Qual É o Globo Terrestre Mais Antigo que Ainda Pode Ser Visto nos Dias de Hoje?
O globo terrestre é a representação mais realista da Terra! Através de um globo geográfico podemos ter a proporção de tamanho e disposição dos continentes e dos oceanos:
Continentes da Terra - Europa; Ásia; América; África; Oceania e Antártida.
Oceanos da Terra - Pacífico; Atlântico; Índico; Glacial Ártico e Glacial Antártico.
A extensão territorial (área) total da superfície terrestre é de 510 milhões e cem mil quilômetros quadrados (510.100.000 k²), sendo que 71% é coberta pelos oceanos, o que corresponde a 362.171.000 km² (trezentos e sessenta e dois milhões, cento e setenta e um mil quilômetros quadrados), e 29% são de terras emersas, perfazendo um total de 147.929.000 km² (cento e quarenta e sete milhões, novecentos e vinte e nove mil quilômetros quadrados).
O globo terrestre é importante para os estudos da Geografia?
Sim! O globo terrestre mostra a disposição das massas continentais e dos oceanos, as principais feições da superfície terrestre, podendo destacar as fronteiras dos países, principais cidades, a rede das coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), além de ainda poder representar o relevo terrestre com maior proximidade da realidade.
Qual É o Globo Terrestre Mais Antigo que Ainda Pode Ser Visto nos Dias de Hoje?
O globo terrestre mais antigo, que ainda pode ser visto, foi feito por Martin Behaim (um comerciante e cartógrafo alemão, nascido em 06 de outubro de 1459, em Nuremberg, e morreu em 29 de julho de 1507, em Lisboa), chamado de Erdapfel ('maça da Terra'), ou Globo de Nuremberg, que se encontra em exposição no Museu Nacional Germânico (imagem abaixo).
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial