Mapeamento Genético : Genoma de Fitopatógeno : Bactéria Xylella fastidiosa
" A Descoberta do Genoma de Um Fitopatógeno
Com o financiamento da Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), foi concluído o trabalho de sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa. A informação foi publicada em 13 de julho de 2000, com foto da capa, na Nature, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo.
Essa bactéria é a causadora da clorose variegada dos citrus (CVC), ou "amarelinho", que deixa as folhas amareladas (clorose), causando grande perda de frutos e, finalmente, a morte das laranjeiras infectadas. A X. fastidiosa ataca especialmente os vasos lenhosos (xilema) da planta, impedindo o fluxo normal da seiva, e é transmitida pelo inseto popularmente conhecido como cigarrinha, no ato de sugar a seiva.
No Brasil, o prejuízo anual na produção de suco de laranja causado pelo amarelinho é estimado em US$ 100 milhões, numa receita total de US$ 2 bilhões.
O genoma da X. fastidiosa tem 2.904 genes, sendo um conjunto de 67 deles relacionado apenas à absorção de ferro, nutriente importante para essa bactéria. Seu cromossomo tem 2,7 milhões de pares de bases nitrogenadas.
O mundo científico teceu grandes elogios ao trabalho brasileiro, e um fato que merece destaque é que os Estados Unidos nos recomendaram o sequenciamento do genoma de uma variedade de Xylella que ataca os seus vinhedos, causando prejuízos na produção vinícola. O Brasil consegue, assim, um lugar entre os países com os mais conceituados centros de pesquisa genômica do mundo.
Acima - Vaso lenhoso, com Xylella, em forma de bastonetes, ao microscópio eletrônico. "
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial