Você Aprender a Contagem dos Séculos

     
Geografia Newton Almeida

        Como saber em qual século está determinado ano ?

   A saga humana no planeta Terra começou a uns 2 milhões de anos atrás com o surgimento dos primeiros hominídeos, na África, onde hoje se situam o Quênia, Tanzânia e Etiópia.  A partir daí, os seres humanos reproduziram-se e passaram a habitar quase todas a regiões da superfície terrestre, desenvolvendo diversas línguas e culturas. 
   A história e a geografia costumam, em seus estudos e textos, situar os acontecimentos em períodos de tempos através da datação dos séculos. Por exemplo :  as Grandes Navegações tiveram início no século XV, a Revolução Industrial começou no século XVIII. 
  Portanto, é necessário ter sempre claro na mente os anos em que os séculos estão compreendidos. Inicialmente, lembre-se de  que uma década é o período de dez anos, e um século é o  tempo de 100 anos. Os anos são representados por algarismos arábicos (1, 2 , 3 ,4, 5....) e os séculos são representados por algarismos romanos (I, II, III, IV, V ....) . 
    O calendário que quase todos países do mundo utilizam atualmente, inclusive o Brasil,  é o calendário Gregoriano (substituiu o calendário Juliano no ano de 1582, pelo Papa Gregório XIII).  
   Lembre-se de que o início da era cristã foi no ano 1, quando Jesus Cristo foi concebido (Anno Domini). Não existe ano 0 (zero). Qualquer data antes do ano 1, tem que especificar a.C., antes de Cristo. 
    Vamos agora listar todos os séculos da Era Cristã, desde o ano 1 até os dias atuais. 

    Século  I     :  1    -  100  (o século I começa no ano 1 e termina no ano 100)

    Século II    :  101  - 200 (o século II começa no ano 101 e termina no ano 200) 
   Século III    :   201  - 300
   Século  IV   :   301  - 400
  Século  V     :   401  -  500
  Século VI    :    501  -  600
 Século VII    :     601   - 700
 Século VIII   :    701   -  800
 Século IX      :    801   -  900
Século  X       :    901   -  1000
Século  XI      :    1001 - 1100
Século XII     :    1101 -  1200
Século XIII    :    1201 - 1300
Século  XIV   :     1301 - 1400
Século  XV     :     1401 - 1500
Século  XVI    :     1501 - 1600
Século  XVII   :    1601  - 1700
Século XVIII   :    1701 - 1800
Século  XIX     :    1801 - 1900
Século  XX      :     1901 - 2000
Século  XXI     :     2001 - 2100

            Exercício - Marque em qual século se situa o ano : 


a)  21


b)  567


c)   3567


d)  1458


e)  1888


f)  1789


g) 1989


h)  1500 

     Respostas      

 ( Observem  uma  regra bem básica : todo século começa no ano terminado em 1 e termina no ano com final 0 ) 

a)  O ano 21 está no Século  I  (entre 1 e 100) 


b)  O ano 567  está no Século VI (entre 501 e 600) 


c) O ano  3567  estará no período do Século XXXVI  (entre o ano 3501 e 3600)


d) O ano 1458 está no Século XV (entre 1401 e 1500)


e) O ano 1888 está no Século XIX (entre 1801 e 1900)


f) O ano 1789 está no Século  XVIII (entre 1701 e 1800)


g) O ano 1989 está no Século XX (entre 1901 e 2000) 


h) O ano 1500 é o último ano do Século XV (entre 1401 e 1500) 


    Veja o Vídeo  


              

GEOGRAFIA Newton Almeida

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Exercícios Resolvidos : Regionalização : Desenvolvimento

     Questões com respostas, que elaborei, sobre o Nível de Desenvolvimento dos Países do Mundo. 

1ª   QUESTÃO  - 

        O que significa REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ?

RESPOSTA -   A regionalização do espaço geográfico é simplesmente um recorte de uma determinada porção da superfície terrestre, levando em conta características comuns escolhidas. Por exemplo : A Regionalização do Brasil por características políticas :  nada mais é do que dividir o espaço geográfico brasileiro em seus estados (veja a imagem abaixo) . 

Geografia Newton Almeida






  Portanto, levando em conta o NÍVEL  de DESENVOLVIMENTO, ou seja quem é mais desenvolvido e quem é menos desenvolvido, o mundo (o mesmo que espaço geográfico) é regionalizado em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.


2  QUESTÃO 


         O que são os países desenvolvidos ? 


RESPOSTA -  Um país desenvolvido é aquele em que a sua população vive com  excelentes níveis de qualidade de vida. Há pouco tempo atrás, bastava somar o PIB (Produto Interno Bruto = riqueza produzida pelo país em um ano) do país e dividi-lo pela população para calcular o PIB per capita de cada país, e comparava-se qual país possuía maior renda per capita do que o outro. 
   Por exemplo : Digamos que o PIB do Brasil é da ordem de R$ 4 trilhões e sua população é da ordem de 200 milhões de brasileiros. Qual é a renda de cada brasileiro, ou seu PIB per capita anual ? 
    4.000.000.000.000,oo  / 200.000.000  =  4.000.000 / 200 = 40.000 / 2 = 20.000 .  Então a renda média anual de cada brasileiro é da ordem de R$ 20.000,oo reais .   *  Atenção pessoal, eu arredondei os valores do PIB e população brasileira para simplificação nas contas. O importante é entender o que significa  PIB per capita.  Imagine uma família que vive com R$ 1.000,oo por mês e tem três pessoas apenas, a esposa, o marido e uma filha. Se uma outra família com renda mensal de R$ 1.000,oo por mês têm 10 pessoas,  esposa, marido e oito filhos, então a sua renda per capita é bem menor do que a que tem menos filhos. Num país acontece o mesmo. Quanto maior a população será menor o PIB per capita. A população brasileira é enorme, e grande parte do povo vive  em condições de pobreza ainda. Costuma-se dizer que o BRASIL É RICO, MAS O POVO É POBRE . 
   Então países com melhor renda per capita do que o Brasil seriam mais desenvolvidos e países com menor PIB per capita seriam classificados como menos desenvolvidos do que o Brasil. 
   Sabem qual é a colocação atual do Brasil entre os países com maior PIB do mundo ? O Brasil é o sexto colocado. Ou seja, o Brasil é o sexto país mais rico do mundo.  Mas, o Brasil é considerado subdesenvolvido, ou seja, sua população não possui um nível excelente de qualidade de vida.    

    Foi por isso que recentemente, mudou-se essa forma de avaliação do nível de desenvolvimento e passou-se a utilizar o cálculo do IDH , Índice de Desenvolvimento Humano, que avalia, além da renda per capita, os níveis de saúde e educação da população para classificá-lo como desenvolvido ou subdesenvolvido. O IDH permite uma avaliação mais justa sobre o real desenvolvimento da população do país.
   Uma população desenvolvida tem acesso à saúde e educação de qualidade, tem acesso ao saneamento básico (tratamento de água, coleta de lixo, coleta e tratamento de esgoto,  drenagem de águas da chuva), os seus idosos alcançam mais de 80 anos, em geral, e essa população vive com  renda per capita elevada, o que lhe permite comprar bens de consumo (geladeiras, ar-condicionado, automóvel, etc.) e adquirir casa própria com facilidade.   

3 ª  QUESTÃO -


       Quantos países no mundo são considerados desenvolvidos ?


RESPOSTA  -   A população dos países desenvolvidos corresponde a cerca de 20% da população


 do planeta, e tem renda de cerca de 86 % do PIB mundial  .



      O mundo tem cerca de 200 países, e apenas uns 40 são considerados desenvolvidos.  A elevada renda per capita (renda média por habitante) nos países desenvolvidos possibilita um padrão  de vida e níveis de consumo muito altos : dos gastos com o consumo individual no mundo, 86% são efetuados pela população dos países desenvolvidos . 


    Nos países desenvolvidos, a parcela da população pobre é reduzida.  A maior parte da população pertence à  classe média e tem elevado padrão de vida .  Há também uma classe constituída por pessoas muito ricas, mas a distribuição de renda nos países desenvolvidos não é tão desigual como nos países subdesenvolvidos.
      
        Eu (Newton Almeida) considero país desenvolvido aquele que possui IDH muito elevado, que na pesquisa IDH 2011 lista 47 países : Noruega, Austrália, Países Baixos, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Liechtenstein, Alemanha, Suécia, Suíça, Japão, Hong Kong, Islândia Coréia do Sul, Dinamarca, Israel, Bélgica, Áustria, França, Eslovênia, Finlândia, Espanha, Itália, Luxemburgo, Singapura, República Checa,  Reino Unido, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Chipre, Andorra, Brunei, Estônia, Eslováquia, Malta, Qatar, Hungria, Polônia, Lituânia, Portugal, Bahrein, Letônia, Chile, Argentina, Croácia e Barbados. 

      Nosso Brasil ainda é considerado subdesenvolvido, mas estamos avançando bastante, nos últimos anos. A diminuição da desigualdade social no Brasil deve continuar a ser combatida, para que a população brasileira viva em excelente Nível de Desenvolvimento. 
    Os programas sociais, o aumento do salário mínimo tem que continuar ! Além disso, o Brasil precisa investir muito em educação, no saneamento básico e facilitar a aquisição de casa própria.  
    O IDH do Brasil em 2011 era de 0,718, ocupando o 84º lugar entre os 187 países pesquisados.  Barbados ocupa a posição de 47º , com IDH (2011) de 0,793, abaixo dessa posição os países são considerados subdesenvolvidos. 

GEOGRAFIA Newton Almeida

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Roraima com Soberania Ameaçada Segundo Relato de Celso Luiz Borges de Oliveira


    Recebi esse email, em 12 de fevereiro de 2013. As informações, embora surpreendentes, parecem que retratam a realidade : 

"    
Segue abaixo o relato de uma pessoa que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata- se de um Brasil que a gente não conhece..
As duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui.
 Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução.
Para começar, o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense. Pra falar a verdade, acho que a proporção de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai. Portanto, falta uma identidade com a terra.
Aqui não existem muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, (e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro) ou a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo.

Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando- se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades.
Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km ) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena (Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.
 Detalhe: Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI.
Outro detalhe: americanos entram à hora que quiserem. Se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem- se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum se encontrar por aqui americano tiponerdcom cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas, pasme, se você quiser montar uma empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí, camu-camu etc., medicinais ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia...
Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: Os americanos vão acabar tomando a Amazônia.E em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes.. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí:
'Irão não minha filha, tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa'.
A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas. Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudo
objetivo de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático). Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito f
 cil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares.
Pergunto inocentemente às pessoas:  porque os americanos querem tanto proteger os índios?  A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animal e vegetal, da abundância de água, são extremamente ricas em ouro - encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.
Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de socorro a alguém que é do sul, como se eu pudesse dizer isso ao presidente ou a  alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa.
É, pessoal... saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho.
Será que podemos fazer alguma coisa???
Acho que sim.
Repasse esse e-mail para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos.
Mara Silvia Alexandre Costa
Depto de Biologia Cel. Mol. Bioag.Patog. FMRP - USP
Opinião pessoal:
Gostaria que você que recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas. Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a acontecer.
Afinal foi num momento de fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim poderá se aproveitar esta situação de fraqueza norte-americana (perdas na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a próxima guerra.
Conto com sua participação, no envio deste e-mail.

Celso Luiz Borges de Oliveira
Doutorando em Água e Solo FEAGRI/UNICAMP 
97398401                                                                                 "


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ordem Bipolar : Guerra Fria : Muro de Berlim

          "    A ordem bipolar

   Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os aliados dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Criaram-se assim dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. 
   De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam sistemas capitalistas; do outro lado encontravam-se a União Soviética e outros países que mantinham sistemas socialistas. Com isso, a ordem política mundial adquiriu um caráter bipolar. Veja a figura abaixo. 

Geografia Newton Almeida

Fonte da figura - mapa da expansão dos países comunistas no mundo:  http://inngridp.blogspot.com 
  
                 A Guerra Fria

   Você aprendeu que a disputa entre os EUA e a URSS pela hegemonia mundial ficou conhecida  como Guerra Fria - um dos períodos mais tensos do século XX. As duas superpotências forneciam armas convencionais a seus aliados, envolvidos em guerras locais, mas lançavam-se em uma corrida espacial e armamentista com armamento nuclear.

                  Os três mundos 


   Durante a Guerra Fria, era comum regionalizar o espaço mundial em "três mundos".

      - Primeiro Mundo : formado por países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, França, etc.
         - Segundo Mundo : formado pelos países socialistas, como China, União Soviética, Polônia, Hungria, etc. 
      - Terceiro Mundo : constituído por um conjunto muito heterogêneo de países subdesenvolvidos (pobres), como Brasil, Marrocos, Egito, etc. 

               A Europa dividida


   Em 1949, como consequência da bipolarização, os países da Europa alinharam-se nos dois blocos rivais : a Europa Ocidental capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e a Europa Oriental socialista, sob influência da União Soviética. 

   Nesse mesmo ano, o território alemão, ainda ocupado pelos vencedores do conflito mundial, foi dividido entre dois novos Estados: a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, socialista. 

              O Muro de Berlim


   O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961.

   O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para o lado ocidental. Isso ocorreu porque, embora localizada dentro do território da Alemanha Oriental, a cidade de Berlim também estava dividida em duas: a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista, e a parte leste, capital do governo oriental socialista. 

              O fim do socialismo real e da Guerra Fria


   A partir dos anos 1980, o mundo bipolarizado passou por uma série de transformações. Durante décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores  como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento. 

   Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou grandes transformações no cenário geopolítico mundial: fim da Guerra Fria, queda dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental, formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) - que reuniu quase todas as ex-repúblicas soviéticas e adotou o capitalismo como sistema econômico -, entre outras transformações.
   Atualmente, só a Coreia do Norte, Cuba e a China Popular continuam a se proclamar socialistas, embora apresentem, especialmente no caso chinês, mudanças características do capitalismo.      
   
                                                                           "

 Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Socialismo : Características : Rússia : Exercícios

        
Geo Newton

         "   O sistema socialista 

   Podemos definir socialismo como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdade.
   Para atingir esse fim, o socialismo defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o total controle da produção, com o compromisso de garantir à população a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação, habitação etc.

                     As características do socialismo

   O socialismo prevê a adoção das seguintes políticas : 
      - Estatização .  As terras  e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores. 
      - Economia planificada. As atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada pelo Estado, que decide o que e como produzir, para atender às necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.
    - Pleno emprego. Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado cria um imenso quadro de funcionários, garantindo emprego a todos. O pleno emprego favoreceu o surgimento de uma enorme burocracia nos países socialistas. 
     - Relação social. O objetivo era diminuir as diferenças sociais, mas o que se viu nos países socialistas foi a obtenção de privilégios pelos dirigentes do Estado. 

                   A experiência russa 

   O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por quinze repúblicas socialistas, cujo poder central estava concentrado em Moscou, na Rússia. 
   Após a Segunda Guerra Mundial, outros países, principalmente do leste da Europa, foram incorporados à URSS.
   O modelo de governo instaurado na Rússia e no Leste europeu não seguiu as propostas originais do socialismo. Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas estatais (formada pelos dirigentes desses países) que impedia o povo de participar das decisões. 
   Apesar das diferenças entre o socialismo real (o que foi implantado) e o idealizado, os países que adotaram o sistema apresentaram, durante décadas, indicadores sociais e econômicos semelhantes aos dos países capitalistas ricos, com destaque para as áreas de educação, saúde, transportes e comunicações. 
                                                            "
Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  . 

   Exercícios  (com respostas) 

1-  O socialismo é um sistema de produção que propõe a construção  de uma sociedade sem classes e sem desigualdades.  Pergunta : Qual é o outro sistema de produção, que é utilizado no Brasil e na quase totalidade dos países do mundo, que você conhece ? 

       RESPOSTA  -  O sistema capitalista, ou capitalismo. 

2-  O socialismo procura resolver as diferenças sociais, e no capitalismo ? No sistema capitalista você encontra diferenças sociais ?

       RESPOSTA -  Sim ! O sistema capitalista tem como fundamento a liberdade de  mercado, ou seja, qualquer pessoa tem a liberdade de trabalhar, de organizar sua própria empresa. Essa liberdade de empreender é muito boa, facilita a realização pessoal, mas a quantidade de pessoas que enfrentam privações é muito grande. Na grande maioria dos países capitalistas não desenvolvidos, como o caso do Brasil, existe uma pequena parcela de pessoas muito ricas e a grande maioria é pobre, ou seja, a desigualdade social é enorme. É importante que a qualidade da educação das escolas públicas seja muto boa, para garantir que os mais pobres tenham condições de alcançar qualquer profissão que desejem, e assim obter uma vida mais confortável e plena.  

3-  No sistema socialista de que maneira o governo busca eliminar as diferenças sociais ? 

      RESPOSTA  - A partir do fim da propriedade privada, ou seja, no socialismo o Governo determina tudo o que acontece na economia e procura distribuir, a todos, saúde, moradia, emprego, educação, cultura, etc. 

4- Se no sistema socialista todos tem acesso à educação, moradia, saúde, então a população de um país socialista deve ser muito feliz e contente. Sim ou não ? 

        RESPOSTA  -  A coisa que o governo socialista não fornece aos seus cidadãos é a liberdade. Fica difícil de ser feliz se você não pode escolher a profissão que vai seguir. Imagine não poder viajar para outro país, mesmo que tenha parentes no exterior. 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os Rios e Cidades do Oriente Médio : Trecho do Livro Uma Breve História do Mundo - Geofrey Blainey

         Por Geofrey Blainey 

            "   As Cidades dos Vales 
  
Geografia Newton Almeida   Se um viajante incansável que viesse no Oriente Médio em 4000 a.C. tivesse realizado o feito pouco comum - e talvez impossível - de cruzar por terra toda a extensão que vai das margens do  Mar Negro ao alto Rio Nilo, não teria encontrado nenhum monumento de grande vulto.   Não   teria   encontrado nenhuma  cidade,  nenhum  templo  de  conhecimento e  nenhum  palácio  real  de enorme luxo. Se, aproximadamente  1,5  mil  anos  mais   tarde, outro   viajante   seguisse  o  mesmo  caminho,  visões deslumbrantes  teriam sido  relativamente  numerosas, principalmente ao  longo dos  grandes  rios da região. Quatro volumosos  rios  desse canto do mundo e  vários  outros importantes rios de terras mais afastadas tiveram um papel fundamental no despertar da civilização. 
   Os grandes rios do Oriente Médio,  atravessaram  planícies  secas  cujo  solo  era  enriquecido  pelas enchentes  anuais.   Dezenas  de  milhões  de  toneladas   de  sedimentos  eram  carregados  corrente abaixo e  espalhados em camadas finas sobre o solo empobrecido, como um fertilizante. Nas estações secas, os canais carregavam a água dos rios para irrigar as terras cultiváveis queimadas pelo sol. Nas planícies  alagadas,  um número  maior de  pessoas  podia  ser  alimentado,  dentro  da  mesma área. Assim,  ali  as cidades  cresceram mais do que em qualquer outro lugar do mundo naquela época. Em um tempo em que o transporte por terra era primitivo, os rios  largos  serviam  também  de estrada, ao longo da qual os barcos  podiam  transportar  a  partes  longínquas  do  reino,  a  baixo  custo, grãos e pedras para construção. 


   
Fonte :     Livro -  BLAINEY, Geofrey; Uma Breve História do Mundo, Editora Fundamento, São Paulo : 2011 .
Fonte da imagem : Google Earth . 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Geografia para o Ensino Fundamental em Questões de Múltipla Escolha Com Respostas sobre Capitalismo

Geografia Newton Almeida

      Questões de múltipla escolha de geografia, do nível do ensino fundamental  sobre o capitalismo.   Ao final de cada questão está a resposta. Está bem fácil!  Bom exercício! 


1-  Em oposição ao sistema capitalista surgiu o sistema socialista com a Revolução Russa, de Bolchevique em 1917.  Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo.

a) O capitalismo  é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII.

b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

c) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

d) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.


RESPOSTA  -  b


2-  No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão" entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado.  Marque a alternativa correta .

a) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

b)  O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

c) O proletariado é  refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a  sua força de trabalho. 

d) A burguesia é refém do proletariado, com seus  meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 


RESPOSTA  -   a


3-  Quais são as três fases do capitalismo ? 

a) Levando em conta o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em duas fases:  capitalismo de mercado e capitalismo social.

b) Tomando como base o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases : capitalismo agrícola, capitalismo agropecuário e capitalismo bancário.
c) Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo portuário, capitalismo rodoviário e capitalismo aéreo .
d)  Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro . 


RESPOSTA  -   d


4- A fase do capitalismo comercial foi marcada pela expansão marítima, com as Grandes Navegações iniciadas no século XV. A expansão marítima permitiu aos europeus tomar  contato com territórios até então desconhecidos por eles. Esses territórios tornaram-se  colônias fornecedoras de mão-de-obra escrava, matérias-primas e metais preciosos. As  colônias também eram consumidoras dos bens produzidos nas metrópoles, além de receptoras do excedente populacional europeu.      Sobre o capitalismo comercial é correto afirmar :

a) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XXI possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

b) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XVIII ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

c) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XVIII possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

d) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.


RESPOSTA -   c


5- As principais formas de produção de mercadorias no capitalismo comercial eram o artesanato e a manufatura. Marque a alternativa que explica corretamente a diferença entre artesanato e manufatura. 

a)  O artesanato é uma atividade industrial, na qual o artesão trabalha com máquinas muito desenvolvidas. Já na manufatura o trabalho é realizado manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

b) O artesanato é uma atividade coletiva, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas de maneira solitária por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

c) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão não é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também coletivamente, mas individualmente  por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

d) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 



RESPOSTA  -  d


6 - Durante a fase do capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento  do que hoje conhecemos como indústria. 
    O texto acima se refere ao surgimento de  qual fase do capitalismo ? 

a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo comercial.
c) Capitalismo social.
d) Capitalismo consumidor. 


RESPOSTA  -   a


7-   No século XVIII, teve início na Grã-Bretanha a chamada  Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalho e pelo emprego de mão-de-obra assalariada. Como consequência,  ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema  capitalista. O desenvolvimento do capitalismo industrial fez ampliar ainda mais as trocas internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores de matérias-primas. 
     Sobre o texto acima, é correto afirmar : 

a)  A revolução industrial aumentou a produção de mercadorias, pela utilização de máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 


b) A revolução industrial diminuiu a utilização de matérias-primas devido à utilização de   máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 


c) A revolução industrial aumentou a renda da mão-de-obra assalariada, pelo aumento das trocas internacionais e especialização do trabalho.


d) A revolução industrial recebeu esse nome, pois revolucionou os processos de trocas de mercadorias, ampliando o mercado consumidor e  especializando o trabalho.



RESPOSTA  -   a



8-  O capitalismo financeiro é a fase atual do capitalismo caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos, ou então os bancos absorvem indústrias. O capitalismo financeiro consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas - as ações - nas bolsas de valores. As ações permitem que pessoas ganhem dinheiro sem a necessidade de participar diretamente da produção de alguma mercadoria. 

            Sobre o texto acima é correto afirmar : 

a) A fase atual do capitalismo é a financeira, que substituiu as indústrias pelos bancos.  As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 


b) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo da bolsa de valores, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de os bancos conseguirem dinheiro com as indústrias .  


c) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo financeiro, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 


d) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo industrial, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 



RESPOSTA  -  c



9-  Assinale a alternativa que enumera as principais características do capitalismo:


a) Propriedade privada dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; proibição do lucro. 

b) Propriedade privada dos meios de produção ; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 

c) Propriedade pública dos meios de produção; economia de supermercado; lei da consulta e da procura ; gasto. 



d) Propriedade pública dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 



RESPOSTA  -   b



10- Uma característica do capitalismo é a concorrência : para obter a maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços. 
      Sobre o texto acima, a única alternativa correta é :   

a) A concorrência busca obter a maior rentabilidade possível, que significa aumentar o lucro, e isso prejudica os consumidores.  

b) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos empresários e é prejudicial aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

c) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

d) A concorrência é uma característica do capitalismo que traz prejuízos  aos consumidores, pois diminui suas opções de compra e reduz preços. 


RESPOSTA  -  c



Geografia Newton Almeida

     A imagem acima mostra um bem sucedido empresário que deve ter enriquecido através da exploração do petróleo. O enriquecimento é o sonho da maioria das pessoas, o que não se trata de algo ruim ou pecaminoso. O importante é que cada ser humano deseje que seu próximo prospere também, e que todos juntos possam enriquecer, e ao mesmo tempo garantirem a preservação de todos os outros seres vivos (biodiversidade). Será que isso vem acontecendo no mundo? Será que o capitalismo vem possibilitando iguais oportunidades a todos? Com certeza a pior marca do capitalismo é a desigualdade social.
    Converse com seus colegas e professores sobre como seria possível diminuir a desigualdade social. Realize um debate, também, sobre o capitalismo e a sustentabilidade. Dois problemas fundamentais que o capitalismo não consegue resolver. 

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