sábado, 25 de novembro de 2017

DESAFIO de Geografia Em Qual Região do Planeta se localiza a Imagem de Satélite?

      Os estudos de Geografia são muito amplos, indo desde o clima até os processos socioeconômicos marcantes do desenvolvimento humano. Algumas pessoas possuem memória privilegiada, lembrando-se, com extrema facilidade, de fatos, conversas, conteúdos ou paisagens. Mas, a grande maioria, como eu (Newton Almeida) se esquecem das imagens que viram ou de leituras de certo tempo atrás. De qualquer maneira, sabemos que a memória precisa ser estimulada, pois é uma das ferramentas da nossa inteligência. 
      O exercício proposto consiste em testar a memória visual, mas com algumas dicas de conteúdos da Geografia, ele também explora os conceitos geográficos.  E então, estão preparados(as) para esse teste geográfico? 

DESAFIO de Geografia Em Qual Região do Planeta se localiza a  Imagem de Satélite?     

Geografia Newton Almeida
               Vejam a imagem de satélite acima, distante pouco mais de 300  quilômetros de distância acima do nível do mar.

   Já sabe qual região é essa? 

      Primeira dica  -  Ela está entre o Usbequistão e o Casaquistão. 

      Ainda não sabe? 

    Última dica: nessa região aconteceu uma grande catástrofe ambiental, muito emblemática, em decorrência da ação humana para ampliar áreas de agricultura. 

     Agora sim, você já deve saber, não?  Isso mesmo, é a região onde se localiza o Mar de Aral! 

       Vejam mais imagens do Mar de Aral:         
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida
        A história humana é repleta de casos de alterações do ambiente, feitas sem estudos ou mal planejadas, que resultaram em catástrofes ambientais. Um caso emblemático, e que é importante ser lembrado, é o desaparecimento do outrora gigantesco Mar de Aral, que era o quarto maior lago do mundo, com 68.000 km² de superfície. 
Geografia Newton Almeida
Acima: imagens mostram o Mar de Aral, à esquerda seu tamanho original (1960) e à direita o que restou, na atualidade.

    O Mar de Aral está localizado na Ásia central, entre o Cazaquistão (norte) e o Usbequistão (sul), a 600 quilômetros do Mar Cáspio. No antigo regime socialista da União Soviética, por volta de 1960, foram feitos canais de irrigação utilizando águas do Mar de Aral para a plantação de algodão. No início deu certo, com safras lucrativas, mas após vinte anos tudo mudou! 
Geografia Newton Almeida
      A agricultura não prosperou, e o Mar de Aral foi definhando trazendo enormes prejuízos aos pescadores, transformando toda a região em um deserto. Atualmente restou apenas 10% do antigo Mar de Aral. Para se ter uma ideia, a extensão territorial do estado do Rio de Janeiro é de pouco mais de 43.000 km², portanto o Mar de Aral tinha quase o dobro do tamanho do estado do Rio de Janeiro e chegava a ter 40 metros de profundidade. 
Geografia Newton Almeida



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial