Diferença entre Tempo e Clima : Geografia para o 6º Ano do Ensino Fundamental
Quando nos referimos às condições do tempo, estamos querendo saber se está chovendo, ou se está fazendo sol, ou quem sabe o tempo está nublado. Quando alguém está medindo ou verificando as condições do tempo, ele está colhendo informações sobre a umidade do ar (se está chovendo ou não), sobre a temperatura naquele momento (se está quente, ou frio), e sobre o deslocamento de massas de ar (se está ventando, ou não, e qual a direção do vento), e outras medições. É claro que uma pessoa comum irá fazer observações simples, mas um meteorologista, ou seja, quem trabalha para fazer estudos e medições sobre as condições do tempo, irá utilizar aparelhos para as suas medições.
O clima é diferente do tempo. O clima é o conjunto de medições do tempo ao longo de cerca de trinta anos. Percebeu que estudar o clima é bem mais complicado do que verificar as condições do tempo? Para determinar o clima de uma região, é preciso observar e registrar diariamente, durante pelo menos trinta anos, os vários tipos de tempos atmosféricos que ocorrem no local. As características predominantes, que se repetem habitualmente, definem o clima do lugar.
Existem diversos tipos de clima, dependendo da região do planeta Terra. Os principais elementos que caracterizam um tipo de clima são a intensidade de chuvas, ou intensidade de neve, e a variação média da temperatura. Existem outros tantos elementos, mas esses dois são os principais. Veja abaixo dois exemplos, de dois tipos de clima que existem no nosso Brasil .
Na região Nordeste do Brasil, foto acima, predomina o clima semi-árido, ou semi-desértico. É uma região em que chove muito pouco ao longo de todo o ano, e faz muito calor. A vegetação nessa região é chamada de Caatinga. As plantas costumam ter espinhos, em vez de folhas. As árvores crescem muito pouco, sendo simples arbustos em sua maioria, e encontram-se dispersas, ou afastadas, umas das outras. Somente após os períodos de chuva é que a Caatinga fica com a coloração verde, e na maior parte dos meses ela tem a tonalidade acinzentada (cinza).
Na região Norte do Brasil, foto acima, predomina o clima equatorial tropical. Nessa região faz bastante calor e também chove muito, ao longo do ano. A vegetação característica é a floresta equatorial. No Brasil a floresta equatorial da região Norte recebe o nome de Floresta Amazônica ou Amazônia. É uma floresta muito densa (fechada) e os raios do sol quase não chegam ao solo, pois as árvores cobrem o céu com sua quantidade enorme de folhas e também muito grandes. A quantidade de espécies de animais e plantas na Floresta Amazônica é surpreendente. Essa enorme variedade de animais e plantas é chamada de biodiversidade.
Diferença entre Tempo e Clima : Geografia para o 6º Ano do Ensino Fundamental
1 Comentários:
Bom, de fácil compreensão e prático
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial