O vulcão é uma abertura na crosta terrestre que expele magma para a superfície. Vulcanismo é o fenômeno geográfico que se relaciona às atividades vulcânicas. Vulcanismo é um agente interno de formação e transformação do relevo, provocado pelas constantes variações de pressão e temperatura do magma, no interior da Terra. O magma é uma substância pastosa (extremamente quente), que forma uma estrutura rochosa chamada vulcão. O cone vulcânico é a montanha típica de um vulcão, que expele grande variedade de materiais, como lava, gases e outros materiais piroclásticos (poeira, cinzas, pedras e blocos) a altíssima temperatura.
O cone vulcânico é uma montanha com a forma de um cone ou pirâmide, em que existe uma abertura no centro que é chamada de chaminé do vulcão. Abaixo do cone vulcânica fica a câmara magmática, que forma uma espécie de reservatório de magma . A lava, ou magma, é expelida com enorme pressão para fora do cone vulcânico, através da chaminé do vulcão.
Existem no interior do cone vulcânico os dutos secundários, que também expelem a lava para as paredes do cone vulcânico, antes que atinjam a abertura da chaminé, no topo ou cratera do cone vulcânico. À medida que a lava é expelida, tanto pela chaminé quanto pelos dutos secundários, ela vai solidificando e ampliando as dimensões da montanha do vulcão, ou cone vulcânico.
A quantidade de vulcões ativos na superfície dos continentes e ilhas é da ordem de 1500. Os vulcanólogos consideram um vulcão ativo aquele que entrou em erupção pelo menos nos últimos 11.500 anos, ou no período holoceno. Cerca de 40 a 70 vulcões entram em erupção todos os anos.
Os riscos das erupções vulcânicas são devido ao lançamento de fumaça e gases tóxicos, as explosões impulsionando fragmentos de rochas e os rios de lava que destroem qualquer coisa em seu caminho. Uma das maiores tragédias desse tipo aconteceu quando o vulcão Vesúvio, deixou um rastro de destruição em Pompéia (Itália), cidade que possuía de 10 a 15 mil habitantes (mais de 1.000 corpos foram encontrados lá, desde o século XVIII), e nas cidades ao seu redor.
A grande maioria dos vulcões terrestres em atividade situa-se no Círculo de Fogo do Pacífico (imagem acima), uma região de encontro de placas tectônicas, de muita instabilidade, que se estende por 40 mil quilômetros, indo desde o Chile à Nova Zelândia. Os países com mais vulcões ativos são: Chile, Indonésia, Estados Unidos, Islândia, Japão, Itália, Rússia
Geografia Newton Almeida
http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário