sábado, 11 de junho de 2011

Brasil - Pirâmide Etária

                            Pirâmide Etária
   A pirâmide etária é um tipo de gráfico que representa os dados sobre a população masculina e feminina, por idades. O formato da pirâmide etária pode nos revelar alguns aspectos da população de um país. Uma base larga indica elevado número de jovens na população, enquanto que um topo estreito indica pequena quantidade de idosos.
               Pirâmide Etária Brasileira
        A pirâmide etária do Brasil no ano de 1.980, abaixo , tem base larga revelando um grande número  de jovens, indicando uma elevada natalidade . O topo estreito da pirâmide mostra o pequeno número de idosos, uma vez que a expectativa de vida era mais baixa, devido a precárias condições de higiene e saúde .  Essa pirâmide é típica de um país jovem, ou seja, um país em que  a maior parte de sua população  é de jovens (até 19 anos) . O formato dessa pirâmide é característico de países menos desenvolvidos , onde a taxa de natalidade é elevada e a expectativa de vida é baixa.

     Agora observe a pirâmide etária do Brasil, acima,  no ano de 2010 . Ela mostra tendência para um país “ maduro “, isto é com o predomínio de sua população na faixa etária dos adultos (20 a 59 anos) . Os países “maduros apresentam expressivo  desenvolvimento industrial. O país  deverá planejar como manterá o maior número de pessoas que se aposentarão, portanto poderá enfrentar problemas com a previdência social . Pois a quantidade de nascimentos diminuiu e aumentou a quantidade de idosos, a população que trabalha e sustenta a previdência social (INSS) vai diminuindo, e aumentando a quantidade de aposentados. 

Geografia Newton Almeida

Nenhum comentário: