quinta-feira, 1 de março de 2018

O que é energia alternativa?




      A energia garante melhor qualidade de vida à pessoas. Mesmo quando observamos  uma sociedade muito pouco desenvolvida, sob o aspecto tecnológico, constatamos que ela necessita da utilização da madeira para iluminar a escuridão, ou para cozinhar seu alimento. Imaginem, por exemplo, se em vez da energia elétrica, toda a população do mundo passasse a utilizar a madeira como única fonte de energia, para iluminação, para aquecer os lares onde o inverno é rigoroso, e para cozinhar, com certeza, as árvores tenderiam a desaparecer. Portanto, o desenvolvimento tecnológico precisa garantir fontes seguras de energia que possibilitem a sustentabilidade, à nossa existência e de todos os outros seres vivos. 

                 O que é energia alternativa? 

     O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são fontes de energia não renováveis, ou seja, irão acabar, em algumas décadas, além de serem muito poluentes. Portanto, os países vêm buscando outras fontes alternativas de energia, que sejam renováveis e pouco poluidoras. 
   Uma questão que ainda não encontra um consenso é se a hidreletricidade é energia alternativa ou não? 
    A energia a partir da força das águas superficiais é muito bem vinda e deve ser considerada como energia alternativa, pois é renovável e pouco poluidora. Sabemos que para a construção de uma grande usina hidrelétrica acontece alteração do equilíbrio natural, pois devido ao represamento de um rio  e inundação de gigantescas áreas, ocorre severos impactos ambientais, mas se compararmos aos constantes desastres  em vazamentos de tubulações e poços de petróleo, por exemplo, podemos concluir que a hidreletricidade significa um avanço, pois o lançamento de CO² também é bem menor nesse caso (as árvores cobertas pelos grandes lagos artificiais das represas hidrelétricas também emitem CO², mas em quantidade pequena, o que vem sendo pesquisado).  

       A energia alternativa é aquela que não polui o ambiente e é renovável, que apresenta muitas vantagens em comparação com a energia  tradicional indesejável  obtida dos combustíveis fósseis.
     As principais fontes alternativas de energia que são renováveis, e não poluentes, são: 

     - Energia das marés ou maré motriz, que aproveita o constante movimento das marés, das correntes e ondas do mar para gerar energia elétrica;
    
          - Energia eólica é bem antiga e vem crescendo muito, que utiliza a força dos ventos para gerar energia elétrica, limpa e renovável;

        - Energia solar, que tanto pode aproveitar o calor dos raios solares  para movimentar uma turbina e transformá-lo em energia elétrica, quanto pode gerar a eletricidade diretamente a partir da utilização de metais semicondutores (silício, grafeno,etc.) nos painéis solares fotovoltaicos. 



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial