Como a Evolução das Tecnologias dos Tranportes e Comunicação nos Dá a Impressão de que Atualmente o Mundo Parece Menor?
Conhecer o mundo vai ficando cada vez mais fácil, principalmente com a maior democratização da informação, através da internet, onde é possível pesquisar fontes não-oficiais, isentas de interesses políticos ou econômicos.
Quando a verdade fica mais clara, quando os problemas estão mais expostos, têm-se a impressão que tudo está piorando, que a ação humana deteriora a cada dia o mundo. Mas, é importante a comparação com outros tempos, passados, em que as minorias, por exemplo, não tinham acesso a direitos básicos, para concluir que apesar de muitos problemas estamos avançando. Basta lembrarmos de que há poucos anos atrás as mulheres não tinham o direito ao voto, uma conquista que aconteceu em 1932, aqui no Brasil.
Atualmente, o mundo pode ser explorado com muita facilidade, a partir da leitura de livros (sejam impressos ou digitais), ou pela internet, que é um imenso universo de informações sobre a realidade dos países, das cidades e das pessoas.
Como a Evolução das Tecnologias dos Tranportes e Comunicação nos Dá a Impressão de que Atualmente o Mundo Parece Menor?
A maior integração mundial, a partir do aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informação, faz parecer que o mundo ficou pequeno, uma espécie de aldeia global *.
A globalização é um fenômeno consequente do avanço capitalista, pois a busca por novos mercados e maiores lucros levou a maiores facilidades do comércio internacional e comunicação em tempo real.
As distâncias no mundo não são barreira para que possamos nos comunicar, visitar outros países e trocar mercadorias (exportação e importação).
Com a globalização sabemos, quase que imediatamente, de notícias ao redor do mundo e podemos nos comunicar, pela internet, redes de telefonia, com maior facilidade, fazendo parecer que todos estão perto, que são nossos vizinhos, ou que o mundo inteiro ficou pequenininho.
* Aldeia global é um termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, em 1962, no seu livro A Galáxia de Gutenberg. *
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial