sexta-feira, 21 de agosto de 2020

GEOGRAFIA E OS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS - 1ªED.(2020)



Professores e profissionais ligados ao ensino da Geografia escrevem sobre a importância do estudo dos riscos socioambientais nos ensinos fundamental, médio e superior e propõem maneiras de realizar isso. As mudanças climáticas em curso têm produzido cada vez mais eventos considerados extremos, ocasionando consequências graves para a população, como alagamentos, enchentes, inundações, deslizamentos, perdas agrícolas, falta de água para abastecimento da população, entre tantas outras. Quando ocorrem, produzem perdas significativas, materiais e humanas, que não ...

Veja agora -  GEOGRAFIA E OS RISCOS SOCIOAMBIENTAIS - 1ªED.(2020)


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br




segunda-feira, 10 de agosto de 2020

APRENDER JUNTOS: GEOGRAFIA - 5º ANO














APRENDER JUNTOS: GEOGRAFIA - 5º ANO


SINOPSE

A coleção Aprender Juntos oferece oportunidades para que você desenvolva uma aprendizagem significativa, que contribua para a sua formação como cidadão autônomo, capaz de compreender a sociedade em que vive e de intervir nela. Os textos, os jogos, as imagens e as atividades propostos na coleção possibilitam que você crie, expresse seus pensamentos e troque experiências e conhecimentos com os colegas.

DADOS DO PRODUTO

título: APRENDER JUNTOS: GEOGRAFIA - 5º ANO (6ª EDIÇAO BNCC) - 6ªED.(2017)
isbn: 9788518801913
idioma: Português
encadernação: Espiral
formato: 22 x 27,5
páginas: 144
coleção: APRENDER JUNTOS
ano de edição: 2017
edição: 




Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Livro Geografia 2 Ensino Fundamental Coleção Plural
















Veja mais detalhes -  Livro - Geografia 2: Ensino Fundamental - Coleção Plural



Eixos pedagógicos da coleção.

Competência Leitora

Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.


Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.

Estrutura

Cada volume da coleção possui 9 unidades.

-A coleção tem a preocupação de formar o aluno capaz de questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

-No encarte, a coleção propõem atividades mais dinâmicas, como jogos, trilhas, quebra-cabeça, cata-vento, tabelas de observação, memória, cadeia alimentar, sistemas do corpo humano e complementos de atividade.

Seções

-Abertura da unidade: Tem o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos para os temas que serão tratados, a partir da exploração de Imagens, textos e questões.


-Atividade exploratória: Ligada à ideia de aprender a fazer, esta seção propõe experimentos, entrevistas e atividades de observação para explorar o mundo.

-Agora é com você: Trabalha o desenvolvimento da habilidade de lidar com linguagens tanto textual como gráfica. O aluno lê reportagens, poemas, artigos, gráficos, tabelas, mapas, HQs e realiza atividades que exigem a aplicação dos conteúdos lidos.

-Compartilhando: Apresenta propostas de pesquisas em grupo e socialização das produções.

-Recordando: Retoma o que foi trabalhado na unidade. O aluno organiza, amplia e aprimora o que sabia no início da unidade, relacionando suas respostas atuais com as que deu nas seções Abertura de Unidade e Ponto de Partida . Para o professor, é um bom momento para avaliar os resultados, rever estratégias e verificar se os objetivos foram atingidos.

-Mundo plural: Colabora para a formação do aluno como cidadão que compreende e respeita a diversidade sociocultural, apresentando situações de reflexão sobre a pluralidade de costumes e modos de vida de outros povos do Brasil e do mundo.

Destaques -As seções Compartilhando e Recordando , além de permitir que o aluno compartilhe, sistematize e registre os conceitos trabalhados na unidade, auxiliam o professor no levantamento das dúvidas que ainda ficaram do trabalho desenvolvido, permitindo identificar os conceitos que precisam ser revisados.

-As fotografias trazem uma silhueta do animal ou planta retratado com a indicação da altura ou do comprimento do ser vivo adulto.





Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Livro - Geografia Política das Drogas Ilegais




















"Geografia Política das Drogas Ilegais" trata da guerra ligada ao tráfico de drogas ilícitas. Uma guerra que envolve Estados e grupos não estatais, que se utiliza de policiais regulares, de mercenários e de soldados de chinelos, que usa computadores e metralhadoras, que ameaça a democracia. Não é um conflito bélico clássico e acontece em diversos planos. Considerado o terceiro maior comércio do mundo, o tráfico tem a capacidade de ditar rumos aos países ou de derrubar governos.

O texto descreve, sucintamente, um histórico dessas drogas (com destaque para coca, ópio e cannabis), destaca conflitos oriundos desse tráfico, ou seja, suas ligações com rede bancária, máfias, governos e outras organizações. Discorre ainda a respeito da política internacional de combate às drogas (as legislações proibitivas) liderada pelos EUA, a intromissão deste país em outros como justificativa para outros fins, incluindo a Amazônia Internacional e nela, o Brasil. Finaliza com argumentos contrários e argumentos favoráveis à legalização (ou a liberação) dessas drogas ilícitas. Enfim, aborda um tema importante para todas as pessoas interessadas em discutir a proibição, a legalização ou a liberação de determinadas drogas, assim como aos interessados em manter uma estrutura democrática no país.



Veja detalhes  -  Livro - Geografia Política das Drogas Ilegais


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Questão Resolvida de Geografia sobre Singapura (ou Cingapura)

      
     Repleta de arranha-céus, jatinhos particulares e carrões de luxo, Singapura é um dos países mais ricos do mundo, levando em conta  o poder de compra de seus habitantes.



a)  Conhecida como o Lixão Asiático, essa cidade-Estado de 50 milhões de habitantes tornou-se o trigésimo país mais rico do mundo por conta de ser colônia dos Estados Unidos, que fez muitos investimentos lá. 

b)  Singapura, localizada na costa oeste da África, desenvolveu-se a partir da década de 1960, após a descoberta de importantes poços de petróleo, além de jazidas de diamantes e ouro. 

c)  Desde o final da década de 1960, o governo (Primeiro-Ministro Lee Kuan Yew) promoveu grandes programas de geração de emprego e a construção de moradias sociais, uma política que acompanhava o controle da vida privada e a supressão de liberdades individuais, incluindo a prisão de opositores sem levá-los a julgamento e a aplicação de castigos corporais.  Com o passar do tempo, o país impressionou o mundo com seus altos níveis de educação, saúde e competitividade econômica, ao mesmo tempo em que atacava a corrupção, considerada uma doença endêmica na antiga colônia.

d)  Singapura tem uma localização ingrata, na área menos populosa e insignificante economicamente, no mundo. Apesar dessa localização, Singapura se desenvolveu graças aos seus abundantes recursos naturais.

                              RESPOSTA

letra a - ERRADA, correto seria:    Conhecida como a Pérola da Ásia,  essa cidade-Estado de cerca de 6 milhões de habitantes tornou-se um dos países mais rico do mundo, tendo sido colônia britânica (de 1946 até 1962). 

letra b - ERRADA, correto seria: Singapura, localizada no sudeste asiático, ao sul da  Malásia,  desenvolveu-se a partir da década de 1960, após a liderança do Primeiro-Ministro Lee Kuan Yew , tornando-se uma nação desenvolvida, apesar de não possuir importantes recursos naturais.

letra c  -  CERTA  




















Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Aprenda sobre As Rochas Metamórficas

      As rochas são blocos de materiais agregados que são encontrados na crosta terrestre. As rochas podem ser definidas como agrupamentos de minerais, que por sua vez são compostos de elementos químicos. 
   Exemplo : o granito é uma rocha formada por três minerais: quartzo, feldspato e mica. O quartzo é formado por silício, alumínio, cálcio, oxigênio e outros elementos químicos.



    Uma característica marcante das rochas é encontrarem-se em estado sólido, ainda que não sejam necessariamente duras ou compactas. 

       Como se classificam as rochas quanto à origem? 

RESPOSTA -  Quanto à origem, as rochas são classificadas em : rochas magmáticas ou ígneas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. 

        O que são as rochas metamórficas?  Exemplifique. 

RESPOSTA - As rochas metamórficas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura. 


       Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.
      As rochas metamórficas formam-se, em geral,  a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas. Tal processo ocorre naturalmente devido ao movimento intenso e constante do núcleo terrestre, acarretando em movimentações na crosta da Terra. 
     O movimento da crosta, por sua vez, dá início a um rearranjo nas rochas localizadas na parte superior, e quando as rochas magmáticas e as sedimentares são empurradas a níveis inferiores,  ocorre o processo de formação da rocha metamórfica.


      Gostou dessa postagem - Aprenda sobre As Rochas Metamórficas? 

      Siga aqui e Veja - 

Aprenda sobre Os Escudos Cristalinos



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br