segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BIOLOGIA : Exercícios : Experimentos de Needham e Spallanzani : Experiências de Redi : Geração Espontânea

                
Geografia Newton Almeida


    Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras corretas. 

                    Ao final, leia o texto na íntegra com as respostas, com as palavras corretas destacadas em vermelho.  

     O texto foi transcrito do Livro :  LOPES, Sônia ; ROSSO, Sérgio; Biologia, volume único; Editora Saraiva, 1ª edição, São Paulo : 2008 .  

"

                  Os Experimentos de Redi


   Em 1668, Francesco Redi (1626 - 1697) investigou a suposta  de vermes em corpos em . Ele observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus . Desses ovos surgem as larvas, que se transformam em  adultas. Como as larvas são vermiformes, os " vermes" que ocorrem nos em decomposição nada mais seriam que  de moscas. Redi concluiu, então , que essas larvas não surgem  a partir da decomposição de cadáveres, mas são resultantes da  dos ovos postos por  atraídas pelo corpo em decomposição. 

    Para testar sua , Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente . De acordo com a hipótese da , deveriam surgir vermes ou mesmo moscas nascidos da decomposição da própria . Isso, entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificaram-se , larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos com gaze nenhuma dessas formas foi encontrada sobre a carne. Esse experimento confirmou a hipótese de Redi e comprovou que não havia  espontânea de vermes a partir de corpos em decomposição. 
   Os experimentos de Redi conseguiram reforçar a hipótese da  até a descoberta dos seres microscópicos, quando uma parte dos cientistas passou novamente a considerar a hipótese da abiogênese para explicar a origem desses seres. Segundo esses cientistas, os surgem espontaneamente em todos os lugares, independentemente da presença de outro  vivo. Já outro grupo de pesquisadores não aceitava essas explicações. Para eles os microrganismos somente surgiam a partir de "sementes", ao encontrarem locais, adequados,  (interpretação coerente com a hipótese da biogênese).

                   Os Experimentos de Needaham e Spallanzani

   Em 1745, o cientista inglês John T. Needham (1713 -1781) realizou vários  em que submetia à fervura frascos contendo  nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois, ao examinar essas soluções ao , Needham observava a presença de microrganismos. 
   A explicação que ele deu a seus resultados foi de que os microrganismos teriam surgido por geração . Ele dizia que a solução nutritiva continha uma "força vital" responsável pelo surgimento das formas . Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729 - 1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados 
   Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os . Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum  estava presente. 
   Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para  todos o microrganismos existentes nela e, assim, esterilizá-la. Needham respondeu a essas críticas dizendo que, ao ferver por muito as  nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a "força vital" e tornado o ar desfavorável ao aparecimento da . Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido . 

                     Os Experimentos de Pasteur 

  Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por  Pasteur (1822 - 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microrganismos surgem a partir de outros 
     A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas. 

                       Hipóteses Sobre a Origem da Vida

   A aceitação da hipótese da  gerou novo questionamento : se todos os seres vivos surgem de outros preexistentes, como surgiu o  ? 
Para responder a essa pergunta, temos de retomar a história da evolução de nosso . A Terra não surgiu apresentando as mesmas condições  que temos hoje, mas sim condições muito distintas. Segundo os registros encontrados nas rochas, foram necessários cerca de 1 bilhão de anos para que as condições ambientais se tornassem  ao aparecimento da vida.
   Como, então, teriam surgido os primeiros seres vivos nas  ambientais de nosso planeta há cerca 3,5 bilhões de anos ?
Pelo menos  possibilidades têm sido levantadas para responder a essa pergunta :

A) Origem extraterrestre (panspermia)

   Os seres vivos não se originaram na , mas em outros planetas,e foram trazidos para cá por meio de  ou formas de resistência, aderidos a meteoritos, que caíram e continuam a cair em nosso planeta.
   Essa hipótese não é muito esclarecedora, pois, se a vida não se formou na Terra, mas em outro planeta, como foi que surgiu a vida nesse outro planeta? Continuamos sem .
   Nos meteoritos que caem atualmente na  terrestre, têm sido encontradas algumas moléculas orgânicas, indicando que a formação dessas moléculas no  é mais comum do que se imaginava. Isso pode nos dar um indício de que há vida em outros 

B) Origem por criação divina (criacionismo)

   Essa é a mais antiga de todas as idéias sobre a  da vida e tem um forte cunho , sendo até hoje a mais aceita por fiéis de várias religiões. Essa corrente afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma  e desde então possuem a mesma forma com que foram criados. Eles não mudam ao longo do tempo: é o que se chama de 

C) Origem por evolução química

   Os cientistas afirmam que a vida deve ter surgido da matéria , com associações entre as , formando substâncias cada vez mais , que acabaram se organizando de modo a originar os  seres vivos. Essa hipótese foi inicialmente levantada na década de 1920 por  e Haldane . "

                                                   RESPOSTA 

"
        Os  Experimentos de Redi

        Em 1668, Francesco Redi (1626 - 1697) investigou a suposta origem de vermes em corpos em decomposição. Ele observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos. Desses ovos surgem as larvas, que se transformam em moscas adultas. Como as larvas são vermiformes, os " vermes" que ocorrem nos cadáveres em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas. Redi concluiu, então , que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição de cadáveres, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas atraídas pelo corpo em decomposição.   
        Para testar sua hipótese, Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente abertos. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam surgir vermes ou mesmo moscas nascidos da decomposição da própria carne. Isso, entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos verificaram-se ovos, larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos com gaze nenhuma dessas formas foi encontrada sobre a carne. Esse experimento confirmou a hipótese de Redi e comprovou que não havia geração espontânea de vermes a partir de corpos em decomposição. 
      Os experimentos de Redi conseguiram reforçar a hipótese da biogênese até a descoberta dos seres microscópicos, quando uma parte dos cientistas passou novamente a considerar a hipótese da abiogênese para explicar a origem desses seres. Segundo esses cientistas, os microrganismos surgem espontaneamente em todos os lugares, independentemente da presença de outro ser vivo. Já outro grupo de pesquisadores não aceitava essas explicações. Para eles os microrganismos somente surgiam a partir de "sementes", ao encontrarem locais, adequados, proliferavam (interpretação coerente com a hipótese da biogênese).

                 Os Experimentos de Needaham e Spallanzani

    Em 1745, o cientista inglês John T. Needham (1713 -1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois, ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microrganismos. 
    A explicação que ele deu a seus resultados foi de que os microrganismos teriam surgido por geração espontânea. Ele dizia que a solução nutritiva continha uma "força vital" responsável pelo surgimento das formas vivas. Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729 - 1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes
    Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente. 
    Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos o microrganismos existentes nela e, assim, esterilizá-la. Needham respondeu a essas críticas dizendo que, ao ferver por muito as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a "força vital" e tornado o ar desfavorável ao aparecimento da vida. Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido . 

                        Os Experimentos de Pasteur 

      Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 - 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microrganismos surgem a partir de outros preexistentes
       A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas

                        Hipóteses Sobre a Origem da Vida

     A aceitação da hipótese da biogênese gerou novo questionamento : se todos os seres vivos surgem de outros preexistentes, como surgiu o primeiro ? 
      Para responder a essa pergunta, temos de retomar a história da evolução de nosso planeta. A Terra não surgiu apresentando as mesmas condições ambientais que temos hoje, mas sim condições muito distintas. Segundo os registros encontrados nas rochas, foram necessários cerca de 1 bilhão de anos para que as condições ambientais se tornassem propícias ao aparecimento da vida.
      Como, então, teriam surgido os primeiros seres vivos nas condições ambientais de nosso planeta há cerca  3,5 bilhões de anos ?
       Pelo menos três possibilidades têm sido levantadas para responder a essa pergunta :

 A) Origem extraterrestre (panspermia)

         Os seres vivos não se originaram na Terra, mas em outros planetas,e foram trazidos para cá por meio de esporos ou formas de resistência, aderidos a meteoritos, que caíram e continuam a cair em nosso planeta.
      Essa hipótese não é muito esclarecedora, pois, se a vida não se formou na Terra, mas em outro planeta, como foi que surgiu a vida nesse outro planeta? Continuamos sem resposta.
      Nos meteoritos que caem atualmente na superfície terrestre, têm sido encontradas algumas moléculas orgânicas, indicando que a formação dessas moléculas no Universo é mais comum do que se imaginava. Isso pode nos dar um indício de que  há vida em outros planetas.   

B)   Origem por criação divina (criacionismo)

       Essa é a mais antiga de todas  as idéias sobre a origem da vida e tem um forte cunho religioso, sendo até hoje a mais aceita por fiéis de várias religiões. Essa corrente afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade e desde então possuem a mesma forma com que foram criados. Eles não mudam ao longo do tempo: é o que se chama de imutabilidade

C)  Origem por evolução química

      Os cientistas afirmam que a vida deve ter surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, formando substâncias cada vez mais complexas, que acabaram se organizando de modo a originar os  primeiros seres vivos. Essa hipótese foi inicialmente levantada na década de 1920 por Oparin e Haldane .       "
     

GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial