sexta-feira, 11 de abril de 2014

Geografia para 6º Ano - Texto com Exercício sobre Paralelos e Meridianos

      
Geografia Newton Almeida

      Abaixo mais uma sequência de exercícios, que priorizam o entendimento do texto e  a importância do vocabulário . 

       Complete   os   textos  abaixo  com as palavras corretas !      Depois    de    algumas   lacunas   para preenchimento  você    pode   conferir       a resposta.   
     Após    cada     conjunto    de    lacunas,  o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão  as   respostas. 
      
      O   importante é entender. Para o bom entendimento   da   Geografia     é     necessário     ter      uma       boa interpretação dos textos . É   nesse  quesito  que   esse   tipo   de   exercício   pretende    auxiliar,  além de  tornar a leitura um pouco   mais    divertida    e atrativa. 

     Os textos e figuras são do Livro do Professor :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .


"     Localização no espaço geográfico

                       Os paralelos e os meridianos

   Quando queremos __________ a alguém onde é nossa casa, podemos usar um ponto de __________ , por exemplo uma avenida. Porém, se queremos __________ na superfície do nosso planeta uma cidade ou um __________ em alto-mar, precisamos recorrer a referências mais precisas.
   Para localizar lugares ou objetos com precisão na superfície __________ , usa-se um conjunto de linhas __________ traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas paralelos e __________ .       (*) 


RESPOSTA    -  indicar ;  referência ; localizar ;  navio ; terrestre ; imaginárias ; meridianos .


                           Os paralelos

Geografia Newton Almeida
              
    Os paralelos são __________ imaginárias horizontais que __________ o planeta. O principal é o __________ , que divide a Terra em duas partes iguais chamadas __________ : o Hemisfério Norte e o Hemisfério __________ .
   Os paralelos são indicados por __________ e determinados a partir do Equador (0º), podendo atingir o valor máximo de 90º a  __________  ou a sul.
   Os principais paralelos recebem denominações específicas : Círculo __________ Ártico e Trópico de __________ , no Hemisfério Norte; __________ Polar Antártico e Trópico de __________ , no __________  Sul.             (*)


RESPOSTA  -  linhas  ;  circundam ; Equador  ; hemisférios  ;  Sul ; graus ; norte ; Polar ; Câncer ; Círculo ; Capricórnio ;  Hemisfério . 


                               Os meridianos

Geografia Newton Almeida

   Os __________ são linhas imaginárias __________ traçadas do Polo Norte ao __________ Sul e também são medidos em graus. 
   Todos os meridianos são medidos a partir do Meridiano de __________ , que corresponde a 0º. Greenwich divide a Terra em dois __________ : o Hemisfério __________ e o Hemisfério Oeste.
   Os meridianos têm o valor máximo de __________ no Hemisfério Leste e 180º no Hemisfério __________ .            "          (*)


RESPOSTA  - meridianos ;  verticais ; Polo ; Greenwich ; hemisférios ; Leste ; 180º ;  Oeste . 

                              
GEOGRAFIA Newton Almeida


Mundo Geográfico - a importância da geografia para a compreensão e solução dos problemas

                            Geografia Newton Almeida

     Cheguei em casa, após um dia de trabalho muito prazeroso e como vivemos num país  predominantemente tropical, tive a vontade de tomar um refrescante banho. Não consegui ! Faltou água aqui no bairro. 
     Em seguida meus pensamentos me levaram para diversas ocasiões, em que a falta de água era o assunto marcante. Foi sem querer. Lembrei do estado de São Paulo, cujos reservatórios gigantescos de água estão nos níveis mais baixos e preocupantes. Lembrei-me de uma empresa que não precisa do abastecimento de água, pois instalou um sistema simples e fantástico de captação da água da chuva. Lembrei-me que num país tropical o consumo de água é maior, mas que isso também depende do poder aquisitivo, em geral, de cada cidadão. E fui lembrando, e lembrando ...
      A todo momento estamos lembrando de conceitos que aprendemos na Geografia. É a ciência de maior amplitude, que alcança uma enorme quantidade de conteúdos, que possuem vital importância nas nossas vidas. Desde os conceitos com relação ao ciclo da água, passando pelo surgimento do planeta Terra, explicando o desenvolvimento histórico e os processos que conduziram ao ambiente que nos cerca atualmente, até o entendimento das relações nas sociedades atuais, como conseguem suprir suas necessidades, seja de alimentos ou energia . 
   A Geografia é presente em nossas vidas e incorpora o estudo, de maneira mais genérica e simples, dos problemas mais recentes que surgem no mundo, como as alterações ambientais e a geopolítica que pode sinalizar a prevenção de futuros conflitos entre os países. 
    O desafio da humanidade está inserido nesse mundo geográfico, imerso em problemas para os quais a Geografia já possui o caminho para sua superação, faltando ainda a aplicação da teoria geográfica na prática, o que é impedido por interesses escusos e ainda muito poderosos. 
    Assim como na vida, de maneira geral, na geografia temos a luta de dois lados de estudiosos : uns que utilizam os conhecimentos geográficos para manter e ampliar o poder de um determinado grupo; e outros que empregam a geografia para compreender e resolver os problemas desse mundo tão desigual. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Geografia : Ensino Médio : Fronteiras : Território : Territorialidade

Geografia Newton Almeida

        O texto foi transcrito do Livro :    ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .


                                            Nesse texto são feitas considerações pertinentes a respeito de conceitoS   importantíssimos   para   a    Geografia : fronteiras; território; territorialidade.

    Espero que você, prezado leitor possa tirar dúvidas, que talvez tenha sobre esses tópicos. 
                                      BOA LEITURA! 
 " Fronteiras, território, territorialidade



                            As fronteiras dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenário de batalhas sangrentas, em que pessoas se digladiavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países.
                Daí a ideia de as fronteiras serem conhecidas como linhas vermelhas. E entrar no território alheio pode ser uma afronta.

   Os conceitos de território e territorialidade, no sentido de espaço ou área definida e caracterizada por relações de poder, estão interligados. A noção de poder, domínio ou influência de vários agentes (políticos, econômicos e sociais) no espaço geográfico expressa a territorialidade, daí a afirmação "entrar em território alheio" poder ser considerada uma afronta. O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes, e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade. 
   As metrópoles mundiais, os organismos econômicos mundiais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), grandes empresas transnacionais e até mesmo organizações criminosas exercem a territorialidade, ou domínio, em várias regiões do espaço geográfico.   
   Para entender o que é um território é preciso considerá-lo como produto do trabalho de uma sociedade, com toda a sua complexidade econômica e cultural. Uma determinada área, em qualquer ponto do espaço geográfico, pode ser definida por seu tipo de governo, sua cultura, seu sistema econômico e outros agentes que influenciam a sua organização e que a individualizam nesse espaço. Na política, o território é o espaço nacional controlado por um Estado-Nação. 
   As fronteiras delimitam ou separam os lugares, os territórios e as paisagens e podem ter um significado mais amplo do que simples linhas de separação entre países.   "


GEOGRAFIA Newton Almeida

Exercícios de Geografia : Orientação no Espaço Geográfico : 6º Ano

  
Geografia Newton Almeida

    Abaixo mais uma sequência de exercícios, que priorizam o entendimento do texto e a importância do vocabulário . 

    Complete os textos abaixo com as palavras corretas ! Depois de algumas lacunas para preenchimento você pode conferir a resposta. 
     Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( ) vermelho mostra onde estão as respostas. 
    O importante é entender! Para o bom entendimento da Geografia é necessário ter uma boa interpretação dos textos . É nesse quesito que esse tipo de exercício pretende auxiliar, além de tornar a leitura um pouco mais divertida e atrativa. 

  *  Os textos foram transcritos do Livro : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo: 2007 .



 "     Orientação no espaço geográfico 

      Desde o início de sua história, os  humanos criam mecanismos de  no espaço geográfico para se deslocarem de um  para outro, prevendo o retorno ao ponto de partida. (*)

RESPOSTA
seres ; orientação ; lugar


                              A orientação 

     Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos  , é comum que no dia-a-dia usemos termos como "à frente", "atrás", "à  ", "à esquerda" , "para cima", "para baixo", enter outros. Também empregamos elementos das  como pontos de : "atrás da igreja", "na frente do supermercado", "vire à direita depois da ponte", "à esquerda depois da praça". (*)

RESPOSTA - objetos ; direita ; paisagens ; referência 



     Mas como nos orientar em  maiores, como em alto-mar ou em um deserto, quando não existem  de referência? 
    Há muito tempo, observando os , os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não haja pontos de  conhecidos. (*)

RESPOSTA - espaços ; pontos ; astros ; referência . 


                           A orientação pelo Sol 

       Observando o , o ser humano percebeu que esse astro surge (ao ) e desaparece (ao anoitecer) nas mesmas  todos os dias. 
     Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, chamados de pontos cardeais : leste, , norte e .
      A direção do Sol ao  ficou determinada como  (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como  (O) ou ocidente (que significa poente). 
    Determinados os pontos leste e oeste, foram estabelecidos o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou austral.   (*)

RESPOSTA - Sol ; amanhecer ; direções ; oeste ; sul ; nascer ; leste ; oeste . 

Geografia Newton Almeida
    Figura - estendendo o braço  para a direção onde o Sol , encontramos o  (L). O braço esquerdo indicará o  (O). À frente teremos o  (N) e atrás, o sul (S) .    (*)

RESPOSTA - direito ; nasce ; leste ; oeste ; norte . 



                         
  A orientação pela Lua
     Mas o que fazer à noite, sem luz do Sol ou sem instrumentos de orientação ? 
    Se o céu estiver sem , poderemos usar a , que também surge na direção  e desaparece na direção . O procedimento para determinar os pontos de  tomando a  como referência são os mesmos adotados para o Sol. (*)

RESPOSTA - nuvens ; Lua ; leste ; oeste ; orientação ; Lua .



                             A rosa-dos-ventos

     Com base nos pontos  , foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como pontos : nordeste (NE),  (NO), sudeste (SE) e  (SO) .
Existem ainda os pontos , localizados entre os cardeais e os : norte-nordeste (N-NE), norte-noroeste (N-NO), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO). leste-nordeste (L-NE), leste-sudeste (L-SE), oeste-noroeste (O-NO) e oste-sudoeste (O-SO).
     Os pontos de orientação (cardeias, colaterais e subcolaterais) compõem uma figura denominada  -dos-ventos (figura abaixo).  (*)

RESPOSTA - cardeias ; colaterais ; noroeste ; sudoeste ; subcolaterais ; colaterais ; rosa . 



       


                    A orientação pela bússola


     A  é um instrumento de  que se parece com um relógio. Inventada pelos  há muito tempo, ela possui uma  imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos- .  (*)

RESPOSTA - bússola ; orientação ; chineses ; agulha ; ventos . 


    A agulha  aponta sempre para o polo  do norte, que atua como um grande . Esse polo magnético, porém, não corresponde exatamente ao polo geográfico, apresentando uma diferença de cerca de 1.400  em relação a ele. (*)

RESPOSTA - imantada ; magnético ; ímã ; norte ; quilômetros.


       Para não se desviar da direção  geográfica,  e embarcações que empregam a , como instrumento de orientação usam também mapas especiais, chamados cartas de . Essas cartas corrigem a diferença entre os magnético e geográfico, permitindo que os deslocamentos a longas  ocorram de maneira mais precisa, sem erros. (*)

RESPOSTA - norte ; aviões ; bússola ; navegação ; polos ; distâncias . 


            Os modernos instrumentos de orientação

    Hoje, além do  e da bússola, existem modernos e sofisticados instrumentos, como radares, rádios e o sistema  , para uma orientação mais precisa no espaço . GPS é a sigla do termo inglês Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) . (*)


RESPOSTA - Sol ; GPS ; geográfico .


      O GPS permite  com precisão um objeto em qualquer lugar da  da Terra. Conectado a uma rede de  artificiais situados a mais de 20 mil quilômetros de , esse aparelho é muito usado nas navegações  e aérea, nas forças armadas, no monitoramento de caminhões e carros, em expedições ou em lugares sem pontos de referência, como  e regiões polares. " (*)

RESPOSTA - localizar ; superfície ; satélites ; altitude ; marítima ; florestas . 




GEOGRAFIA Newton Almeida







quarta-feira, 9 de abril de 2014

Geografia : Atvidade Econômica e Paisagem - Perguntas com resposta para 6º ano do ensino fundamental

             
Geografia Newton Almeida

       Perguntas com respostas sobre :  a relação entre o trabalho e as paisagens ;  as atividades econômicas e paisagem. 

              Utilizando textos  e figuras do Livro : Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .



  "      As relações entre trabalho e paisagem  


   Vimos que o espaço geográfico é constantemente transformado pelo trabalho humano. Também sabemos que as pessoas executam diferentes funções dentro da divisão social do trabalho. Para cada uma das funções, há diferentes rendimentos, ou seja, há diferenças de poder aquisitivo entre as pessoas.
   Essas diferenças de rendimento e de poder aquisitivo são um dos fatores geradores das diferentes paisagens existentes tanto nas cidades quanto no campo. 

            As atividades econômicas

   As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. 
   Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes, como pode ser observado abaixo. 
Geografia Newton Almeida
Imagem - a salina é um terreno costeiro exposto ao vento, por onde a água do mar é conduzida e represada a fim de que se evapore, deixando o sal marinho. Na foto, salinas em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, em 2002.  

     A paisagem do centro de algumas metrópoles se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses lugares.
   Já nas áreas agrícolas, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas ou de pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais (abaixo, criação de avestruzes) . 

Geografia Newton Almeida

                                                                                                                         "

                                           PERGUNTAS

1- O texto fala sobre paisagens naturais ou paisagens culturais (também chamadas de paisagens geográficas)  ?   Por quê ? 

2- Na sua opinião por que existem profissões que pagam pouco e profissões que têm altos salários ? 

3- Dê um exemplo de uma paisagem que identifique uma região que foi construída, alterada, por pessoas de baixo poder aquisitivo. 

4- Quais são as principais atividades econômicas da sociedade ? 

5- Qual é o exemplo de atividade extrativista mostrada no texto ? 

6- O que é uma metrópole  ? 

7- Onde você vê maior quantidade de pessoas : numa metrópole ou numa paisagem rural ? Qual relação disso com as atividades econômicas ? 


                                       RESPOSTAS

1- O texto fala sobre paisagens culturais, porque são as paisagens que foram transformadas pelo trabalho humano.

2-  Na minha opinião as profissões que pagam baixos salários é porque qualquer pessoa pode desempenhar aqueles trabalhos com facilidade. E as profissões que pagam altos salários é porque somente poucas pessoas tem o conhecimento e habilidade para desempenhá-las. 

3- A paisagem de uma comunidade pobre, por exemplo. Por terem baixos rendimentos, as pessoas pobres constroem casinhas bem pequenas e humildes. 

4- As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. 

5- O texto mostra como exemplo de atividade extrativista uma salina, local em que se extrai o sal marinho. 

6- Metrópole é uma cidade que cresceu muito e foi alcançando cidades vizinhas, que também cresceram, e esse conjunto de cidades formou a metrópole. 

7- Eu vejo maior quantidade de pessoas na metrópole do que numa paisagem rural. As metrópoles surgem com o crescimento das atividades econômicas do comércio e prestação de serviços, que atraem muito mais gente do que a atividade agropecuária, que é desenvolvida, em geral, nas paisagens rurais. 
  

GEOGRAFIA Newton Almeida

terça-feira, 8 de abril de 2014

Paisagem - Geografia para o Ensino Médio

     
Geografia Newton Almeida

      Com os avanços tecnológicos que possuímos na atualidade, ampliou-se o nosso poder de transformar as paisagens. 
      Por vezes imperceptíveis na escala a olho nu, mas certamente comprovadas em análises mais aprofundadas, comprovam-se as alterações impostas, pelas sociedades humanas, a praticamente todos os confins da Terra. 
          Leia o texto abaixo, bastante interessante, que tece valiosos comentários sobre o importante conceito, em geografia,  da paisagem. 
          
     O texto é do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .     



"    A  paisagem 

                                Unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança, a paisagem tem seu caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu trabalho, cultura e emoção. Ela é produto da percepção, mas necessita passar a conhecimento espacial organizado, para se tornar verdadeiro dado geográfico . 
                    (Ministério da Educação e Desporto, PCN - Ensino Médio, dez. 1999, p. 30)

   A representação visível de vários aspectos do espaço geográfico chama-se paisagem (a porção do lugar que podemos ver). 
   Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (relevo, clima, rios, vegetação) e os elementos humanos ou culturais (resultado da ação da sociedade).
   Ao observar determinado lugar, é possível descrever os principais elementos que formam a paisagem desse lugar (montanhas, florestas, campos, rios, indústrias, fazendas, estradas). Porém, para que ela possa ser vista como dado geográfico, é preciso estabelecer as relações sociais e econômicas passadas e atuais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como reflexo do espaço, as paisagens modificam-se e, para que se compreenda essa modificação, é necessário conhecer as relações econômicas e sociais que ocorreram nesse espaço.
   Há muito tempo a geografia deixou de ser uma "ciência que descreve as paisagens" e passou a se preocupar em explicar a rede de relações que ocorrem no espaço geográfico e que compõem a paisagem. Saber interpretar os processos naturais, sociais e econômicos da paisagem é o verdadeiro objetivo do estudo da geografia. Essa interpretação pode ser feita através de mapas, fotografias aéreas, imagens de satélites ou da observação local.
   Devido ao grande desenvolvimento tecnológico alcançado pelo homem e às suas intervenções no meio natural, a maioria das paisagens terrestres encontra-se profundamente modificada.   " 

Geografia Newton Almeida

Foto do Newton Almeida , Cabo Frio / RJ , em 15 de novembro de 2013.


GEOGRAFIA Newton Almeida

Espaço Geográfico - Geografia para o Ensino Médio


          
Geografia Newton Almeida
     Os textos são do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .     


       O espaço geográfico remete à participação do ser humano junto ao meio ambiente. O protagonista no espaço geográfico é, sem dúvida, a ação humana, que está constantemente construindo e desconstruindo, em busca de obter o sustento de suas necessidades, e também para conquistar melhor qualidade de vida.  Leia o texto a seguir, e enriqueça seus conhecimentos de Geografia ! 

"  É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica - um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.   
                                (Adaptado de Milton Santos, A natureza do espaço, Edusp, p. 63.)

              O espaço geográfico 

   Você faz  parte de uma sociedade que trabalha, produz, consome e habita um determinado meio ambiente, já bastante modificado. Este é seu lugar, que, por sua vez, se relaciona com outros lugares muito diferentes, ou não . 
   O conceito de lugar está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida. O nosso lugar nos dá identidade própria e nos permite estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo. Daí o drama do imigrante , que perde as referências de seu lugar de origem quando vai buscar melhores condições de vida ou foge de perseguições políticas. É preciso que ele se adapte a um novo lugar, com outros valores. 
   A esse conjunto de lugares, marcados por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denominamos espaço geográfico. 
   O espaço geográfico é diferenciado, pois resulta de um passado histórico, da densidade demográfica, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.

              O tempo e o espaço geográfico
                             "O espaço geográfico se acha impregnado de história" (Olivier Dolfus)

   O espaço geográfico está sempre em transformação. Em algumas ocasiões a própria natureza, com seus terremotos, vulcões, o trabalho das ondas do mar, encarrega-se de fazer as modificações. Mas o homem, desde os tempos mais remotos, é o principal responsável pelas alterações do espaço. Por isso, o espaço reflete as diferentes épocas em que sofreu as várias intervenções humanas. Cada povo imprime em seu território a sua forma própria de se relacionar com o meio ambiente. 
   A população, as atividades econômicas (indústria, agricultura, comércio, serviços), as redes de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias), as rotas marítimas e aéreas, as cidades formam, com o meio ambiente, o espaço geográfico. Portanto, esse é um patrimônio que devemos preservar para as gerações futuras. Nesse legado, podemos incluir não só a natureza, como também monumentos históricos e obras de engenharia. Somente com conhecimento do espaço geográfico é possível preservar o meio ambiente. 
   O conhecimento da organização do espaço geográfico é fundamental para a compreensão do mundo de hoje, pois as suas várias etapas e transformações explicam os atuais sistemas econômicos, sociais e culturais 

             O  espaço geográfico e as diferentes escalas de localização

   Podemos localizar qualquer lugar no espaço geográfico. Coordenadas geográficas (latitude e longitude) são muito importantes para isso. Se pudermos localizar um lugar no espaço geográfico, ele poderá ser representado. Para isso usamos a cartografia. 
   Além da escala cartográfica, devemos usar a escala geográfica, que se aplica ao fenômeno que está sendo estudado. Devem ser levadas em consideração as escalas locais, nacionais e globais.   
   Um fenômeno pode ter uma dimensão local, como é o caso da poluição do ar atmosférico pela emissão de CO². Porém, deve ser estudado em escala global, porque cria uma preocupação mundial, o aquecimento global.        " 

GEOGRAFIA Newton Almeida

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Divisão Social e Territorial do Trabalho : Geografia : Exercícios : 6º Ano

Geografia Newton Almeida

Os textos são do Livro : Projeto Araribá 8º ano, Editora Moderna, de Sônia Cunha Danelli, 2007  .
             


    "    A divisão do trabalho

   Por que os seres humanos trabalham? Para garantir a satisfação de suas necessidades básicas (alimentação, vestuário e transporte) e assegurar a existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como para obter ascensão social.  
   Você já parou para pensar quantas pessoas trabalharam na construção do prédio onde fica sua escola? Ou quantas pessoas trabalharam no plantio, na colheita, no transporte e na comercialização das frutas que você consome? Os produtos que consumimos no nosso dia-a-dia são o resultado do trabalho de muitas pessoas em diferentes lugares. 

          Divisão social e divisão territorial do trabalho

   O trabalho se caracteriza, entre outros elementos, pela diversidade de tipos de atividades e de profissionais: em uma mesma sociedade, encontramos dentistas, secretárias, padeiros, agricultores, motoristas, pedreiros, advogados, professores, etc. Chamamos a essa divisão dos trabalhadores em diferentes funções de divisão social do trabalho.
   Há também uma divisão territorial do trabalho. No Brasil, podemos afirmar, por exemplo, que em algumas regiões predomina a agricultura e em outras a indústria. Ou seja, ocorre no território brasileiro uma divisão espacial das atividades econômicas.        " 


GEOGRAFIA Newton Almeida

Geografia para 6º Ano : Trabalho Humano : Transformação do Espaço Geográfico

      
Geografia Newton Almeida
          O texto e imagens são do Livro   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007    .

       

"  O trabalho humano

   O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas.
   Já estudamos que é por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza e constroem o espaço geográfico. Observe as figuras abaixo e note que o resultado do trabalho humano ficou impresso nas paisagens : tanto as lavouras quanto as monumentais pirâmides compõem cenários diferentes um do outro, respectivamente, no interior do estado de São Paulo e no deserto egípcio.  
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida
   Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento. Isso fica claro quando observamos com atenção a paisagem do lugar onde moramos e percebemos as transformações ao longo tempo: casas ou edifícios sendo construídos ou reformados, novos pontos comerciais, derrubada da vegetação, cultivo de uma nova planta.        "


Geografia - Lugar : 6º Ano : Ensino Fundamental

Geografia Newton Almeida

          O texto foi transcrito do Livro   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007    .

  "  O lugar 



   Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia-a-dia, em interação com uma paisagem, isto é, numa relação em que nós influenciamos essa paisagem e estabelecemos vínculos.
   Nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente, o bairro são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que têm importância e significado para nós.
   Ao mudarmos de casa, de rua, de escola ou de bairro, temos de nos adaptar às diferenças da paisagem, assim como estabelecer vínculos com a nova localização e com as pessoas que dela fazem parte. 


Geografia Newton Almeida
Figura :  Crianças jogando futebol no município de Tufilândia, estado do Maranhão, em 2008.                    
                                    "

GEOGRAFIA Newton Almeida

Espaço Geográfico : 6º Ano Ensino Fundamental


          O texto foi transcrito do Livro   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007

"   O espaço geográfico

   A palavra espaço tem vários significados, entre eles o de conjunto de estrelas, planetas, satélites, cometas, etc,, ou seja, o de espaço sideral. 
   O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana. Além dos elementos naturais (rios, vegetação) e dos elementos culturais (estradas, cidades) visíveis nas paisagens que o constituem, o espaço geográfico apresenta elementos invisíveis. O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas são exemplos de elementos invisíveis do espaço. 
   Cada espaço pode ter diferentes formas ou funções, conforme a atividade principal que nele se desenvolve: lazer, comércio, moradia, etc. Observe na figura abaixo um exemplo de espaço de produção.
    Os espaços ocupados pelos seres humanos constituem o objeto de estudo da Geografia : o espaço geográfico, construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza. 

                       Geografia Newton Almeida
     Figura : Fábrica no Distrito Industrial de Manaus, estado do Amazonas, em 2007.           "


GEOGRAFIA Newton Almeida