domingo, 17 de maio de 2015

Comentários de Newton Almeida sobre A Condenação do ex-Presidente Mohammed Morsi do Egito

        Eu (Newton Almeida)  pesquisei rapidamente em blogs de cidadãos egípcios. Embora o governo do Egito mantenha severa censura na grande mídia, o facebook  e blogs estão sendo utilizados pelos cidadãos para expressarem suas opiniões. 
Geografia Newton Almeida        Encontrei o interessante Blog  Egyptian Chronicles (Por Khalil Al-Baih, veja nesse link)  que afirma que o julgamento, com a condenação de morte, do ex-presidente Morsi foi nitidamente político. Segundo essa fonte, entre as centenas de aliados do ex-presidente no episódio da fuga em massa de um presídio, em 2011, que resultou na morte de policiais, estão três réus mortos! Isso mesmo. O julgamento do ex-Presidente Morsi condenou à morte, além  de Morsi, três homens já mortos. Isso demonstra que o julgamento cometeu um erro vexatório, indicando ter sido conduzido de maneira não muito criteriosa.
       Em outro blog existem relatos da instabilidade em que vive o povo, em situação de pobreza e fome, além de serem comuns explosões de bombas em atentados. Tais fatos são escondidos pelo governo, na medida em que seus esforços permitem. 
      Por fim, percebe-se que existem simpatizantes dos "dois lados", ou seja uns tem simpatia pelo ex-Presidente Mohammed Morsi, outros pelo atual Presidente Abdul Fatah Al-Sisi, e todos os dois utilizaram e utilizam de  práticas violentas, sem qualquer atitude de reconhecimento de direitos civis, para manterem-se no poder. O que está vindo à tona é que Al-Sisi está alinhado com Israel, e assim, possui a "simpatia " dos Estados Unidos da América, embora Sisi mantenha seu discurso de ser favorável à criação de um estado Palestino. 
      Vamos aguardar os acontecimentos e torcendo para que não aconteçam mais atentados ou violência contra os civis. Uma situação muito complicada onde a melhor opção para a população é manter-se em silêncio, pois a insurgência ao governo possivelmente terá consequências trágicas.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial