FÍSICA e QUÍMICA - Breve História das Ciências Naturais
"
A primeira preocupação dos "físicos" na Grécia antiga foi com a natureza do Universo, isto é, com aquilo de que ele é constituído. Porém, a impossibilidade de testar e desenvolver as ideias iniciais fez com que os físicos dirigissem suas atenções para outras áreas (mecânica, calor, etc.). No entanto, a preocupação com a estrutura da matéria não ficou totalmente esquecida. O próprio Isaac Newton, embora seus trabalhos de maior sucesso tenham sido desenvolvidos nas áreas da Mecânica e da Óptica, investiu grande parte de seu tempo na alquimia, procurando compreender a natureza da matéria, mas sem resultado.
A partir do fim do século XVII, começou a aumentar o número de cientistas preocupados com a estrutura da matéria. Pelo fato de anteriormente essa preocupação ser característica da alquimia, tais cientistas, para não serem confundidos com os alquimistas, foram chamados de químicos e sua atividade chamou-se Química. Mas essa ainda não era uma época de especialização. De modo geral, a maioria dos cientistas trabalhava em mais de uma área. Lavoisier (1743 - 1794), por exemplo, considerado o fundador da Química moderna, fez várias pesquisas que envolviam o calor.
Entre o final do século XIX, e o início do século XX, chegou-se ao modelo de átomo que hoje conhecemos, e os físicos criaram a teoria que conseguiu explicar o comportamento do átomo : a Mecânica Quântica. A partir daí, os físicos passaram a estudar a estrutura da matéria e do Universo, o que significou uma fusão entre a Física e a Química. Podemos dizer que há uma divisão de tarefas. A Física preocupa-se com a estrutura geral do Universo, enquanto a Química preocupa-se com um tipo especial de transformação da matéria.
Nesse ponto, você poderia perguntar : "Mas, se a Química e a Física formam um todo, porque existe uma Faculdade de Química separada da Faculdade de Física ?" . A razão é de ordem prática. Embora a Química trate apenas de um tipo de transformação da matéria, essa transformação tem muitas aplicações práticas: produção de remédios, tintas, tecidos sintéticos, detergentes, desinfetantes, etc. A relação entre a Física e a Química é semelhante à que existe entre a Medicina e a Odontologia. O dentista é um médico que cuida dos dentes, isto é, a Odontologia é uma especialização da Medicina; no entanto, por razões práticas, existe uma Faculdade de Odontologia separada da Faculdade de Medicina. "
FÍSICA e QUÍMICA - Breve História das Ciências Naturais
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial