domingo, 12 de maio de 2013

Correntes do Pensamento Geográfico : Geografia Crítica : Perguntas com Respostas

   
Geografia Newton Almeida


     Perguntas com Respostas que preparei, atendendo solicitação, sobre a Geografia Crítica. Espero que os especialistas participem enviando comentários. Tentei elaborar perguntas bem simples e abrangentes.  Espero que seja útil ! 


1-   Explique o que é a Geografia Crítica . 


RESPOSTA  -  A geografia é um dos saberes mais antigos do mundo. Ela estuda o espaço em que os seres humanos habitam. A palavra geografia foi criada pelo grego Eratóstenes de Cirene, em III a.C., e significa :   GEO = terra , GRAFIA = escrita ou descrição , portanto Descrição da Terra.  A geografia  ganhou status de ciência a partir do século XIX na Alemanha, através dos estudiosos Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.
   Diversas correntes ou escolas do pensamento geográfico foram se desenvolvendo, como : Determinismo Ambiental; Possibilismo Geográfico; Geografia Regional; Geografia Quantitativa; Geografia Crítica ou Marxista; Geografia Humanística; Geografia Ambiental. 
     A Geografia Critica, ou Geografia Marxista, se caracteriza pelo questionamento das desigualdades sociais, busca motivar para o pensamento crítico, e até mesmo a um posicionamento político de enfrentamento  a um modelo capitalista que exclui e explora.  A Geografia Crítica propõe o rompimento com a neutralidade fria e puramente científica. 


2-    Situe a Geografia Crítica no tempo e espaço. 

RESPOSTA  -  Em relação ao tempo : a   Geografia Crítica surgiu  em 1970. Com relação ao espaço, ou localização : a Geografia Crítica teve início na França, depois Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, Suíça e México, e outros países.  


3- Comente  sobre o surgimento da expressão Geografia Crítica.  

RESPOSTA -   A expressão Geografia Crítica foi criada pelo escritor Yves Lacoste, França, 1970, em seu livro : " A Geografia - Isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra ". 

4-  Quem se destacou dentro da corrente da Geografia Crítica no Brasil ?

RESPOSTA  - O geógrafo Milton Santos foi o baluarte da Geografia Crítica no Brasil.

Geografia Newton Almeida
     "  Embora pouco conhecido fora do meio acadêmico, Santos alcançou reconhecimento fora do país, tendo recebido, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud (conferido por universidades de 50 países).
  • Sua obra O espaço dividido, de 1979, é hoje considerado um clássico mundial, onde desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos.
  • Suas ideias de globalização, esboçadas antes que este conceito ganhasse o mundo, advertia para a possibilidade de gerar o fim da cultura, da produção original do conhecimento - conceitos depois desenvolvidos por outros. Por uma Outra Globalização, livro escrito por Milton Santos dois anos antes de morrer, é referência hoje em cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. Traz uma abordagem crítica sobre o processo perverso de globalização atual na lógica do capital, apresentado como um pensamento único. Na visão dele, esse processo, da forma como está configurado, transforma o consumo em ideologia de vida, fazendo de cidadãos meros consumidores, massifica e padroniza a cultura e concentra a riqueza nas mãos de poucos.  "  Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Santos



5- Que paralelo se pode traçar entre a Geografia Crítica e os movimentos sociais? 

RESPOSTA  -   A corrente da Geografia Crítica significou uma aproximação com os movimentos sociais, principalmente os que levantam a bandeira dos direitos civis, o combate à pobreza, o acesso à  educação  e condições mínimas para a qualidade de vida. 




domingo, 5 de maio de 2013

Região do Ártico : Pólo Norte : Ações Antrópicas

               As Pressões Antrópicas se Acentuam na Região do Ártico 
Geografia Newton Almeida

* Imagem de satélite Google Earth , pesquisada dia 05 de maio de 2013, por Newton Almeida .


    O mundo atual passa por uma crise econômica, desde o ano de 2010, onde a maior marca é a instabilidade política na União Europeia. Mas, mesmo nesse cenário de desaceleração econômica, as pressões antrópicas sobre a Região do Ártico vem crescendo. 
     O Oceano Ártico foi identificado há décadas como uma região rica em petróleo e gás. Estima-se que a região que cerca o Polo Norte guarde cerca de 25% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, e esses países, que têm territórios próximos ao Ártico, ainda não alcançaram um consenso sobre como dividir a área.
   O Ártico inclui o todo e parte dos territórios de oito países: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca (Groenlândia), Islândia, Canadá, Rússia e Estados Unidos (Alasca), bem como as terras de dezenas de grupos indígenas que abrangem distintos sub-grupos e comunidades. Os povos indígenas atualmente representam cerca de 10% da população total do ártico, embora, no Canadá representem cerca de metade da população ártica do país, e na Groenlândia representam a maioria.
   Há anos que empresas petrolíferas estão investindo em pesquisas para a exploração dessas reservas significativas de petróleo e gás natural no Oceano Ártico. 

Geografia Newton Almeida








   A Rússia prevê que  em 2030, as sua companhias petrolíferas  irão extrair na plataforma continental dos mares árticos mais de cem milhões de toneladas de petróleo e até 160 bilhões de metros cúbicos de gás. A base estratégica de exploração destes territórios será a região de Arkhanguelsk, onde está sendo criado um poderoso pólo industrial que irá unir o potencial de gigantescas empresas de construção naval e a base científica da Universidade Federal do Norte, chamada também Universidade Ártica.


Geografia Newton Almeida

*Foto ao lado : Quebra gelo Oden, levando pesquisadores Dinamarqueses ao Ártico . 


     Uma equipa de duas dezenas de investigadores dinamarqueses partiu, em 2012,  de Svalbard (arquipélago norueguês onde se juntam os oceanos Ártico e Atlântico) com destino ao Polo Norte, a bordo do navio quebra-gelos sueco Oden. Pretendem provar que 155 mil quilômetros quadrados do fundo do Oceano Ártico – incluindo o Polo Norte – fazem parte da plataforma continental da Gronelândia e devem ser incorporados no Reino da Dinamarca (que inclui, além da Dinamarca, a Gronelândia e as ilhas Faroé).

   Na costa ao norte do Alasca, dentro da região do Ártico, a empresa Shell ganhou autorização dos Estados Unidos para a exploração do petróleo. Mas, muitas dificuldades técnicas surgiram, como danos nos equipamentos e outros imprevistos. Essas falhas são constrangedoras para a empresa, que aplicou cerca de US$ 5 bilhões no projeto até agora, e força o governo a redobrar a atenção e fiscalização. Os grupos ambientalistas, que se opunham à perfuração no Ártico, cobram do governo americano mudança na autorização. Eles esperam que o governo Obama, a partir  desse atraso e dificuldades técnicas, reconsidere sua decisão de permitir a exploração de petróleo no topo do mundo. 

          Movimento Ambientalista de Preservação do Ártico


Geografia Newton Almeida
  O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apresentou  um relatório que declara que o Ártico necessita de uma governança e uma administração fortalecidas para proteger seus recursos da exploração excessiva. De acordo com o Livro do Ano de 2013 do PNUMA,  a redução da cobertura de gelo do Ártico nos últimos anos, sobretudo no verão, culminou com o recorde de baixa de 3,4 quilômetros em setembro de 2012, 18% abaixo do recorde mínimo anterior, de 2007, e 50% abaixo das médias das décadas de 1980 e 1990.
     Esse derretimento, que os cientistas acreditam ser causado pelo excesso de emissão de gases do efeito estufa (GEEs), que contribuem para o aquecimento global, está levando à abertura de novas rotas marítimas no Ártico, bem como a novas possibilidades da exploração de recursos da região, como o petróleo e o gás.


   O Greenpeace e outras organizações ambientalistas consideram que a região central do Oceano Ártico – que ainda não pertence a ninguém –, deve ser objeto de medidas de proteção semelhantes às adotadas na Antártica, há décadas. 
Geografia Newton Almeida





  Um ato pedindo a proteção do Ártico, um dos ecossistemas mais ameaçados em todo o mundo devido aos efeitos do aquecimento global, foi promovido pelo Greenpeace no Rio de Janeiro na manhã do sábado do dia 20 de abril de 2013. A ação aconteceu simultaneamente em outras 279 cidades em 36 países. Cerca de 20 voluntários usaram seus próprios corpos para formar, nas areias de Botafogo, a mensagem "I love Arctic" (Eu amo o Ártico) - mote da ação que envolveu mais de mil pessoas em todo o mundo.
    Lançada em junho de 2012 durante a Rio+20, a campanha do Greenpeace em proteção ao Ártico defende a criação de um santuário mundial na área em torno do Polo Norte, que seria dedicada exclusivamente à pesquisa. A ideia é suspender a exploração de petróleo em alto mar e a pesca predatória.

                       Desenvolvimento  x  Preservação  -  População do Ártico 

  Entre a população que vive mais perto da proposta de perfuração de petróleo no Ártico, o projeto continua a gerar tensão e debate. Embora dependam da produção de petróleo para conseguir empregos e arrecadar impostos, eles contam com o oceano para grande parte de sua alimentação e cultura.
   “Eu estou preocupado porque vivemos do oceano, das baleias, das belugas, das morsas, do focas”, disse Tommy Olemaun, presidente da Aldeia Nativa de Barrow, uma organização tribal esquimó.   “O oceano é o nosso jardim.”
     Quase quatro milhões de pessoas vivem no Ártico hoje. Eles incluem povos indígenas e   outros recém chegados, caçadores e pastores que vivem diretamente daquela natureza, e moradores da cidade. Muitos grupos indígenas distintos são encontrados apenas no Ártico, onde cultivam as suas  tradições e se adaptam ao mundo moderno ao mesmo tempo. 
    Nas últimas décadas,  com o afluxo de recém-chegados aumentou a pressão sobre o meio ambiente no ártico, devido  ao aumento da pesca e caça, e principalmente por causa  do  desenvolvimento industrial.

                                            Degradação Ambiental 
  

    O desenvolvimento industrial do Ártico tem sido acompanhado pelo acúmulo de resíduos, especialmente nas proximidades das aldeias indígenas. Isso representa uma ameaça crescente à segurança e à saúde das pessoas do Ártico que - devido às condições de vida tradicionais - estão expostos a altos níveis de contaminação do ar, da água, do solo e sua fonte de alimento.
Geografia Newton Almeida
   Para tratar de questões de contaminantes em comunidades indígenas em áreas remotas do Ártico, os participantes permanentes do Conselho do Ártico propuseram  a criação do comitê dos Povos Indígenas para Ação Comunitária . Esta iniciativa foi aprovada pelo Conselho do Ártico nas reuniões em Salekhard e Tromsø . O trabalho  comunitário dos Povos Indígenas visa reduzir a exposição e o impacto de contaminantes nas comunidades dos povos indígenas. O grupo deve também reforçar o envolvimento de povos nativos árticos nessas atividades de debate das ações para a mitigação aos danos ambientais.
  Apesar das crescentes degradações ambientais, e expectativa de vida tem aumentado consideravelmente na maior parte do Ártico, nas  décadas recentes. 
     O Conselho do Ártico pretende  promover o desenvolvimento sustentável na região do Ártico, incluindo o desenvolvimento econômico e social, a melhoria das condições de saúde e bem-estar para os povos do Ártico .



Fontes :  http://www.geodireito.com/?p=4726    http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/planos-de-exploracao-no-artico-da-shell-congelam/ 

http://www.arcticcouncil.org/&prev=/search%3Fq%3Dconselho%2B%25C3%25A1rtico%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1C1LENN_enBR493BR493%26biw%3D1092%26bih%3D533;
http://portuguese.ruvr.ru/2012_12_30/Litoral-norte-da-Russia-a-base-da-exploracao-do-Artico/
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1266119-greenpeace-promove-ato-em-defesa-do-artico-na-praia-de-botafogo-no-rio.shtml  

domingo, 21 de abril de 2013

Perguntas com Respostas de Geografia sobre a Regionalização da América nos Critérios Histórico e Cultural e Socioeconômicos

      Perguntas com Respostas : sobre a Regionalização da América, América Latina e América Anglo-Saxônica 


Geografia Newton Almeida




1-  O que é América ? 

   RESPOSTA   -  A América é o segundo maior continente do mundo, com área de 42.960.000 Km² (quarenta e dois milhões, novecentos e sessenta mil quilômetros quadrados). As terras do continente americano estão totalmente localizadas no Hemisfério Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich), e limitam-se ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico. 


2-  Sob critérios geográficos, como se costuma regionalizar a América ?

RESPOSTA   -    A América, sob critérios geográficos, é regionalizada em três porções territoriais : 
                     -  América do Norte  (com área de 55% de toda a América, é formada por três países independentes, Canadá, Estados Unidos e México , e por uma possessão europeia, a Groenlândia, que é administrada pela Dinamarca )  ; 

     
                -  América Central (suas terras abrangem apenas 2% do continente americano, é formada por uma parte continental e outra insular; a porção continental é conhecida como istmo, que liga as duas grandes porções de terras do norte e do sul, e abriga  sete países independentes ;  a parte insular é um conjunto de ilhas, o Caribe) ; 

                -  América do Sul (corresponde a 43% do continente americano, é formada por doze países independentes e uma possessão europeia, a Guiana Francesa, administrada pela França) . 


3-  Como é regionalizada a América, sob critérios histórico, cultural e socioeconômico ? 

RESPOSTA   -   É regionalizada em América Latina e América Anglo-Saxônica. 


4-  Comente sobre a formação dessas duas Américas ( América Latina e América Anglo-Saxônica) . 

RESPOSTA   -   Após o descobrimento da América, a partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano (povos ameríndios) miscigenou-se com os europeus, com africanos trazidos da África para trabalhar como escravos e com imigrantes asiáticos. Dessa forma, foram sendo construídas diversas novas sociedades, no imenso território americano, surgindo novas culturas e costumes com identidades próprias. A língua é um indicador muito  forte de qualquer povo, e a característica marcante de uma cultura. A língua, portanto,  é fundamental para a regionalização da América em duas partes : 

     -  América Latina , cujas populações, que vivem em seus países, falam predominantemente o espanhol, língua derivada do latim, em consequência da dominação da Espanha sobre essa imensa região (que é formada por toda a América do Sul mais a América Central, com o Caribe, mais o México). A exceção é o Brasil, esse nosso imenso país (de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados), cuja língua oficial é o português, devido à dominação de Portugal, mas que também é uma língua derivada do latim, ou latina. 


            -  América Anglo-Saxônica  , formada pelo Canadá e Estados Unidos, cuja língua predominante é o inglês (dos povos anglo-saxões) , em consequência da dominação da Inglaterra. 




5 -  Na América Latina existem línguas que não são latinas. Comente isso. 


RESPOSTA  -   A América Latina é formada por países onde também se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como Suriname. Essas são exceções, sob o aspecto linguístico, em que as línguas predominantes são o espanhol, e o português. Somente essas línguas são exceções, na América Latina ? Não, pois os países da América Latina abrigam populações indígenas, os povos ameríndios, que conservam suas línguas originais (exemplo: existem cerca de 170 línguas de povos indígenas somente  no Brasil * fonte Wikpedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_amer%C3%ADndios). 



6 -   Quais outros aspectos são característicos da América Latina, além das línguas latinas ? 


RESPOSTA  -  A expressão América Latina se refere a países que cultuam a religião católica, que possuem grandes desigualdades sociais, sendo quase todos países subdesenvolvidos, que exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para os países desenvolvidos, e importam tecnologia e produtos industrializados. 


7 -  Além da língua predominante, o  inglês, existem outras exceções linguísticas na América Anglo-Saxônica ? 


RESPOSTA   -    A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e Canadá, na porção mais ao norte da América. Na parte leste do Canadá, na região da província do Quebec, fala-se francês, a língua oficial lá, além do inglês. Isso porque a França foi a colonizadora dessa região, que inclusive pleiteia a sua separação do Canadá, para a formação de um país independente. Além disso, tanto no Canadá, quanto nos Estados Unidos, residem povos indígenas que conservam suas línguas originais.



8 -  Levando em conta o processo de colonização realizada na América Latina e na América Anglo-Saxônica, também é possível determinar características específicas. Quais são elas ?


RESPOSTA  -    Na América Anglo-Saxônica, prevaleceram as colônias de povoamento : 

                             - trabalho familiar livre e assalariado ; pequena e média propriedades policultoras e com produção voltada para o abastecimento do mercado interno . Os colonizadores (europeus) ocupavam as terras com o objetivo de fixar residência e criar uma nova pátria.

          Na América Latina, prevaleceram as colônias de exploração : 

                               -  escravização dos povos indígenas da América e dos africanos, trazidos à força pelos colonizadores;  extração abusiva de recursos minerais e vegetais; utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o plantio de produtos destinados ao mercado externo. 
    
Fonte da imagem : http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica

Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  

    

domingo, 7 de abril de 2013

Lixo e Globalização - Texto do Newton Almeida sobre A Importância de Reciclar Conceitos e Propagar uma Globalização Ambiental

       Paralelos entre a Geração do Lixo e a Globalização 
Geografia Newton Ameida

                    GLOBALIZAÇÃO AMBIENTAL


    A globalização é o aumento do comércio e trocas de informação entre todos os países do mundo. Esse intercâmbio mundial é possível pela melhor rede de transportes e telecomunicações. 
      Muitos autores, escritores e estudiosos caem naquela mania de enxergar somente o lado ruim das coisas, sempre denunciando, descobrindo, sempre alertando para uma nova "teoria da conspiração". Sabemos que a Globalização é um processo de enraizamento e expansão do capitalismo no mundo. O motor disso tudo é a busca de lucro, a busca de novos mercados para os produtos industrializados  e novas tecnologias. 
  Após a Segunda Guerra Mundial a Globalização avançou muto  rápido, pois as redes de transportes se desenvolveram, mas a partir da década de 1980 é que o processo de Globalização foi turbinado pela rede de telecomunicações, até que a partir de 1990, as barreiras políticas para frear a Globalização, praticamente acabaram. A crise do socialismo facilitou a integração mundial, além do avanço das telecomunicações com os computadores e internet. 
    O progresso humano, no sentido do desenvolvimento tecnológico, floresce mais facilmente no sistema econômico capitalista, isso provado com o Fim da Guerra Fria, em que o capitalismo venceu, mas faltam  mecanismos de diminuição da desigualdade. O Brasil, com seus programas sociais foi um exemplo, ao mundo, que a distribuição dos lucros pode ampliar os mercados milagrosamente. Isso foi recentemente sinalizado pelo Presidente dos Estados Unidos, Obama, que discute a taxação de grandes fortunas. 
    O desenvolvimento do capitalismo, com a transnacionais, turbinou a globalização, pelo interesse em buscar novos mercados e descartar mais rápido os produtos. Já, o progresso social sob, o ponto de vista da organização e distribuição dos lucros a todos, é que precisa ser pensado. Mas, estamos avançando, somos capazes de resolver os problemas, bastando a "globalização ambiental" , onde cada ser humano toma consciência e abraça o mundo como sua casa. 
   Ontem eu fui consumir um pouco de lixo. Mesmo sendo capaz de usufruir de boa diversão, acabei indo consumir um pouco de lixo dos Estados Unidos. Não aquele lixo que empresas de países industrializados enviam para os mais pobres, se livrando de uma enorme carga de problema e deixando de gastar muito para dar o correto destino ao seu lixo. Não recebi nenhum container de lixo importado ilegalmente de outro país. Não isso. Fui ao cinema e, fiz a escolha de assistir ao filme Invasão à Casa Branca. Acabei consumindo um pouco de lixo cultural globalizado.  Uma escolha que teve muita influência na carga de propaganda que recebemos da indústria cinematográfica americana. 
    Participamos da Globalização com satisfação, escrevendo textos na internet, lendo textos que outros escritores de qualquer país do mundo escrevem, até mesmo de Cuba, como a Yoani Sánchez. Compramos produtos e mercadorias importadas, por vezes das mais recentes tecnologias. Viajamos em aviões muito rápidos e modernos, que tornaram o mundo uma Aldeia Global. Um mundo sem obstáculos e distâncias. E compramos, e consumimos, e descartamos. Produzimos cada vez mais lixo, lixo sim. Agora sim, o lixo que suja, que polui o ambiente. Cada um de nós tem a sua responsabilidade. 
    Alguns poucos lutam contra isso. Lutar contra a Globalização é lutar contra o progresso humano. Alguns resistem. Formam suas tribos em sítios e vivem sem consumir, sob os princípios  da permacultura, por exemplo. Uns já nascem excluídos da Globalização, pois desde que nasceram, de pais muito humildes, não ainda conseguiram prosperar materialmente. Outros, se desapegam do mundo material e do conforto. Vão viver nas ruas. Um exemplo clássico é o Profeta Gentileza, que era rico e foi morar nas ruas da cidade do Rio de Janeiro como um Novo Messias. Deixou sua cultura inovadora e libertária nos muros dos viadutos, com o inesquecível bordão " Gentileza Gera Gentileza " . 
     O bordão a que aderimos globalmente é: consumo gera lixo.  O lixo vem nos envolvendo. O lixo está sempre pertinho da gente. Até numa viagem de navio em alto mar você encontrará o lixo. No meio do Oceano Pacífico está o monumento da desorganização humana: o Lixão do Pacífico, com cerca de um milhão de quilômetros quadrados, segundo o que lemos, aqui mesmo na web. 
     Antes que eu enverede pelo pessimismo, antes de ser mais um a lançar uma nova teoria da conspiração, quero deixar claro que a Globalização é fantástica! Poder conhecer culturas, trocar informações em tempo real, viajar, comprar, vender, participar da realidade e cotidiano de qualquer país do mundo (praticamente). Poder interagir com pessoas que desenvolvem projetos ambientais, que defendem causas humanitárias, poder saber a verdadeira realidade através  do relato de quem lá vive! Isso é mágico! Essa globalização é uma verdadeira revolução que permite participar da construção de um mundo melhor. Faltando apenas reciclar. Reciclar os fluxos de lucros concentrados das mãos de poucos para aqueles que estão fora da Globalização. Reciclar o lixo que descartamos em quantidade, todo o dia. Reciclar a consciência mundial para entender que somos todos um, no final.  Desenvolver a Globalização Ambiental. Esse é o novo paradigma. Ampliar para todo o mundo a Globalização Ambiental. A reciclagem do lixo sendo feita em cada cantinho do mundo, significa a Globalização Ambiental. Levar qualidade de vida, saneamento básico, regulação dos recursos naturais, distribuição de renda, reciclagem do lixo = Globalização Ambiental !   


Geografia Newton Almeida



GEOGRAFIA Newton Almeida

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Geografia em Perguntas com Respostas sobre a Globalização

Geografia Newton Almeida

1-  O que é Globalização ? O que significa isso ?

RESPOSTA   -          É o aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informações entre os países do mundo, permitido pelo desenvolvimento das redes de transporte e telecomunicações (Newton Almeida, 2011). 
     A Globalização é uma  palavra que  tenta explicar a realidade atual, com suas possibilidades de comércio internacional e de interação cultural e financeira. Mas, alguns escritores observam, com lucidez, que a Globalização é um processo  que vem acontecendo ao longo de séculos, e que vem avançando junto com o capitalismo, à medida que as sociedades investem na melhoria dos transportes e nas telecomunicações.

2-  A globalização aconteceu da noite para o dia ?  

RESPOSTA    -   Não   .   A Globalização é um processo que teve início nas grandes navegações. A partir do desenvolvimento de modernas naus (ou caravelas) foi que os europeus se lançaram ao Oceano Atlântico para conquistar a América e África, e posteriormente expandiram o comércio com a Ásia. 
    Século após século , foram sendo desenvolvidas tecnologias que permitiram  o transporte de mercadorias e produtos entre todas as regiões do planeta.  As  comunicações entre os países foram, da mesma forma, sendo facilitadas por novas tecnologias, como o telégrafo, depois a telefonia,  depois as transmissões por satélites, instalação de redes de fibras óticas, computadores e internet. 

3-  Se ao invés do capitalismo, tivesse o socialismo se tornado o sistema econômico mais adotado no mundo, será  que a Globalização estaria no mesmo estágio ? 

RESPOSTA   -  Não .  Os países socialistas costumam se fechar para a cultura e informações vindas do exterior.  O mesmo valendo para o comércio com outros países. Cuba, por exemplo, somente agora começa a participar da internet com maior volume. Outro exemplo é a Coréia do Norte, país socialista que vive sob um  grande isolamento. Portanto, a expansão do capitalismo, com as empresas transnacionais facilitou a Globalização. Já o socialismo, é um sistema econômico avesso aos intercâmbios internacionais.


4-  Cite alguns símbolos ou marcas da Globalização ?

RESPOSTA  -    A Globalização  transformou o mundo numa Aldeia Global. É como se as distâncias não mais existissem, ou não são mais barreira para a integração mundial. 
   O Mundo em Rede = o mundo está conectado numa verdadeira rede de transportes e telecomunicação.  As marcas de empresas transnacionais são símbolos da Globalização (Coca-Cola, Nike, Adidas, Google, etc.). 
   As notícias que chegam a qualquer parte do mundo em segundos é uma marca da Globalização.
  A oscilação das bolsas de valores das capitais mundiais, ao mesmo tempo, após algum sobressalto do mercado financeiro, demonstram a integração das economias ao  redor do mundo. 

5-  Você participa da Globalização ? 

RESPOSTA  -   Sim !  Claro que sim !  Você consome produtos importados, e se comunica com  qualquer pessoa de qualquer país pela internet, e assisti a filmes, ouve músicas e lê livros de qualquer país do mundo. 
    Difícil, hoje em dia, estar à margem do processo de Globalização; a menos que seja por vontade própria ou por privação pela miséria. Até mesmo tribos de índios estão participando da Globalização.  
    Num amplo sentido, participar da Globalização é participar do progresso humano. 
                                       

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fim da Guerra Fria : Crise do Socialismo : Perguntas com Respostas

   
Geografia Newton Almeida

 1-  Após a Segunda Guerra Mundial como ficou a configuração geopolítica da Europa ? 

RESPOSTA   -    Em 1949 teve início a bipolarização e os países da Europa alinharam-se em dois blocos rivais  :  bloco socialista e bloco capitalista. Os países do bloco socialista constituíram a chamada Europa Oriental e o bloco capitalista era a Europa Ocidental. A Europa Oriental estava alinhada com a União Soviética e a Europa Ocidental estava sob influência dos Estados Unidos da América. 


2-  Quais foram as consequências da derrota imposta à Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, sob ponto de vista da sua soberania e  territorialidade ? 

RESPOSTA   -   A Alemanha foi dividida em dois novos Estados ainda no ano de 1949, após a derrota na Segunda Guerra Mundial. A República Federal da Alemanha (RFA), também chamada de Alemanha Ocidental foi ocupada por tropas dos Estados Unidos, e organizada sob o sistema capitalista. Já a  República Democrática Alemã (RDA), também chamada de Alemanha Oriental, foi organizada sob a influência da União Soviética, e, portanto, com regime socialista.  Essas " duas Alemanhas " foram, posteriormente,  divididas por um muro, o Muro de Berlim. 


3- Comente sobre o Muro de Berlim. 

RESPOSTA   -   O maior símbolo da bipolaridade, da divisão do mundo em dois polos de poder, o bloco capitalista e o bloco socialista, foi o Muro de Berlim, erguido em 1961.  O Muro de Berlim foi construído pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para a Alemanha Ocidental. O Muro de Berlim também separou a cidade de Berlim em duas partes : a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista e a parte leste , capital do governo oriental socialista. 


4-  Explique sobre o Fim da Guerra Fria que se confunde com a Crise do Socialismo no mundo.

RESPOSTA   -    A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas investia enormes somas dos seus recursos na indústria espacial e de armamentos, em detrimento de outros setores da sua economia. Não bastasse isso, a União Soviética também enviava enormes somas de dinheiro para apoiar outros países socialistas, como Cuba. Em consequência disso, o povo soviético era privado da mesma qualidade de vida que os povos capitalistas desfrutavam. A partir da década de 1980,  o  padrão de vida dos países socialistas  foi piorando . Os países socialistas não conseguiram acompanhar as economias capitalistas, sob o enfoque de investimentos na indústria de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura. A população dos países socialistas começou a enfrentar graves crises de abastecimento, como filas para comprar carne e outros produtos de necessidades básicas. 
   A partir de 1985,  Mikhail Gorbatchev assumiu o poder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e começou  a iniciar a abertura do sistema político (glasnost) e a sua reestruturação econômica (peristroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e acabaram por promover a crise do socialismo, e a sua dissolução. Isso acarretou o Fim da Guerra Fria e a formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que reuniu quase todas as ex-repúblicas socialistas soviéticas e aderiu ao capitalismo. 
    Hoje em dia, o capitalismo é o sistema econômico de quase todos os cerca de 200 países do mundo, com exceção de Cuba, Coréia do Norte e China, que ainda continuam a se proclamar socialistas. Mas, a China possui mais características do capitalismo do que do socialismo.


FONTE :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano  .  Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  

domingo, 31 de março de 2013

Exercícios com Respostas de Geografia sobre a Ordem Bipolar a Guerra Fria a Corrida Armamentista e Corrida Espacial

Geografia Newton Almeida

1-  O que é a Ordem Bipolar ? 

RESPOSTA  -  Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) dois países se destacaram como potências mundiais. Os Estados Unidos e a União Soviética, que integravam o grupo dos Aliados, iniciaram um processo de divisão do cenário mundial de poder em dois blocos de países : o bloco capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e o bloco socialista (liderado pela União Soviética). Essa divisão do mundo em dois blocos é a chamada ORDEM BIPOLAR, que durou desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) até o ano de 1989, com a crise do socialismo.


2- Na chamada Ordem Bipolar, em que lado estava o Brasil ? 

RESPOSTA    -   O Brasil participou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Após a guerra o Brasil sempre esteve alinhado ao bloco capitalista. Na década de 1960 o Brasil passou por turbulências políticas e grupos extremistas tentaram tomar o poder, para implantar o regime comunista no Brasil. Esses grupos utilizaram a guerrilha armada, e foram brutalmente perseguidos pela Ditadura Militar que tomou o poder a partir de 1964. Atualmente o sistema econômico capitalista está plenamente consolidado no Brasil, ainda faltando ampliar a livre concorrência em alguns casos. 


3- O que foi a Guerra Fria ?

RESPOSTA    -     A Guerra Fria foi a disputa de poder travada pelas duas potências Estados Unidos da América e União Soviética, que tinham o objetivo de expandir seus sistemas econômicos no mundo. O nome Guerra Fria é porque a guerra direta entre esses dois países acabou não acontecendo. Mas, essas duas potências apoiaram conflitos armados em outros países (como em Cuba e Vietnã), sempre tentando conquistar outros territórios no mundo. 


4-  O período da Guerra Fria (1945 - 1990) ficou marcado pela corrida armamentista e pela corrida espacial. Explique o que isso significa. 

RESPOSTA   -    Os Estados Unidos e a União Soviética investiam enormes somas de dinheiro na compra de armamentos, construção de bases militares e ampliação de seus exércitos, a fim de manterem seus territórios (países pertencentes ao seu bloco de poder) sempre fortificados e sob seus domínios. 
   Ao mesmo tempo, as duas potências investiam muito em propaganda, para provarem a supremacia do sistema econômico defendido por cada bloco (capitalista ou o bloco socialista). Essa propaganda costumava mostrar os desenvolvimentos tecnológicos de cada bloco de poder, principalmente sobre a conquista do espaço, a chamada Corrida Espacial. A União Soviética foi a primeira a colocar um satélite artificial (Sputnik 1) em órbita em torno da Terra. E os Estados Unidos fizeram muita propaganda quando o seu astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez na Lua (1969).    Veja abaixo, as imagens do satélite Sputnik 1, e do astronauta na Lua .

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Exercícios com Respostas de Geografia sobre a Ordem Bipolar a Guerra Fria a Corrida Armamentista e Corrida Espacial


1-  O que é a Ordem Bipolar ? 

RESPOSTA  -  Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) dois países se destacaram como potências mundiais. Os Estados Unidos e a União Soviética, que integravam o grupo dos Aliados, iniciaram um processo de divisão do cenário mundial de poder em dois blocos de países: o bloco capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e o bloco socialista (liderado pela União Soviética). Essa divisão do mundo em dois blocos é a chamada ORDEM BIPOLAR, que durou desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) até o ano de 1989, com a crise do socialismo.

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2- Na chamada Ordem Bipolar, em que lado estava o Brasil ? 

RESPOSTA    -   O Brasil participou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Após a guerra o Brasil sempre esteve alinhado ao bloco capitalista. Na década de 1960 o Brasil passou por turbulências políticas e grupos extremistas tentaram tomar o poder, para implantar o regime comunista no Brasil. Esses grupos utilizaram a guerrilha armada, e foram brutalmente perseguidos pela Ditadura Militar que tomou o poder a partir de 1964. Atualmente o sistema econômico capitalista está plenamente consolidado no Brasil, ainda faltando ampliar a livre concorrência em alguns casos. 


3- O que foi a Guerra Fria ?

RESPOSTA    -     A Guerra Fria foi a disputa de poder travada pelas duas potências Estados Unidos da América e União Soviética, que tinham o objetivo de expandir seus sistemas econômicos no mundo. O nome Guerra Fria é porque a guerra direta entre esses dois países acabou não acontecendo. Mas, essas duas potências apoiaram conflitos armados em outros países (como em Cuba e Vietnã), sempre tentando conquistar outros territórios no mundo. 

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4-  O período da Guerra Fria (1945 - 1990) ficou marcado pela corrida armamentista e pela corrida espacial. Explique o que isso significa. 

RESPOSTA   -    Os Estados Unidos e a União Soviética investiam enormes somas de dinheiro na compra de armamentos, construção de bases militares e ampliação de seus exércitos, a fim de manterem seus territórios (países pertencentes ao seu bloco de poder) sempre fortificados e sob seus domínios. 
   Ao mesmo tempo, as duas potências investiam muito em propaganda, para provarem a supremacia do sistema econômico defendido por cada bloco (capitalista ou o bloco socialista). Essa propaganda costumava mostrar os desenvolvimentos tecnológicos de cada bloco de poder, principalmente sobre a conquista do espaço, a chamada Corrida Espacial. A União Soviética foi a primeira a colocar um satélite artificial (Sputnik 1) em órbita em torno da Terra. E os Estados Unidos fizeram muita propaganda quando o seu astronauta Neil Armstrong pisou pela primeira vez na Lua (1969).    Veja abaixo, as imagens do satélite Sputnik 1, e do astronauta na Lua .

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Cartografia : Mapas : Cartas : Escalas

Geografia Newton Almeida       Os mapas e as cartas são uma representação no plano da superfície terrestre. Para a confecção dos mapas e cartas são utilizados vários recursos, como a fotografia aérea, as imagens de satélites e visitas e levantamentos  de campo. 
   No Brasil, é comum fazer uma diferenciação entre um mapa e uma carta (ou planta). No sentido amplo, os dois representam determinada porção da superfície terrestre, mas a diferença está nas  escalas que são utilizadas. Enquanto os mapas utilizam escalas pequenas, e portanto mostram representações mais abrangentes, as cartas são representações que utilizam grandes escalas, e então apresentam maiores detalhes de determinada região. 
   Quando queremos observar o mundo inteiro, numa única representação da superfície terrestre num plano (num único  desenho sobre uma folha, uma figura) utilizamos um mapa, como o mapa-múndi, que tem escala muito pequena como por exemplo  de 1: 200 000 000 (um para duzentos milhões, um centímetro do mapa representa 2000 quilômetros na realidade). A figura abaixo mostra um mapa do Brasila escala 1: 23 000 000  (lê-se escala de um para vinte e três milhões) .

    As cartas, por sua vez, são elaboradas em escalas bem maiores. A escala maior mostrará muito mais detalhes do que a menor escala. 
  Qual seria a maior escala possível ?  A maior escala seria  a escala 1:1, onde um centímetro da carta vai representar um centímetro da realidade. Ficaria muito difícil manter o mesmo tamanho da realidade numa carta, não é mesmo ? Teríamos que usar uma figura bem grande ! Então temos que ir diminuindo a escala. Uma escala dez vezes menor é a escala 1:10.  Na escala 1:10, um centímetro da carta representa 10 centímetros da realidade. A escala 1:10 continua muito grande, e nunca é utilizada. 
  As cartas costumam representar regiões de determinada cidade, ou até no máximo uma cidade inteira, em escala de cerca de  1:20 000 . As cartas também costumam ser chamadas de plantas (fazendas, bairros, áreas urbanas).  Veja abaixo uma carta  na escala 1:20 000.
      
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Fonte das Imagens - mapa do mundo : http://www.adimapas.com.br/produtos.asp?Categoria=5
          Planta Lisboa  :  http://www.coc.pt/eventos/06mar2004/index.html

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terça-feira, 26 de março de 2013

Geoprocessamento : GIS : Geografia : Ensino Médio

  
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  " É o conjunto de tecnologias que permite a coleta e a análise de informações sobre determinado tema. Essas tarefas são executadas pelo sistema GIS.
    Além de ser um sistema de processamento de dados, o GIS permite a superposição e o cruzamento de informações. Sua principal característica é  integrar, em uma única base, informações diversas (imagens, dados cartográficos, dados de censo, etc.), de forma que seja possível consultar, comparar e analisar essas informações, além de produzir mapas.
   O GIS pode ser aplicado a qualquer tema que envolva informações de um determinado lugar, cujos elementos possam ser representados no espaço. 
   Não basta apenas ler as informações. É preciso analisar e cruzar dados para obter a melhor resposta para o que está sendo estudado. Podemos tomar como exemplo a necessidade de encontrar uma forma de diminuir uma frota de entrega de produtos. Para isso é preciso considerar e analisar várias informações : distâncias a percorrer, zonas de congestionamento, quantidade  de mercadoria entregue em cada ponto, entre  outras.
   O sistema  GIS pode fornecer a solução. A representação cartográfica apresentada será resultado da utilização do sensoriamento remoto, aliado ao sistema GIS. O uso integrado desses dois sistemas pode levar a uma melhor interpretação do tema estudado.  
                                                                                                                                   "    

Fonte - Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

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Sensoriamento Remoto para Confecção de Mapas e Levantamento de Dados

    
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      "  Nem sempre os objetos podem ser medidos e observados no local onde estão. No  caso da superfície terrestre, o afastamento é um fator que possibilita uma  visão mais ampla e mais completa. 
   As técnicas de  sensoriamento remoto caracterizam-se pela separação física entre o sensor (câmera fotográfica ou satélite artificial) e o objeto de estudo, que está na superfície terrestre. Através de imagens obtidas por satélites artificiais, obtém-se uma melhor representação da superfície terrestre.
   Podemos chamar de sensoriamento remoto, o conjunto de técnicas que permitem obter informações sobre a superfície terrestre através de sensores instalados em satélites artificiais. 
    As informações captadas pelo sensoriamento remoto podem ser processadas digitalmente por modernos equipamentos e resultam em imagens bastante precisas, embora com escala limitada pela capacidade do sensor utilizado. 
   Os primeiros satélites usados com esse fim, como o Landsat 1, lançado em 1972 pela Nasa (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration), surgiram na  década  de 1970.   
   As imagens de satélite podem ser usadas para levantamento do meio ambiente, agricultura, estudos florestais, cartografia, geologia, geomorfologia, recursos hídricos, planejamento municipal e regional, etc.    
                                         "



Fonte - Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

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