quinta-feira, 27 de junho de 2013

Globalização : Crime : Narcotráfico

Geografia Newton Almeida

       "    O crime pegou carona na infovia

      O fenômeno da globalização, ao mesmo tempo que traz novas e bem-vindas formas de contato entre pessoas, empresas e Estados, através das infovias, das redes de informática e da criação de espaços comuns de convivência transnacional, também carrega as mazelas inerentes à condição do ser humano em todas as épocas. Estamos falando da globalização do crime. 
   Isso quer dizer que a prática de crimes já não se atém a fronteiras nacionais; pelo contrário, alguns crimes são transnacionais e somente assim encontram sua razão de ser e existir. É o crime planejado e executado em várias línguas (...)
     O narcotráfico ou tráfico de drogas é talvez o crime que mais tem aumentado nos últimos tempos, por conta de suas conexões globalizadas. Produtos como a maconha, a cocaína, a heroína e a morfina (...) são produzidos, traficados e consumidos em larga escala, à revelia das autoridades ou com sua colaboração. 
   Tomando como exemplo a cocaína, vejamos qual é o caminho do crime : a produção se dá em alguns países, com destaque para a Bolívia e o Peru; o processamento e o refino da droga ocorrem em laboratórios escondidos na Floresta Amazônica, em território  boliviano, 
colombiano, venezuelano, peruano, brasileiro, etc. Uma vez refinada, a droga que sai da América do Sul é traficada pelos cartéis  internacionais para os locais onde será distribuída ou consumida, especialmente na Europa e nos EUA. 
   Em 1986, o presidente Ronald Reagan alçou o narcotráfico à condição de ameaça à segurança nacional dos EUA, com consequências muito sérias para a política externa desse país. Desde então, a Agência de Controle de Drogas (Drug Enforcement Administration - DEA) vem ganhando um grande poder de investigação e atuação além-fronteiras. A parcela anual do orçamento americano (estadunidense) para o combate às drogas ultrapassou a cifra dos 10 bilhões de dólares na década de 1990.
   Os EUA passaram a utilizar suas Forças Armadas para combater o narcotráfico na América Central e na América do Sul (...). Ações militares dos EUA, promovidas em países como a Bolívia, geraram temores por parte de militares e diplomatas latino-americanos sobre uma nova forma de intervenção nos assuntos internos das nações. (...)
   O poder das organizações criminosas, que dispõem de arsenais bélicos sofisticados, obtidos no mercado internacional ilegal de armas e têm domínio sobre vastas áreas, atenta contra a soberania do Estado e contra a segurança dos cidadãos. "    

Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   >  BRIGAGÃO, Clóvis; RODRIGUES, Gilberto. Globalização a olho nu. São Paulo: Moderna, 2004, p. 111 - 113.



GEOGRAFIA Newton Almeida








terça-feira, 25 de junho de 2013

Regionalização : Mundo : IDH : O IDH dos países subdesenvolvidos : O IDH dos países desenvolvidos

       "   Regionalização de acordo com o IDH

           O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

           O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países. Em sua composição consideram-se o PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização. 
   O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1 é o índice, maior é o desenvolvimento humano do país. Há três níveis de classificação : 

      * alto desenvolvimento humano  -  países com IDH igual ou maior que 0,800 ;

      *  médio desenvolvimento humano -  países com índices entre 0,500 e 0,799 ;

       * baixo desenvolvimento humano - países com IDH abaixo de 0,500 .

      Observe no mapa abaixo a regionalização do mundo segundo o IDH dos países . 
Geografia Newton Almeida





             O IDH dos países desenvolvidos

             Ao observar o mapa, podemos constatar que a maioria dos países   com   alto   IDH    está situada no Hemisfério Norte. Nesse grupo, a expectativa de vida, em geral, ultrapassa os 75 anos; as  taxas de analfabetismo são baixas,  alguns países chegam  a ter mais de 95% de sua população adulta alfabetizada. Na Noruega, por exemplo, não há analfabetos.  Outra  característica  é o PIB per capita elevado, o que permite um alto grau de consumo e boa qualidade de vida. 


             O IDH dos países subdesenvolvidos

             A maioria dos países com baixo IDH encontra-se  no   Hemisfério Sul,   principalmente na África. Nesse grupo de países, a expectativa de vida é muito baixa.  Quem  nasce  em Serra Leoa e em Burquina Fasso, por exemplo,   países  com menores IDH do mundo em 2005, tem uma expectativa de vida média  pouco superior a 40 anos. As   taxas   de   analfabetismo   são altas, e o PIB per capita é baixo. 

              Algumas considerações sobre o conceito de desenvolvimento humano

             A ideia de desenvolvimento humano ficou  muito associada  ao  IDH.  Infelizmente,    esse índice  reforça   uma   interpretação   simplificada    do    conceito de   desenvolvimento    humano, relacionando-o   apenas   à   expansão  da  escolarização,  da   saúde,   da expectativa de vida e ao aumento da renda per capita. 
      Na verdade, o conceito de desenvolvimento humano envolve também as liberdades políticas, a participação na vida da comunidade e a segurança física   das pessoas,  pois  esses direitos são tão importantes quanto saber ler e gozar de boa saúde. 
      Não foi, porém,  por negligência  ou  por   serem  menos  importantes  para  o desenvolvimento humano que esses itens ficaram fora da avaliação do IDH,   mas   pela     dificuldade   de  medi-los adequadamente.
      Para  existir o   pleno desenvolvimento   humano   nas   nações,  é  necessário  haver, além das transformações econômicas, mudanças sociais contínuas e profundas. 

                                                                                               "    

Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora 

Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  . 


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domingo, 23 de junho de 2013

A Cara do Brasileiro

Geografia Newton Almeida

"   Afinal, quem somos nós, os brasileiros ? À primeira vista, a resposta para essa pergunta é fácil: somos o produto da miscigenação entre os colonizadores portugueses, os índios que aqui viviam e os africanos trazidos como mão-de-obra escrava, além dos imigrantes que chegaram entre os séculos XIX e XX - como alemães, italianos, japoneses. Até aí, tudo bem. Somos, enfim um povo mestiço genética e culturalmente que, apesar da diversidade, compartilha certos traços em comum (...).
   Que o brasileiro é miscigenado, é algo que se vê. Mas quanto ? Em que proporção ? (...) Após pesquisar mais de 300 amostras genéticas de brasileiros de diversas regiões do país, isolando traços praticamente inalteráveis transmitidos de pai e mãe para filho e filha durante séculos, (pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais) tiveram algumas surpresas.
   A primeira foi a diferença entre a carga genética dos antepassados paternos e maternos (...). A maioria tem traços europeus herdados dos antepassados masculinos e traços indígenas e africanos herdados da mãe. A ciência comprova que o colonizador europeu não se fez de rogado em ter uma prole numerosa com escravas e nativas.   
   A segunda surpresa está relacionada à falta de relação entre a cor da pele e a origem genética dos brasileiros. 'A cor, no país, diz pouco sobre a origem de uma pessoa', diz Sérgio Pena (geneticista da Universidade Federal de Minas Gerais que comanda os estudos de mapeamento dos 500 anos de miscigenação no Brasil). 'Cerca de dois terços das amostras genéticas de pessoas de cor branca não eram de origem europeia'. Esses dados revelam que, no Brasil, a classificação de pessoas pelo aspecto físico é inútil, já que, geneticamente, muitos brancos podem ser considerados negros e muitos negros podem ser considerados brancos (...)    "  

Fonte  :  CAVALCANTE, Rodrigo. Acara do brasileiro. Superinteressante. São Paulo: Abril, ed. 217, set. 2005. p. 68-71.

       Livro Projeto Araribá 8º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007
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quarta-feira, 19 de junho de 2013

Paraguai

        
Geografia Newton Almeida

         "  O Paraguai 406.752 km², o atual 

                Características do território

   Com cerca de 406.752 km², o atual território paraguaio resulta de uma sucessão de perdas e conquistas de terras. 
   As perdas ocorreram para o Brasil e a Argentina, na Guerra do Paraguai * (1864 - 1870). A conquista se deu quando o país anexou parte do território boliviano após ter vencido a Guerra do Chaco ** (1932 - 1935).
   O Rio Paraguai, que atravessa o território de norte a sul, é o marco da distribuição do país em duas regiões distintas : a Ocidental e a Oriental. 
   A região Ocidental ocupa 67% da área total do Paraguai. O norte dessa região corresponde ao Chaco, uma extensa área pouco povoada: da população total de aproximadamente 5 milhões de habitantes, apenas 5% concentram-se ali. 
   A região Oriental, situada entre os rios Paraguai e Paraná, concentra as principais atividades econômicas do país, bem como a maior parte da população, principalmente no entorno da capital, Assunção. 

* Guerra do Paraguai  -  maior conflito armado ocorrido na América do Sul. Envolveu Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. 
** Guerra do Chaco - conflito armado que envolveu a Bolívia e o Paraguai pela disputa da região do "Gran Chaco". 

             Aspectos Populacionais

   Parcela significativa da população paraguaia está empregada no setor primário da economia, o que se reflete na urbanização do país: o Paraguai é um dos países latino-americanos com menor taxa de urbanização (cerca de 55% da sua população vive nas cidades). 
   Os indicadores sociais da população paraguaia são típicos de países subdesenvolvidos : as taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo são elevadas, e a expectativa de vida é baixa. 
   As principais cidades do Paraguai são Assunção e Ciudad Del Este, esta última localizada na fronteira com Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná.  

              Aspectos econômicos 

   Na região Ocidental, destacam-se a pecuária bovina de corte, praticada nas planícies dos rios Paraguai e Pilcomayao, o cultivo do algodão, que tem como prioridade o mercado externo, e o turismo rural. No Chaco, a principal atividade econômica é a exploração do quebracho, árvore da qual se extraem o tanino, usado para curtir e amaciar o couro bovino, e o quinino, utilizado na indústria farmacêutica. 
   Na região Oriental, as principais atividades econômicas são a extração vegetal, principalmente de madeira e erva-mate, e a produção agropecuária, sobretudo os cultivos de cereais, algodão, tabaco e a pecuária bovina. O segmento agropecuário  apresenta baixo grau de mecanização e pouco emprego de técnicas modernas no plantio, irrigação e manejo do solo e do gado.  

              Comércio e indústria

   Na fronteira com Foz do Iguaçu, o movimento de brasileiros é intenso, com grande comércio de produtos importados. Diariamente, milhares de pessoas atravessam a Ponte da Amizade para comprar mercadorias que depois são revendidas no Brasil, ou apenas para adquirir produtos eletrônicos a preços mais baixos. No entanto, muitas dessas compras entram em nosso país de maneira ilegal, isto é, sem que os impostos de importação sejam pagos pelos compradores. 
   A atividade industrial do Paraguai, basicamente associada aos setores têxtil e alimentício, é pouco expressiva e está concentrada nos arredores de Assunção.
   O consumo de energia no país é menor que a quantidade gerada, o que acontece principalmente na Hidrelétrica Binacional de Itaipu, construída em sociedade com o Brasil. Assim, o Paraguai vende o excedente de energia para o Brasil e para outros países da América do Sul.
  País interior, isto é, sem saída para o mar, o Paraguai depende do Porto de Paranaguá, no Brasil, ou da navegação pela Hidrovia Paraná-Paraguai até o porto de Buenos Aires, na Argentina, para escoar seus produtos e receber mercadorias de outros países. 

Geografia Newton Almeida





Fazenda na cidade Caapucu (Paraguai, 2005). A criação de gado bovino é uma importante atividade econômica no país. 



Geografia Newton Almeida


Vista aérea da Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai (2004).  

"



Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007



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terça-feira, 18 de junho de 2013

Diplomatas : Cônsul : Embaixador

     
Geografia Newton Almeida

       "  Diplomatas são pessoas oficialmente encarregadas pelo governo de um país, de defender seus interesses junto a outras nações e organismos internacionais (...) Para seguir carreira diplomática, é necessário ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e possuir graduação plena em qualquer área. Até aí, tudo bem. O mais difícil é passar na prova de admissão para o Instituto Rio Branco, a escola que forma os diplomatas brasileiros. O concurso é realizado anualmente e composto de cinco provas. Embora o número possa variar, nos últimos anos apenas 30 vagas têm sido abertas. As provas requerem português e inglês perfeitos, conhecimento de questões internacionais contemporâneas, história, geografia, noções de direito e noções de economia. Uma vez no Instituto Rio Branco, o candidato já se torna um diplomata, assumindo o cargo de terceiro-secretário. Através de concursos e do plano de carreira, ele atinge posições superiores (segundo e primeiro-secretário, conselheiro e ministro de segunda classe) até se tornar um ministro de primeira classe, quando o indivíduo é nomeado embaixador. 

           Hierarquia Universal 

1-  Chanceler 
  
    Embora os países europeus deem esse título ao primeiro-ministro, ou premiê, na América Latina ele designa o ministro das Relações Exteriores  - cargo subordinado diretamente ao presidente e hierarquicamente superior a todos os demais diplomatas (...)

2-  Embaixador  

       Embora possa ter outras responsabilidades administrativas, sua atribuição mais comum é ser chefe de uma embaixada : missão diplomática fixa em um país estrangeiro (...)

3- Cônsul

    Enquanto os embaixadores têm como função negociar os interesses do seu país no estrangeiro, os cônsules têm sua atuação voltada para conterrâneos que vivem no exterior. Dessa forma, os brasileiros que vivem fora do país podem ir aos consulados para tratar de assuntos legais, como oficialização de casamentos, emissão de certidões de nascimento ou para votar (...) 

4- Adidos

    (...) funcionários designados por outros ministérios para tratar de assuntos específicos .   "  

Fonte :  Livro  Geografia Projeto Araribá, 8º ano, 2ª edição, 2007 :  Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, ed. 177, jun. 2002. 


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segunda-feira, 17 de junho de 2013

América : Hidrografia

                        
Geografia Newton Almeida

         Os Rios da América

       Queridos estudantes e leitores, preparei umas perguntas com respostas utilizando os textos do livro Projeto Araribá, 8º ano, 2ª edição, 2007.   Espero que possa ser útil ! Bons estudos !  

1-  É comum ouvir a frase " os rios correm para o mar " , que em linhas gerais tem fundamento dentro do estudo da Geografia. Mas, sabemos que os rios além de desaguarem nos oceanos podem  desaguar em outros rios, em lagoas e em  lagunas. 
     PERGUNTA  -  Na América, de maneira geral, para onde correm os seus rios ? 

RESPOSTA  -  De maneira geral, os rios da América correm para o Oceano Pacífico (costa oeste) ou para o Oceano Atlântico (costa leste) ou para o Oceano Glacial Ártico (extremo norte da América).

2-  Como podem ser agrupados os cursos dos rios do continente americano ? 

RESPOSTA  -   " Os cursos dos rios do continente americano podem ser agrupados em quatro vertentes : a do Ártico, a do Pacífico, a do Golfo do México e a do Atlântico  ".

3-  Explique o que são as vertentes que afetam os cursos dos rios. 

RESPOSTA  -   " As vertentes são encostas de montanhas, serras e planaltos onde se localizam as nascentes dos rios. São elas que orientam a direção dos cursos de água que delimitam as bacias hidrográficas.  "

4-  O que é bacia hidrográfica ? 

RESPOSTA  -  bacia hidrográfica é a área na qual ocorre a drenagem de água das chuvas (ou derretimento de neve) para um rio principal e seus afluentes, devido às formas do relevo dessa área. 
   Faça uma comparação simples com uma bacia : a chuva que cai na borda da bacia vai correr para dentro dela, assim como toda água que cair da borda para seu interior. Além do limite da borda a água cairá fora da bacia. 


5- Comente sobre as bacias hidrográficas da vertente do Ártico . 

RESPOSTA  -   " Os rios dessa vertente permanecem congelados quase o ano todo por causa do frio polar. Entre eles se destaca o Rio Mackenzie, no norte do Canadá ".


6-  Comente sobre as bacias hidrográficas da vertente do Golfo do México. 

RESPOSTA  -   " Nessa vertente encontra-se a maior bacia hidrográfica da América do Norte. O Rio Mississípi e  seus afluentes, como o Ohio, Arkansas e Missouri, irrigam as terras das planícies centrais nos Estados Unidos. Esses rios nascem nas terras altas das Montanhas Rochosas, a oeste, ou dos Montes Apalaches, a leste  ". 


7- Comente sobre as bacias hidrográficas da vertentes do Pacífico.

RESPOSTA  -  " As bacias dessa vertente agrupam os rios que nascem nas montanhas do oeste e deságuam no Pacífico. Pela proximidade do litoral, são rios curtos, de corredeiras. Os rios mais extensos são o Yukon, no Alasca, e o Colorado, nos Estados  Unidos, que deságua na Península da Califórnia, no México. Na América do Sul destacam-se os rios São João, na Colômbia; o Rimac, no Peru; e o Bio-Bio, no Chile  ". 


8-  Comente sobre as bacias hidrográficas da vertente do Atlântico.

RESPOSTA  -   "  Essa vertente caracteriza-se pelas grandes bacias hidrográficas. Na América do Norte, destaca-se o Rio São Lourenço, que liga a região dos Grandes Lagos ao oceano. Na América do Sul, os grandes rios nascem nas terras altas a oeste. Os destaques são as bacias do Orinoco, na Venezuela, e do Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes e agrupa mais de 1.100 afluentes  ". 


9- Quais rios se destacam ao sul do continente americano ? 

RESPOSTA   -   " Ao sul do continente, destacam-se o Rio da Prata e seus afluentes : Paraná, Uruguai e Salado. "


10 -  Comente sobre os lagos da América . 

RESPOSTA  -  " Na América do Norte encontramos muitos lagos de origem glacial, como o Winnipeg,   o Atabasca, o Grande Lago do Escravo e o Grande Lago do Urso, no Canadá. Os lagos Superior, Huron, Michigan, Eriê e Ontário formam a região conhecida como Grandes Lagos, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. Na América do Sul, no altiplano (*) andino, destaca-se o Lago Titicaca, a mais de 3.800 metros acima do nível do mar. 
  
(*)  Altiplano =  área rebaixada entre outras de maior altitude.     "


Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007 

GEOGRAFIA Newton Almeida

sábado, 15 de junho de 2013

CEI - Comunidade dos Estados Independentes : Perguntas com Respostas

    Queridos leitores e alunos, preparei umas perguntas com respostas, sobre a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) , a pedido de uma leitora. As respostas, e a charge, são do Livro Geografia Crítica 9º ano, J. William Vesentini, Vânia Vlach, Editora Ática de 2009.  
                                   Espero que seja útil !  Bons estudos !  


Geografia Newton Almeida




     A charge acima foi publicada pela revista Newsweek em 23 de setembro de 1991. 


1-  A charge mostra cartógrafos de uma determinada agência de Televisão. O que o chefe quer dizer com  "outra correção Peter" ? 


  RESPOSTA   -   Com a desagregação da União Soviética, quinze países independentes foram criados : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.  Isso se deu no ano de 1991, portanto, o chefe da agência de televisão da charge informa ao Peter que as fronteiras do mapa-mundi foram alteradas.    


2-  O que é a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) ? 


RESPOSTA  -   Em dezembro de 1991, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, após a crise e fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas  (URSS),  nasceu a CEI , a Comunidade dos Estados Independentes, formada pelos países : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.   


3-  Após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1991, surgiram 15 novos países independentes no cenário mundial. Explique por que a CEI é formada por apenas doze e não quinze países. 


RESPOSTA  -  " Desde o início do processo de formação da CEI, as três nações bálticas resolveram se afastar das demais, buscando uma integração maior na Europa. São os países : Estônia, Letônia e Lituânia. Elas puderam fazer isso sem grandes problemas, pois conviveram menos tempo no seio da União Soviética e possuem uma situação geográfica peculiar na parte ocidental ou europeia  dessa antiga superpotência, o que as afasta consideravelmente dos países que integram a CEI.    "


4- Comente sobre o processo de formação da CEI . 


RESPOSTA  -   " Logo após a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, a maioria dos novos países independentes, que durante quase todo o século XX viveram com moeda, governo central e forças armadas unificadas, percebeu que tinha profundas ligações econômicas e militares e precisava de acordos ou tratados para resolver uma série de questões importantes. A maioria dos povos não russos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (georgianos, azerbaijões, armênios, ucranianos, moldávios e outros) desejava se tornar independente do domínio de Moscou, mas, uma vez autônomos, esses povos perceberam que havia a necessidade de oficializar laços econômicos uns com os outros para poderem continuar a se desenvolver. Dessa maneira foi organizada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).    "


5-  A CEI vem conseguindo consolidar os seus objetivos originais ?


RESPOSTA  -   " A intenção original do tratado que instituiu a  CEI era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Mas a realidade acabou se revelando distante dessa ideia original, pois além do afastamento definitivo das três nações bálticas, houve também vários desentendimentos entre os principais países membros (em especial a Rússia e a Ucrânia), cada qual defendendo um caminho diferente para essa organização. A Geórgia deixou a CEI durante algum tempo (retornou depois), e, desde 1992, o Azerbaijão se declarou somente observador, e não membro efetivo.    "


6- Comente sobre o panorama recente da CEI . 


RESPOSTA  -   " Até hoje a CEI encontra-se indefinida em alguns aspectos. Vários países já criaram suas moedas nacionais, mas em quase todos eles ainda circula o rublo russo, de maneira que, muitas vezes, circulam as duas moedas na economia. Alguns também criaram suas próprias forças armadas, embora frágeis, o que gerou conflitos com a Rússia, que desejava recuperar armas nucleares, instalações militares, navios, submarinos e mísseis construídos  pelo exército soviético, pois se considera a única herdeira da antiga superpotência. Algumas nações, especialmente a Ucrânia, resistem a essa imposição russa, e permanece o impasse sobre a quem pertencem certos armamentos e navios, notadamente aqueles situados no mar Negro.    "


7-  Compare a formação da União Europeia com a formação da CEI . 

RESPOSTA  -   " A CEI vai se estruturando como uma associação econômica e em parte política, a exemplo da União Europeia.  No entanto a União Europeia se desenvolveu a partir de uma comunidade econômica e evoluiu para uma relativa integração política, com uma moeda única passando a circular no início do século XXI  e crescente importância do parlamento europeu no mundo. A  CEI parece trilhar o caminho inverso : ela começou com uma forte integração econômica (moeda única) e até político-militar ;  com o tempo, foi ocorrendo uma maior autonomia de cada país membro.  Portanto não é certo que a CEI vá se fortalecer ou mesmo sobreviver nas primeiras décadas do século XXI .  "

Fonte :  VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . 9º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 . 


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domingo, 9 de junho de 2013

Política do Big Stick

     
Geografia Newton Almeida

    "  Há mais de um século a América Latina constitui uma região onde a influência norte-americana é muito presente. Qualquer problema que ocorra na região interessa, em maior ou menor grau, à grande potência do Norte. Seus sucessivos governantes têm considerado a América Latina como área de importância vital aos seus interesses econômicos, políticos e estratégicos.
   Do século passado aos dias de hoje, a influência norte-americana sobre os países do continente aumentou muito. O expansionismo dos Estados Unidos se fez, na maior parte das vezes, de forma sutil, utilizando como armas trocas comerciais, fluxos de capital ou influências socioculturais. 
   No entanto, se por algum motivo sua hegemonia ou seus interesses fossem ameaçados, a resposta norte-americana não seria sutil. E, essa 'falta de sutileza' descambou muitas vezes para o intervencionismo militar, que visava sustentar governos aliados ou depor aqueles que se mostrassem hostis às intervenções norte-americanas : era a política do BIG STICK .
   Ao mesmo tempo, grandes empresas norte-americanas foram gradativamente instalando filiais nos países da América Latina, passando, em muitos deles, a controlar os importantes setores da vida econômica. Nesse processo de ' invasão ' econômica, os interesses norte-americanos foram obtendo importantes aliados dentro dos países latino-americanos, representados pelos grandes proprietários rurais ou pelas elites urbanas (banqueiros, empresários, etc. )   "     . 

 OLIC, Nelson Bacic. Geopolítica da América Latina. São Paulo: Moderna, 2002. p. 9. 


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Foto : Fernando Canales, então secretário da Economia do México, discursa na abertura da XVII Reunião Ministerial da Alca, em Puebla (México, 2004). Líderes latino-americanos temem que a Alca prejudique os interesses econômicos da região.  

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sábado, 8 de junho de 2013

Mapa do Tempo : Clima

    "  Mapa do tempo 

             O que é ? 

             Mapa do Tempo é uma representação, numa visão de conjunto, da previsão do tempo de uma área. Ele é divulgado diariamente pela mídia, às vezes acompanhado por uma imagem de satélite. 

 Imagem de satélite 

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Como são construídos 

    Para o Brasil, os mapas do tempo são construídos com base nas observações meteorológicas registradas nas Plataformas de Coleta de Dados, espalhadas pelo território brasileiro. Os principais dados captados por satélites são : nebulosidade, pressão atmosférica, temperatura do ar, direção e velocidade dos ventos. Depois eles são retransmitidos para as estações de Cuiabá (MT) e de Alcântara (MA) e, finalmente, enviados para Cachoeira Paulista (SP), onde são processados e combinados com a imagem de satélite, recebida do espaço. Desse tratamento disponibiliza-se, diariamente, a imagem de satélite, a carta sinótica e o mapa da previsão do tempo. 

Carta sinótica 

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América do Sul - mapa do tempo do dia 10/3/06  às 12 h (acima) 
Geografia Newton Almeida



Como se lê o mapa do tempo?

   Sobre o mapa do tempo são colocados símbolos que dão uma ideia da previsão do tempo. A leitura do mapa começa com o domínio do significado desses símbolos. Depois, basta observar como eles se distribuem no espaço, verificando, assim, as condições do tempo. Em geral, os meios de comunicação fornecem um breve relato da previsão. 
    Nos mapas do tempo também são traçadas as isotermas, linhas que ligam pontos de mesmo valor de temperatura. As isotermas identificam as áreas mais quentes e as áreas mais frias.     "


FONTE : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 8º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .

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terça-feira, 4 de junho de 2013

América sob critérios geográficos e Regionalização da América Segundo Critérios Históricos e Culturais



              Regionalização da América Segundo Critérios Geográficos

        A América, sob critérios geográficos, é regionalizada em três porções territoriais :

                     -  América do Norte  (com área de 55% de toda a América, é formada por três países independentes, Canadá, Estados Unidos e México , e por uma possessão europeia, a Groenlândia, que é administrada pela Dinamarca )  ;
                -  América Central (suas terras abrangem apenas 2% do continente americano, é formada por uma parte continental e outra insular; a porção continental é conhecida como istmo, que liga as duas grandes porções de terras do norte e do sul, e abriga  sete países independentes ;  a parte insular é um conjunto de ilhas, o Caribe) ;
        -  América do Sul (corresponde a 43% do continente americano, é formada por doze países independentes e uma possessão europeia, a Guiana Francesa, administrada pela França) .

                  Regionalização da América Segundo Critérios Históricos / Culturais
  
       Após o descobrimento da América, a partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano (povos ameríndios) miscigenou-se com os europeus, com africanos trazidos da África para trabalhar como escravos e com imigrantes asiáticos. Dessa forma, foram sendo construídas diversas novas sociedades, no imenso território americano, surgindo novas culturas e costumes com identidades próprias. A língua é um indicador muito  forte de qualquer povo, e a característica marcante de uma cultura.
    A língua, portanto,  é fundamental para a regionalização da América em duas porções :
     -  América Latina , cujas populações, que vivem em seus países, falam predominantemente o espanhol, língua derivada do latim, em consequência da dominação da Espanha sobre essa imensa região (que é formada por toda a América do Sul mais a América Central, com o Caribe, mais o México). A exceção é o Brasil, esse nosso imenso país (de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados), cuja língua oficial é o português, devido à dominação de Portugal, mas que também é uma língua derivada do latim, ou latina.
   - América Anglo-Saxônica  , formada pelo Canadá e Estados Unidos, cuja língua predominante é o inglês (dos povos anglo-saxões) , em consequência da dominação da Inglaterra . 



GEOGRAFIA Newton Almeida

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Economia Global : Instituições Financeiras

Geografia Newton Almeida

 "  Os financiadores da economia mundial 



               O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial  



   Instituições financeiras e comerciais internacionais auxiliam na organização e no funcionamento da economia global.

   Em 1944, o mudo passava por uma grave crise financeira causada pela segunda Guerra Mundial. Diante disso, representantes de 44 países reuniram-se na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) para definir qual seria a ordem econômica do pós-guerra.
   Nessa reunião foram criados o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Juntamente com a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), criada em 1960, o Bird passou a usar o nome de Banco Mundial. 
   Em Bretton Woods foi estabelecido que o dólar norte-americano seria a principal moeda internacional; que o FMI cuidaria da disciplina econômica dos países associados; e que o Bird financiaria a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial. 

     Instituições associadas ao Banco Mundial 
- Banco Internacional para a Reconstrução de Desenvolvimento (Bird)
- Associação Internacional de Desenvolvimento (AID)
- Corporação Financeira Internacional (CFI) 
- Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (Ciadi) 

                                                         FMI 
- Membros   :  181 países

- Sede :  Washington, EUA  

- Funções :    -  Promover a estabilidade dos sistemas monetários
                     -  Promover os acordos monetários
                     -  Facilitar o comércio internacional

- Financiamento :  Cada país paga uma quota segundo o tamanho de sua economia. A quantia da quota determina o nível de ajuda que se pode receber e o número de votos a que cada país tem direito. 

- Empréstimos : Concede empréstimos aos países-membros com dificuldades (dívida externa) e obriga que eles implantem medidas de ajuste econômico. 

                                                   Banco mundial 
- Membros :  184 países

-  Sede :  Washuington (EUA) 

-  Funções :  - Facilitar a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial. 
                 - Conceder empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.        

- Financiamento :  Vende títulos no mercado financeiro e solicita empréstimos aos bancos internacionais.

- Empréstimos : Financia projetos de desenvolvimento nos países pobres.     "


Fonte : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 8º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .



GEOGRAFIA Newton Almeida

domingo, 2 de junho de 2013

Brasil : Processo de Industrialização : Globalização : Perguntas com Respostas

   
Geografia Newton Almeida

     Dez perguntas com respostas, seguindo o texto e conteúdos do Livro Projeto Araribá - GEOGRAFIA  8º ano.  Espero que deixem comentários, em caso de dúvidas, ou podem também enviar email's. Bons estudos ! 
   
1- Pode-se dizer que o Brasil está inteiramente adaptado ao mundo globalizado ? 

RESPOSTA   -    Ao longo de sua história nosso Brasil passou por várias crises econômicas, e diversas tentativas foram feitas pelos governos para dar maior crescimento e estabilidade à economia brasileira. A partir  da década de 1990 é que foi alcançada maior estabilidade econômica, e com isso o Brasil começou a ingressar com força no mundo globalizado, atraindo o capital internacional. 

2- Comente sobre o início do processo de industrialização no Brasil. 

RESPOSTA  -  " Até 1930 a economia brasileira era essencialmente agrícola e profundamente dependente das exportações de café. Uma grave crise mundial no final da década de 1920 provocou um colapso na economia nacional. Fazendeiros, comerciantes e banqueiros  que haviam acumulado muito dinheiro com o café passaram a investir na indústria, como uma nova e promissora fonte de renda. O governo brasileiro contribuiu com o desenvolvimento da nova atividade facilitando a importação de máquinas e equipamentos. "

3-  Explique sobre o período chamado de substituição das importações. 

RESPOSTA  -  " Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou a participar mais ativamente do processo de industrialização por meio da adoção do modelo conhecido como substituição de importações. O objetivo era começar a produzir internamente o que vinha de fora, substituindo as importações por produtos fabricados aqui no Brasil. "

4-  Detalhe o papel do governo, do capital estrangeiro e o capital nacional no processo de industrialização brasileira. 

RESPOSTA  - " De maneira geral, podemos detalhar :   o Estado (governo) implantou as indústrias de bens de produção (fabricação de máquinas para as indústrias), através das chamadas empresas estatais ; o capital estrangeiro ficou responsável de implantar as indústrias de bens de consumo duráveis (como por exemplo os automóveis, geladeiras) ; e o capital nacional cuidou das indústrias de bens de consumo não duráveis (como bebidas e alimentos). "

5-  Por que a década de 1980 ficou conhecida como a década perdida ? 

RESPOSTA   -  " O modelo de industrialização por substituição de importações ficou em vigência até o início da década de 1980. Os investimentos realizados pelo governo brasileiro nas décadas anteriores foram feitos à custa de um grande endividamento externo com altíssimas taxas de juros. Com isso uma parcela significativa da arrecadação de impostos era destinada aos bancos estrangeiros, para pagar os juros da dívida externa. Dessa maneira, a década de 1980 ficou conhecida como a década perdida, pois a economia do país foi envolvida pela recessão, com elevadas taxas de juros e inflação, com sucateamento das máquinas e equipamentos das indústrias. Para piorar a situação, houve o abandono de investimentos em infraestrutura : as estradas ficaram em péssimas condições, portos e aeroportos tornaram-se obsoletos e os setores de energia e telecomunicações não se atualizaram. Por causa dessa crise muitas empresas não conseguiam competir com os produtos importados, o que as levou à falência e contribuiu para o aumento do desemprego no país. "


6- Em que momento o Brasil se viu incluído no processo de globalização ? 


RESPOSTA  - " A partir da década de 1990, com a intensificação dos fluxos de capitais estrangeiros, resultado do processo de globalização, ocorreu uma nova mudança no modelo econômico brasileiro. "


7- De que maneira a economia brasileira atraiu investimentos, na década de 1990 ? 


RESPOSTA  -  " Para atrair investimentos, o governo promoveu a abertura da economia ao capital estrangeiro e colocou à venda várias empresas estatais, num processo conhecido como privatização. A abertura da economia foi marcada por uma grande redução das taxas de importação, principalmente de bens de consumo. O aumento das importações tinha como objetivo ampliar a concorrência e incentivar as inovações tecnológicas na indústria brasileira.  "


8-   Comente sobre o processo de privatização das empresas estatais brasileiras. 


 "  O governo brasileiro deixou de ser proprietário para tornar-se fiscalizador das empresas privadas. Várias agências de fiscalização foram criadas para estabelecer regras de funcionamento e de controle sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Esse processo de privatizações - ocorrido principalmente na década de 1990 como parte do modelo econômico neoliberal e globalizado - foi acompanhado por manifestações públicas contrárias à venda das estatais. Muitos defendiam a ideia de que o governo estava entregando à iniciativa privada, a preços muito baixos, empresas consideradas patrimônio do povo brasileiro, como foi o caso da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997.  

9- Comente sobre a estabilização da economia brasileira . 


RESPOSTA  -  " Por volta do ano de 2005, houve uma estabilização da economia brasileira. As reformas implantadas pelo novo modelo econômico promoveram o controle da inflação e dos gastos públicos, ampliaram os investimentos externos no país e iniciaram um novo ciclo de modernização econômica. "


10- E você  participa da economia globalizada ? 


RESPOSTA  -   Sim.  A Globalização é o aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informações entre os países do mundo, possibilitadas pelas redes de transportes e de telecomunicações. Portanto, eu participo da economia globalizada, pois compro mercadorias importadas, assisto a filmes de outros países, posso falar ao celular com pessoas de qualquer país, troco informações com alunos de outros países.  



Fonte das respostas de 1 a 9 : 
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .

domingo, 19 de maio de 2013

América : Aspectos Gerais : Colonização

                           Características da América - texto resumo 

Geografia Newton Almeida





   O continente americano é o segundo maior do mundo, com  área  territorial  de  42.900.000 km² (quarenta e dois milhões e novecentos mil quilômetros quadrados). Suas terras localizam-se totalmente no Hemisfério Ocidental, ou seja, toda a América está a oeste do Meridiano de Greenwich. Ao norte, o continente americano, faz limite com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oste com o Oceano Pacífico. 



          O Continente Americano é cortado por quatro paralelos principais : 

  
     - Círculo Polar Ártico (Latitude aproximada de 66º Norte); 
    - Trópico de Câncer (Latitude aproximada de 23 º Norte) ;
    - Linha do Equador (Latitude 0º graus);
    - Trópico de Capricórnio (Latitude aproximada de 23º Sul) . 

   A grande extensão no sentido norte - sul confere ao Continente Americano uma enorme variedade de climas, e consequentemente uma grande variedade de formações vegetais.

                  O Processo de Colonização  

   A América foi colonizada pelos europeus que juntaram-se ao milhares de nativos, por vezes pacificamente e na maior parte delas de maneira violenta.  A América ficou conhecida como o Novo Mundo, e inicialmente suas terras foram sendo povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI (* lembre-se da datação dos séculos : século XV - 1501 a 1600 ; século XVI - 1601 a 1700) . Essas potências marítimas são os países europeus pioneiros das grandes navegações : Espanha, Portugal, Reino Unido (Inglaterra), Países Baixos (Holanda) e França. Mais tarde, foram chegando imigrantes de outros continentes, proporcionando uma espetacular diversidade étnica e cultural ao continente americano.
   Atualmente a América é constituída por 35 países independentes e vários territórios que ainda pertencem a outros países. 
   
Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  


GEOGRAFIA Newton Almeida