terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Qual É o Globo Terrestre Mais Antigo que Ainda Pode Ser Visto nos Dias de Hoje?

      
Geografia Newton Almeida

     O globo terrestre é a representação mais realista da Terra! Através de um globo geográfico podemos ter a proporção de tamanho e disposição dos continentes e dos oceanos:

       Continentes da Terra -  Europa; Ásia; América; África; Oceania e Antártida. 

Oceanos da Terra - Pacífico; Atlântico; Índico; Glacial Ártico e Glacial Antártico. 
Geografia Newton Almeida
        A extensão territorial (área) total da superfície terrestre é de  510 milhões e cem mil quilômetros quadrados (510.100.000 k²), sendo que 71% é coberta pelos oceanos, o que corresponde a 362.171.000 km² (trezentos e sessenta e dois milhões, cento e setenta e um mil quilômetros quadrados), e 29% são de terras emersas, perfazendo um total de 147.929.000 km² (cento e quarenta e sete milhões, novecentos e vinte e nove mil quilômetros quadrados). 

        O globo terrestre é importante para os estudos da Geografia? 
                   Sim! O globo terrestre mostra a disposição das massas continentais e dos oceanos, as principais feições da superfície terrestre, podendo destacar as fronteiras dos países, principais cidades, a rede das coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), além de ainda poder representar o relevo terrestre com maior proximidade da realidade. 

       Qual É o Globo Terrestre Mais Antigo que Ainda Pode Ser Visto nos Dias de Hoje?
     
     O globo terrestre mais antigo, que ainda pode ser visto, foi feito por Martin Behaim (um comerciante e cartógrafo alemão, nascido em 06 de outubro de 1459, em Nuremberg, e morreu em 29 de julho de 1507, em Lisboa), chamado de Erdapfel ('maça da Terra'), ou Globo de Nuremberg, que se encontra em exposição no Museu Nacional Germânico (imagem abaixo).
Geografia Newton Almeida




Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial