Quais São as Principais Formas de Relevo?
A superfície terrestre está em constante transformação devido à ação de forças internas e externas. o relevo terrestre é o resultado dessas forças, atuando incessantemente há bilhões de anos. Para o foco de estudo da Geografia, o relevo que importa possui grandes dimensões, o que pode ser chamado de macro-formas do relevo. As micro-formas do relevo são aquelas de pequenas dimensões, como sulcos de um metro de comprimento, ou uma elevação de poucos centímetros.
Quais São as Principais Formas de Relevo?
As principais feições do relevo são: montanhas; planaltos; planícies; depressões.
MONTANHAS - A montanha é uma forma, ou feição, de relevo que apresenta grande altitude. A montanha é uma elevação natural do terreno com altitude superior a 300 metros, e que pode ser constituída por um agrupamento de morros. A orogênese é o ramo da geologia que estuda a origem e formação das montanhas.
PLANATOS - O planalto é a forma de relevo tabular, extensa, que ao menos por um dos lados é circundada por superfícies mais baixas. Sua superfície costuma ser pouco irregular, quase plana, com altitudes variáveis, onde o trabalho de erosão supera o de deposição.
Segundo o professor Jurandyr Ross o planalto é uma superfície irregular, com altitudes acima de 300 metros que sofre desgaste erosivo.
PLANÍCIES - A planície, segundo a definição do professor Jurandyr Ross, é uma superfície plana, que tem no máximo 100 metros de altitude, formada por processos de sedimentação pela ação de águas dos rios, mares e lagos.
DEPRESSÕES - As depressões são áreas rebaixadas que se formaram em consequência de processos erosivos.
Segundo o professor Jurandyr Ross as depressões são áreas mais planas do que os planaltos. As depressões podem ser relativas ou absolutas. As depressões absolutas estão situadas abaixo do nível do mar. As depressões relativas situam-se acima do nível do mar, mas abaixo das regiões vizinhas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial