Calor na Índia Mata 1.100 Pessoas: Será que essas alterações do clima podem ter relação com a ação humana?
O clima é um dos principais fatores determinantes da qualidade de vida. Embora saibamos que os seres humanos conseguiram se adaptar às condições mais severas e adversas do planeta, alterações abruptas do clima conduzem a tragédias.
A Índia está sendo assolada, nos últimos dias, por uma severa onda de calor, que faz as temperaturas chegarem até a 50º Celsius. A região mais afetada fica ao sul da Índia, nos estados Andhra Pradesh e Telangana.
Imagem: NOAH SEELAM/AFP/Getty Images, mulher que passa na rua com rosto coberto, na cidade de Hyderabad em 25 de maio de 2015.
Proponho duas questões, para debate, que possuem interface com a tragédia climática que acontece na Índia:
1 - Será que as alterações do clima podem ter relação com a ação humana?
2 - Qual fenômeno climático típico poderá aplacar essa onda de calor?
1- Sim! Os seres humanos alteram o clima de uma região específica, quando removem a cobertura florestal original. Isso acontece desde séculos, sendo que a partir do avanço tecnológico a retirada de florestas é feita muito mais rapidamente.
No Brasil o desmatamento da Amazônia já está sendo apontado como causa para a seca prolongada que atinge a região sudeste, desde o ano passado, tendo como consequência a chamada crise hídrica.
Com certeza que o desmatamento é responsável por aumentar o calor em dias de sol e também por fazer com que a superfície exposta libere mais rapidamente o calor absorvido. Ou seja, nas regiões desmatadas a amplitude térmica diária é aumentada: Fica mais calor durante o dia e mais frio à noite, de maneira geral.
Não se deve confundir essa mudança climática em determinadas regiões com a teoria do aquecimento global. Ainda não há indícios científicos de que o excesso de lançamento de gás carbônico na atmosfera aumente o chamado efeito estufa. Mas é evidente que se esse argumento forçar os governos a investirem mais nas fontes de energia limpa, diminuindo a utilização dos combustíveis fósseis, então que seja bem vinda essa falácia do aquecimento global.
2- As monções são um fenômeno climático comum em áreas tropicais do planeta, sendo bem nítido no sul e sudeste da Ásia, no Paquistão, Índia e Bangladesh: em determinada época do ano os ventos sopram do oceano levando umidade para o continente, e em outra do continente para o oceano, movimentando massas de ar secas.
Na Índia, as monções do verão, iniciam em junho e terminam em agosto. O calor do sol, nessa época, é mais intenso, pois seus raios incidem na superfície com menor inclinação (maior incidência de luz por área). A superfície do continente aquece mais do que as águas do oceano, fazendo surgir um sistema de baixa pressão que gera ventos a partir do oceano, levando fortes chuvas para a Índia.
Portanto, as chuvas torrenciais do verão da Índia, as chamadas monções, são o fenômeno climático que deverá diminuir a onda de calor.
Imagem de satélite do Google Earth:
Índia a 4.700 quilômetros de distância.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial